Carmen

Carmen Ruy Castro

Resenhas - Carmen

Lucas 06/01/2024

I like you very much
A leitura passa como um filme. A companhia de Carmen é avassaladora. Uma personagem fundamental desse país. Ruy Castro mestre.

Josi 26/01/2024

Essa é a biografia de um ícone cultural, uma das responsáveis por apresentar o samba ao mundo e torná-lo, junto ao Carnaval, um símbolo nacional.

O livro retrata de forma minuciosa a vida dessa estrela: suas origens, o sucesso avassalador ? no rádio no Brasil e, posteriormente, nos palcos da Broadway e nos cinemas em Hollywood ?, sua turbulenta e instável vida amorosa e a dependência que lhe tirou a vida.

Portuguesa de nascimento, mas brasileira de criação e consideração, Carmen iniciou sua carreira com sambas e marchinhas de Carnaval e logo seu carisma, autenticidade e irreverência a alçaram ao estrelato absoluto, levando-a aos EUA, onde consolidou seu sucesso nos palcos e nas telas.

Durante a leitura, acompanhamos a ascensão e queda dessa figura icônica, que colocou o sucesso e o profissionalismo acima de sua vida pessoal e de sua individualidade. Com muita sensibilidade, o autor nos apresenta a mulher vulnerável que se escondia por trás da artista forte e imponente. A autoconfiança que demonstrava profissionalmente ocultava as frustrações que a diva carregava por não ter realizado seu maior sonho: ser mãe.

Sua generosidade e dedicação eram uma marca que a faziam adorada por seus fãs e pares no mundo artístico e contribuíram para sua consagração. Ainda que hoje já não se fale tanto de Carmen Miranda, ela permanece imortalizada como uma das maiores vozes do país e grande difusora de nossa cultura pelo mundo afora.

O livro nos traz também um pouco dos bastidores do cinema em seu apogeu, a chamada Era de Ouro de Hollywood, da qual Carmen foi uma personagem importante. Curiosamente, por ser grande admiradora do cinema clássico, foi através de sua carreira nas telas que conheci essa lenda.

Além de apresentar as várias facetas de Carmen e sua importância na nossa música popular, particularmente na consagração do samba (algo que eu absolutamente desconhecia a dimensão), o livro também serviu para aumentar ainda mais minha admiração pela artista e pelo ser humano que ela era. Valeu cada uma das quase 600 páginas desse calhamaço!