Annie

Annie's song Catherine Anderson

Resenhas - Annie's song

Náthaly 20/03/2024

Um amor tão bonito assim, existe somente em livros :(
Foi extremamente doce ler esse livro. É um livro que te faz realmente viajar pelo amor entre esses dois personagens. Todas as dificuldades que a Annie passou são muito angustiantes, mas as futuras construções de seus afetos e felicidades compesa o leitor que sofre juntamente com a personagem. É uma história de amor de aquecer o coração.

anelima.arl0 19/10/2023

Pontos gritantes que foram difíceis de engolir...
Antes de iniciar a resenha me pergunto se minha opinião é resultado de não estar na vibe do livro ou se de fato o livro é mediano, por esses motivos vou destacar algumas coisas que, para mim, foram os motivos de não ter curtido a leitura como deveria.

Em resumo temos Annie uma moça que adquiriu surdez por meio de uma infecção no ouvidos quando ainda era criança, mas que pela ignorância da época seus pais pensam que na verdade ela adquiriu algum tipo de loucura, deficiência mental, etc. Todos acreditam que é uma "idiota" nas próprias palavras dos pais e moradores que utilizam o termo para referir-se a ela.

Annie é tratada com desdém e maltratada pelos pais que acreditam que se ela não for punida seus comportamentos ultrapassaram o ponto e eles teriam que interná-la em um manicômio. A garota é negligenciada de todas as formas e seu único meio de diversão é seus passeios pelo bosque que fica próximo a sua casa, é em um desses momentos que Annie é cruelmente violentada por um dos rapaz cruéis da vila, mesmo que todas as pessoas já tivesse sido cruéis com Annie nunca havia ocorrido nada do tipo com ela.

Após isso, Annie fica traumatizada, mas por não entender o que de fato aconteceu tenta ao máximo prosseguir com a vida. Ela não sabe nada sobre essas questões, seus pais por acharem que ela era "idiota" nunca explicaram nada sobre.

É nesse cenário de abuso que surge Alex, irmão mais velho do abusador de Annie, e alguém que sente responsável pelo acontecido. Ela têm medo dela, pois eles são extremamente parecido, após saber do ocorrido com Annie, Alex expulsa o irmão de casa e vai tentar dar o máximo de auxílio aos pais de Annie e a ela. Os pais agradecem, mas dizem que não querem nenhum tipo de escândalo, pois o pai da menina concorre ao cargo de juiz do povoado e com o escândalo seria certo que as pessoas não veriam a família com bons olhos.

Alex acha estranho e concorda desde que os pais de Annie avisem caso precisem de algo. Passam alguns meses e a desgraça aumenta quando a mãe de Annie nota que a menina está grávida. Depois de todo um fuzuê, Alex decide que o melhor a fazer é casar-se com Annie e quando o bebê nascer ele fica com a criança e se separa dela para ela possa voltar para os pais. Isso mesmo: SIMPLES ASSIM!

A mãe de Annie é uma mulher muito rígida e apesar de ser contra o casamento concorda desde que Alex prometa que seguirá com sendo rígido com Annie. Enfim, os dois se casam sem Annie fazer ideia do que está acontecendo e logo depois ainda é enganada a entrar na carruagem pela mãe. Pense na situação: entrar e ser presa na carruagem junto com um homem que parece o gêmeo de seu estuprador.

Até esse ponto do livro eu estava bem revoltada, mas continuei lendo, pois algumas resenhas tinham sido bem positivas. Mas tenho que dizer alguns pontos do livro foram bem problemáticos e difíceis de engolir mesmo se você usar a desculpa de que a ignorância regia a forma como a época lidava com pessoas com deficiência.

A escrita em si, além dos problemas que vou citar, é massante, foram trechos e trechos de uma narrativa cansativa em que os personagens eram ignorantes e chatos. Tinham muitas páginas que não desenvolviam o enredo em nada, tanto que me deu a impressão de que depois a autora correu tanto para resolver o romance de Alex e Annie que deixou fato por cima de fato.

Temos Annie que é muito inocente e um monte de pessoas ignorantes sendo irresponsáveis com ela, inclusive Alex diversas vezes me deixou desconfortável, o fato de Annie ser vista como "idiota" faz com que as pessoas a infantilizem, então ver Alex que sabe que ela foi estuprada ressaltando que ela tinha um corpo desenvolvido foi estranho.

Annie é uma mulher adulta biologicamente falando, isso é óbvio a autora não precisava ressaltar isso, principalmente pela perspectiva de Alex que mal tinha interagido com ela, trazer esse tom sexual foi incomodo.

Acho inclusive que a autora devia ter sido mais sutil em desenvolver o romance entre os dois, deixar acontecer sem Alex ficar toda hora notando que Annie era de fato uma mulher adulta.

Outro ponto patético foi Alex em algumas vezes dizer que não queria ficar perto de Annie por ter medo de de não se controlar, tipo? Sem noção novamente a autora falar disso na perspectiva do dito mocinho, Aniie foi estuprada há muito ovos no caminho e trazer essa coisa de incontrolável com Alex não me agradou.

Outro ponto foi quando eles compreenderam que Annie era somente surda e conseguiram comunicar-se com ela, eles diversas vezes optaram por deixar ela na ignorância de fatos. Tipo, até certo ponto do livro Annie mesmo já tendo tido relações concessuais com Alex não entedia que era ra assim se gereva os bebês e que seu filho era resultado do estrupo que sofreu.

Tiveram muitas outras coisa, mas sinto que já dei uns poucos spoilers e não quero sinalizar, pois eu acho que muitos leitores gostariam de iniciar sabendo desses fatos, inclusive acho que se eu soubesse teria adiado ou desistido da leitura porque eu havia adiado ler esse livro porque pensei que seria triste ou extremamente dramático e apesar de terem pontos bem revoltantes não classificaria ele assim. Dá para ler de boa sem ter medo de fim trágicos.

Dito isto, tiveram coisa fofas também Annie é realmente cativante e algumas trocas entre e Alex foram bem fofas, mas acho que autora perdeu o momento de fazer rolar.

Enfim, razoável, mas entendo o apelo dos que gostaram, não sei se lerei mais algo da autora. Essa foi a minha resenha mais longa, acho, sorry :)

Bre 18/07/2021

Chorei horrores
Primeiro eu li uma adaptação da história e fiquei encantada do início ao fim, depois fui procurar a versão original e me apaixonei ainda mais
Duda 29/07/2022minha estante
Oii, qual foi a adaptação que vc leu?

LuaTeresa 26/04/2023minha estante
Também quero saber a adaptação

Mari 13/11/2017

Vale muito a pena ser lido
Nascida em 1947, Catherine Anderson é autora de inúmeros romances, cujos títulos sempre apareceram entre os Best Sellers estrangeiros. Infelizmente, é também uma autora ainda não conhecida pelos brasileiros, por não ter uma obra traduzida para o português.

Anne era conhecida como a "idiota" da cidade. Filha do Juíz, ainda criança havia sido acometida por uma febre muito forte e a partir daí seu comportamento começou a mudar. Os pais, procurando proteger a ela e a si, optaram por afastá-la do convívio social após uma situação considerada desconcertante por toda a cidade.

Apesar de todos os pesares e de sentir-se muito solitária, Anne encontrava felicidade no convívio com a natureza.. Agora Anne era uma moça em idade de casar, considerada por todos com idade mental de 06 anos, e que corria livre pela proximidade da região da cachoeira. Cientes de sua "deficiência mental", todos os homens a deixavam em paz... Todos, exceto um.

Alex Motgomery é um homem de caráter. Ele se culpa pela morte dos pais e devido a isso vendou os olhos para cada um dos erros e maldades do irmão... Isso até ele descobrir que Douglas Montgomery havia estuprado a "retardada" da cidade. Após expulsar o irmão de casa, mesmo sabendo que não há nada que possa apagar o trauma vivido pela moça, ele tenta fazer o que considera mais honrado, principalmente ao descobrir que a "pobre moça" engravidou. E é então que a história realmente começa, envolvendo o leitor a cada linha!

Após o casamento, Alex começa a desenvolver sentimentos por sua esposa e luta desesperadamente contra eles. Considerava-os profanos, pois ele acredita que ela tem a capacidade cognitiva de uma criança de 06 anos. Através da convivência, entretanto, ele vai sendo surpreendido pelo comportamento de Anne e começa a questionar tudo que antes tomava como certo.

"Tinha ouvido muitas vezes a frase “me partiu o coração”. Ele também tinha usado esta expressão com frequência ao longo de sua vida, mas até então estas palavras não tinham significado algum para ele, até aquele momento.
(...) Annie Trimble, a idiota do povoado, não era uma idiota. Era surda. Surda como uma parede. E ele, que Deus o perdoasse, tinha sido completamente cego."

O livro apresenta tantas facetas... O preconceito de uma sociedade ainda pouco esclarecida, medo que fala mais alto do que a razão, resiliência, solidão, aprendizado, superação e muito mais.

Uma história comovente, que apresenta a perfeição do amor apesar de todas as falhas humanas, em um mundo para lá de imperfeito. Anne é uma personagem extremamente forte, e que tem muito a ensinar para o leitor.

Anne's Song (A canção de Anne) possui versões em inglês e espanhol. É uma obra envolvente, marcante e profunda. Recomendo para todos que têm a possibilidade de adquirir a obra em tais línguas e torço para que uma editora brasileira resolva logo publicá-lo.

site: http://www.conchegodasletras.com.br/2017/10/leituras-da-mari-annes-song-cancao-de.html

Conchego das Letras 18/10/2017

Resenha Completa

Leit. Femininas 28/01/2014

Im-per-dí-vel
Espetacular! Eu não conhecia essa autora americana, embora ela já escreva há bastante tempo e tenha vários livros publicados, que também já estão em minha lista para ler depois desse. O que dizer da delicadeza da história e da emoção que temos ao conhecer dois personagens tão vivos e tocantes? Chorei várias vezes, emocionada com a história. Mas Catherine Anderson não construiu uma história sentimental, ela é mais algo como a própria vida: esforço e superação. Nem tudo é como desejamos, mas podemos fazer aquilo que está ao nosso alcance e construir nossa felicidade. Foi um livro que me deixou de ressaca literária após ler, tornando até difícil ler outro logo depois. Im-per-dí-vel! Acho que preciso arranjar uma cotação seis estrelas nesse caso…

site: http://leiturasfemininas.wordpress.com/2014/01/28/catherine-anderson-a-cancao-de-annie/
Tudinha's 20/04/2014minha estante
Eu amei esse livro tbm!! Diferente de todos os outros que lu. Muito tocante, intenso e apaixonante. Quero ler todos os livros dela! Escreve incrivelmente!!!