A Sociedade do Anel

A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Sociedade do Anel

Israel201 19/03/2024

Início de um caminho sem volta
Cara, estou apaixonado pelos livros do Tolkien, esse é simplesmente sensacional.
Quando eu li o Hobbit(No qual foi o melhor livro que li na minha vida), eu achava que não poderia esperar mais de Tolkien. Mas, ele real entrega tudo nesse livro. Ansioso para o próximo!!

Agora sou obrigado a ler todos os livros e spin off! Scr

mari.rsp 18/03/2024

Magnífico!!!!

é emocionante poder reler isso após tantos anos, me sinto totalmente imersa ao universo Tolkien. amo demais

Jessica1248 17/03/2024

Superei um desafio
O filme "A sociedade do anel" fez parte da minha infância, mas não como muitos adoradores da obra me contam. Eu simplesmente não suportava o filme, achava tedioso, cansativo e não conseguia ver o brilho que todo mundo sempre me descreveu.
Eu tinha praticamente medo do livro, amo ler desde os meus 13 anos e mesmo assim nunca me propus a ler uma das fantasias mais amadas e idolatradas, até por autores que tanto admiro.
Esse ano pensei "vou tentar" e ainda bem! Pela primeira vez vi a magia e o brilho que todo mundo vê nessa história, acho que diferente do filme tem um ponto de vista muito mais de fábula e, por mais clichê que possa parecer, fantástico. Gostei dos personagens e não senti a obra enfadonha como muitos falaram. Eu gostei da descrição de tudo, estava encantada pelo universo. Sempre achei que tinha algo errado comigo por não gostar do filme, mas pela primeira vez vejo que a história nunca foi o problema, só não é pra mim a narrativa de 3 horas de filme.
Leituras da Thata 17/03/2024minha estante
Eu amo o filme e nunca li o livro. Sua resenha me deixou com vontade de ler!

Jessica1248 17/03/2024minha estante
Leia sim, vale muito a pena!

booksdalaus 17/03/2024

A Sociedade do Anel
O volume inicial de O Senhor dos Anéis, lançado originalmente em julho de 1954, foi o primeiro grande épico de fantasia moderno, conquistando milhões de leitores e se tornando o padrão de referência para todas as outras obras do gênero até hoje. A imaginação prodigiosa de J.R.R. Tolkien e seu conhecimento profundo das antigas mitologias da Europa permitiram que ele criasse um universo tão complexo e convincente quanto o mundo real.
A Sociedade do Anel começa no Condado, a região rural do oeste da Terra-média onde vivem os diminutos e pacatos hobbits. Bilbo Bolseiro, um dos raros aventureiros desse povo, cujas peripécias foram contadas em O Hobbit, resolve ir embora do Condado e deixa sua considerável herança nas mãos de seu jovem parente Frodo.
O mais importante legado de Bilbo é o anel mágico que costumava usar para se tornar invisível. No entanto, o mago Gandalf, companheiro de aventuras do velho hobbit, revela a Frodo que o objeto é o Um Anel, a raiz do poder demoníaco de Sauron, o Senhor Sombrio, que deseja escravizar todos os povos da Terra-média. A única maneira de eliminar a ameaça de Sauron é destruir o Um Anel nas entranhas da própria montanha de fogo onde foi forjado.
A revelação faz com que Frodo e seus companheiros hobbits Sam, Merry e Pippin deixem a segurança do Condado e iniciem uma perigosa jornada rumo ao leste. Ao lado de representantes dos outros Povos Livres que resistem ao Senhor Sombrio, eles formam a Sociedade do Anel.
Alguém uma vez disse que o mundo dos leitores de língua inglesa se divide entre os que já leram O Senhor dos Anéis e os que um dia lerão o livro. Com esta nova tradução da obra, o fascínio dessa aventura atemporal ficará ainda mais evidente para os leitores brasileiros, tanto os que já conhecem a saga como os que estão prestes a descobrir seu encanto.

Tainá.J 14/03/2024

Obra prima! 4.5???
Uma obra de arte!! Amei fazer essa releitura, agora em audiobook.
Que experiência espetacular poder ouvir essa história com essa narração primorosa!!

Não lembrava de muitos detalhes e, apesar de poucos trechos excederem na descrição, me diverti e me emocionei mais uma vez com esse início de jornada! ?

Manu 14/03/2024

Lindo lindo LINDO
Tirei meia estrela só porque ele é tão detalhista que às vezes fica dois parágrafos descrevendo uma coisa só e me enche o saco. Mas, fora isso, eu AMEI.

Eu já amava Tolkien e agora estou amando ainda mais. A forma como esse mundo que ele construiu é complexo e verossímil é absurda! Ele criou LÍNGUAS para esse universo, você tem noção?

É isso que eu chamo de um livro bem feito.

le.se.caliope 13/03/2024

A escrita do Tolkien é absurda, ele tem uma habilidade de ambientação, de fazer descrições da forma mais bonita possível, de fazer com que a gente se importe com aqueles personagens, com aquela história. A sociedade do anel termina com aquele gostinho de quero mais e mal posso esperar para iniciar o segundo livro.

Xavier 12/03/2024

Uma ruma de aventuras sem igual e uma amizade incrível.
"A Sociedade do Anel" conta a história do pequeno hobbit chamado Frodo, que acabou sendo encarregado de Um Anel totalmente poderoso que era de Sauron, um antigo rei sombrio. Frodo embarca em busca de destruir esse anel e eliminar todo o mal, juntamente com seus amigos e membros da sociedade.

|| Eu gostei bastante do livro, por mais que a escrita do Tolkien seja puxada e tals, você já sabendo como é o jeito dele escrever após ler O Hobbit isso torna mais fácil. Simplesmente amei como é a caminhada de Frodo do início ao fim deste livro, mostrando claramente sua mudança e a dos seus amigos com os desafios que vieram. Tem muita coisa diferente comparado ao filme, mas nada tem a reclamar sobre isso, só me deu uma falta de ter visto Tom Bombadil, esse cara é foda. Enfim, esse livro é incrível valeu totalmente a pena ler ele calmamente e detalhado, estou ansioso para o próximo.

Ana Lívia 11/03/2024

Uma trilha muito complicada
Essa é a terceira vez que eu leio esse livro e dessa vez consegui ler com mais calma, apesar de ter lido mais rápido. Por já conhecer a história foi mais fácil perceber outros pontos da escrita e da leitura e de fato o autor é muito prolixo, mas como gosto muito da construção do mundo não é um ponto que me incomoda tanto. Os personagens, principalmente os hobbits, são uma das melhores partes e as relações deles são ao mesmo tempo leves e emocionantes. Foi uma releitura muito boa, principalmente por que foi conjunta e foi muito massa trocar percepções sobre os diferentes aspectos do livro.
iasminnaara 12/03/2024minha estante
a construção das relações é realmente de deixar o coração quentinho!! e vivam os gays tbm, não apague o casamento de frodo e sam!!

Dayanna 09/03/2024

Sinceramente, não sabia se ia gostar... mas me apaixonei. Já ter familiaridade com os personagens pelos filmes ajudou um pouco. Caso contrário,poderia ter achado maçante ou excesso de informação. Mas não foi o caso.

A caracterização de cada personagem e das relações entre eles é muito bem feita através dos diálogos,muito bem montados no sentido de "mostrar em vez de contar". A construção do mundo,dos povos e das culturas é simplesmente fascinante.

A edição e a tradução são muito boas. Recomendo a compra do box, para ter acesso aos apêndices e ao índice remissivo ao fim do Retorno do Rei.

Fabiana 09/03/2024

Aos poucos começando a entender a história da Terra Média e sobre os anéis. O hobbit foi mais fácil de acompanhar.

Ainda fico um pouco confusa com tantos nomes, reinos, personagens e histórias.

Sigo encantada e pensando porque não li esse livro antes. Estou na expectativa pelo restante dessa intensa aventura.

iasminnaara 08/03/2024

Bora fazer uma trilha?
Se eu fosse roubar, daria umas 3.75 estrelas...

Sabe aquela história do amigo que te chama pra ir numa trilha e promete que vai ser muito bom? Ai você aceita, vai e chega em casa depois todo arrebentado, com uma dor de cabeça e uns 5 momentos traumáticos pra conversar na terapia? É a sociedade do anel!

Bora lá... Devo começar dizendo que eu queria muito entrar pro fã clube do Tolkien. Eu amo ler livros que são influentes pros seus respectivos gêneros, amo tentar entender o que faz deles tão especiais e imunes ao tempo. E no caso de Senhor dos Anéis, eu tinha um motivo a mais pra querer amar muito esse universo: eu conheço A fã número um do Tolkien e eu tinha prometido que eventualmente leria essa livro. Acontece que eu acabei não amando tanto quanto eu gostaria de ter amado.

Esse livro tem muitos méritos e características individuais que transformam ele em único e eu entendo o apelo que ele tem com os fãs de fantasia. O Tolkien claramente dedicou muito tempo e esforço em construir a Terra Média e todos os locais que os personagens visitam são organismos vivos, é muito especial a forma como a Natureza é vista e colocada nessa obra. Além disso, o uso da poesia como forma de complementar a narrativa é muito gostoso. Os personagens são interessantes e alguns muito cativantes (eu morreria por você, Sam Gamgi) e a relação de amizade e lealdade entre eles é muito bonita.

Dito isso, esse livro se arrastou muito pra mim e eu acabei auxiliando a leitura com o audiolivro pra me ajudar a engatar mais na história (deu certo, usei o audiolivro da Audible e o narrador era ótimo). Nem tudo nessa história está necessariamente diretamente conectado com o enredo principal e com o antagonista. Na verdade, o Tolkien usa bastante de momentos aleatórios do dia a dia pra construir a percepção da Terra Média e ao mesmo tempo que isso ajuda a enriquecer esse mundo, também faz a leitura ser mais cansativa. Pela maior parte do livro, não existe um senso concreto de objetivo, os personagens não tem muita certeza do que estão fazendo ou pra onde estão indo e nós vamos acompanhando as desventuras em série no meio do caminho. Não é a estrutura narrativa que eu mais gosto, como eu já tinha percebido em O Hobbit.

No fim, é um ótimo livro de fantasia que não funcionou tão bem pra mim. Ainda assim eu vou continuar a série e ver no que vai dar. Talvez o fato de já termos um objetivo estabelecido pra As Duas Torres faça esse livro ser mais empolgante pra mim.

M@g@ 07/03/2024

Bom...
O livro é bom, o meu problema com ele são os momentos em que alguns personagens não tem nenhum instinto de sobrevivência mínimo, o que deixa a leitura muito irritante, afinal, quem iria cantar e gritar em florestas silenciosas e desconhecidas enquanto é perseguido de perto por seus inimigos? Quem iria adentrar em um covil lotado com inimigos e iria do nada jogar voluntariamente uma pedra que poderia chamar a atenção dos mesmos? São vários destes momentos irritantes que me frustraram.
No mais o livro é excelente e vale a pena ser lido.

Jessica.Pris 07/03/2024

Meu precioso...
O livro superou muito o filme, tem muito mais detalhes dessa aventura incrível, apesar que o filme foi bastante fiel ao livro mas algumas coisas eles colocaram a mais pra dar um UP no filme como o romance de passo largo e a elfa lá, ela é mencionada mas não tem todo aquele clima que o filme criou, enfim gostei da parte do mago da floresta doidinho, e não parava de cantar kkkk misericórdia ainda bem que cortaram essas partes no filme das cantorias ia acabar virando um musical kkkk mas enfim estou ansiosa pra ler a parte dois as duas torres será mais sombrio e bastante guerras e perdas