A Sociedade do Anel

A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Sociedade do Anel

Biggie 04/04/2024

Leitura maravilhosa
É uma leitura muito gostosa, agradável e que não te cansa. O mundo de O senhor é dos anéis é muito vasto, diverso, e o livro descreve muito bem isso.
Neste livro acompanhamos a história de Frodo Bolseiro, sobrinho de Bilbo Bolseiro, personagem principal do livro O Hobbit.
Bilbo desaparece de repente, após sua festa de aniversário, deixando o anel com Frodo. Tempos depois é sabido por Gandalf, o Cinzento, que as forças do mal despertaram e a cada dia que passa se tornam mais fortes. Esse poder sombrio está à procura do Um anel que está com Frodo. Agora ele tem como missão levar o anel até Valfenda , por um caminho cheio de aventuras e perigos, com inimigos mortais no seu encalço. Felizmente ele não está sozinho, pois tem como companhia seu fiel servo Sam Gamgee e Peregrin Took, mais conhecido como Pippin. Eles viverão muitas aventuras incríveis e conhecerão criaturas e lugares nunca antes imaginados por eles.
Recomendo muito a leitura.

Wbecca 03/04/2024

Eu assisti os filmes antes de ler os livros
Mas que livro bom, gostei muito dos filmes então botei muita expectativa no livro e ele cumpriu até mais do esperava

Mas se você não tem muita paciência pra ler livros de aventura não te recomendaria ler

BetoJbs 03/04/2024

Simplesmente um dos meus livros favoritos a qual eu já devia uma sinopse, é impossível pensar em fantasia e um mundo repleto de detalhes, e construído de uma maneira impecável sem pensar na Sociedade do Anel.
Claramente ele chega a exigir do leitor um pouco mais de capacidade de entender e ser paciente. O livro é muito interessante para pessoas com imaginação fértil, mesmo com termos e uma língua própria com a capacidade de imaginar do leitor, o livro se transforma em um sonho feito de papel.

Ingrid223 03/04/2024

Leitura difícil, porém boa
Achei a leitura difícil, mas estou gostando muito do universo, então continuarei lendo pois quero saber o desfecho da história.

Daniel.Oliveira 03/04/2024

Perfeito
Demorei bastante para começar a ler o livro, mesmo sendo minha história fantástica favorita; e a experiência foi maravilhosa, o filme é uma obra-prima, o livro é simplesmente indescritível, vale cada página.

Dorigu3tto 03/04/2024

Meu Primeiro Grande Contato Com Obras de Fantasia
O universo de "O Senhor dos Anéis", seja na forma de livro, filme, jogos ou qualquer outra mídia, sempre despertou em mim um interesse imenso. Eu sempre tentei me envolver com esse mundo, mas frequentemente me via desistindo, sentindo que "não estava preparado". Percebia que faltava um ponto de partida fundamental, algo que me permitisse mergulhar confortavelmente no universo de Tolkien e apreciá-lo plenamente. Por isso, decidi começar minha jornada pelos livros.

Essa escolha se mostrou a melhor que eu poderia ter feito ( apesar de que, com o tempo, percebi que era melhor ter começado pelo "O Hobbit", mas enfim, nada que faça muita diferença). Afinal, tudo o que conhecemos hoje de "O Senhor dos Anéis" é baseado nos livros. A obra-prima de Tolkien nos presenteia com uma narrativa densa, um mundo rico e detalhado que instiga um genuíno sentimento de descoberta. É como se um novo mundo se desdobrasse diante de nossos olhos, convidando-nos a vivenciar as aventuras de Frodo por diferentes partes da vasta Terra-Média.

Muitos argumentam que é difícil ler essa obra por diversos motivos, e em parte eu concordo. No entanto, pessoalmente, não sou versado em uma linguagem rebuscada; sou um apreciador do português simples. Acredito firmemente que até mesmo um leitor comum poderia se envolver com essa narrativa sem dificuldades. Não sei se é mérito da edição da HarperCollins que estou lendo, mas realmente não vejo razão para se intimidar com esse aspecto. Vale a pena arriscar! No entanto, se há algo que ajuda a apreciar plenamente esse livro, é ter um mínimo de familiaridade com o jargão nerd. Orcs, Elfos, Hobbits e outras raças podem ser um desafio de compreensão para aqueles acostumados apenas com os humanos, haha.

Enfim, estou apenas no início desta jornada e já estou encantado com o que li. Este livro está repleto de momentos mágicos, divertidos, comoventes e épicos. Os diálogos são bem construídos, os personagens são desenvolvidos de maneira cativante. Com certeza, é uma leitura obrigatória para os amantes do gênero e, arriscaria dizer, para aqueles que desejam se aventurar nele pela primeira vez.

Alex.Ribeiro 02/04/2024

Clássico
Todo leitor deve ler Tolkien, devido a sua exposição dos fatos e contra fatos. A história é simplesmente incrível. O primeiro livro do Senhor dos aneis é gentilmente colocado aos nossos. Agora é só saborear.

Esdras 01/04/2024

Um clássico entre grande parte dos leitores, particularmente achei a leitura um pouco densa, com muitas voltas e um pouco exagerada nas descrições. Contudo, me rendeu uma ansiedade tremenda em saber o que esperava atrás de uma mata densa, ou então de um rio longo e também como conseguiriam vencer a escuridão das minas. Não entrou para o meu top 10 de leitura, mas considero uma boa leitura.

autoraequivocada 31/03/2024

Um ano atrás eu estava na parte de quem "não gostava" de o senhor dos anéis sem nem ter lido ou visto o filme ainda, até o dia que meu noivo comprou os livros de presente para mim e depois me convenceu a assistir ao filme e uns meses depois a ler o livros.

E, bom, confesso que foi/está sendo uma ótima experiência. Eu adorei os filmes e gostei bastante do 1° livro. A escrita do Tolkien é muito boa, porém não é para todos, por se tratar de uma escrita detalhada, descritiva e um pouco densa. Mas se você gosta deste tipo vale a pena dar uma chance a essa trilogia!

maçaneta 31/03/2024

O worldbuilding do tolkien é maravilhoso, que mundo rico que ele criou mds quero mt ler os outros livros logo. A única parte q eu achei meio maçante do livro é que 30% dele, principalmente mais pro início, é eles andando muito ai acontece alguma coisinha e eles voltam a andar

Poliana 30/03/2024

Acho que esse é um dos únicos livros que eu li que tem zero romance, mas eu ainda amei MUITO dessa leitura.
Já vi muitas pessoas dizendo que a escrita do Tolkien era muito descritiva, mas eu particularmente não achei, na verdade eu achei bem simples e envolvente. Existem muitos momentos em que ele narra bastante, mas eu não achei cansativo, é uma história esplêndida, cheia de conteúdo, com um universo muito bem construído e personagens maravilhosos. Repito o que eu disse quando li O Hobbit, o personagens são muito queridos, não tem como não se apaixonar (Principalmente a DIVA da Galadriel).
Recomendo!!

Moa 30/03/2024

Deixa muito a desejar
É a segunda vez que leio esse livro. A primeira foi lá em 2002 logo depois de ter visto o filme. Esse ano pensei em ler de novo, pra ver se gostava mais. A verdade é que o livro permanece com os mesmos problemas. Com 15 anos eu já tinha percebido e agora com 36 anos os problemas do livro só ficaram ainda mais claro.

O Senhor dos Anéis um diário de viagem. 80% do texto se resume a "estamos passando por um lugar com muitas montanhas, na frente a estrada faz uma curva brusca para a direita e lá embaixo um rio desagua na foz de outro rio, ao longe se vê as montanhas cobertas de neve e..." Ou seja, 80% da obra são descrições de paisagens.

Quando o autor decide se focar nos personagens, no que eles estão sentindo e no que está acontecendo em outros lugares e numa visão maior do todo, a obra fica interessante. Mas são trechos ocasionais que aparecem aqui e ali apenas, e assim nos tiram de um torpor e dão alguma vitalidade a um livro que no geral é maçante a cansativo.

Há dois capítulos na obra que também são culpados de um grande crime: info dumping. Uma técnica que envolve a introdução de uma grande quantidade de informações de uma só vez. É um péssimo hábito praticado por escritores amadores. Ao invés de introduzir os temas do livro de forma gradual e através de ações e eventos, o autor simplesmente faz com que um dos personagens fale tudo que aconteceu e narre longos eventos e descreva conceitos. Esse tipo de prática amadora é usada por Tolkien nos capítulos 2 da parte 1 (A Sombra do Passado) e 2 da parte 2 (O Conselho de Elrond). E isso realmente faz o livro ficar menos interessante.

Os três filmes, que foram escritor por Peter Jackson, Fran Walsh e Philippa Boyens são uma obra-prima da escrita. Deveriam ser estudados em todas as escolas de cinema do mundo como um exemplo perfeito de como fazer uma adaptação. Os roteiristas consertaram todos os erros cometidos pelo autor, deram vida a personagens sem graça e ligaram fios narrativos para tornar a história mais viva e dinâmica. E tudo isso sem desrespeitar a obra original, apenas fazendo modificações que se encaixam dentro dos planos traçados pelo autor.

A trilogia de filmes O Senhor dos Anéis é perfeita e por isso pode deixar qualquer pessoa que tentar ler os livros decepcionada. A verdade é que Tolkien simplesmente não tinha habilidade para escrever livros nesse estilo. A sua grande obra é o Silmarillion, um livro escrito em um formato narrativo completamente diferente, sem diálogos e sem ter que descrever os conflitos e relações de seus personagens em detalhes. O Silmarillion lembra a Bíblia, é uma obra que tem um peso maior e descreve milhares de anos, contando desde a criação do mundo até o fim da Terceira Era

Acredito, sem dúvida, que O Senhor dos Anéis é a pior obra já escrita pelo autor. É realmente decepcionante lê-la depois de ver os filmes, porque você percebe as milhares de oportunidades perdidas pelo autor. Além da dificuldade absurda que ele tem para desenvolver personagens e relações entre eles. O personagem Aragorn, por exemplo, é totalmente sem graça nos livros, enquanto nos filmes ele é profundo, carismático e cheio de dúvidas, com um arco lindo.

Como escritor fica claro que Tolkien era uma excelente linguista. Mas ele deve ser valorizado por ter criado a base para aquilo que se tornaria a grande trilogia de filmes da história do cinema. Tolkien também foi o maior criador de universos fantásticos que já existiu. A história de Arda descrita em O Silmarillion, Os Filhos de Húrin, Os Contos Inacabados e tantas outras obras é linda. Apenas acho que quando ele se aventura na área dos romances (O Hobbit e O Senhor dos Anéis) suas fraquezas como escritor ficam muito claras.

Murilo.Castanho 30/03/2024

O livro é deveras extenso e maçante. Em contrapartida, à medida que você vai lendo, a leitura torna-se mais fluída. Não vou reclamar do detalhamento, visto que eu já sabia que é uma característica de Tolkien. É interessante assistir o filme antes de ler, para ter uma imagem mais formada sobre as coisas.