Aprendendo a silenciar a mente

Aprendendo a silenciar a mente Osho

Resenhas - OSHO

Rogério 24/04/2024

Uma Jornada de Paz Interior com Osho
Este livro de Osho é um convite transformador para explorar o silêncio e a tranquilidade que existem dentro de cada um de nós. Através de ensinamentos profundos e práticas meditativas, Osho guia o leitor em uma jornada de autoconhecimento e serenidade, oferecendo ferramentas valiosas para aquietar os ruídos internos e externos que frequentemente inundam nosso dia a dia. É uma leitura essencial para quem busca paz interior e uma mente mais clara e focada.

Sarah587 25/02/2024

Meditação
Esse livro é bem interessante pois trás uma perspectiva diferente sobre o que é a meditação.
No mundo atual onde o tempo é dinheiro, há muita culpa quando estamos ociosos. E estar parado, focado em nós é meditar.
Livro recomendadíssimo!

Carla.Parreira 21/10/2023

Aprendendo a silenciar a mente
Eis alguns trechos da leitura: ??Sua mente não deve interferir: ouça sem interpretar, sem preconceitos, sem interferência de outras coisas que estejam, nesse momento, passando dentro de você, pois tudo isso é distorção? Concentração é um estado da mente, e significa que a mente está focada em um único ponto. Em geral a mente está sempre se movendo, e quando ela se move é difícil pensar apenas em um assunto? A concentração é sempre a restrição de sua consciência. Quanto mais restrita ela se torna, mais poderosa ela será? Ela lhe dá enormes poderes, é fato, mas são poderes da mente. Segundo ponto: meditação não é contemplação. Enquanto a concentração é direcionada para um único ponto, a contemplação é mais ampla. Se você está contemplando a beleza, há milhares de coisas belas, e você pode passar por cada uma delas?
Um espelho não pode espelhar a si mesmo. A consciência é exatamente um espelho. Você pode usá-la para concentrar-se sobre qualquer objeto. Pode usá-la para contemplar um assunto? A concentração é focada em um único ponto, enquanto a contemplação abrange uma área mais extensa, e a meditação é um fragmento dessa área. Concentração e contemplação são os dois polos, a meditação está exatamente no meio? Sempre que você conseguir, pare todo o resto e encontre tempo para apenas ser. Pensar também é fazer, concentrar-se também é fazer, contemplação é fazer. Mesmo que seja um único momento em que você não esteja fazendo nada e esteja apenas em seu centro, completamente relaxado, isto é meditação. E quando você pegar o jeito, poderá ficar nesse estado por quanto tempo quiser. Com o tempo, poderá ficar nesse estado durante as 24 horas do dia. Após ter experimentado esse estado de tranquilidade, então, aos poucos, você começará a fazer coisas, mantendo-se alerta para que seu ser não seja perturbado. Esta é a segunda parte da meditação?
Então a meditação não é contra a ação. Isso não significa que você tenha que fugir da vida: você se torna o centro do ciclone. Sua vida continua e, na verdade, torna-se mais intensa, mais cheia de alegria, com maior clareza, mais visão e mais criatividade. Ainda assim, você está nas nuvens, um observador nas montanhas, apenas vendo o que ocorre a seu redor. Você não é aquele que faz, mas sim o que observa. Todo o segredo da meditação está em tornar-se o observador. As ações continuam em seu nível, não há problemas. Você pode fazer coisas pequenas ou grandes. A única coisa que não lhe é permitida é perder seu centro. Essa percepção deve permanecer absolutamente límpida, imperturbável?
Nenhuma postura especial é necessária, nenhum tempo especial é necessário. Há pessoas que pensam que há um momento especial, mas qualquer momento é bom para a meditação. Basta que você esteja relaxado e querendo se divertir? Onde a mente acaba, a meditação começa. Lembre-se disso, pois, em nossas vidas, tudo que fazemos é feito pela mente. Portanto, quando nos voltamos para dentro, começamos novamente a pensar em termos de técnicas, de métodos e realizações, porque nossa experiência de vida nos mostra que tudo pode ser feito pela mente. Tudo, exceto a meditação. A meditação não pode ser feita pela mente porque não é algo que se conquiste. A meditação já está lá, é sua natureza. Não precisa ser conquistada, basta que seja lembrada? Sempre que um desejo cruza sua mente, o riacho fica lamacento Então sente-se, sem fazer nada?
A mente fala o tempo todo. Se esse falatório interno puder ser silenciado, mesmo que durante um único instante, você terá uma breve visão da não-mente. Esse é o objetivo e a essência da meditação. O estado de não-mente é o estado correto e natural. Como chegar, então, a um intervalo no qual a mente pare com a falação interna? Mais uma vez, se você se esforçar para isso, estará no caminho errado. Não é necessário se esforçar, pois, na verdade, este intervalo ocorre o tempo todo, basta estar atento. Entre dois pensamentos há um intervalo. Até mesmo entre duas palavras há um intervalo. Caso contrário, pensamentos e palavras iriam se sobrepor?
A mente possui uma capacidade de conhecimento limitada e não consegue perceber, simultaneamente, coisas que estão em oposição. Por isso não pode perceber Deus, pois Deus possui lados opostos. É também por isso que a mente não consegue entender o mais profundo de seu ser, pois ele abrange todas as contradições, é sempre paradoxal. A mente só pode ver uma coisa de cada vez. Portanto, quando você está prestando atenção nas palavras, não é possível ver o silêncio que vem depois de cada uma delas. Mude seu foco. Sente-se, silenciosamente. Comece a olhar nos intervalos. Sem esforço, sem estresse? Silêncio é meditação. É necessário alterar a percepção, mudar o foco das palavras em direção ao silêncio, que está sempre presente?
A mente, contudo, pode racionalizar a paralisia como se fosse meditação. Pode racionalizar apatia como transcendência, e morbidez como renúncia. Fique atento. Lembre-se sempre de que, se estiver se movendo na direção certa, você irá florescer. Muitas fragrâncias emanarão de você e você será criativo. E também sensível à vida, ao amor e a tudo que Deus colocou à sua disposição? A mente é um mecanismo, não possui inteligência. A mente é um biocomputador. Como poderia ter inteligência? Tem muitas habilidades, mas isso não é inteligência. Tem utilidade funcional, mas nenhuma percepção. Nenhum pensamento da mente é original, são todos repetições. Observe. Sempre que a mente disser algo, veja como ela está tentando levá-lo de volta a uma rotina?
Faça algo novo. Mesmo que sejam pequenas mudanças na forma em que você tem vivido, mesmo que sejam mudanças em sua forma de andar, na forma de falar. Mude, e perceberá que a mente está perdendo o controle sobre você ? você está se tornando um pouco mais livre? A mente é seu passado tentando constantemente controlar seu presente e seu futuro. É o passado morto, que permanece controlando o presente vivo. Fique alerta quanto a isso? A mente fala sempre como um economista, um especialista em eficácia? Lembre-se: quando tiver que escolher entre duas alternativas, escolha sempre a nova, a mais difícil, aquela na qual é necessária uma percepção maior. Escolha a percepção, mesmo que seja menos eficaz, e você terá criado a situação na qual a meditação se tornará possível. Portanto, seja menos eficiente e mais criativo. Deixe-se guiar por este pensamento. Não se preocupe muito com fins utilitaristas?
A mente vive em uma espécie de transe, uma espécie de estado de inconsciência. Você só está consciente muito raramente: quando sua vida corre perigo, por exemplo. Fora isso, a mente prossegue em seu movimento, adormecida? No presente apenas a consciência é necessária, mas não a mente. A mente só é necessária em algum lugar do futuro, do passado, mas nunca aqui? Espiritual significa o centro de seu ser, enquanto material é a circunferência de seu ser. A circunferência não pode existir sem o centro, assim como o centro não existe sem a circunferência? A meditação é vida e não meio de vida. Não tem nada a ver com o que você faz, mas tem tudo a ver com o que você é? Você pode deixar o mundo, mas não pode deixar sua mente aqui. A mente irá com você, ela está dentro de você. E onde quer que você esteja, essa mesma mente irá criar o mesmo tipo de mundo ao redor de você. Não se trata de deixar o mundo, a questão é mudar a mente, renunciar à mente. É isso que a meditação é?
Contentamento não é nem mesmo alegria. O que chamamos de alegria é psicológico. Sempre que você encontra um momento de exaltação e entusiasmo, seu ego fica preenchido e você se sente alegre. Quando obtém uma vitória pessoal, é eleito ou ganha alguma competição, se sente alegre, pois você derrotou os adversários, obteve sucesso, fama, dinheiro, glória. Mas logo se cansará disso tudo. Apenas as pessoas bem-sucedidas sabem quão cansativo é o sucesso. Apenas as pessoas ricas sabem quão profundamente desapontadas estão. Mas elas nem mesmo podem dizer isso, porque pareceria ainda mais tolo, as pessoas iriam rir. Elas desperdiçaram suas vidas acumulando riquezas e agora dizem que isso foi uma má ideia.
Sempre que seu ego estiver preenchido, você se sentirá feliz. Mas contentamento é outro fenômeno, completamente diferente. Não pode ser prazer, pois não é fisiológico. Não pode ser alegria, pois não há preenchimento do ego. Pelo contrário, é a dissolução do ego, é a dissolução de sua entidade. Meditação é isso: a junção, a dissolução em meio ao todo, esquecendo completamente que você é algo separado, lembrando apenas de sua unidade com o todo? Nesses raros momentos em que você deixar de lado seu ego, sua personalidade, seu complexo mente-corpo, para tornar-se apenas um observador, uma testemunha, uma consciência, você descobrirá a meditação. Com isso, você sentirá um grande contentamento, vindo de todas as direções, de todas as dimensões. Todo seu vazio interior será imediatamente preenchido. Ele se tornará um lago de contentamento. Este é o objetivo, e o método e a forma de atingi-lo são a meditação. Não há alternativa. Portanto, é preciso aprender a assimilar o espírito da meditação. Não importa quanto tempo irá levar, qual será o preço, é preciso estar pronto. Uma vez que você esteja pronto, não será difícil. É esse estado de espírito que faz com que você se torne merecedor desse enorme contentamento, e as coisas passam a ser bem simples então?
Aquilo que conhecemos como carisma é simplesmente uma mente que sabe relaxar e coletar energia, por isso quando ela fala é poesia pura, é divino. Quando fala, não é necessário fornecer evidências ou demonstrar a lógica ? apenas sua própria energia é suficiente para influenciar as pessoas? Siga devagar com paciência. Não tenha pressa, pois o objetivo não está em algum outro lugar, mas sim dentro de você. Quando você não estiver com pressa, quando não estiver indo para lugar algum, irá senti-lo. No entanto, se estiver correndo, não poderá sentir nada, pois estará preocupado e tenso?
No Japão, a meditação é chamada de zazen. Zazen significa apenas sentar sem fazer nada. Os monges zen têm que se sentar durante seis horas por dia, às vezes mais. O mestre nunca lhes dá nada para fazer, eles apenas têm que ficar sentados. Foram treinados para sentar, sem pedir nada para fazer, nem mesmo um mantra. Apenas sentar. Parece fácil, mas na prática é muito duro, porque a mente pede algum trabalho, algo para fazer. E a mente fica dizendo: ?Por quê? Por que perder tempo? Por que ficar aqui, apenas sentado? O que irá acontecer só por estar sentado?? Ainda assim, durante muitos anos, o aprendiz permanece sentado, dia após dia. Então, aos poucos, a mente se cansa de você, se cansa de não ser ouvida e para de perguntar. Quando isso acontece, aos poucos você descobre uma nova força de vida dentro de si que sempre esteve presente, mas você estava tão ocupado que não podia ouvi-la, não podia senti-la. Ao se livrar das ocupações, começou a senti-la?
Quando não há tarefas a executar, coisas a fazer, você pode perceber o ser, tornar-se consciente dele. Se há coisas demais sendo feitas, você apenas segue em frente, esquecendo o ser que está escondido por trás? A psicologia dos budas não é análise nem síntese, mas transcendência, ou seja, ir além da mente. Não é um trabalho dentro da mente, mas um trabalho que o leva para fora dela. Este é exatamente o significado da palavra ?êxtase? ? sair de si. Quando você é capaz de deixar sua mente, quando se torna capaz de criar uma distância entre sua mente e seu ser, então você terá dado o primeiro passo na psicologia dos budas. Um milagre acontece: quando você sai da sua mente, todos os problemas dela desaparecem, porque a própria mente desaparece, ela perde o controle sobre você? A psicologia dos budas corta todas as raízes da árvore que cria as neuroses e psicoses e que gera o homem fragmentado, mecânico, robotizado. E o caminho é simples?
A psicologia dos budas não funciona dentro da mente. Ela não está interessada em analisar ou sintetizar, apenas ajuda você a sair de sua mente para que possa dar uma olhada pelo lado de fora. E este próprio olhar já é uma transformação. No momento em que você consegue olhar para sua mente como um objeto, você se distancia, perde sua identificação com ela. Urna distância é criada e as raízes são cortadas. Por que as raízes são cortadas dessa maneira? Porque é você quem alimenta a mente. Se você está identificado, você alimenta a mente. Caso contrário, você interrompe essa alimentação. Ela cai morta por si só? A verdadeira terapia é a transcendência, e não apenas a psicoterapia. Não é um fenômeno limitado à psicologia, é muito maior do que isto. É espiritual. E pode curá-lo no mais fundo de seu ser?
Através de seu estado de percepção, você atinge uma tranquilidade que não pode ser perturbada de forma alguma. Você se liberta das opiniões das pessoas? Apenas uma pessoa superior pode ficar para trás, ser a última da fila. Todos os que se sentem inferiores estão tentando chegar ao primeiro lugar, porque pensam que, se forem os últimos, não serão alguém. Eles têm necessidade de estar na frente, de viver na capital. Precisam ter muito dinheiro e morar em mansões, precisam ser isto ou aquilo. As pessoas que se sentem inferiores sempre tentam provar sua superioridade através de seus bens materiais. Resumindo, as pessoas que não têm um ser tentam se tornar um ser através das coisas: cargos, nomes ou fama?
Aqueles que têm conhecimento sobre os centros mais profundos do cérebro costumam dizer que os trabalhadores braçais são pessoas menos ansiosas e tensas, que dormem melhor. Isto pode ser explicado porque as mãos estão conectadas com a parte mais profunda do cérebro. Quando você trabalha com as mãos, a energia está fluindo da cabeça para as mãos e sendo liberada. As pessoas que trabalham com as mãos não precisam de uma catarse, mas aquelas que realizam trabalhos essencialmente mentais precisam de muita catarse porque acumulam energia demais e não possuem uma saída ou abertura por onde ela possa ser liberada do corpo. Essa energia permanece dentro da mente o tempo todo, enlouquecendo-a. Contudo, em nossa cultura e sociedade ? no escritório, na fábrica, no mercado -, aqueles que trabalham com a mente são conhecidos como os ?cabeças?: são os chefes, gerentes, diretores, presidentes.
Já os que trabalham com as mãos são a ?mão-de-obra?, há um significado pejorativo associado ao trabalho manual. Antigamente, não havia a necessidade de catarse, porque a própria vida já era uma catarse. Hoje, porém, não é mais assim. Por isso inventei os métodos catárticos. Somente após executá-los você será capaz de sentar-se em silêncio, mas não antes. Não importa o que você queira colher no próximo momento, você deve plantá-lo imediatamente. Quando você permite que a preocupação exista, você começa a pensar que o caos também existirá, e ele virá, de fato, porque você mesmo já o trouxe. Você é obrigado a colher aquilo que plantou?
A energia tem que ser criativa. Se você não usá-la para a felicidade, a mesma energia será usada para gerar infelicidade. E como você tem hábitos tão arraigados para a infelicidade, o fluxo da energia provavelmente já se tornou bastante frouxo dentro de você. Para criar felicidade você precisa fazer muito esforço. Assim, você terá que estar constantemente consciente e, sempre que houver um belo momento, deixe-o agarrá-lo, possuí-lo e aproveite-o em sua totalidade. Se fizer isto, será impossível que o momento seguinte seja diferente. Por que seria diferente? De onde viria? O tempo é criado dentro de você. Seu tempo não é o mesmo que o meu. Existem tantos tempos paralelos quanto existem mentes. Não existe um tempo único?
Sua mente e seu corpo normalmente trilham caminhos separados. O corpo continua com seus afazeres, o cérebro permanece pensando. O corpo caminha, enquanto a mente trilha caminhos além das estrelas. Eles nunca se encontram, e isso cria uma cisão. Essa esquizofrenia básica surge porque o corpo e a mente seguem rumos diferentes. E você é o terceiro elemento, dividido entre os dois. Uma metade é puxada pelo corpo, a outra pela mente. O resultado disso é uma grande angústia, a sensação de ser rasgado ao meio. Quando você medita com um mantra, seja nadabrahma ou qualquer outra forma de cântico, o som daquilo que você canta ressoa dentro de você e o corpo começa a responder. Pode ser qualquer som, até mesmo ?abracadabra?.
Em algum momento o corpo e a mente estarão indo juntos na mesma direção, pela primeira vez. E, quando corpo e mente estão juntos, você está livre de ambos e não se sente dividido. É então que o terceiro elemento, aquilo que você é de fato ? quer você o chame de alma, espírito, atma ou outra coisa qualquer ? se sente em paz porque não está sendo puxado em direções opostas. Há, contudo, um perigo. É preciso sair. Caso contrário, se você não se tornar um observador, você terá compreendido mal. Se você ficar preso à embriaguez do corpo e da mente, se seu espírito também ficar bêbado, nesse caso os cânticos serão inebriantes, intoxicantes. Serão cantigas de ninar, que lhe trarão um bom sono e nada mais. Funcionarão como tranquilizantes. Isso é bom, e não há nada de errado aí, mas também não há qualquer valor real??

Malu.Lopes 10/08/2023

Um livro muito bom para pessoas ansiosas aprenderem a silenciar a mente. A meditação com ctz ajuda muito no dia a dia!

Bruna Ermida 19/07/2022

Ótimo
Faz pouco tempo que me rendi a meditação, que resolvi me inteirar e me aprofundar na prática. O livro é bem esclarecedor, ajuda bastante a mergulhar nesse mundo. Gostei bastante.

Leo1310 11/04/2022

Li rapidinho, um livro curto e completo, eu apliquei na minha vida a técnica de meditação dele e eu não consigo imaginar como era minha vida antes disso, sério, mudou muito a minha personalidade, de uma bomba que podia explodir a qualquer momento para uma pessoa mais calma e tranquila.

Cinai 21/03/2022

Autoconhecimento
Desde o ano passado, venho numa busca de me entender. Chega de apontar o outro, de julgamento. É preciso me melhorar, entender a mim. Como querer entender ou mudar o outro? Só posso Eu só desejo falar por mim. Se alguém ler esse comentário e se identificar, se isso se passa com outros, esse livro pode ajudar. Para mim fez muito sentido. De linguagem direta, leitura flui, pode ser de cabeceira, é para ler para a vida. Li como modo leitura e áudio livro, porque caminho costumeiramente, como costume, para mente e corpo, para a mente como caminhada de meditação. Um amigo, um deleite a sabedoria desse livro. As verdades que fui colocando em prática, contidas nesse livro, já resultou em mudanças na minha vida, como, relação comigo e com as pessoas, como acalmando minha mente, minha saúde melhorando. Pensava que a saúde fosse meramente problemas no corpo, esse livro me ajudou a entender que os problemas de toda sorte estava na minha mente. Tornarmos-no uma pessoa leve. Essa é a chave o segredo, da saúde, e de muitas questões para minha vida. Para silenciar a mente, que me atormenta, precisava calar a boca, eu como uma pessoa tagarela, era tudo que precisava entender. Estou no caminho do autoconhecimento, existe outros livros, muito bons, sigo lendo, mas esse foi a resposta, amorosamente um sacolejo para eu entender bem do que eu precisava para ter mais foco, saúde a mental principalmente, pessoas, se cuidem, cuide da mente, não é somente o corpo físico a academia, a alimentação, tem de andar junto mesmo, a higiene mental. O livro, faz muito sentido, só posso falar por mim, mas, provavelmente vai ajudar muitas outras pessoas. Gratidão imensa por essa leitura.

eduanton 15/02/2022

Muito bom!
Livro com muitas reflexões e conceitos sobre meditação. Eu ?li? em audiobook. Acredito que o CD que vem junto com o livro físico supre as lacunas de exercícios práticos que senti falta no áudio book.

Sara Cainã 10/02/2022

Leitura leve e de fácil compreensão. Aprendi muito sobre meditação e pretendo aplicar as técnicas mostradas no final do livro.

Kirk 30/01/2022

Fantástico
Este foi meu primeiro livro OSHO de 2022 e comecei bem. No começo estava meio cético com a obra, mas não demorou muito para começar a vibrar com o conteúdo.

“nem um pensamento da mente é original, são todos repetições. Observe! Sempre que a mente disser algo, veja como ela está tentando levá-lo de volta a uma rotina. Se você vive uma vida repetitiva é pq sua mente tem controle demais sobre você. Tente fazer algo novo a cada dia e a mente terá cada vez menos controle sobre você. Não preste atenção às velhas rotinas. Quando a mente disser alguma coisa, responda! Nós estamos fazendo isto há muito tempo. Vamos fazer algo novo? Mude e perceberá que a mente está perdendo controle sobre você.”

“Muitos foram morar nas montanhas, mas carregaram consigo suas mentes estúpidas. O Himalaia não pode ajudá-los muito, pelo contrário eles nada mais fizeram se não, destruir sua beleza. Em que o Himalaia pode ajudá-lo? Você pode deixar o mundo, mas não pode deixar sua mente aqui, a mente irá com você, ela está dentro de você e onde quer que você esteja, esta mesma mente irá criar o mesmo mundo ao redor de você...”

Depois desta passagem vem uma pérola onde um grande místico estava morrendo e chamou um de seus discípulos e antes de morrer disse a ele para jamais ter um gato. Quer saber o motivo? Vai se surpreender.

Alyne.Queiroz 10/07/2021

Uma boa leitura pra começar a entender a meditação e os benefícios que ela traz ao corpo e mente, só uma coisa que me incomodou um pouco é que às vezes o Osho me pareceu um pouco arrogante em algumas afirmações, como se o que ele diz e só o que ele diz fosse o correto, pena que comprei o livro num sebo e não veio com o cd pra eu me aprofundar mais no ensinamento

mateusagroecologia 29/06/2021

Meditação como proposta de mudança
O autor argumenta ao longo do livro sobre o que é meditação no seu sentido original, o que não é meditação e quais os caminhos para alcançar a nossa natureza.

Aborda ainda uma distinção entre os limites da mente e como mantemos essa atividade quase que ininterruptamente ao longo de nossas vidas.

Meditação é vida e não meio de vida como apresenta em um capítulo tendo em vista que é uma forma de reconectar com a essência do ser humano. Meditação é a proposta de mudança tendo em vista os benefícios a própria mente, mas sobretudo aos indivíduos, às sociedades e ao ser.

Proposta muito intrigante e desafiadora em um mundo que exige cada vez mais que as mentes sejam perspicazes.

Bruna.Monalisa 13/06/2021

Acessível , sensível e humilde.
A acessibilidade torna a escrita universal, a sensibilidade faz a escrita compreensível e a humildade de Osho é o que nos faz entender a simplicidade de um assunto profundo.
Ele não só fala sobre a meditação, como nos conta tudo o que envolve o tema. E enfim, atingir este estágio.
É um livro curto, com informações valiosas. Necessárias nos dias de hoje.

Carolina Zaghi 12/06/2021

Sabe quando dizem para grifar somente o importante? Pois bem, grifei o livro inteiro. Muita sabedoria envolvida, passando desde como as religiões influenciam nossa visão de tempo até nosso comportamento diante dos problemas.

Leonela_ 27/12/2020

Leitura muito válida
Ótimo livro sobre meditação, trás vários ensinamentos sobre o que é meditar, benefícios de silenciar a mente em uma leitura muito fluída. Super indico pra quem tem interesse no assunto.