Norte contra sul

Norte contra sul Júlio Verne

Resenhas - Norte contra sul

Dernhelm 23/03/2021

Norte contra Sul
Tendo Júlio Verne como autor preferido, comprei esse livro em uma feirinha de rua sem nem saber ao certo sobre o que se tratava a história. Diferente das histórias mais famosas do autor, esse livro não relata nenhuma viagem extraordinária, e sim uma família antiescravista que vivia na Flórida (estado defensor da escravatura) em meio a guerra civil americana. Gostei muito principalmente por explicar nos primeiros capítulos o porquê da guerra, o que me fez pensar muitas vezes se a história era apenas ficção ou um relato verdadeiro.

Inlectus 18/04/2009

Bom.
Romance interessante, passado na guerra civil entre estados unidos.

Marc Kat 13/04/2012

Guerra Civil Americana para Crianças.

Este livro aborda a Guerra Civil Americana (1861-1865) em uma linguagem simples e clara. O livro conta a trajetória de um sulista que tratava bem seus escravos e a luta que estes escravos travam juntamente com seu dono durante toda a guerra. É digno de nota que os escravos sentiam-se bem em defender a família do dono tendo em vista o modo como eram tratados. Sentiam-se como parte da família.

z..... 09/11/2016

Recentemente li sobre uma luta terrível, a Batalha de Gettysburg, ocorrida na Guerra de Secessão no século XIX. Esse episódio durou 3 dias e causou a morte de mais de 50 mil pessoas (o maior morticínio nos EUA). A guerra opôs abolicionistas e escravagistas, representados, respectivamente, pelos estados do Norte e Sul no país.

Essa foi a motivação da leitura da obra. Verne usa o cenário da guerra civil americana para contar o embate entre Texar (um sulista bandido, cruel com os escravos) e Burbank (fazendeiro abolicionista vindo do Norte). Em linhas gerais, Texar aparece insuflando o povo contra o fazendeiro e armando um plano que sequestrou uma escrava e a filha caçula de Burbank (fatos decorrentes de uma rixa pessoal, devido o fazendeiro ter impedido o bandido de tomar posse de um casal escravizado, ter laços com os abolicionistas nortistas e conceder alforria de escravos). A narrativa tem perseguições no salvamento das sequestradas, encerrando-se no julgamento e fuzilamento do bandido. Surpresas pelo caminho, como um irmão gêmeo de Texar, igualmente perverso.
A obra não cita a batalha que mencionei, mas estava curioso em ver o olhar verneano sobre a malfadada guerra.

Não gosto de adaptações infantojuvenis de clássicos e recorro apenas quando se apresentam como única alternativa de momento. O livro tem essa caracterização e particularmente não gostei. São apenas 48 páginas e não tem o mínimo de divisões em partes ou capítulos. Acho isso pouco didático, não ajuda na assimilação da história e torna o texto enfadonho.
É interessante para jovens leitores, mas na proposta que gosto ficou a desejar. Ainda pretendo ler no texto original.
z..... 14/11/2016minha estante
A Guerra da Secessão foi inspiração também para Júlio Verne escrever "A ilha misteriosa". O cenário da guerra aparece apenas no início do livro, motivando cinco pessoas a fugir dela em um balão.

z..... 16/05/2017minha estante
Af! Definitivamente, a melhor leitura é a que preserva os textos baseados nos originais. Dei uma conferida em uma HQ e é diferente do contexto resumido nesse livro. Preciso conhecer o livro com o romance na íntegra...