Além da Terra do Gelo

Além da Terra do Gelo Victor Maduro

Resenhas - Além da Terra do Gelo

Vinicius 16/02/2020

Teve ideias boas.
Inesquecível! Tanto para o bem, quanto para o mal.

O maior ponto negativo é que parece que ele foi escrito por duas pessoas, uma os diálogos e outra o resto. Sinceramente nunca li um livro com diálogos tão pobres, são totalmente infantis e bobos. Sério! Depois de um tempo passei a ficar muito incomodado em ter de ler aquilo e quando identificava que eram só besteiras e xingamentos sem sentido eu tentava pular eles. Agora realmente senti o peso que uma boa escrita faz.

A mitologia do livro apesar de ser simples me agradou em vários pontos, principalmente sobre os deuses que foram tratados de uma forma que eu ainda não tinha visto, ele explica, por exemplo, como eles fazem suas criaturas, são divindades que apresentam força, porém, fragilidade ao mesmo tempo. O enredo foi surpreendente e bom.

Escolhi ele para ler porque precisava de um livro fácil e serviu bem ao seu propósito. Fiquei com muitas dúvidas sobre quantas estrelas dar, já que teve um ponto tão baixo e outros altos. A obra claramente foi escrita para ser uma série ou trilogia, e provavelmente o autor não conseguiu terminar de escrever ou publicar o resto, por causa disso o final ficou bem comprometido e com lacunas importantes.

Marcelappg 19/02/2018

Quando paro, por alguns minutos para refletir determinadas coisas,sempre que lembro de algo bom de verdade, rapidamente projeto em meus pensamentos esse maravilhoso livro. Sabe uma história, conto que marcaram a sua vida e que jamais você poderá esquecer? Então, esse é o livro. Simplesmente, tenho a enorme vontade de conhecer o autor e parabenizá-lo por tamanha e admirável obra, que pra sempre marcou a minha vida.Esse livro é muito especial para mim, e só posso afirmar com grande convicção : esse é o melhor livro da minha vida.Por mais que eu tenha lido diversos outros livros, jamais algum foi tão singular como esse. Jamais... Parabéns! !

Carf 12/12/2011

Livro infantil para adultos (?)
Fiquei em dúvida sobre a nota que daria ao livro.
Se se tratasse de um livro infantil, para crianças até 6 anos, eu poderia dar umas 4 estrelas, mas acho que não é o caso...
A ideia do livro inicialmente parece boa, mas se trata de um livro muito infantil: linguagem extremamente simples, personagens pouco inteligentes, trama pouco inteligente... chega a ser bobo!

Na verdade, o livro parece ser escrito por uma criança. Se o autor escreveu até, no máximo, os seus 13 anos: parabéns, você tem uma imaginação fértil e pode evoluir.

Já se o livro foi escrito depois disso, lamento muito, mas o livro é simplório, supérfluo, com uma narrativa e uma construção das personagens muito pobres.

Psychobooks 19/12/2010

O livro nos conta a história do pequeno Vanhardt que passou grande parte da infância sozinho, sendo excluído pelas outras crianças e sem saber o porquê ate que com 7 anos, seu pai finalmente lhe conta a verdade: ele é filho de uma Deusa e justamente por isso todos o evitavam. Os humanos tendem a temer aquilo que não compreendem, o sobrenatural.
Meses se passam ate que finalmente Vanhardt conhece sua mãe, Léia, a Deusa do Gelo, que lhe mostra sua casa com direito a um quarto cheio de brinquedos só para ele e amiguinhos que se parecem com pinguins, para que ele não brinque mais sozinho.
Um dia, sua mãe lhe passa uma missão, ajudar dois viajantes que estão correndo perigo e mesmo achando que não será capaz de cumprir tal missão, ele sai em busca dos viajantes para ajuda-los.
Chegando ao local, uma jovem e seu pai estão sendo atacados por lobos, e Vanhardt por distração, acaba perdendo a única arma que a mãe lhe deu para auxília-lo na luta contra os lobos. Mas no final, ele acaba se saindo bem (apesar de ferido) com a ajuda dos dois estranhos.
Os vianjantes, Lionel e sua filha Selena acompanharam Vanhardt ate a vila e, com o tempo se estabeleceram por lá.
Selena, no começo era uma grande amiga de Vanhardt, a única que ele havia levado ate seu refúgio que a mãe construiu somente pra ele mas, o que era uma amizade, se tornou amor com o tempo e, logo os dois se casaram e Vanhardt ate passou a ser de certa forma bem visto na vizinhança.
Selena acaba ficando grávida de Vanhard, e a família era só alegria com a chegada do pequeno Erick mas uma terrível feiticeita, Hilda, mãe de Selena, mata Lionel como punição por ter sequestrado a sua filha e, sequestra o pequeno Erick.
Vanhardt está disposto a ir atrás da temida feiticeita atrás de seu filho e, busca a ajuda da mãe, que acaba lhe oferecendo a pequena fada Alilandra, Lilo, como ele a apelidou, para ajudá-lo nessa t~~ao perigosa busca.
Mas Léias, tem seus próprios problemas a resolver, pois antes de ser a Deusa do Gelo, ela foi a Deusa da Morte, mas foi traída por um de seus irmãos, e mesmo depois de tanto tempo, o traidor ainda busca sua vigança.
Será que Léia descobrirá quem é o traidor? E Vanhardt e Lilo irão sobreviver a tantos perigos e conseguir resgatar o pequeno Erick?
Confesso que o enredo da história me prendeu bastante, mas acontece que o livro teve uma pequenas falhas ao meu ver.
No começo do livro, muitos personagens tinham nomes com as consoantes mais fortes N, R, D e/ou T, o que fazia que os nomes soaasem bem parecidos e, por ser o começo de livro, as vezes me confundia.
Outra coisa que não apreciei muito nesse livro, foram os dialogos, ditos de uma forma “malandra” e cheio de gírias.
E por último, outra coisa que não achei compatível ao livro foram as ofensas, como por exemplo “sua vaca”, “está se mijando todo de medo”, “safado, trouxas, burro, idiotas” e por aí vai…

Gostou? Acesse:

Luiz Ehlers 16/03/2010

Uma história de desenho animado...
Além da Terra do Gelo é mais uma obra dos nossos novos talentos da literatura fantástica nacional. O livro de Victor Maduro é uma história rápida e até simples em alguns momentos, porém sem perder a presença de elementos surpresas.

O autor criou o mundo de Kether com seus respectivo "coro" próprio de deuses. O protagonista Vanhardt Mohr Daicrevic é um jovem que tem uma infância rejeitada pelos habitantes da Terra do Gelo (Crivengart), onde há neve o ano todo. Velozmente Vanhardt descobre que na verdade é fiho da deusa do gelo, Léia (o velozmente refere-se a página 12, sendo que o livro começa na 11 hehe). Vanhardt cresce e acaba casando e tendo um filho. O pequeno Erick é, então, sequestrado por sua avó, a feiticeira Hilda e Vanhardt parte em uma missão para resgatá-lo. Nessa missão entram os elementos de história de RPG, as quais o autor declara-se fã. Para cada passo de Vanhardt é necessário um objeto que está em outro lugar, que para conseguí-lo tem se chegar a um terceiro lugar (risos). Estas tramas são típicas de histórias de RPG e dão um clima rápido e intenso para a história.

Durante sua jornada, Vanhardt acaba formando um grupo de amigos que o ajudam em sua jornada: Lila, uma pequena fada, Green, um duende convenciodo e a misteriosa guerreira Ravina, que esconde muitos segredos.

Além da Terra do Gelo possui uma linguagem fácil e bastante coloquial em alguns momentos. Vanhardt e Lila não hesitam em usarem os mais diversos palavrões em suas discussões constantes. Estas palavras quebram um pouco o clima de missão sagrada e com certeza arrancam alguns risos dos leitores.

A ação do livro é intensa, o autor mostra um fascínio por lutas e combates detalhados. Os socos, chutes e voadoras são descritos em detalhes, nos transportando a um grande desenho animado no melhor estilo Caverna do Dragão, Dragonball ou Cavaleiros do Zodíaco. O destaque está para a a batalha final, onde o autor detalha cuidadosamente a tensão e os preparativos com clima de confronto impossível. A batalha também é um dos marcos da literatura nacional fantástica, pois está na medida certa, não excedendo nos destalhes ou reduzindo na ação.

Outro ponto importante do livro é o caráter humano dos deuses. Estes seres, ao contrário de outras concepções, "caem no pau" quando for preciso. A própria mãe de Vanhardt, Léia, mesmo sendo uma elegante deusa, sabe muito bem como usar seus poderes e atacar até com socos e chutes.

Enfim, o livro é uma obra bastante divertida e veloz de se ler. Os capítulos bastante curtos dão um dinâmismo único para o desenrolar da história. O autor sague em alguns momentos em linhas aparentemente típicas de RPG, mas sabe muito bem como surpreender o leitor com revelações de "cair do cavalo".

Eu defendo que Além da Terra do Gelo seria um excelente desenho animado, mas um filme mediano, pois acredito que o cinema não conseguiria captar todo o dinamismo da história. É uma leitura legal e interessante e mais uma prova de que temos tanta criatividade, ou mais, do que qualquer outro país nesta área de ficção fantástica e até na linha de desenho animado.

Claudinei 17/08/2009

Se pudesse eu daria mais cinco estrelas p/ este livro.
Muito bom, uma ótima história, contada de um jeito simples e arrebatador, viajei no mundo de Kether durante a leitura deste livro.P/ quem gosta de literatura fantastica este livro não pode faltar a sua estante, Fica aqui meus parabéns, a mais um autor de uma nova geração que nos surpreenderá ainda mais.
Simplesmente fantastico, indescritivel, era como se fosse um "Prince of Persia" do gelo.
O jeito como foi descrito a batalha final entre Vandhart e seu arquirival, foi simplesmente de mestre.
Recomendadissimo.

Gelioth 27/08/2009minha estante
Ae só de ler sua resenha já me da vontade de ler o livro espero que seja realmente tão bom.

Luiz Ehlers 14/01/2010minha estante
Legal este apoio a literatura fantástica nacional, também fiquei bem empolgado com o seu comentário...abraço e viva a literatura nacional...