O Duelo: Churchill x Hitler

O Duelo: Churchill x Hitler John Lukacs

Resenhas - O Duelo: Churchill x Hitler

Coruja 11/12/2018

Já repeti várias vezes por aqui que sou fã do Churchill. Se tivesse nascido nos tempos da Segunda Guerra, eu possivelmente teria colocado uma foto dele na parede (acho que vou encomendar à Dani um Churchill coruja num cartas de Keep Calm and Carry On...). Eu o admiro por ter sido um estadista astuto, por ter sido capaz de se impor e inspirar a resistência ao povo inglês. Sem Churchill, eu não acredito que a Grã-Bretanha tivesse se segurado até os Estados Unidos finalmente entrarem na guerra. Sem Churchill, não duvido que os nazistas tivessem vencido à guerra.

É exatamente desse ponto de vista que O Duelo parte, apresentando o embate direto entre as ideias, decisões e atitudes de Churchill e Hitler. Peguei esse livro emprestado para ler enquanto esperava no médico, e me envolvi o suficiente com ele que quase não ouvi quando me chamaram.

O começo do livro é um pouco repetitivo, não apenas nas ideias como também na linguagem (embora eu ache que o problema das palavras repetidas seja uma questão de tradução), mas a escrita se torna mais fluida ainda pela metade do primeiro capítulo. De resto, O Duelo prende a atenção e impressiona pelo tamanho dos personagens aqui apresentados, pelo impacto que eles tiveram na guerra e que ainda hoje nos alcança.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2018/12/resumo-da-opera-outros-varios-titulos.html

Carlos Padilha 26/03/2022

"E se?"
O livro faz uma análise primorosa dos acontecimentos nos 80 dias após a posse de Churchill como Primeiro-Ministro da Grã-Bretanha, mostrando o embate estratégico ele entre ele e Hitler e como as posições e decisões de ambos impactaram o desfecho da guerra.
A leitura nos leva à reflexão de que outro Primeiro-Ministro (Chamberlain, por exemplo, caso tivesse continuado no cargo), sob a forte pressão dos influentes pacifistas, possivelmente teria cedido à clara intenção de Hitler de não entrar em guerra com a Grã-Bretanha (pelo menos naquele momento...), aceitando o expansionismo alemão. O livro contempla também os esforços de Churchill para ajudar a superar o forte movimento isolacionista nos EUA.
Sem Churchill na posição naquele momento, é muito provável que tivéssemos uma Europa (ou um mundo...) completamente diferente da que conhecemos.
PS - não dei a quinta estrela por julgá-lo um tanto longo e repetitivo em algumas questões.

Nic 13/06/2020

Recomendo.
Um baita livro contando sobre a batalha travada por Churchill e por Hitler desde o 10 de maio até o 01 de agosto de 1940. Só pra dar uma palhinha, 10/05 foi a data em que Hitler anunciou a sua ofensiva para invadir as potências europeias ocidentais e também foi a data em que Churchill virou primeiro ministro da Inglaterra. O livro narra muitos, muitos detalhes do que se passou nestes 80 dias, particularmente, penso que Hitler deixou de vencer a guerra nestes 80 dias, ainda não sei se foi por receio ou por "respeito" demais pela Inglaterra, ele queria que a Inglaterra se rendesse para não precisar ataca-la. Já 01/08 foi quando Hitler volta seus olhares para a URSS, e penso eu também, foi aí que ele perdeu a guerra.
Um belo livro que me enriqueceu demais e que me colocou muitas mais dúvidas e visões sobre os fatos e sobre ambos os homens retratados no livro.
EvandroSampaio 31/01/2021minha estante
Hitler, nunca quiz a guerra contra a inglaterra, dizia em 36 a um gauleiter nazista polonês, que não ia se desgastar com uma ilha reforçada e não tinha marinha para ocupar as colonias ricas. Deixou que as tropas inglesas fossem retiradas de Dunquerque, mandou Rodolf Hees sua 2ª pessoa na herarquia nazista tentasse um acordo em separado. Achava que os ingleses eram de "raça superior". Para nossa felicidade Churchill, como gostava de guerra, por sinal perdeu todas que comandou, foi contra a lógica e não aceitou acordo. Tambem os espertos ingleses, pela primeira vez um vencedor foi destronado do poder na primeira eleição inglesa.

DOUG 06/02/2011

O Duelo (entre o admirador e o historiador)
A obra de John Lukacs sobre as ações políticas entre Churchill e Hitler em 1940, é uma obra admirável e de leitura bem fluente, que trata como Winston Churchill conseguiu manobra politicamente a permanência da Inglaterra lutando contra o nazismo mesmo após a capitulação a França. É um livro enriquecedor, entretanto fica-se com uma leve desconfiança (principalmente para um historiador)sobre a parcialidade do autor com relação a sua anglofilia, não que haja algo de errado em ter uma posição, mas em se tratando de 2º Guerra Mundial é necessário ler sobre todas as partes, principalmente escritos de todas as posições.

Daniel432 03/11/2012

Distanciamento ... mas nem tanto!
O duelo a que se refere o título do livro é travado no campo das ações e, muitas vezes, inações, já que ambos (Churchill e Hitler) aguardavam o próximo passo do adversário, passo este que muitas vezes não acontecia.

O autor mostra-se bem imparcial, conseguindo, inclusive, não criticar Hitler pelo que ele faria no futuro (o livro é ambientado em meados de 1940 e Hitler ainda não tinha colocado em prática a "solução final" junto à população judaica.

Por outro lado, o autor de vez em quando escorregava a favor de Churchill. Estes escorregões foram, quase sempre, na forma de um elogio logo após uma merecida crítica a Churchill. Como o elogio vinha no final, subrepticiamente, fica a mensagem elogiosa e não a crítica.

No geral, é um bom livro sobre a Segunda Guerra Mundial sem se ater a detalhes militares deste grande conflito uma vez que mostra mais os bastidores, que eu até então desconhecia.

Vale à pena a leitura.

WILDES 10/08/2010

Bom livro. O autor aponta a relação de Hitler e Churchill como interdependente e influenciável mutuamente, especialmente o primeiro que nutria uma relação de amor e ódio ao império britânico.