Diário da Guerra do Porco

Diário da Guerra do Porco Adolfo Bioy Casares

Resenhas - Diário da Guerra do Porco

Bruno.Dellatorre 07/08/2019

Obrigado, Bioy!
OBRIGADO POR ESSE LIVRO!!
Fiz um vídeo no meu canal sobre: https://youtu.be/r51bzh3Wk00

Junqueira 18/02/2018

Solução final para o problema dos aposentados
Numa época em que os governantes se voltam contra os aposentados, pessoas que já deram sua contribuição para construir o mundo, esse livro pode lhes indicar uma espécie de solução final para seus propósitos: a eliminação pura e simples dos velhos. A justificativa é dada por Faber, um dos personagens: "A juventude está presa de desespero. Num futuro próximo, se o regime democrático não se mantiver, os velhos serão os amos. Pura questão de matemática, entende? Maioria de votos. Que nos ensinam as estatísticas? Que a morte, hoje em dia, não ocorre mais aos cinquenta, e sim aos oitenta anos, e que amanhã só chegará aos cem. Perfeito. Fazendo um esforço de imaginação, calculem o número de velhos que se acumularão e o peso morto de sua opinião no manejo da coisa pública. Acabou-se a ditadura do proletariado para dar lugar à ditadura dos velhos". (pg. 145). Publicado em 1969, meio século depois mostra-se uma obra visionária.

Aline 18/12/2017

No Aguardo da Epifania
Eu não tinha nenhum livro do gênero fantástico em casa (francamente não é dos meus favoritos) e resolvi ir ao sebo para adquirir um e poder participar do desafio literário do mês. Chegando lá, apesar de uma grande prateleira com numerosos títulos e capas cheias de efeitos surrealísticos e brilhísticos, nenhum livro me chamou atenção. Perguntei, então, sobre os autores clássicos - Jorge L. Borges, H. G. Weels e etc - e o dono do sebo me levou até outra prateleira. Finalmente me decidi por “Diário da Guerra do Porco”, de Adolfo Bioy Casares, que me foi vendido como Realismo Fantástico, mas que não achei tão fantástico assim. Aliás, não achei nada fantástico. Dessa forma, se a leitura não valer para o desafio, eu não vou ficar triste (sem ressentimentos, de verdade, galera leitora do coração).
“Diário da Guerra do Porco” conta o que aconteceu na semana fatídica em que os jovens de Buenos Aires criam um certo ódio pelos velhos (que são vistos como seres inúteis e execráveis) e passam a persegui-los e exterminá-los. A despeito da ótima escrita e do enredo interessante, faltou alguma coisa para eu gostar do livro: achei o desfecho vago, sem uma moral ou alguma emoção que prevaleça. O bem não ganha no final, tampouco o mal; não tem uma boa sacada, nem mesmo aquela epifania que te acende uma fagulha. Finalmente, o ápice da minha falta de posicionamento foi eu não ter criado o mínimo de empatia por nenhum dos personagens. Nenhumzinho . No final das contas, essa experiência literária teve seu valor, mas o livro não me fedeu, nem cheirou.
Márcio_MX 18/12/2017minha estante
Deveria ter escolhido Murakami para seu desafio, mas sou suspeito para falar,rs.

Aline 18/12/2017minha estante
Veja só: e eu tenho o Volume 1 de 1Q84 parado na minha estante há anos já...

Márcio_MX 19/12/2017minha estante
Faz uma experiência ;D

IvaldoRocha 06/05/2015

Bastante original e escrita de maneira magistral
De repente os jovens começam a atacar e matar os velhos, sem um motivo aparente ou através de razões inventadas ou irrelevantes. A indiferença das pessoas com relação à perseguição pela qual os velhos passam a sofrer é a mesma que se vê ao longo da história sempre que uma minoria é perseguida. O que chama a atenção é que quando os jovens estão atacando aos velhos, atacam algo que um dia serão, é como se estivessem atacando se próprio futuro. Não se chega a uma conclusão muito clara de como começou nem de como terminou. Mas a história é intrigante e escrita de uma maneira magistral.