Manual do Astrônomo

Manual do Astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão

Resenhas - Manual do Astrônomo Amador

revel 24/09/2020

Útil, mas pensei que seria melhor
Esse livro é útil, tem partes boas e outras mal explicadas. Poderia ter 100 páginas a mais pra ser mais didático em alguns assuntos, com mais exemplos e desenhos. O mérito do livro é tentar divulgar ciência numa época sem internet (início dos anos 1990) e ajudar todos aqueles que queiram fazer um estudo mais preciso em astronomia.

Eu já uso telescópio com montagem equatorial, já li sobre o tema, e só por isso absorvi mais rápido o conteúdo, mas imagino que um iniciante terá dificuldades de entender várias coisas. Talvez até seja intimidante em algumas temas, fórmulas... por ter que imaginar como é, sem experiência prática em estudos astronômicos.

Apesar disso, aproveita-se muitas coisas, como as dicas de astrofotografia, as fórmulas pra calcular magnitude limite e resolução de telescópios, entre outras. Gostei da explicação sobre a ascensão reta e declinação, fazendo uma analogia com a latitude e longitude, melhor que muito manual de montagem de telescópios. E no mais, aprendemos a usar a matemática na astronomia, tem insights interessantes. Talvez uma edição revista e atualizada, mais didática, melhoraria alguns pontos falhos desse livro.