O Gosto da Guerra

O Gosto da Guerra José Hamilton Ribeiro

Resenhas - Gosto da Guerra

CAMBARÃ 08/10/2023

"Democracia americana"
Nesta obra, Ribeiro traz suas experiências como repórter de guerra durante a ditadura militar no Brasil, retratando de forma intensa e realista o contexto político e social da época.
Através de relatos vívidos e detalhados, o autor expõe o lado menos glamoroso e mais cruel dos conflitos armados.
Ele descreve os horrores presenciados, as violações de direitos humanos, os abusos e as diversas formas de violência que permeavam aqueles tempos sombrios.
Uma das principais características da escrita de Ribeiro é sua abordagem visceral e emocionante.
Ao descrever situações de caos e destruição, ele consegue transmitir ao leitor a sensação de estar presente no cenário retratado.
Isso cria uma conexão profunda com os personagens e uma reflexão sobre as consequências e impactos de uma guerra.
Além disso, O Gosto da Guerra também traz reflexões sobre o papel do jornalismo em tempos de conflito.
Ribeiro discute os desafios enfrentados pelos repórteres em meio aos perigos iminentes, o dilema ético entre documentar os acontecimentos e proteger a própria vida, além das pressões e censuras exercidas pelos regimes autoritários.
Outro aspecto notável é a escrita sensível do autor quando aborda a condição humana em meio à guerra.
Ele humaniza soldados, vítimas e civis, mostrando que, por trás das fardas e da violência, existem histórias de pessoas comuns, com anseios, medos e traumas.
Isso traz uma dimensão de empatia e compreensão frente aos horrores inerentes à guerra.
Em resumo, O Gosto da Guerra é uma obra impactante que retrata de maneira autêntica e corajosa a realidade dos conflitos armados.
José Hamilton Ribeiro oferece uma análise profunda não apenas dos fatos históricos, mas também do poder do jornalismo em dar voz aos injustiçados e àqueles afetados pelos horrores da guerra.
É uma leitura indispensável para os interessados em jornalismo, história e questões de direitos humanos.

Marcelo 24/06/2009

Relato Cru
Relato de guerra por quem sofreu em função desta. O texto do José Hamilton Ribeiro é leve apesar do peso da situação. É emocionante o seu retorno posterior ao local onde tudo aconteceu. Um grande livro de uma página triste da história humana narrada por um excelente reporter.

Cris 13/09/2010

“Relatos de uma guerra ‘vergonhosa’”
Cristian Favaro

O livro “o gosto da guerra” é um documentário feito por Jose Hamilton Ribeiro após a cobertura da guerra do Vietnã.
Logo nos primeiros capítulos o autor surpreende os leitores através do acidente que ele sofreu ao pisar em uma mina caseira feita pelos vietcongues. Ele relata que foi encarregado de cobrir a guerra por 40 dias, no ultimo, quando estava se preparando para retornar, um fotografo Japonês chamado Shimamoto o convidou para permanecer mais um dia, pois haveria dois tipos de operações promissoras para fotografias, que seriam uma de “limpeza” numa aldeia da “estrada sem alegria” e outra, um assalto aéreo, sobre uma colina, com grande possibilidade de uma batalha dura. Porém, infelizmente, ele pisa em uma mina e acaba sofrendo varias lesões, incluindo a mutilação de sua perna esquerda.
Um dos momentos mais marcantes do livro ocorre quando ele descreve o “gosto da guerra”. Logo quando ele pisa nessa mina, ele cai e é socorrido pelos amigos, então ele sente um gosto muito ruim, como se tivesse engolido um punhado de terra, pólvora e sangue, afirmando que esse seria o gosto de uma batalha.
Interessante são as colocações que o autor faz sobre os motivos para que esse conflito acontecesse. Do lado vietnamita, eles queriam apenas sua liberdade, já os americanos entraram numa guerra sem motivos nobres, eles, em alguns momentos, apenas estavam lá por orgulho em dizer que os EUA sempre terminam tudo que começam. Ele até comenta sobre a forma de diferenciar quais eram os inimigos, vietcongues (guerreiros comunistas), dos vietnamitas (população) com a seguinte citação dos soldados: “Diante de nós, quem corre é porque tem medo: é vici”, ou seja, primeiro se atira, depois se vai ver quem é.
Enfim, o livro possui uma magnífica história, uma linguagem simples e deliciosa de se ler acrescentado ao grande talento que Jose Hamilton Ribeiro tem para criar textos irreverentes e convidativos. Uma obra excelente.

Paola 29/12/2010

Resenha aqui:

Kaká 18/10/2012

infos sobre jornalismo; guerra; sistema americano;

relato do jornalista josé hamilton ribeiro sobre a guerra no vietnã. livro fantástico; circula entre o engraçadíssimo, dramático, assustador e absurdamente real.
muito além das tradicionais observações sobre uma guerra e um acampamento de soldados, josé hamilton registra curiosidades interessantíssimas sobre os bastidores do dia a dia de um sobrinho do Uncle San.
ao final, ou quase, o verdadeiro sabor de uma revolta.

Vanessa.Brizola 25/02/2016

Experiência de qualidade!
"Sentia na boca um gosto ruim, como se tivesse engolido um punhado de terra, pólvora e sangue - hoje eu sei, era o gosto da guerra".

José Hamilton Ribeiro narra em cento e poucas páginas como foram os dias que cobriu a guerra do Vietnã (e o tempo passado num hospital local, após ter a perna amputada por uma mina terrestre) num apanhado sincero sobre os aspectos da guerra, do governo norte-americano e do povo vietnamita. É um livro marcante, sensível, com personalidade.

Vem adicionar mais informações para os interessados nessa marcante guerra do século XX, com o diferencial da visão brasileira sobre esse período trágico. Ótima experiência de leitura!