Tartarin de Tarascon

Tartarin de Tarascon Alphonse Daudet

Resenhas - Tartarin de Tarascon

AJ_Nescau 26/11/2023

Magnifico
Que livro divertido e engraçado
Tem seus lados um pouco preconceituoso mas da pra imaginar a época tbm
De certo modo também é uma baita critica ao sistema colonizado e colonizador da frança
Que personagem divertido ele
Leia quando estiver triste
Juro que nosso Sancho Pança/Dom Quixote não vai decepcionar

Inlectus 18/04/2009

Bom de fato.
Bem engraçado, bom de se ler, ótima leitura.

Pâmela 11/03/2011minha estante
Lembro mais da comparação do personagem: Sou um pouco Quixote e um pouco Sancho...

jota 07/04/2015

Herói quixotesco
Segundo a professora Silvana Vieira da Silva, que escreveu o posfácio de Tartarin de Tarascon, a obra de Alphonse Daudet (1840-1897) é “um misto de romance de aventuras, paródia, história cômica, mitomaníaca.” E tudo isso numa novela com pouco mais de uma centena de páginas, que desde sua publicação em 1872 caiu nas graças dos leitores e acabou se tornando um clássico da literatura francesa.

Tartarin é um personagem que mescla traços comportamentais e físicos de outros dois personagens bastante conhecidos de todos, Dom Quixote (em vez de moinhos de vento Tartarin vai à África caçar leões) e Sancho Pança (ele é barrigudo e atarracado como o ordenança de Quixote), e talvez por isso mesmo o herói tarasconês seja bem mais desajeitado do que seus modelos espanhóis, criados por Cervantes.

Sendo assim um sujeito bastante desajeitado, dá pra rir com as aventuras de Tartarin de Tarascon? Sinceramente, não, embora alguns trechos do livro sejam bem-humorados, mas não por conta de alguma anedota que nos seja contada e sim pelas situações estapafúrdias em que o personagem se mete e delas quase sempre se sai mal, logrado por alguém esperto, o que ocorre mais de uma vez. E como a obra foi escrita num tempo muito distante do politicamente correto das últimas décadas, prepare-se para ler ofensas a africanos, muçulmanos, colonizados de um modo geral etc.

Lido entre 04 e 07/04/2015.

Sanoli 12/02/2018

site: http://surteipostei.blogspot.com.br/2018/02/tartarin-de-tarascon.html

Lyn 22/03/2018

Um clássico francês, que se passa numa época e numa França provençal, o sul da França, terra de Tartarin, um homem muito intrépido e corajoso, pelo menos em sua mente.

Tartarin, um homem que vivia de suas rotinas, jogos de cartas e caça no pequeno bosque na cidade, Tarascon, na maior parte de sua vida nunca nem mesmo saiu dela, mas sempre aspirou grandes desejos e coragens, o que faz dessa história o que ela é.

Após muito tempo e curiosidade acabou conhecendo um ser estranho, um leão, algo que obviamente não se via na França, e isso atiça o ser curioso que habita em seu interior, e o faz ir em busca de leões, algo que seria lendário.

O autor buscou mostrar o sul da França de forma leve e divertida, também mostrando as curiosidades e peculiaridades dessa região na primeira parte, e no último se passa a grande aventura da vida dele, a busca pelo rei das savanas e florestas africanas, o leão, onde a maior parte da aventura se desenrola e mostra como mesmo um francês qualquer metido a aventureiro pode conseguir grandes emoções em terras desconhecidas.

Bem, o livro é realmente diferente dos livros escritos na época, não apresenta aquela escrita longa, arrastada e chata vista nos livros contemporâneos a esse, na verdade a história é rápida e bem narrada, dando assim vontade de continuar lendo mais e mais.

site: https://electronicmaze.wordpress.com/2016/11/22/a-critica-tartarin-de-tarascon/