Só garotos

Só garotos Patti Smith

Resenhas - Só Garotos

Decfalter 14/04/2024

Constelação Azulada
Ao iniciar esta leitura, não me senti imediatamente envolvido. No entanto, à medida que avançava, a conexão com as páginas se fortalecia. O texto é repleto de referências temporais, algumas datando até antes de 1960, o que pode confundir aqueles menos familiarizados com o contexto histórico. Apesar disso, a narrativa se desenrola de maneira cativante. A relação entre Patti e Robert se aprofunda ao longo dos eventos narrados, revelando dois jovens em busca de reconhecimento para suas obras artísticas únicas. Mesmo diante das limitações financeiras, eles persistem em sua paixão pela arte, encontrando maneiras de contornar as adversidades. Nesta autobiografia, a presença de Robert é profundamente sentida e reverenciada, mesmo não sendo o foco principal da história. Suas memórias são evocadas com emoção e destaque, ressaltando sua importância na vida da autora. Encerro estas reflexões com as palavras marcantes: "Lembrarei de ti, Estrelinha Azul".

Ana Bellot 07/04/2024

Because the night... e mais.
Chorei. Que livro lindo. Viajei com a Patti. Obrigada por nos permitir fazer parte da loucura lisérgica e sóbria que foi Nova York em 60/70!

Caroline457 26/03/2024

Dois perdidos se encontram
Livro de memórias de ninguém mais ninguém menos que Patti Smith. A artista, em sua obra, fala de uma maneira muito simples, mística e profunda sobre como era a sua vida em meados da década de 60, após ter se mudado para Nova Iorque com poucos planos e muitos sonhos. Em sua trajetória acontece o que podemos chamar de encontro de almas quando Patti conhece seu grande companheiro da vida, Robert Mapplethorpe, também artista, com quem cria muitas lembranças.

Podemos perceber que, ao longo da história, a vida difícil que os dois levavam aos poucos vai tomando forma, com ambos tendo o reconhecimento merecido em relação às suas artes.

Gostei muito dessa linda experiência, estou viciada no trabalho Patti.

"Pensei comigo mesma que ele continha em si todo um universo que eu ainda precisava conhecer."

Nina Souza 26/03/2024

Uma autobiografia maravilhosa
Os seres humanos julgam facilmente o sucesso de uma pessoa baseado no recorte da fama que observam: dinheiro, o luxo e o poder. Dificilmente param para pensar em todo o esforço, em todos os obstáculos, todas as dores e os sofrimentos. Às vezes o talento e a disposição não são o suficiente – na maior parte do tempo, não é. Quando acontece, dizem ser apenas sorte, quando, na realidade, o trabalho é extremamente árduo e cheio de perdas.

Antes de se tornar famosa, Patti Smith cresceu numa família modesta e teve que dar o seu melhor para sobreviver até conhecer o aspirante a fotógrafo Robert Mapplethorpe – que foi o amor da sua vida. Nesse livro, o leitor consegue perceber que a conexão de alma é muito além do que temos a tendência limitante de classificar. É simplesmente puro, surreal e lindo o amor genuíno que Patti e Robert sentiam um pelo outro.

Robert e Patti dividiram a cama, a comida e o sonho de serem artistas na contracultura americana nos anos de 1970, mostrando os altos e baixos do mundo da arte numa autobiografia afetiva, cativante e marcada por autodescobertas na formação de dois dos grandes artistas do século XX que priorizaram a liberdade e a ousadia em sua arte – ver a concepção de liberdade sob outra ótica em outra época é muito interessante.

É um livro muito poderoso para observar como funcionava a indústria da época, com as memórias, as fotografias, os relatos, bilhetes e toda a exposição da cantora na publicação da obra. Assim como sua arte, é uma proposta ousada – além de uma promessa cumprida: um livro sobre identidade, sensibilidade e cumplicidade numa escrita ousada e cativante em que impulsos destrutivos se eternizaram em trabalhos criativos, mostrando toda a originalidade que carregavam dentro de si.

site: instagram.com/cartografialiteraria

Antonio338 25/03/2024

Me encontro arrebatado - acho que essa é a palavra certa, porque eu já não sou mais quem eu era antes de ler Só garotos. Patti narra certos acontecimentos penosos e sofridos com uma força tão bonita, sempre com um misticismo e uma esperança tão além, mas tão humana também. A relação dela com a arte é algo admirável e creio que essa foi minha maior conexão com ela e com a obra. Patti é uma estrela norteadora, uma estrela sempre ao norte, sempre avante.

quequelies 24/03/2024

Eu levei muito tempo pra terminar de ler, mas valeu a pena cada segundo. é incrível como um livro com tantas informações seja tão leve, e como ele inspira quem le.

ToniBooks 23/03/2024

Efeito Droste
Com uma excelente tradução do inglês para o português de Alexandre Barbosa de Souza, este livro, uma autobiografia da cantora e poeta Patti Smith, é o cumprimento de uma promessa feita ao fotógrafo Robert Mapplethorpe. Numa prosa leve e deliciosa, Patti descreve a sua trajetória pelos não tão doces anos 60 e 70; a descoberta e o compromisso quase monástico com a liberdade artística, muitas vezes destrutivo enquanto construtor de identidades, o que faz dessa narrativa um retrato da sociedade americana da época. Mais de trezentas páginas de história, fotos, bilhetes e relatos corajosos de uma autora totalmente exposta. Cinco estrelas com a maior tranquilidade.

anaclasc 18/03/2024

Vida de filme.
?he opened his eyes with a smile of recognition to someone who was never a stranger to him?
achei extremamente linda a relação que eles tinha entre si a favor da arte, uma verdadeira história de filme. patti como sempre uma artista fenomenal, lindo demais ?

Natalia846 17/03/2024

Perfeito
Como amei ler a história de uma artista que amo tanto.
O respeito que tenho por Patti Smith é imensurável. Conhecer toda sua trajetória, contada pela mesma é fantástico.
Eu recomendo esse livro até mesmo pra quem não a conhece, porque é um livro muito lindo, uma história muito inspiradora.

Kat 12/03/2024

"Só Garotos" é uma memória emocionante escrita pela lendária artista Patti Smith. O livro narra sua relação com o fotógrafo Robert Mapplethorpe, desde seu encontro em Nova York nos anos 60 até as suas jornadas artísticas individuais. Smith descreve sua vida boêmia, os desafios da cena artística e a profunda conexão entre ela e Mapplethorpe, enquanto ambos buscam expressar sua arte e identidade em meio ao tumulto cultural da época. O livro oferece um vislumbre íntimo das vidas de dois ícones criativos e da cena artística da época.

Mari 04/03/2024

Um amor além da vida...
"Os dois haviam se entregado a outras pessoas. Hesitamos e perdemos todo mundo, mas encontramos um ao outro novamente. Queríamos, ao que parecia, o que já tínhamos antes, um amante amigo para criar junto, lado a lado. Ser leal, mas livre."

Muito legal ler sobre o início da carreira e um pouco da vida de Patti Smith, e incrível também ver o amor, carinho, admiração e cuidado dela por Robert e vice e versa.

ysminfontes 02/03/2024

SÓ GAROTOS ²?
Começo dizendo que fiz mais de 300 marcações no livro todo, englobando composições, lugares, momentos, quotes e diálogos escritos por patti.

comecei o livro curiosa, pois todos comentavam sobre essa escritora, e término obcecada pela artista e pessoa que patti smith é, e que descobri ser minha alma gêmea mais distante.

ri, chorei, fiquei com raiva, chocada, repreendi, me encantei, fui teletransportada para cada uma das locações que lia, me identifiquei com muito do que ela viveu e sentiu, e, no final, entendi: eu me apaixonei por só garotos e pela escrita dessa mulher.

descobri um amor por biografias, mas talvez só tenha descoberto o amor por sua arte, que é insaciável. seja encenando, compondo, cantando, fotografando ou desenhando, eu sei que encontrei nela o reflexo do meu sonho.

agora, silêncio, estou de luto!

nohardfeelings 19/02/2024

"oh, go on," he shrugged. "they're just kids.?
?você me tirou período mais negro da minha juventude, dividindo comigo o mistério sagrado do que é ser artista. aprendi a ver com você e nunca faço um verso ou desenho uma curva que não venha do conhecimento que consegui durante nosso valioso tempo juntos.?
eu poderia escrever só essa frase, pois ela resume muito bem a história dos dois, mas eu gostaria de falar muito mais, apesar de não saber muito bem o quê ou por onde começar.

a história é linda. cheia de arte, referências a grandes artistas (ou a pessoas que viriam a ser grandes artistas) e muito amor e cumplicidade.

robert sempre quis alcançar a fama e o reconhecimento, mas patti, que ficou famosa primeiro, disse que ele nunca sentiu inveja e sim orgulho. acredito que aquilo recompensava tudo que os dois passaram. acredito que ele se sentia recompensado com o sucesso de sua amiga.

é como ler um livro sobre almas gêmeas, no sentido mais bonito, onde não precisa existir um amor romântico.

eu amei a escrita, as referências, os diálogos.
são MUITOS nomes pra acompanhar no decorrer da história, e acho que essa é a única ?dificuldade? durante a leitura.

no mais, só queria dizer que fiquei completamente encantada pelos dois. uma das histórias de amor mais bonitas que já tive o prazer de ler.

Bianca 18/02/2024

Não conhecia a autora mas gosto de biografias então achei uma boa ideia ler. História muito bonita sobre a relação dela com Robert. Vou procurar conhecer a arte dos dois.