A Sociedade do Anel

A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Sociedade do Anel

Tainara 07/07/2010

É preciso ter paciência e um conhecimento de linguagem mais rebuscada para gostar desse livro. Quando tentei lê-lo a uns 4 anos atrás, achei um porre. Agora que decidi ler a saga inteira, me encantei pela escrita do Tolkien. Apesar do começo ser um pouco deslocado. Isso porque há expressões desconhecidas. Por exemplo, quem nunca ouviu falar de um hobbit não se satisfaz com a pequena descrição do Prefácio. Por isso é que recomendo ver o filme antes. Assim, você já tem uma prévia, uma ideia de imagem formulada na cabeça, sobre os orcs, hobbits, balrogs e tantos outras espécies da história.

Os mapas, para mim, são de extrema importância. Só com eles consigo me localizar na história e ir adiante. É um ótimo complemento.

Depois de engrenar na história, a leitura se torna fácil e divertida. Tenho amor aos elfos, suas histórias, canções e moradias. Para mim, são o melhor povo das história do Tolkien, seguidos pelos hobbits.
Marcus 04/02/2011minha estante
Para compreender os hobbits eu recomendaria, não ver o filme, mas sim ler o livro Hobbit. Deixaria o filme só para depois, como um complemento.

Bruno Tenisi 09/03/2011minha estante
Concordo com Marcus, a leitura do Hobbit antes de ler Senhor do Aneis é de grande ajuda.

Carol 15/03/2011minha estante
tem mesmo palavras bem difíceis,por isso ,quando o li ,estava sempre com um dicionário do lado .me ajudou demais ,além de aprimorar meu vocabulário

VIANA 27/01/2012minha estante
Adorei O Hobbit, mas pelo menos esse primeiro livro 'A sociedade do anel' é muito chato !
O problema não é a linguagem, o problema é a quantidade de descrições que o Tolkien fez.
As viagens chegam a durar capitulos, e não há ação nenhuma, só descrições do nascer e do por do sol !
Era mais fácil o Tolkien ter escrito sobre astronomia. rsrsr

obs: O livro O Hobbit está entre os melhores que já li, então não é nada contra o autor. Só acho que ele foi mal nesse primeiro livro e espero que os próximos 2 sejam melhores.

Bruno Pereira 30/05/2012minha estante
Não é a primeira vez que vejo reclamações sobre o excesso de descrições de Tolkien. Eu tive a infelicidade de ver o filme antes do livro, pois como eu, muitas outras pessoas não conheciam a saga antes dos maravilhosos filmes. Agora vou tentar ler a saga, mas tenho asco por excesso de descrições.

matheus 08/11/2012minha estante
pretendo ler o Hobitt,e o SDA(senhor dos aneis)

Sam 06/01/2013minha estante
Gosto dos livros de J.R.R Tolkien porque ele é simplesmente demais - os livros são perfeitos e eu não fico entediada quando o leio! xD

Jeff C. F. 24/03/2013minha estante
Uma opção pra quem quer acompanhar a história com total atenção à movimentação geográfica do enredo é ter como material de apoio o livro "O Atlas da Terra-média" de Karen Wynn Fonstad, mais informações aqui: http://www.skoob.com.br/livro/6181.

A autora estudou a fundo a trilogia da Guerra do Anel, O Hobbit e O Silmarillion e criou mapas ricos em explicações e exposições das rotas e do "meio" onde as estórias são passadas. Vale muito a pena!

Juliana 24/04/2013minha estante
Li O Hobbit antes, muito legal e dá uma ideia de como são os hobbits. Quanto a excesso de descrição... adoro livros que descrevem tudo detalhadamente *.*

Bia 11/05/2013minha estante
Li a dois anos atrás ( tinha dez anos...) e confesso que achei a escrita muito detalhada, e um pouco complicada, mas é um livro realmente maravilhoso. Quando à descrição dos personagens, se você ler o Hobbit, compreende completamente.

Nathalia Vicoli 22/09/2013minha estante
Eu estou lendo a Sociedade do Anel e estou amando! Eu sempre tive aquela falta de vontade de ler por causa da opinião de muitas pessoas que sequer saíram direito do prólogo. Achei exagerada a opinião da maioria quanto aos detalhes, pois até agora estou procurando esses detalhes chatos e intermináveis, e até agora não os encontrei. A leitura é ótima, a linguagem não é tão complicada e o livro faz com que você se sinta dentro da "história", você mergulha completamente no mundo de Tolkien! Estou amando!

Nícolas Arths. 25/12/2013minha estante
Ver o filme antes seria ruim. Uma dica melhor é ler o primeiro livro, O Hobbit, que é, na minha opinião, melhor do que Senhor dos Anéis.

Odagapa 13/02/2014minha estante
Identifiquei-me com sua opinião em praticamente tudo, até comecei a mais ou menos quatro anos atrás mas agora é q o livro de fato ficou mt bom!

Violet Dusk 29/09/2014minha estante
Como já disseram, talvez vendo o filme você ganhe um conhecimento prévio bastante útil sobre o que são e o que fazem, mas pode ser ruim pelo fato de que você já sabe mais ou menos como será (mais ou menos porque certamente existem inúmeras diferenças). No meu caso, nunca faria isso, pois as obras cinematográficas, ao menos na minha opinião, devem vir depois dos livros. Fica mais em ordem, já que é a maioria dos livros que viram filmes, e não a maioria dos filmes que viram livros (como acontece com as novelizações).
Então, para quem não gosta de "spoilers" ou de saber coisas que nem acontecem no livro antes mesmo de lê-lo, para um melhor entendimento da obra, leiam o Hobbit. Se puderem, leiam também o Silmarillion. Ajuda bastante, já que há várias citações dos dias antigos, desde a Primeira Era, coisas que nem n'O Hobbit se explicam.

gustavo.galvao.142 02/01/2015minha estante
Vi em diversos outros comentários que é necessária força de vontade para terminar o livro. Pra mim leitura é algo que deve dar prazer. Os livros da série geuerra dos tronos foram lidos por mim de forma muito rápida e divertida. Já na saga senhor dos anéis, ñ consegui terminar sequer o primeiro. É muito chato!!! As descrçõescexageradas e o ritmo inconstante minaram a minha paciência. E olhe que sou fã incondicional dos filmes referente à saga. Em determinada parte do livro o cara demora 200 páginas pra descrever um sofá. Sem condições.

Doufe 17/07/2016minha estante
Eu acredito que já se formou um meme, um senso comum, falso sobre Tolkien ser rebuscado e difícil de ler. O novo leitor já toma essa informação como premissa, e acaba achando difícil por indução.

Acho SdA um livro bonito e tem uma narrativa bem escrita e até mesmo bem simples. Acho o Martin, com a maior quantidade de tramas e núcleos de personagens, bem mais complicado. A estrutura é coesa, tem crescimentos e diminuições da ação. O mundo bem detalhado, como todos apontam, é trazido ao leitor de maneira dinâmica.

E, no fim, SdA é uma obra da primeira metade do séc. XX - não se pode esperar a pressa estilística de Dan Brown. Será que as pessoas que acham Tolkien rebuscado já tentaram ler a complexidade que é Dostoievsky ou Tolstoy? Ou Umberto Eco ou Saramargo? Além de vários livros do séc XIX que você precisa adaptar seu cérebro pra linguagem da época?

Shellyn.Cardoso 02/08/2017minha estante
Realmente, como algumas pessoas comentário, a leitura do Hobbit, é fundamental. Li o hobbit, e gostei muito. e agora, vou entrar em O senhor dos anéis. Desculpem, os erros ortográficos.

Marquinhos 31/03/2020minha estante
Se voce sobreviveu ao começo da sociedade e terminou a saga voce esta pronto pra tudo nessa vida.

guilhermecardoso 05/10/2020minha estante
A tradução da nova edição da Harper Collins deixou a leitura bem gostosa mas sem perder riqueza descritiva. Sou um leitor com muito pouca experiência e consigo ler tranquilamente, mas claro, a leitura de Senhor dos Aneis exige paciência, não há como devorar o livro em 1 semana porque tem muito conteúdo. Tento ler 1 cap por dia e não fica cansativo, apenas ligeiramente trabalhoso.

Psic 22/10/2020minha estante
Concordo no que disse sobre usar os filmes para ter material na hora de elaborar durante a leitura. Os jogos de computador me ajudaram na questão do mapa. Minha experiência foi mais imersa devido a isto.

João 20/12/2020minha estante
Obrigado pela sua contribuição. Estou vivendo o seu "eu" de anos atrás. Vou pausar a leitura e buscar assistir os filmes. Em seguida volto a ler. Tenho gostado da narrativa, embora achei arrastada sem muitos acontecimentos fantásticos. Mas não vou desistir! E sua resenha tem forte contribuição nessa decisão!

Brendyson 22/02/2021minha estante
Eu to tao entusiasmado para ler mais aventuras do jovem Tolkien, sem duvidas o Tolkien tem sido essencial na minha jornada. Comecei com o Hobbit, foi uma grande descoberta, e que descoberta!!

Marlon66 19/07/2021minha estante
Tive uma experiência parecida com a sua, tentei ler as uns anos atrás e mesmo já tendo visto todos os filmes. Sou apaixonado por Senhor dos anéis, agora pegando novamente o primeiro livro, entendi o quão genial era Tolkien

Giza.Gigi 02/08/2021minha estante
Tainara realmente quem não viu o filme, ficará perdido. No meu caso que já tinha visto toda a Saga foi um deleite!
Giseli

Beatriz3695 27/08/2021minha estante
Marcus eu concordo com você, eu li o livro do Hobbit e é de grande ajuda

Maria 21/09/2021minha estante
concordo totalmente!!

Márcio 02/01/2022minha estante
É um ótimo livro...é so ler...vale muito a pena..a leitura flui de boa..n achei chato ou algo do tipo nao..so o 3 livro que me cansou um pouco..mas isso pq eu peguei pra ler os 3 direto..ou seja 1500pg por ai..mas so por isso msm..mas vale muito a pena..

Bia 21/01/2022minha estante
Indico a todos que leiam "O Hobbit" primeiro, e só depois, este. Aí sim, irão entender melhor. Foi o que fiz, e amei a experiência.

FelipeS.melo 28/01/2022minha estante
Alguém tem essa edição quero muito comprar!!!

Farias 18/02/2022minha estante
Aí meu Deus!! Eu tô ansiosissima para iniciar a leitura também, comprei recentemente o box da trilogia, mas assim que terminar minha lista atual já início a leitura.

Bruno 18/05/2022minha estante
rapaz, na edição que tenho aqui, tem unas 35 paginas falando dos Hobbits. Pulei quase tudo kkkk.

Kaua_149_lucas 22/07/2022minha estante
E só ler o Hobbit primeiro não assista o filme primeiro vai perde viu , o Hobbit si paca antes do senhor dos anéis apaga logoooo?

strawberrymoon 27/08/2022minha estante
Estou começando a ler a sociedade do anel e estou adorando, porém o J.R.R descreve muitos lugares e fins históricos que você fica perdido um pouco na leitura, mas comecei a ler pelo ambiente fantasioso (meu tipo de livro favorito)

Gildasio 07/09/2022minha estante
To curtindo muito ler SDA

Eric 27/10/2022minha estante
Essa trilogia é simplesmente sensacional

Larissa.Gabriella 21/11/2022minha estante
?Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem a vida. Você pode dá-la a eles? ?

Cat 12/01/2023minha estante
A questão das palavras difíceis eu concordo, mas acho perfeito para aumentar meu vocabulário, ter que ficar indo ao dicionário aumenta o tempo de leitura, mas vale super a pena!
A questão da descrição dos hobbits e de vc se sentir deslocado no início e etc, é pq O Senhor dos Anéis é feito para se ler depois de O Hobbit ele é uma continuação de O Hobbit.
Eu que li o Hobbit achei o começo muito bom, amei rever Bilbo e ver como ele estava depois de sua longa jornada.
Se vc assistir o filme antes vai perder a graça da leitura. Não assistam o filme antes de ler, por favor.

Maria 16/04/2023minha estante
Na primeira vez que tentei ler ?A Sociedade do Anel?, eu estranhei muito, tive dificuldade em continuar com a leitura, então deixei ela de lado por um tempo. Na segunda tentativa me apaixonei pelo livro. Acredito que cada um tem o seu tempo para ler Senhor dos Anéis

Klebia.Silva 21/07/2023minha estante
??? ???????.. ??? ??.. ???????? ? ????? ?????? ???? ?????... ? ???? ? ? ?????? ???? ?? ????? ?? ? ?? ?????.. ??????? ? ?????? ?? ????? ?? ? ?? ?????. ????? ? ? ????? ?? ??????????? ? ??????? ????????? ?????? ????????.. ??? ??? ? ???????? ?? ?????? ??? ????? ???? ????? ???????? ? ????? ? ???? ????????..

Gleyton0 30/09/2023minha estante
Interessante! Eu preferi fazer o oposto, ir pelos livros! Li O Hobbit e tô no A sociedade do anel, mas já vi uns filmes e uma série, parei porém para ler tudo e depois voltar para vídeos!

ddabrreu 01/01/2024minha estante
Olha, embora exista esse problema da compreensão inicial, penso que de forma alguma se deva ver o filme antes. A obra de Tolkien não se destaca apenas pela sua simbologia (a qual é genial) mas também por toda a capacidade imaginativa que agrega ao leitor. De forma que se o filme for visto primeiro o imaginário não vai ser tão fértil quando seria. Mas, é claro, para solucionar o problema é simples: é só ler os livros em uma ordem! A qual é justamente feita pelo próprio autor.

Ricardo Queiroz 04/01/2024minha estante
Esse livro é uma obra de arte?
Sou um leitor iniciante e achei meio embaraçoso no inicio, mas depois fui entendendo a forma de pensamento do escritor e me dando melhor com cada personagem? nao tenho pressa pra que o livro tenha muita ação, eu curto esse estilo de livro com todos os detalhes. Se vc curto igual a mim, vale a pena ler!

Elizabeth.Woolridg 17/01/2024minha estante
Sim sim sim!! Concordei com tudo que vc disse. Eu tenho a trilogia na minha estante há um tempão e achei um porre o começo do livro e acabei abandonando, mas depois assisti os filmes e amei o universo, tanto que vou dar uma nova chance para essa leitura. Na edição que eu tenho, há um prefácio que explica um pouco o contexto dos hobbits e ajuda a explicar a história, mas eu estava muito apressada e acabei pulando da primeira vez que tentei ler hihi

Flávia Menezes 28/06/2023

???????????UM CLÁSSICO PARA TODOS GOVERNAR.
?O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel?, foi publicado pela primeira vez em 29 de julho de 1954 no Reino Unido, e foi escrito pelo pai da literatura fantástica, J.R.R. Tolkien. Na verdade, o autor o escreveu como uma obra de volume único, dividido em seis seções que ele chamou de ?livros?, acompanhado por extensos apêndices. Porém, foi decisão da editora essa divisão em três livros, inclusive decidindo por renomear o seu terceiro volume de ?O Retorno do Rei?, quando Tolkien preferia o título ?A Guerra do Anel?, por oferecer menos spoilers sobre a trama.

Mas deixando de lado a parte mais técnica da história, até porque essa é uma resenha que eu estava bastante ansiosa para escrever, essa foi a leitura mais prazerosa que eu fiz neste ano. Porque além de mergulhar em um universo desenvolvido com uma riqueza de detalhes (que em outros livros do autor, ele traz ainda mais detalhes dessa Terra-Média), para mim, ele foi especial porque essa foi uma aventura que fiz acompanhada. E muito bem acompanhada (não é mesmo Fábio??).

Eu já falei isso anteriormente, em uma outra resenha, mas se existe algo que eu amo, é conhecer as pessoas através dos livros que elas amam. E foi um momento para conhecer ainda mais desse meu parceiro, e me encantar em ver como ele conhece tantos detalhes desse universo do Tolkien.

Diferente do Fábio, essa foi a primeira vez que eu li esse livro (ele já o havia relido anteriormente), e não quando eu era apenas uma jovenzinha, mas já na idade adulta. Mas quem disse que a idade influencia na forma como nos aventuramos em histórias de fantasia como essa, não é? E mesmo agora, conseguimos nos divertir muito conhecendo esses Hobbits danadinhos, e os seguindo pelo início de uma importante jornada rumo à Mordor.

Aliás, eu acho que diversão não nos faltou mesmo. Se tem uma experiência que eu nunca vou me esquecer, é de combinarmos de lermos no mesmo horário só para fazermos a atualização da leitura ao mesmo tempo, e ir correndo no perfil do outro para ser o primeiro a comentar. Viu? Isso que uma obra fantástica como essa fez com a gente: nos permitir viver o momento de uma maneira tão leve e divertida, que só deixou a experiência da leitura ainda mais inesquecível.

Confesso que eu não me sinto preparada para falar de um universo tão bem desenvolvido como esse. E como em paralelo o Fábio me orientou a ler ?O Silmarillion? (não inteiro, mas em partes, conforme avançávamos neste), eu pude ver como a obra que o Tolkien criou é completa e complexa. O que só me deixou ainda mais encantada e boquiaberta de ver como uma mente como a dele foi capaz de criar uma história tão bem escrita, e com personagens tão cheios de sentimentos nobres, e de uma lealdade sem igual.

A paixão que o Tolkien colocou nesse universo que ele criou, é algo que salta às páginas. E muito embora as pessoas digam muito do fato de ser um livro com muitas descrições, olha... para mim foi a parte prazerosa. Porque o Tolkien fala de uma natureza que é fascinante, e conforme vamos lendo, dá para sentir que somos transportados para cada um dos lugares onde esses corajosos hobbits e seus companheiros de viagem passaram. E quer saber? Que vontade de morar nesse livro!

Se tem uma coisa que me fascina, é essa capacidade do autor de nos transportar para dentro das suas histórias. Nesses momentos, me senti fazendo parte da comitiva do Frodo, e isso me deu uma sensação de lealdade a essa turminha tão diversificada. São hobbits ao lado de elfos, anões, homens, magos.... Toda uma diversidade que nos faz sentir parte, porque também podemos ter nossos ?poderes? para proteger o jovem Frodo em sua jornada repleta de aventuras, mas também de muitos perigos.

Não vou me ater a história, e nem em falar sobre os personagens, porque quem tem conhecimento sobre o assunto é o Fábio, e eu bem que tentei convencê-lo a fazermos essa resenha em duas mãos. Mas ele me disse que eu tinha que ser como o Frodo, e ser corajosa! Então... estou sendo!

Mas, muito embora eu não tenha tanto conhecimento para ficar aqui falando sobre tudo o que cada um desses personagens tem de especial, eu não poderia escrever essa resenha sem falar de Tom Bombadil. Eu assisti a trilogia do ?Senhor dos Anéis?, e para todos aqueles que também viram, esse é um dos personagens que não foi incluído na adaptação. Mas eu tenho que confessar que fico até feliz, porque foi uma agradável surpresa.

Quando assistimos primeiro à uma adaptação e depois lemos um livro, é comum que pensemos nos personagens tendo a mesma aparência dos atores. Então, foi normal ver o Frodo como o Elijah Wood, o Aragorn como Viggo Mortensen, Legolas como Orlando Bloom, assim como pensar em Gandalf como o único e mágico Ian McKellen.

Mas... e quando surge um personagem que não há como associar ao rosto de um ator, por que ele não foi incluído na adaptação? Bom... nessas horas a nossa mente viaja para longe... e sabe em quem eu pensei? No gigante bonzinho do filme ?O Bom Gigante Amigo?. E não é que ele ficou simpático, alegre e cheio de bondade dentro de si? O que combinou com perfeição com um homem tão único que sequer podia ser corrompido por um anel como esse carregado pelo ?Sr. Frodo?. E isso só tornou essa experiência ainda mais mágica.

São muitas as partes que me encantaram nesta história, como quando a Sociedade tem início e muitas histórias são contadas sobre a origem do anel, mas a que me fez ficar com o coração partido, foi quando Gandalf foi arrastado pelo chicote de balrog. Essa parte, no filme, é inesquecível, e eu consegui até visualizar os olhos de Ian Mckellen nessa hora. E isso deixou tudo ainda mais comovente.

Mas algo melhor ainda nesta história toda, é que ela continua. E eu já estou muito animada para seguir para ?As Duas Torres?, e acompanhar mais dessa saga de um hobbit bolseiro chamado Frodo, que foi o escolhido para levar um anel poderoso (mas maligno) para ser destruído em Sauron. E você, Fábio? Espero que também esteja tão animado quanto eu para continuarmos a nossa aventura junto nessa terra mágica criada pelo gênio e mestre Tolkien. ??
Fabio 28/06/2023minha estante
Olha, linda... acho que nunca fiquei tão embasbacado com tantos elogios!??
Garanto a você que o presente foi todo meu ao reler esta obra contigo! ?
Tenho que me conter, nos elogios da resenha em si, para não parecer pretenciosos demais kkkkk...mas, sendo um "pouco" parcial, foi a melhor resenha que ja escreveu! ?
Obrigado por esse presente!
Seu fã numero 1!
??????

Flávia Menezes 28/06/2023minha estante
Lindo, que desafio foi esse? Eu fiquei até nervosa pra escrever, porque falar de um livro do qual você conhece tanto? isso é muita responsabilidade!!!
Mas quando eu sentei e pensei em como foram esses momentos, eu revivi tudo o que passamos, e meu coração ficou tão cheio que transbordou em palavras de carinho e de muita admiração! Não poderia ter tido melhor parceiro, e esse vai ser um momento especial que eu nunca vou me esquecer. E tudo o que eu desejo é que venham muitos mais! Porque com você, todo livro é perfeito. Mas, se for escrito pelo Tolkien? aí é o paraíso sobre a Terra!
Obs.: eu que sou sua fã #1! ????

Vênus_Alice 28/06/2023minha estante
que resenha maravilhosa! me fez querer reler

Flávia Menezes 28/06/2023minha estante
Mesmo, Alice? Que bom ler isso! ?Mas eu te entendo! Esse livro vale ler e reler e reler? ???

Fernanda Coelho 29/06/2023minha estante
Ahhhhhh! Eu preciso ler ??
Que resenha, perfeita!

Flávia Menezes 29/06/2023minha estante
Aaaaaahhh, Fê! Muito obrigada!! ?
Leia sim! Titio Tolkien é diversão garantida pra nos tirar do nosso mundo de adulto e nos transportar para essa Terra cheia de magia! ??

Ana Sá 29/06/2023minha estante
Que lindeza de resenha e de leitura conjunta! ???

Flávia Menezes 29/06/2023minha estante
Amiga Ana, muito obrigada!!! Que lindo isso. ???

Wesley - @quemleganhamais 09/07/2023minha estante
Que resenha boa, deu mais vontade de ler o livro. Estou lendo O Hobbit e pretendo ler essa trilogia em breve.

Flávia Menezes 09/07/2023minha estante
Muito obrigada, Wesley!!
E como você já está lendo ?O Hobbit? vai ser melhor ainda já iniciar a trilogia. E eu até confesso aqui que gosto ainda mais de ?O Senhor dos Anéis? do que de ?O Hobbit?. Diversão garantida! ?

Luiza Machado 05/10/2009

Terminar a leitura d' O Senhor dos Anéis é uma tarefa árdua, que exige dedicação e força de vontade. Pelo menos para mim foi. Não diria que não gostei da história e principalmente do mundo criado por Tolkien, mas a leitura é difícil e eu tive a impressão de estar lendo um diário de viagem monótono em terceira pessoa. As fases da lua passam de acordo com o tempo certo, o tempo para cada viagem de um ponto ao outro foi calculado e cada centímetro da Terra média é descrito e tem suas próprias características.
O Hobbit conta uma história que se passa no mesmo lugar de O Senhor dos Anéis, a Terra Média. Essa Terra é incrível e maravilhosa, porém n'O Hobbit eu consegui ficar encantada pela história e tudo mais, enquanto que nesse livro eu não consegui. A leitura é maçante a maior parte do tempo, mas eu não diria que não gostei. É um bom livro.
BIA 07/11/2009minha estante
concordo plenamente e ainda esta faltando força de vontade para terminar.

Adriano 09/02/2010minha estante
Também achei um tanto maçante. Não se pode dizer que Tolkien não é criativo, mas o livro se perde um pouco entre tantos detalhes. Não consegui ler toda a trilogia. Prefiro os filmes, algo muito raro de acontecer.

Iury BAS 03/02/2011minha estante
De fato, existe uma grande diferença da forma de escrita de Tolkien se compararmos O Hobbit e a trilogia de O Senhor dos Anéis. Até mesmo porque O Hobbit é um livro mais infantil, que foi escrito para os filhos de Tolkien.

De toda a trilogia, para mim, o livro mais maçante de ler foi justamente o da Sociedade do Anel, tanto pelo numero de musiquinhas e poeminhas, que são até legais, mas que neste livro estavam meio que em exagero, quanto pela parte do Tom Bombadil que eu acho um porre, e também por toda a viagem deles pelo condado, onde eu fiquei completamente perdido.

Ryllder 17/08/2011minha estante
A Trilogia do Senhor dos Aneis é primorosa em estilo.Não podemos esquecer que foi escrita na metade do século passado.Um livro tem como uma de suas funções ensinar,além de entreter.Aprender palavras novas é sempre bem vindo,pois isso enriquece o vocabulário.

VIANA 27/01/2012minha estante
Luiza Machado falou tudo !
É exatamente o penso sobre esses dois livros !!!!

Bruno Pereira 28/06/2012minha estante
Realmente, O Hobbit ganha desse livro em questão de aventura e emoção. A história de Bilbo em busca do tesouro de Smaug é bem mais envolvente e rica em conflitos e batalhas, enquanto A sociedade do anel se baseia mais em contar a história do anel. No entanto, este é apenas o primeiro livro da saga e acho que Tolkien queria preparar o terreno para o que estava por vim, por que o segundo livro: As Duas Torres é perfeito.

Jeferson 10/11/2012minha estante
Concordo com você Luiza Machado, desisti de ler esse livro por quatro vezes, sempre retomando a leitura após um tempo. Mas concordo também com Bruno: após da metade do livro "As duas torres" o livro passa a ter bastante ação,e compensa toda a primeira parte! Vale a pena persistir.

Patrick Ramos 25/11/2014minha estante
É possível separar a escrita do Tolkien em três estágios:

1ªHobbit: Uma linguagem mais simples e mais fácil de entender.
2ª. Senhor dos Anéis: Uma linguagem mais densa e mais difícil.
3ª. Silmarillion: Um livro mais denso ainda e muito mais dificil de ler que o Senhor dos Anéis. A complexidade da narrativa é gigantesca.

Doufe 17/07/2016minha estante
Não concordo com o Patrick.
Embora SdA seja realmente tenha uma narrativa mais complexa que o Hobbit, o Silmarillion não é narrativamente mais complexo que o SdA, uma vez que é uma reunião de contos e relatos, separados por lapsos de tempo imensos. A maioria não tem coesão narrativa nenhuma entre si - é como ler um livro de História.

O desafio do Silmarillion está em absorver a quantidade imensa de lugares, pessoas e eventos.

Doufe 17/07/2016minha estante
Não concordo com o Patrick.

Luna Souza 02/05/2022

É uma leitura lenta e difícil. Muitos termos élficos e nomes difíceis. Apesar disso, é um livro muito bom e viciante, principalmente pra quem tiver visto os filmes. Mas como sempre, o livro segue sendo melhor que o filme, por ser mais detalhado e ter mais desenvolvimento dos personagens.
Amo esse livro ?

Elida 02/05/2022minha estante
Tu sabe como faz meta de leitura?

Matheus 02/05/2022minha estante
Oii amg, é assim: Quando você vai marcar um livro como quero ler você marca em "2022", aí vc vai colocando todos os livros da sua meta de 2022 que eles vão aparecendo desse jeito

Matheus 02/05/2022minha estante
Qualquer dúvida me fala :)

Elida 02/05/2022minha estante
Tendi, muito obrigado

Fabio 02/05/2022minha estante
Está saga épica e meu segundo livro preferido da vida, perdendo para o outro do mesmo autor, o Hobbit. O SdA é lento e cheio de descrições, chega a ser prolixo, porém a construção da terra média é tão incrível, que chegamos sentir o lugar como se fosse real.

Matheus 02/05/2022minha estante
@Fábio, eu prefiro SdA pq na minha opinião J.R.R Tolkien escreve melhor para adultos, adoro a construção desse universo, os personagens e a linguagem detalhada é uma prova que a escrita dele não é aquela que a gente acha na esquina ????????????

Fabio 02/05/2022minha estante
@reads, é que eu tenho uma memória afetiva com o Hobbit.as é claro que a Obra-Prima do Tolkien é o SdA. O Silmarillion também é extremamente bom.

Matheus 02/05/2022minha estante
Também amo todos os livros dele

Davi Bertolli Kitagawa 03/07/2017

O Melhor
A melhor caminhada que você terá em sua vida, o livro todo é uma caminhada. Porém no final você vai desejar retornar ao começo e reiniciar tudo!!
Codinome 03/07/2017minha estante
Vou pegar "O Hobbit" qualquer hora para tentar ler :)

Davi Bertolli Kitagawa 04/07/2017minha estante
É uma leitura muito prazeroza!!

Codinome 04/07/2017minha estante
Obrigado pela dica!

Davi Bertolli Kitagawa 05/07/2017minha estante
Prazerosa**

Benny Carvalho 09/07/2017minha estante
Estou louco para iniciar a leitura dessa série também

Davi Bertolli Kitagawa 10/07/2017minha estante
Comece o mais rápido possível!! É uma obra prima

Benny Carvalho 11/07/2017minha estante
Correndo colocar em prática então

Gleydson 24/07/2017minha estante
Amo

Damarys6 11/08/2022

Tolkien era um gênio!
Depois de assistir aos filmes fiquei apaixonada pelo universo que Tolkien criou. A primeira coisa que me veio à cabeça foi "preciso ler os livros". Quando consegui adquirir O Hobbit (que se tornou uma das minhas literaturas favoritas), precisei começar O Senhor dos Anéis para conhecer mais esse universo maravilhoso.

O prefácio escrito por Tolkien é simplesmente incrível e útil (só o prefácio, imagina o resto da história?). O conteúdo conseguiu me prender a ponto de me fazer questionar "por que não revelaram isso sobre os hobbits?", "Por que isso é assim?", e pensar "A cultura dos Hobbits é muito interessante." Quando na verdade eu não estava lendo um livro de história real, mas sim de ficção!

Amo como ele preza pela descrição dos cenários. A história nasceu em sua mente genial, o leitor não sabe o que se passava lá até que ele decidiu nos situar descrevendo o local em que os personagens estão andando, vivendo e interagindo. É muito bom para aguçar a imaginação e entender melhor o que está acontecendo. Não é um livro simples que o leitor apenas "senta e lê". Ele nos faz pensar.

Todos os personagens (até os figurantes) são úteis na história, Tolkien passa realmente como ocorre a vivência dos Hobbits, homens, elfos, Anãos e todo tipo de sociedade que existe na história. Desde personagens fofoqueiros a personagens mais complexos.

A interação que ocorre entre os membros da comitiva é incrível! O desenvolvimento dos personagens e de seus relacionamentos entre si é empolgante. Legolas e Gimli, Sam e Frodo, Gandalf e Aragorn e todos os outros (nosso querido Bilbo Bolseiro). Alguns personagens são inspiradores e extremamente amáveis como nosso querido e fiel escudeiro Sam. Os poemas, diálogos e canções são maravilhosos e muitos deles reflexivos.

Enfim, se você for ler, leia com o coração aberto para o grandioso e nada simplista universo do Senhor dos Anéis!
Nossa ameii

Vo ler

Mimpresta

Eu devolvo sim

Damarys6 12/08/2022minha estante
Achei o "devolvo sim" meio suspeito ?

Junin 12/08/2022minha estante
Lerei sim

Junin 12/08/2022minha estante
Amei

Aelita Lear 20/10/2020

Li errado?
Eu sempre tive a impressão de que não ia gostar desse livro, e realmente não gostei. Esperei estar acostumada com o gênero, li com a mente aberta e atenta aos detalhes... Mas mesmo assim... Só que é evidente que é um livro excelente, dá para ver que o universo construído é incrível! Então a conclusão que chego é que esse livro nunca foi para mim!
Narri Chan 20/10/2020minha estante
Aelita, a avaliação saiu errada então? Porque está constando que você deu 5 estrelas.

Angel's Roses 20/10/2020minha estante
kkkkkkkkk eu iria perguntar a mesma coisa. 5 estrelas para um livro que não curtiu rs.

Aelita Lear 20/10/2020minha estante
Ai gente, eu não curti mesmo, mas reconheço o valor do livro rsrs.

Humberto Junior 20/10/2020minha estante
Concordo demais! Estou há anos para iniciar o volume dois mas sempre me bate uma preguiça por tudo isso que vc falou rsrsrs

Aelita Lear 21/10/2020minha estante
Duro kkkk

Angel's Roses 21/10/2020minha estante
Ha! no meu caso está na minha lista, mas a minha procrastinação fala mais alto e eu nem sei quando irei lê-los. Espero gostar. =)

Aelita Lear 22/10/2020minha estante
Ficou assim também, por anos na minha lista haha

Trajano 03/04/2021

Épico, envolvente e fascinante: mas n tão fácil
Mesmo pra mim que conhecia Tolkien apenas pelos filmes, estar lendo seus livros tem sido uma aventura mais do que divertida e cativante, mas também uma forma alternativa de me inserir de fato nesse mundo tão incrível e que eu aprendi a amar, desde sua forma original, que são os próprios livros. Um dia anseio ler a versão original em inglês (não num futuro tão distante) e desbravar ainda mais profundamente as palavras originais do autor.

Sobre o livro eu percebi que é uma história muito mais densa do que a apresentada no Hobbit, além de apresentar um tom mais sério à narrativa em relação à anterior. São descritos muitos lugares, regiões, montanhas e seus nomes, povos e países extintos... vê-se que Tolkien insere a narrativa como se ela já fosse a consequência de um passado muito rico e complexo e na minha opinião isso é muito cativante.

Não sou um grande fã do Frodo como eu era do Bilbo. Acho ele um falso protagonista, pois, ao meu ver, mesmo q ele tenha a função mais importante da comitiva e ter alguns momentos de valor, creio que Aragorn, desde que entra na história, seja meu personagem favorito. Quanto ao Sam, mesmo em momentos em que ele estava triste eu ficava com vontade de rir (?), pois ele é muito dramático kkkk.

Foi muito bom explorar mais lugares da terra média e mal posso esperar pra continuar no capítulo seguinte ...
Amoooo?

ð Biað 03/04/2021minha estante
O livro é um pouco denso, mas é envolvente ao mesmo tempo

Trajano 03/04/2021minha estante
Sim hehe vc mal pisca já leu 50 páginas sem se dar conta, mesmo q o começo tenha sido um pouco arrastado. Mas é uma história muito BEM CONTADA

ð Biað 03/04/2021minha estante
Verdadee e até no filme senti falta de alguns personagens do livro como o Tom, que é meu favorito

ð Biað 03/04/2021minha estante
Eu amo os cenários do livro, as canções, alguns personagens

Samuel Simões 13/04/2021minha estante
É muito diferente dos filmes?

ð Biað 20/04/2021minha estante
Não acho

Silvio Roni 30/10/2020

De tirar o folêgo
Após ler o Hobbit, fiquei mais interessado ainda em ler a saga senhor dos anéis. E este não me decepcionou (embora o hobbit ainda seja meu favorito), como um bom começo de saga este primeiro livro nos apresenta frodo e seus companheiros pelo trajeto de uma longa de viagem.
Cheio de tramas e reviravoltas a cada página você fica mais curioso para saber o que vai acontecer. Por se tratar do primeiro livro eu acho que algumas vezes Tolkien acaba detalhando demais a estrada e isso acaba por cansar um pouco; mas nada que tire o brilho da obra.
Tj 30/10/2020minha estante
Como que ler os livros ?

Nanda Fernandes 01/11/2020minha estante
Tj, você fala sobre ler os livros no skoob? Aqui não tem como. O Skoob somente organiza as leituras, mas não há livros para comprar ou disponíveis para ler.

Tj 24/11/2020minha estante
Então como vcs falam que os livros são bons

Silvio Roni 24/11/2020minha estante
Vc lê primeiro e depois vc vem no Skoob e fala o que vc achou

Tj 04/12/2020minha estante
Ata

Tj 04/12/2020minha estante
Então pra mim nem serve

tete 25/03/2023

Muito legal!!! espero que os próximos sejam ainda melhores

achei q a escrita fosse ser bem mais arrastada
Camila Stéphani 25/03/2023minha estante
Garanto que será ?

Isabella658 26/03/2023minha estante
O pessoal coloca um terror na escrita do Tolkien, que eu também tive essa impressão quando li kjjk

Camila Stéphani 26/03/2023minha estante
Gente kkkkkk agora que percebi o meu erro. Eu quis dizer que os próximos livros vão ser igualmente bons, e não da leitura arrastada. Perdão

Isabella658 26/03/2023minha estante
Ah, eu consegui entender bem Camii. Não estava falando de você, caso tenha pensado isso. Se não pensou, então esquece kk

Camila Stéphani 27/03/2023minha estante
Ah, tá kkkkk mas pensando bem, é isso mesmo. O pessoal fala tanto da escrita do Tolkien que passa um terror pra quem tá começando. Eu mesma demorei bastante pra ler Tolkien por conta desse terror todo e me arrependi ?

Isabella658 28/03/2023minha estante
Siim, cmg foi assim tbm kkjk

Mayara 28/01/2018

Uma grande viagem pela bela Terra-Média!
Confesso que estava com um pé atrás antes de começar esse livro, mas não há dúvidas de que o Tolkien me conquistou desde O Hobbit.
A leitura não foi cansativa e as descrições estão na medida certa, vamos ver se a continuação será assim.
Só sei que estou apaixonada pela Terra-Média e também pelos personagens!
bennett 28/01/2018minha estante
clap, clap, clap!!!... =)

Cristiano.Santos 28/01/2018minha estante
Fiz essa leitura ano passado e é realmente marcante! Os outros dois também são excelentes! Se você gostou deste, certamente vai se surpreender com as sequências.

Fred 28/01/2018minha estante
Agora sabe o que você tem que fazer? Trocar ele comigo =P

Mayara 29/01/2018minha estante
Troco não, é meu precioso! Haha

Fred 29/01/2018minha estante
Ah... Vai que cola, né? Kkkk

Hipólito 29/01/2018minha estante
O primeiro livro da trilogia é o meu favorito, apesar das duas continuações serem bastante ricas também! =)

mariaaa 12/08/2022

LoTR ( Lord of the Rings )
Sem palavras, que livro extraordinário, uma genialidade da literatura.

Confesso que eu pensava que não gostaria de ler fantasia mas decidi tentar ler O senhor dos anéis apesar dos muitos comentários negativos sobre o tipo de descrição "exagerada" o quê tornaria a leitura arrastada.

Realmente, Tolkien fez um trabalho bem detalhado ao descrever cada pequena coisinha de seu mundo, o que me fez ( e acho que não sou a única ) pular às vezes uns três parágrafos que apenas descreviam a paisagem. Entretanto, minha opinião é que esse jeito de escrever é muito especial para o contexto do livro, torna uma experiência incrível que acho que só quem leu entende. Às vezes, enquanto estava imersa na leitura, me sentia na Terra Média na jornada com a Sociedade do Anel.

Cada personagem é extremamente bem escrito. Particularmente gostei de muitos personagens, especialmente os hobbits, Gandalf e Aragorn. E principalmente, a relação entre eles, e o valor da amizade. Nossa, quase chorei algumas horas de achar tão bonita a amizade do Frodo com o Sam! A jornada em equipe, o contexto dos elfos, as músicas para absolutamente qualquer coisa!

Recomendo muito a leitura, seja velho ou novo! Mais que um livro de fantasia, A sociedade do anel é um livro que traz muitos valores e princípios muito importantes!!
Lily.Lyli 12/08/2022minha estante
Eu quero muito ler mas tenho medo de dropar por causa da "descrição exagerada"

mariaaa 12/08/2022minha estante
eu também tinha esse medo! achava que ia ser uma leitura tendiante mas me surpreendi, a história é muito cativante

Lily.Lyli 12/08/2022minha estante
Então eu vou ler

Paula 12/08/2022minha estante
Ui amg qnt elogio, dps q eu acabar Leitura de Verão eu vou pra esse juro

mariaaa 12/08/2022minha estante
fofissima dona paula!!! quero ler rainha vermelha tbmm

Luciana 17/01/2023

É sempre uma imenso prazer voltar à Terra Média
A primeira vez que eu tive contato com o Tolkien foi na época da escola e isso já faz muito tempo kkkk. Mas desde então, nunca consegui deixar de admirar o incrível universo que ele criou para O Hobbit e O Senhor dos Anéis.

Realmente não é uma leitura fácil, O Senhor dos Anéis não é o tipo de livro que você devora em uma única sentada, mas acho uma leitura extremamente gratificante pelo incrível universo criado e seus personagens, por toda a sua contribuição para o gênero da fantasia e por sempre deixar o meu coração quentinho.

Essa foi a quarta vez que li A Sociedade do Anel e acho que quanto mais leio, melhor a história se torna aos meus olhos e mais apaixonada pela obra eu fico ?
bia.6 17/01/2023minha estante
nossa eu to na minha primeira leitura de senhor dos anéis e eu sinto que eu só vou conseguir absorver tudo que ele colocou ali com releituras hahahaha a única coisa que tinha lido do tolkien antes foi o hobbit e a linguagem é muito diferente

Luciana 17/01/2023minha estante
@domingues numa primeira leitura é muito difícil mesmo, absorver tudo, principalmente se não tiver lido o silmarilion kkkkkkk

bia.6 17/01/2023minha estante
é então, eu senti muito isso por não ter lido o silmarillion pq tem muitas partes que fala da história antiga

Sim kkkkkk

Luciana 17/01/2023minha estante
O conselho do Elrond ajuda um pouco , a pelo menos entender toda a tour com o anel

Wesley Rocha 14/03/2021

Finalizado com sucesso
É muito envolvente acompanhar todo esse percurso que Frodo e seu grupo tem que passar para carregar o seu Fardo. Muito ainda está por vir e não vejo a hora de continuar a leitura dos próximos eventos.
Melhor que o filme?

Wesley Rocha 14/03/2021minha estante
Nunca vi os filmes Klausto

Klaus Costa 14/03/2021minha estante
Sério?! Tô querendo ler a trilogia e rever os filmes

Wesley Rocha 14/03/2021minha estante
Até assisti o primeiro, mas faz tanto tempo que eu não lembrava de quase nada, então pra mim era a mesma coisa de nunca ter assistido kkk

Kkkkkkkkk

Jamile.Almeida 22/03/2022

Sim, brilhante
Seguir a historia a Terra Média é um desafio pessoal! E depois que li ?O Hobbit? com sua dinâmica bem feita e desenrolar fácil, temi começar essa trilogia devido a fama de ?linguagem difícil e parágrafos longos!
Porém fiquei surpresa, uma baita aventura! Cheia de ação, uma fantasia muito bem estruturada, mapas da florestas, muitos personagens complexos com personalidades diferentes e características únicas!
Sim, os parágrafos são longos e por vezes nos perdemos mais que os personagens em meio à descrições das florestas e não consegui curtir as músicas, lia tentando pegar a mensagem, não me divertindo. Mas sem duvida, Tolkien fez e é ESCOLA de literatura fantástica.
Assim como no Hobbit, onde vi o Bilbo se transformar ao longo da narrativa devido ao anel (não vou dizer de de forma boa ou ruim para evitar spoilers), vemos um Frodo ?pequenino?, cheio de medos e inseguranças virar um gigante em diversos sentidos!
Sem duvidas continuarei essa saga!
almeidalewis 23/03/2022minha estante
Gostei da resenha Booksanatomy ????. Li essa trilogia em volume único, editora Martins Fontes em 2002 e na época li tb a biografia de Tolkien por Michael white ??. O Silmarillion foi que eu adquiri e não me recordo o motivo de não ter terminado ( na época )... Pelo tempo estou devendo para mim uma releitura e terminar o Silmarillion ?. Boa leituras Jamile ?????

Jamile.Almeida 23/03/2022minha estante
Vamos q vamos! Tolkien merece nosso respeito e prestígio

almeidalewis 23/03/2022minha estante
Sim, indubitavelmente !!! ?

Alan kleber 24/03/2022minha estante
Meta da vida ler essa trilogia.

Jamile.Almeida 24/03/2022minha estante
So vamos!