Emília no País da Gramática

Resenhas - Emília no País da Gramática

1 | 2 | 3 | 4

Donatti 07/07/2022

Um país bem divertido...
assim como o próprio livro.
Apesar haver alguns termos antigos, que hoje levam outro nome, a leitura desta obra é uma agradável surpresa para quem quer entender a língua portuguesa de forma mais específica, sem desconsiderar a diversão e o entretenimento, e a ideia de Monteiro Lobato de criar um país em que os habitantes são os verbos, advérbios, substantivos etc. é genial e simples ao mesmo tempo.
A edição da Globo é sagaz ao trazer algumas notas que explicam as mudanças das nomenclaturas, fazendo com que a obra não se perca no tempo e não seja tão datada, fazendo com que ela seja uma leitura que pode ser apreciada até nos dias atuais. Recomendadíssimo para todos os professores, independentemente de suas áreas, e para alunos de diversas idades.
expressodoslivros9 07/07/2022minha estante
Eu li quando era criança e amei. ?

LariLeitão 28/07/2021

Livro de edição antiga
A forma de ensinar e contextualizar o uso da gramática é interessante.
Ponto fraco é a edição ser antiga e usar linguajar em desuso.

Melissa Abreu 21/12/2020

esse livro é legal, mas também contem varias coisas sobre a língua portuguesa (como o próprio nome do livro diz kaakk). Acho que isso acaba deixando a historia do livro cansativa. Mesmo assim, é uma ótima forma de aprendizado. Acabei relembrando de varias coisas/regras da gramatica que eu já havia esquecido com o passar dos anos. Gostei do jeito que a historia se desenrola.

Maria13717 09/06/2021

Só estou fazendo resenha por causa do desafio do Skoob ????????????????????????
Jú Toreta 09/06/2021minha estante
eu fzd as resenhas pelo msm motivo JAKDKAKDKA

zirtulia 09/06/2021minha estante
que desafio amg????????

Maria13717 09/06/2021minha estante
@jujulia vai na medalhinha da tela inicial

zirtulia 09/06/2021minha estante
aaaata obgg??

Maria13717 09/06/2021minha estante
De nada

Cantinho1 22/01/2021

Resenha
O país da Gramática, cenário onde se passa a aventura das crianças do Sítio do Pica Pau Amarelo, onde são levados pelo sábio rinoceronte Quindim. São incentivados a ir ao país pela querida boneca Emília, onde irão conhecer, de tudo um pouco, sobre a nossa Gramática.
Chegando lá, eles irão encontrar-se com sons, palavras, visitam e conhecem bairros onde habitam as palavras, os Verbos, Adjetivos e outras classes de palavras.
É um livro voltado ao público infantil, que tem como objetivo ensinar regras e classificações gramaticais de modo mais agradável, com certo humor, com diálogos fáceis, explicações e, até mesmo com histórias sobre a nossa língua, cheio de curiosidades, comentários ao longo das mudanças da língua.
Bastante interessante, comecei a ler por indicação do meu tio, e como estou estudando para concursos e Enem me ajudou bastante a fixar algumas coisas da gramática, principalmente algumas coisas que vemos no ensino fundamental, ajuda bastante a relembrar.

site: @lendocomababii

diego 25/10/2011

literalmente um passeio não só pelo país da gramática mas da língua como um todo. Sem aquelas 1000 regras e suas 500 exceções, Monteiro Lobato interpreta a gramática da língua portuguesa de forma leve e descontraída desvendando através dos personagens que frequentam o sítio da Dona Benta, a sintaxe, morfologia e semântica da língua portuguesa, suas origens e seu funcionamento com noções extremamente pertinentes, por exemplo a definição de adjetivo (uma dica do professor Monteiro Lobato para o vestibular!!) dada por Quindim " os Adjetivos, coitados, não têm pernas; só podem movimentar-se atrelados aos substantivos... Nesse momento os meninos viram o nome Homem, que saía de uma casa puxando um Adjetivo pela coleira", definição mais simples para um adjetivo não consigo imaginar. A interpretação de Monteiro Lobato vai além das definições dadas pelas falas dos personagens, todo o cenário e as próprias características físicas e mentais dos personagens transmitem noções concretas da língua, seja o fluxo de palavras nas cidades caracterizando a vivacidade da língua, sua dinâmica, seja a brincadeira da Emília, Pedrinho e Narizinho de "podar" a raiz das palavras e "enxertar" sufixos e prefixos para formar novas palavras, ou mesmo Emília abrindo a caixa dos pontos de interrogação e afirmando que os conhece muito bem pois são mexeriqueiros e curiosíssimos levando o leitor a inferir função do ponto através do conhecimento do caráter da personagem.
É não só uma boa literatura, que proporciona ao leitor o prazer peculiar das palavras, mas uma fonte de conhecimento prático riquíssima que merece atenção(em especial de professores) podendo ser aproveitada de diferentes maneiras tanto na sala de aula quanto para nosso próprio conhecimento!!

Mari 23/02/2023

É uma maneira bem divertida de se aprender a gramática. Aprendemos várias regras e usos com os personagens. Eu dei várias risadas com algumas falas de Emília, é uma leitura leve.

Carol Benazzato 24/06/2009

Com certeza foi o livro que mais marcou minha infância. Li-o com 6 ou 7 anos, e meu pai sempre estava pronto para me ajudar à fazê-lo quando encontrava dificuldades. Foi graças ao Monteiro Lobato, em especial à esse livro, que minha paixão por letras começou. Sem dúvidas, um livro para presentar e agradar pessoas de qualquer faixa etária.

Gabimf2 05/05/2020

Gramática simplificada
Monteiro Lobato me ajudou a entender um pouquinho mais de gramática - e teria aprendido mais se estivesse fazendo anotações.
Mesmo com as atrapalhadas da turminha do sítio e as chatices de Emília vale a pena a leitura, principalmente se você quiser crescer um pouco em conhecimento gramatical.
Nota-se que o autor tinha uma mente incrível ao fazer algumas exemplificações, que só podem ser fruto de uma imaginação aguçada, e se encaixam perfeitamente ao conteúdo. Me trouxeram, em alguns trechos, clareza que nunca tive antes.
Talvez eu leia novamente - desta vez, anotando os conceitos.

Priscila.Colucci 19/10/2023

Nostálgico.
Ler o Sítio do Pica-Pau Amarelo é como revisitar a infância. Emília No País da Gramática me levou de volta à sala de aula do Ensino Fundamental, onde não guardo boas lembranças, mas pude relembrar o que não aprendi ou esqueci. Foi uma experiência prazerosa recordar coisas já esquecidas. Quando somos crianças, não percebemos as mensagens indiretas; tudo é engraçado, divertido e inocente, por isso não notamos o eugenismo e o racismo do autor. Não o julgo! Seria anacrônico, mas também não ignoro o racismo presente nas obras de Monteiro Lobato.
Devemos ler com uma visão crítica e extrair o que há de melhor em suas obras.
Maminiuski 19/10/2023minha estante
Top

Mariana 13/07/2014

Resenha Emília no País da Gramática
Eu achei esse livro regular. Mas por favor não me matem!!

Eu tenho dificuldade em ler os livros do Monteiro. Pra você ter uma ideia esse livro era para uma prova que aconteceu faz dois anos. E eu acabei ele essa semana!!! Mas tenho minhas justificativas.

A história acontece em 3ª pessoa, mas a narrativa não me atraiu. A história em si não me atraiu. Não é o tipo de livro que costumo ler.

Esse livro ensina MUITA COISA em relação com a gramática, o que me ajudou imensamente. Mas algumas explicações não ficaram muito claras para mim, e quando eu queria fazer alguma anotação sobre algo que não aprendi ficava mais difícil, pois ele utiliza palavras que não podem ser usadas em uma prova por exemplo (e consequentemente como eu não conhecia o conteúdo, não conseguia encontrar a palavra ideal ).

Foi bom terem colocado as correções de acordo com a nova ortografia, isso ajudou a termos uma ideia de como a nossa língua vem mudando através do tempo.

O livro é cheio de ilustrações, exemplos, entre outras coisas para facilitar o aprendizado. Apesar de eu não ter gostado tanto assim do livro, recomendo caso você queira saber um pouco mais sobre a nossa língua ou precisa estudar para alguma prova.

Entre os temas falados no livro listei alguns: Som oral e nasal, acentuação, etimologia, gírias, nomes próprios e comuns, substantivos, adjetivos, pronomes, verbos, advérbios, preposições, conjunções, interjeições, sintaxe, orações, frases e períodos, entre outros.

O livro também traz curiosidades muito interessantes. Você sabia que a maior palavra da língua portuguesa é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico?

site: http://okaymari.blogspot.com.br/

Mirella :) 27/08/2023

Legal!
Eu recomendo só não gostei muito porque é sobre a língua portuguesa, e eu não gosto muito dessa matéria...

Testemunha de Kindle 30/08/2023

Ótima forma de aprender
Um livro que vale por muitas aulas, nos ensina e nos relembra de uma forma simples, leve e divertida.

Manu 07/04/2018

A mais divertida das aulas de português
Só fui saber deste livro ao ler "Preconceito Linguístico", ano passado, e lamentei não ter sabido dele antes, pois foi a melhor aula de gramática que tive esse tempo todo. Como o livro foi escrito em 1934, muitas das regras ensinadas nele já não valem mais (por isso, recomendo que leiam esta edição, que é a mais recente e vem com vários comentários atualizados sobre a última reforma ortográfica), mas é interessantíssimo ver como a reforma de 1911, adotada aqui no Brasil somente em 1931, transformou nossa língua tão drasticamente! Um ponto bastante frisado pelo autor foi a constante evolução da língua portuguesa graças ao povo falante, e que ela se torna cada vez mais simples em suas regras (embora não nas nomenclaturas...) para aproximar todos os seus falantes. Para quem trabalha com a língua, como eu, considero essa leitura uma diversão didática.
Lorenix 09/03/2019minha estante
Tbm descobri graças ao Marcos Bagno! Acabei realizando além desta, uma outra leitura "indicada" no livro Preconceito Linguístico: Porque (não) ensinar gramática na escola, do Sírio Possenti

EvaíOliveira 16/02/2020

Nesse livro, Lobato ensina a gramática da nossa Língua Portuguesa de uma forma prática e dinâmica, personificando as palavras e as organizando em cidades, bairros, enfim.
Muito bom.

1 | 2 | 3 | 4