Doce Vampiro Flynn Meaney

Resenhas - Doce Vampiro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Luci Eclipsada 23/06/2011

Hilário
Com a recente onda dos vampiros que voltaram a “assombrar” a literatura nos últimos tempos, ficou praticamente impossível não vermos inúmeras publicações que tratem do assunto de formas variadas, assim, o leitor ávido pela literatura “vampiresca” tem um leque de possibilidades ou visões diferentes para o mesmo mito que, querendo ou não, nunca se esgotará justamente pela facilidade com que esses chamados “seres das trevas” podem ser reciclados para acompanharem os avanços no meio literário.
Mas, o que o mundo da literatura não contava, ainda, era com uma reinvenção do mito do vampiro pelo falso mito. A primeira vista pode parecer confuso, todavia, com a crescente popularidade do vampiro e com o fato da obsessão de muitas garotas por esse ser soturno e melancólico, os meninos ficaram a margem do coração das meninas, afinal, quem em sã consciência trocaria um ser tão misterioso, cheio de sensualidade e imortal por um garoto comum, cheio de defeitos e muitas vezes desajeitado?
Assim, partindo dessa perspectiva de que vampiros sempre tem um lugar cativo no coração das garotas, em Doce Vampiro (Flynn Meaney - 248 páginas - Verus Editora) nos é apresentado a história de Finbar Frame, um típico adolescente de 16 ano que, definitivamente, sempre foi ignorado pelas garotas por não ser nenhum símbolo de virilidade e, muito menos, ter tato para conquistar o sexo oposto, desse modo, logo quando ele percebe que as meninas gostam mesmo é de vampiros ele decide se “transformar” em um pegando o que há de melhor em si mesmo e aperfeiçoando para que todos pensem que ele realmente é um “chupador de sangue” dos mais viris que existem. No entanto, o que Finbar não imaginava é que pior do que ser um vampiro de verdade é fingir ser um, afinal, para toda sua família,_ o que inclui uma mãe com mania de limpeza, um pai desligado e um irmão gêmeo hiperativo,_ ele parece apenas um garoto perdido enquanto que para as demais pessoas ele aparenta ser um tanto estranho. Todavia, há uma mudança na vida de Finbar e o que parece ser impossível, ou seja, aparentar que realmente é um vampiro, começa a não ser tão improvável assim, entretanto, sustentar essa falsa verdade pode se tornar ainda mais complicado quando há a necessidade de se autoafirmar e de conquistar o coração da garota mais descolada da escola.
Dessa maneira, Doce Vampiro, além de trazer inúmeras referências da cultura pop e hilariantes situações onde podemos acompanhar a trajetória do esperto, porém desajeitado protagonista (Finbar Frame), também trata da questão de nos aceitarmos como verdadeiramente somos sem medo do que poderão pensar a nosso respeito e sem a necessidade de usarmos máscaras, pois mais importante do que o juízo de valor emitido pelas pessoas é o que cada um pensa de si mesmo.
Vanessa Vieira 08/01/2011minha estante
Parabéns pela resenha Lucy! Doce Vampiro parece ser ótimo e hilariante mesmo! Pretendo muito em breve adquiri-lo. Beijos!

Luci Eclipsada 11/02/2011minha estante
Obrigada pelo elogio e pode adquirir este livro sem medo porque ele é muito bacana mesmo.

D/\RK 02/11/2023

Ideia boa com críticas pesadas e erradas.
O protagonista só quer saber de arrumar uma namorada para dar uns amassos e tr@n$@?. Quando consegue confiança ao fingir ser alguém - e algo - aparentemente descolado, de acordo com a opinião pública, acaba se tornando só mais um entre a multidão.

Pode ser exagero da minha parte - mesmo achando que não -, mas, acredito ter notado alguns comentários críticos demais e/ou preconceituosos na narrativa. Comentários perjorativos em relação a possíveis pessoas LGBT+ e uma espécie de toque debochado ao sistema de ensino público. Isso afetou demais minha classificação desse livro.

Fora isso, gostei do formato do livro, o tema, a ideia. Até o tamanho do livro me agradou para segurá-lo.
Tirando os objetivos infantis do protagonista, que ainda estão de acordo com a idade do mesmo, há uma fluidez na leitura. Uma curiosidade em saber como as pessoas reagirão à possibilidade dele ser o que faz parecer.

Fiquei o tempo todo esperando - e torcendo ??- que uma vampira de verdade (na história) aparecesse, ao ouvir boatos sobre ele, e acabassem se gostando. Acredito que isso teria sido genial.

"A única coisa melhor do que uma menina que lê livros é uma menina que lê o mesmo livro duas vezes. Uma releitora."
(Págs. 103)

Nyck 07/02/2022

Outro livro perfeito para sair da ressaca literária que faz querer acabar o livro em uma hora, não consegui largar até terminar.

julia 12/01/2011

achei divertido
é um livro muito divertido.amei finbar frame.ele é um garoto fora dos padroes normais.ele é alto demais,branco demais.pra completar é timido.
ele tem um irmao gemeo que é tudo o que ele gostaria de ser:bonito,musculoso,estilo atleta e o principal cheio de garotas correndo atras dele.finbar sente-se resentido,nao do irmao mas de sua condição de um rapaz que nao tem uma namorada,alguem em que as meninas não prestam atençao.
bom com toda a onda de vampiros no cinema e principalmente nos livros finbar observa que todas as garotas senten-se atraidas pelos vampiros,que suspiram por eles entao quando uma garota insinua que sabe do seu segredo,quando ele observa que uma das capas de um livro tem um rapaz muito parecido com ele e é vampiro..ele tem a ideia de passar-se por vampiro para enfim conseguir ter a atençao das meninas e ter uma namorada.
tudo conspira a seu favor já que ele irá ingressar em uma nova escola onde nao há ninguem conhecido dele.
a trama é bem leve,humorada.o boato de que ele é um vampiro acaba se espalhando entre as garotas e ele parece obter o que deseja.pela primeira vez ele é notado.pela primeira vez meninas falam com ele e pela primeira vez ele consegue ser diferente do que ele era.
o final é fofo,realmente gostei.finbar consegue se meter em algumas confusões engraçadas,aliais algumas de suas atitudes são engraçadas.dei boas risadas com o livro principalmente perto do final.
P.S:o começo do livro é um pouco parado mas depois engrena e prende a atenção.achei legal a maneira confusa de pensar do personagem,ele é fofo.

Carol Rodrigues 06/01/2011

Doce Vampiro
Finn é um garoto alto, com um metro e oitenta, - provavelmente eu me sentiria uma anã do seu lado com meu um metro e quarenta e nove. Sem exagero. - e olhos intensamente azuis, que particularmente, em minha visão, conquistaria qualquer uma. Mas não era bem assim. Pelo contrário, ele nunca nem se quer beijado. Todas as garotas pareciam afastar-se dele, ou não obter nenhum interesse aparente pelo garoto que sentia-se cada vez mais retraído. Após ele descobrir tragicamente que é alergico ao sol indo a praia com seus pais - que são totalmente hilários! Poderia ser inventada uma história de comédia romântica sobre eles, sério! Haha - ele vai pegar o metrô de volta para casa, quando encontra uma garota lendo um livro. Entretanto, não era um livro qualquer. Era um livro que, ao decorrer da história, ele percebeu várias outras lendo o mesmo, que estava visivelmente em fama.
Apesar de todos "poréns", Finn sempre mantém seu humor engraçado, o que sempre dá um clima agradável pra história. Talvez isso foi o que eu mais gostei. Sua família toda era maluca, mas era impossível não dar uma boa risada durante o livro inteiro. Ele podia fazer da situação trágica e humilhante, em divertida.
(...)
Juliana (: 12/02/2012minha estante
O Finn é realmente muito engraçado, e a narrativa é divertidíssima! Adorei, exceto pelo romance. Não gostei do par (?) do Finn no final.

Jully 09/04/2014

Hilário!!
Nunca dei tanta risada! Doce Vampiro realmente me deixou alegre, a cada frase eu me segurava para não rir alto dentro do ônibus.

E o que dizer do Finbar?? É o não-vampiro mais fofo do planeta! Os personagens são bem cativantes, nao teve um que eu não gostasse, até dos "maus" eu gostava. Uma história leve e divertida, mas que te prende do começo ao fim. Doce Vampiro foi merecedor das minhas 5 estrelas, com certeza!!
Bela 18/11/2015minha estante
Realmente Jully esse livro é hilário! dei altas risadas e sem falar que nem senti o tempo passar! Assim como você dei 5 estrelas merecidamente!!

Lu Reis 15/02/2024

Um romance adolescente, bem inocente e fofo que nos faz perceber o quanto julgamos pelas aparências.

Ynnah 13/01/2011

Aaawn achei esse livro muito legal e engraçado!
O Finbar é um garoto de 16 anos que se muda pra uma outra cidade e vai pra uma escola nova, onde ele quer dar impressão de ser sombrio, uma coisa diferente do que ele é, pq bagunçavam com ele na outra escola e ele não queria mais isso. Queria ser misterioso e pra isso ele resolve fingir ser um vampiro, que ele acha que vai atrair garotas também.
Eu ria ria dele e do Luke (irmão gêmeo dele), eles são uma dimais!
O Luke é mais animadinho, mais engraçado e tem problemas de concentração, o menino ao para quieto, é um danado mas muito legal ele! queria ter um irmão que nem o Luke ihaiha
Nessa de fingir ser vampiro ele entra em situações hilárias!
ai adorei o livro!
Pensei que o final ia ser de um jeito mas acabou sendo de outro, e agora vendo acho que ficou é bom assim!
E achei o livro muito atual! Tem várias coisas/citações como True blood, o Chris Brown, Twilight, House of Night, The Hills, até HSM! que deixam o livro mais engraçado ainda! Li em inglês então não sei se tem as mesmas citações ou se mudaram, sei lá. mas é muito bom!
enfim recomendo!
x

Kaori 10/10/2021

Envolvente
Confesso que comprei este livro por impulso, esperando uma decepção tendo em vista que livros de vampiros são difíceis de me agradar. Depois de muito procrastinar resolvi dar uma chance e tive apenas um arrependimento que foi não ter o lido o quanto antes.
Doce vampiro é muito diferente do que imaginava, uma leitura leve mas envolvente e completamente engraçada que faz o leitor não querer parar de ler e ao mesmo tempo querer parar para que não acabe tão rápido ?.
Finbar é tão azarado, atrapalhado e engraçado que me identifiquei totalmente com ele, a mãe dele é hilária e em vários momentos me fez enxergar minha própria mãe com sua preocupação exagerada em algumas coisas.
A transformação do Finn é incrivelmente genial ?
Enfim, Doce vampiro é um livro que não só me surpreendeu mas que se tornou um dos meus favoritos!

Ulima.Rodrigues 21/06/2020

Divertido e inteligente
Finbar se tornou o melhor (e talvez o meu favorito) personagem "sombrio" que eu já li. As referências vampirescas e literárias me fascinaram, e o autor foi bem inteligente na abordagem durante o decorrer da história. Esse livro é maravilhoso!

AndyinhA 21/02/2011

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Finbar é daqueles personagens meio camaleão. No inicio fica lá meio triste, sem saber o que fazer da vida, pensando em como conseguir namoradas ou apenas fazer com que elas olhem para ele. Aí com um estalo ele decide que não pode ficar parado e precisa tomar uma atitude e quando toma, puff, a confusão começa.

Têm umas partes hilárias, uma delas é quando fala de uma convenção de Crepúsculo e toda a situação ‘team Edward’ ou ‘team Jacob’ que rola por lá e como ele tenta se safar disso. Mas a autora transformou o cara num rapaz culto, muitos livros são citados na história. Alguns clássicos como o Drácula de Bram Stocker e outros menos conhecidos do público.

Mais em: http://www.monpetitpoison.com/2011/02/poison-books-doce-vampiro-flynn-meaney.html

Elô 04/02/2013

Muito Bom.
''Cansado de ser ignorado pelas garotas Finbar Frame, de 16 anos, decide virar um "vampiro" ou pelo menos quase isso, e assim conseguir atrair a ala feminina para as suas graças de caçador.''

O livro é suuper engraçado, abrange dramas adolescentes e lição de moral mas de uma forma leve e divertida. Muitoo Bom. Recomendo.
Obs.: Amei a mãe, ela totalmente paranoica, o que faz ela ser hilaria.

Pra quem quiser ler um pequeno trecho ( talvez nao tão pequeno assim :s )
— Ei, Finn! Você tem que ir lá embaixo conferir a nova TV. Essa tela de alta definição é demais. Dá para ver o suor no...
— Paul! — gritou minha mãe, ofendida.
— O quê?
Meu pai ficou um pouco assustado. Todos nós morríamos de medo da minha mãe.
— Você não perguntou ao Finbar sobre o encontro!
— Ah, desculpe — meu pai respondeu. — Finn, como foi o encontro?
— Paul! Não pergunte a ele sobre o encontro! — ela interrompeu.Em seguida avançou na direção do meu pai e falou baixinho, mas não o suficiente:
— As coisas não correram bem.
— Finbar — aconselhou meu pai com as mãos na cintura, bloqueando a entrada do quarto —, você nunca vai entender as mulheres.
— Não fale essas coisas para ele! — censurou minha mãe, atrás dele. — Você me entende.

Taci 04/01/2013

Primeiro vou apresentando pra vocês Finbar Frame, de 16 anos, todo desajeitado, magro, alto, pálido e alérgico ao sol. Mas ele tem muitas qualidades também, só que vocês irão descobrir lendo o livro. Bem, esse livro é bem divertido, e tem uns ensinamentos legais para jovens. No inicio, eu não estava muito empolgada com ele, mas que foi me conquistando aos pouquinhos e está aí um livro bom.
Finbar ele meio que sofre Bullyng na escola, ele não é aceito por seus colegas e as garotas não tem interesse nenhum nele. Quando sua família muda de cidade, a vida de Fin começa a mudar. Quando ele estava na praia, descobre que tem alergia ao sol, e voltando do hospital, ele se encontra com uma garota no trem, que lhe acha parecidíssimo com vampiro. Como ele queria ser aceito na nova escola, ele pesquisou tudo que pode sobre vampiros, e percebeu que tinha algumas coisas em comum. Ele teve que praticar muitas coisas, como o olhar 43, rsrs, eu não posso deixar de rir ao lembrar essas cenas, eram bem engraçadas. Os pais de Fin são bem legais, sua mãe compulssiva-obssessiva por limpeza, a história que eles contam sempre de como se conheceram, eles fazem o livro ser bem divertido.
Em sua nova escola, de primeira Fin conhece Jenny, apaixonada por vampiros, e que com ela decide realizar seu plano de espalhar que é vampiro e eles acabam se tornando amigos. No livro há outras cenas que as pessoas começam a acreditar que ele é de verdade um vampiro, só que ele não imaginava que essa história se tornaria complicada.
Começa a ficar complicado, quando ele conhece Kate, com quem almoça sempre e consegue agir do jeito que ele é fazendo assim com que ela se apaixona por ele. Não posso esquecer-me de falar aqui de Luke, o gêmeo de Fin, Lindo, alto, forte e jogador de futebol, que faz o maior sucesso com as garotas. E que também finge ser lobisomem para conquistar uma garota.
O livro trata de um jeito divertido o assunto, voltado para jovens que só querem ser aceitos. Às vezes fazemos coisas nada haver – como ser um vampiro- ou fingir ser alguém que não somos para agradar aos outros.
O livro é bom, de verdade. É divertidíssimo, e tenho certeza que vai te conquistar. Super-recomendo (:

Celly 26/01/2011

Muito bom.
Esse livro conseguiu falar dos livros sobre vampiro sem ofender e sem ser caricato demais.
É muito engraçado e trata de vários assuntos reais como o bullying.
E gostei muito da escrita tbm.
Enfim, recomendadíssimo!!!!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5