A Sociedade do Anel

A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Sociedade do Anel

Tainara 07/07/2010

É preciso ter paciência e um conhecimento de linguagem mais rebuscada para gostar desse livro. Quando tentei lê-lo a uns 4 anos atrás, achei um porre. Agora que decidi ler a saga inteira, me encantei pela escrita do Tolkien. Apesar do começo ser um pouco deslocado. Isso porque há expressões desconhecidas. Por exemplo, quem nunca ouviu falar de um hobbit não se satisfaz com a pequena descrição do Prefácio. Por isso é que recomendo ver o filme antes. Assim, você já tem uma prévia, uma ideia de imagem formulada na cabeça, sobre os orcs, hobbits, balrogs e tantos outras espécies da história.

Os mapas, para mim, são de extrema importância. Só com eles consigo me localizar na história e ir adiante. É um ótimo complemento.

Depois de engrenar na história, a leitura se torna fácil e divertida. Tenho amor aos elfos, suas histórias, canções e moradias. Para mim, são o melhor povo das história do Tolkien, seguidos pelos hobbits.
Marcus 04/02/2011minha estante
Para compreender os hobbits eu recomendaria, não ver o filme, mas sim ler o livro Hobbit. Deixaria o filme só para depois, como um complemento.

Bruno Tenisi 09/03/2011minha estante
Concordo com Marcus, a leitura do Hobbit antes de ler Senhor do Aneis é de grande ajuda.

Carol 15/03/2011minha estante
tem mesmo palavras bem difíceis,por isso ,quando o li ,estava sempre com um dicionário do lado .me ajudou demais ,além de aprimorar meu vocabulário

VIANA 27/01/2012minha estante
Adorei O Hobbit, mas pelo menos esse primeiro livro 'A sociedade do anel' é muito chato !
O problema não é a linguagem, o problema é a quantidade de descrições que o Tolkien fez.
As viagens chegam a durar capitulos, e não há ação nenhuma, só descrições do nascer e do por do sol !
Era mais fácil o Tolkien ter escrito sobre astronomia. rsrsr

obs: O livro O Hobbit está entre os melhores que já li, então não é nada contra o autor. Só acho que ele foi mal nesse primeiro livro e espero que os próximos 2 sejam melhores.

Bruno Pereira 30/05/2012minha estante
Não é a primeira vez que vejo reclamações sobre o excesso de descrições de Tolkien. Eu tive a infelicidade de ver o filme antes do livro, pois como eu, muitas outras pessoas não conheciam a saga antes dos maravilhosos filmes. Agora vou tentar ler a saga, mas tenho asco por excesso de descrições.

matheus 08/11/2012minha estante
pretendo ler o Hobitt,e o SDA(senhor dos aneis)

Sam 06/01/2013minha estante
Gosto dos livros de J.R.R Tolkien porque ele é simplesmente demais - os livros são perfeitos e eu não fico entediada quando o leio! xD

Jeff C. F. 24/03/2013minha estante
Uma opção pra quem quer acompanhar a história com total atenção à movimentação geográfica do enredo é ter como material de apoio o livro "O Atlas da Terra-média" de Karen Wynn Fonstad, mais informações aqui: http://www.skoob.com.br/livro/6181.

A autora estudou a fundo a trilogia da Guerra do Anel, O Hobbit e O Silmarillion e criou mapas ricos em explicações e exposições das rotas e do "meio" onde as estórias são passadas. Vale muito a pena!

Juliana 24/04/2013minha estante
Li O Hobbit antes, muito legal e dá uma ideia de como são os hobbits. Quanto a excesso de descrição... adoro livros que descrevem tudo detalhadamente *.*

Bia 11/05/2013minha estante
Li a dois anos atrás ( tinha dez anos...) e confesso que achei a escrita muito detalhada, e um pouco complicada, mas é um livro realmente maravilhoso. Quando à descrição dos personagens, se você ler o Hobbit, compreende completamente.

Nathalia Vicoli 22/09/2013minha estante
Eu estou lendo a Sociedade do Anel e estou amando! Eu sempre tive aquela falta de vontade de ler por causa da opinião de muitas pessoas que sequer saíram direito do prólogo. Achei exagerada a opinião da maioria quanto aos detalhes, pois até agora estou procurando esses detalhes chatos e intermináveis, e até agora não os encontrei. A leitura é ótima, a linguagem não é tão complicada e o livro faz com que você se sinta dentro da "história", você mergulha completamente no mundo de Tolkien! Estou amando!

Nícolas Arths. 25/12/2013minha estante
Ver o filme antes seria ruim. Uma dica melhor é ler o primeiro livro, O Hobbit, que é, na minha opinião, melhor do que Senhor dos Anéis.

Odagapa 13/02/2014minha estante
Identifiquei-me com sua opinião em praticamente tudo, até comecei a mais ou menos quatro anos atrás mas agora é q o livro de fato ficou mt bom!

Violet Dusk 29/09/2014minha estante
Como já disseram, talvez vendo o filme você ganhe um conhecimento prévio bastante útil sobre o que são e o que fazem, mas pode ser ruim pelo fato de que você já sabe mais ou menos como será (mais ou menos porque certamente existem inúmeras diferenças). No meu caso, nunca faria isso, pois as obras cinematográficas, ao menos na minha opinião, devem vir depois dos livros. Fica mais em ordem, já que é a maioria dos livros que viram filmes, e não a maioria dos filmes que viram livros (como acontece com as novelizações).
Então, para quem não gosta de "spoilers" ou de saber coisas que nem acontecem no livro antes mesmo de lê-lo, para um melhor entendimento da obra, leiam o Hobbit. Se puderem, leiam também o Silmarillion. Ajuda bastante, já que há várias citações dos dias antigos, desde a Primeira Era, coisas que nem n'O Hobbit se explicam.

gustavo.galvao.142 02/01/2015minha estante
Vi em diversos outros comentários que é necessária força de vontade para terminar o livro. Pra mim leitura é algo que deve dar prazer. Os livros da série geuerra dos tronos foram lidos por mim de forma muito rápida e divertida. Já na saga senhor dos anéis, ñ consegui terminar sequer o primeiro. É muito chato!!! As descrçõescexageradas e o ritmo inconstante minaram a minha paciência. E olhe que sou fã incondicional dos filmes referente à saga. Em determinada parte do livro o cara demora 200 páginas pra descrever um sofá. Sem condições.

Doufe 17/07/2016minha estante
Eu acredito que já se formou um meme, um senso comum, falso sobre Tolkien ser rebuscado e difícil de ler. O novo leitor já toma essa informação como premissa, e acaba achando difícil por indução.

Acho SdA um livro bonito e tem uma narrativa bem escrita e até mesmo bem simples. Acho o Martin, com a maior quantidade de tramas e núcleos de personagens, bem mais complicado. A estrutura é coesa, tem crescimentos e diminuições da ação. O mundo bem detalhado, como todos apontam, é trazido ao leitor de maneira dinâmica.

E, no fim, SdA é uma obra da primeira metade do séc. XX - não se pode esperar a pressa estilística de Dan Brown. Será que as pessoas que acham Tolkien rebuscado já tentaram ler a complexidade que é Dostoievsky ou Tolstoy? Ou Umberto Eco ou Saramargo? Além de vários livros do séc XIX que você precisa adaptar seu cérebro pra linguagem da época?

Shellyn.Cardoso 02/08/2017minha estante
Realmente, como algumas pessoas comentário, a leitura do Hobbit, é fundamental. Li o hobbit, e gostei muito. e agora, vou entrar em O senhor dos anéis. Desculpem, os erros ortográficos.

Marquinhos 31/03/2020minha estante
Se voce sobreviveu ao começo da sociedade e terminou a saga voce esta pronto pra tudo nessa vida.

guilhermecardoso 05/10/2020minha estante
A tradução da nova edição da Harper Collins deixou a leitura bem gostosa mas sem perder riqueza descritiva. Sou um leitor com muito pouca experiência e consigo ler tranquilamente, mas claro, a leitura de Senhor dos Aneis exige paciência, não há como devorar o livro em 1 semana porque tem muito conteúdo. Tento ler 1 cap por dia e não fica cansativo, apenas ligeiramente trabalhoso.

Psic 22/10/2020minha estante
Concordo no que disse sobre usar os filmes para ter material na hora de elaborar durante a leitura. Os jogos de computador me ajudaram na questão do mapa. Minha experiência foi mais imersa devido a isto.

João 20/12/2020minha estante
Obrigado pela sua contribuição. Estou vivendo o seu "eu" de anos atrás. Vou pausar a leitura e buscar assistir os filmes. Em seguida volto a ler. Tenho gostado da narrativa, embora achei arrastada sem muitos acontecimentos fantásticos. Mas não vou desistir! E sua resenha tem forte contribuição nessa decisão!

Brendyson 22/02/2021minha estante
Eu to tao entusiasmado para ler mais aventuras do jovem Tolkien, sem duvidas o Tolkien tem sido essencial na minha jornada. Comecei com o Hobbit, foi uma grande descoberta, e que descoberta!!

Marlon66 19/07/2021minha estante
Tive uma experiência parecida com a sua, tentei ler as uns anos atrás e mesmo já tendo visto todos os filmes. Sou apaixonado por Senhor dos anéis, agora pegando novamente o primeiro livro, entendi o quão genial era Tolkien

Giza.Gigi 02/08/2021minha estante
Tainara realmente quem não viu o filme, ficará perdido. No meu caso que já tinha visto toda a Saga foi um deleite!
Giseli

Beatriz3695 27/08/2021minha estante
Marcus eu concordo com você, eu li o livro do Hobbit e é de grande ajuda

Maria 21/09/2021minha estante
concordo totalmente!!

Márcio 02/01/2022minha estante
É um ótimo livro...é so ler...vale muito a pena..a leitura flui de boa..n achei chato ou algo do tipo nao..so o 3 livro que me cansou um pouco..mas isso pq eu peguei pra ler os 3 direto..ou seja 1500pg por ai..mas so por isso msm..mas vale muito a pena..

Bia 21/01/2022minha estante
Indico a todos que leiam "O Hobbit" primeiro, e só depois, este. Aí sim, irão entender melhor. Foi o que fiz, e amei a experiência.

FelipeS.melo 28/01/2022minha estante
Alguém tem essa edição quero muito comprar!!!

Farias 18/02/2022minha estante
Aí meu Deus!! Eu tô ansiosissima para iniciar a leitura também, comprei recentemente o box da trilogia, mas assim que terminar minha lista atual já início a leitura.

Bruno 18/05/2022minha estante
rapaz, na edição que tenho aqui, tem unas 35 paginas falando dos Hobbits. Pulei quase tudo kkkk.

Kaua_149_lucas 22/07/2022minha estante
E só ler o Hobbit primeiro não assista o filme primeiro vai perde viu , o Hobbit si paca antes do senhor dos anéis apaga logoooo?

strawberrymoon 27/08/2022minha estante
Estou começando a ler a sociedade do anel e estou adorando, porém o J.R.R descreve muitos lugares e fins históricos que você fica perdido um pouco na leitura, mas comecei a ler pelo ambiente fantasioso (meu tipo de livro favorito)

Gildasio 07/09/2022minha estante
To curtindo muito ler SDA

Eric 27/10/2022minha estante
Essa trilogia é simplesmente sensacional

Larissa.Gabriella 21/11/2022minha estante
?Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem a vida. Você pode dá-la a eles? ?

Cat 12/01/2023minha estante
A questão das palavras difíceis eu concordo, mas acho perfeito para aumentar meu vocabulário, ter que ficar indo ao dicionário aumenta o tempo de leitura, mas vale super a pena!
A questão da descrição dos hobbits e de vc se sentir deslocado no início e etc, é pq O Senhor dos Anéis é feito para se ler depois de O Hobbit ele é uma continuação de O Hobbit.
Eu que li o Hobbit achei o começo muito bom, amei rever Bilbo e ver como ele estava depois de sua longa jornada.
Se vc assistir o filme antes vai perder a graça da leitura. Não assistam o filme antes de ler, por favor.

Maria 16/04/2023minha estante
Na primeira vez que tentei ler ?A Sociedade do Anel?, eu estranhei muito, tive dificuldade em continuar com a leitura, então deixei ela de lado por um tempo. Na segunda tentativa me apaixonei pelo livro. Acredito que cada um tem o seu tempo para ler Senhor dos Anéis

Klebia.Silva 21/07/2023minha estante
??? ???????.. ??? ??.. ???????? ? ????? ?????? ???? ?????... ? ???? ? ? ?????? ???? ?? ????? ?? ? ?? ?????.. ??????? ? ?????? ?? ????? ?? ? ?? ?????. ????? ? ? ????? ?? ??????????? ? ??????? ????????? ?????? ????????.. ??? ??? ? ???????? ?? ?????? ??? ????? ???? ????? ???????? ? ????? ? ???? ????????..

Gleyton0 30/09/2023minha estante
Interessante! Eu preferi fazer o oposto, ir pelos livros! Li O Hobbit e tô no A sociedade do anel, mas já vi uns filmes e uma série, parei porém para ler tudo e depois voltar para vídeos!

ddabrreu 01/01/2024minha estante
Olha, embora exista esse problema da compreensão inicial, penso que de forma alguma se deva ver o filme antes. A obra de Tolkien não se destaca apenas pela sua simbologia (a qual é genial) mas também por toda a capacidade imaginativa que agrega ao leitor. De forma que se o filme for visto primeiro o imaginário não vai ser tão fértil quando seria. Mas, é claro, para solucionar o problema é simples: é só ler os livros em uma ordem! A qual é justamente feita pelo próprio autor.

Ricardo Queiroz 04/01/2024minha estante
Esse livro é uma obra de arte?
Sou um leitor iniciante e achei meio embaraçoso no inicio, mas depois fui entendendo a forma de pensamento do escritor e me dando melhor com cada personagem? nao tenho pressa pra que o livro tenha muita ação, eu curto esse estilo de livro com todos os detalhes. Se vc curto igual a mim, vale a pena ler!

Elizabeth.Woolridg 17/01/2024minha estante
Sim sim sim!! Concordei com tudo que vc disse. Eu tenho a trilogia na minha estante há um tempão e achei um porre o começo do livro e acabei abandonando, mas depois assisti os filmes e amei o universo, tanto que vou dar uma nova chance para essa leitura. Na edição que eu tenho, há um prefácio que explica um pouco o contexto dos hobbits e ajuda a explicar a história, mas eu estava muito apressada e acabei pulando da primeira vez que tentei ler hihi

-Koraline 16/06/2021

Uma longa introdução
A trilogia do Senhor dos Anéis estava na minha estante há alguns anos e finalmente tomei coragem para ler. O maior motivo que fez demorar tanto para pegá-lo foi a sensação de que iria me decepcionar, e foi o exatamente como esperava.
O universo é muito interessante e bem construído, as canções que o autor usa para dar mais veracidade à história são geniais, mas sempre que lia os diálogos tinha a impressão de estar lendo Nárnia, por serem falas um tanto quanto ingênuas. Sempre escutei pessoas dizendo que os livros de Tolkien são muito descritivos, mas discordo, acho que pelo menos no primeiro posso considerar enrolado e monótono, mas não excessivamente descritivo. Apesar de várias coisas acontecerem, a história parece não sair do lugar, e por se chamar A Sociedade do Anel, esse tópico poderia ter sido mais abordado. Espero gostar mais do segundo, já que sempre foi o meu filme favorito da trilogia.
Aisha Andris @AishandoBooks 16/06/2021minha estante
O segundo é mais fluido, sim. Não tem Tom Bombadil kkkkkkkkkkkk

Macky 16/06/2021minha estante
quero ler so o ickabog dela

-Koraline 17/06/2021minha estante
Aisha, pretendo já começar essa semana hehe Macky, Ickabog é da J K Rowling, não do Tolkien

vivi 17/06/2021minha estante
te entendo perfeitamente. eu dei um tempo do primeiro livro, mt devagar. amo a escrita do tolkien, mas fui ler esperando ser como "o hobbit", mas n foi o q aconteceu. Mas dizem q o segundo é diferente, e eu espero q sim.

Maygeek7 22/09/2021

Senhoras e senhores agora eu tô no chão!
Muito bom! Tirando a escrita muito detalhista e cansativa e os diálogos em aspas.
As canções são uô kkk.
Ainda não li o Hobbit, já comecei pelo senhor dos anéis para ajudar uma amiga que estava com dificuldade. Me arrependo? Não!

No início deu pra entender bem a história de Bilbo bolseiro e sua vontade em ir embora do condado. Ele deixa o anel para Frodo, É onde começa toda a aventura da carga pesada que Frodo vai enfrentar.
Gostei muito de Gandalf, sinceramente me lembra muito Dumbledore pela aparência e roupas e o jeitinho, Nem chega ao pés dele. achei um mago "fraquinho" com um cajado e pouca magia pra um mago. Decepção com aquele acontecimento tosco com o balrog.
Lá no condado tem os Hobbits amigos do Frodo: Merry, Pippin e Sam são ótimos companheiros e amigos fiéis, e Sam é o mais fiel entre eles, que no final da história é de uma grande ajuda. Os outros personagens são: Legolas, Gimli, Aragorn (passolargo) e Boromir, esse Boromir grande surpresa no final.
E deixo bem claro que todos personagens do livro em geral são muito bem construídos.

A construção de cada personagem da comitiva é bem feita. Frodo e seu jeito humilde, mas determinado; Sam e sua ingenuidade, mas sempre fiel e gentil; Merry e Pippin que são engraçados, e necessários a sua maneira; Gimli e sua força, é um anão de grande valor; Legolas um elfo inteligente, que ajuda em muitos pontos; Boromir, mais encarregado pela força e o peso da responsabilidade com seu povo em voltar pra casa; e Aragorn, de início um caminheiro, para então se desenvolver num herdeiro que também sente o peso de seus legados. Gandalf que é o mago astuto, que sabe aparecer na hora que é necessário.

No final eu entendo que a sociedade do anel é nada menos que o simples grupo que acompanha Frodo na sua jornada em destruir o anel

Tolkien é extremamente descritivo, porém a história é impressionante, cheia de tantos detalhes que se torna quase real.
Liiiups 23/09/2021minha estante
Feliz por ter gostado!!! Agora sim as coisas vão começar a acontecer com mais intensidade a partir próximo livro, mesmo que ainda tenham os detalhes tolkianos ?. Não subestime Gandalf. Kkkkkkkkkk

Maygeek7 23/09/2021minha estante
Simmm! Vou sofrer com os detalhes, mas to ansiosa pra ler o próximo. kkkk Aguarde as próximas resenhas. Gandalf, ele ?

Leitura e . 01/07/2020

Concluído
Amanhã sai a resenha no @leituraeponto

Se puder seguir será muito bem vindo ... s2

Murilo sibim 19/04/2021

Que livro maravilhoso! Eu entendo perfeitamente quem não gosta da trilogia por causa do seu tamanho, seja na adaptação para o cinema ou em seu volume de páginas, mas penso que todos deveriam dar uma segunda chance, ler com mais calma e aos poucos, pois a riqueza e a beleza dessa obra e saga está nos detalhes.

A terra média é rica em detalhes, construção e ambientação, dessa forma entendo quem diz que Tolkien descreve muito os lugares e regiões e por isso o livro acaba ficando chato e cansativo, porém acredito que foi justamente isso, essa ambientação altamente detalhada que me fez se apaixonar pela obra!

Desde o momento em que comecei essa história, que começa de um jeito simples lá no Condado, apresentando os hobbits e seu jeito de viver bem interiorano, para então colocar uma tarefa importante nas mãos de um deles!

A construção de cada personagem é muito bem feita e natural, Frodo, Aragorn, Gimli, Legolas, Boromir, Sam, Merry e Pippin e o tão amado Gandalf, todos pareciam pessoas de verdade, amigos próximos que íamos trocando conversas durante o livro!

Do início ao fim, a Sociedade do Anel é o início perfeito para uma história grandiosa. Um livro para guardar no coração e sempre lembrar com carinho!
mundinfeysand 19/04/2021minha estante
Tô doida pra ler esses livros, é minha meta desse ano??

joaoggur 19/04/2021minha estante
Faço das suas palavras as minhas. Um livro que guardarei para a vida toda.

Marcinhow 20/04/2021minha estante
Cara, ler sua resenha me fez ficar nostálgico! Essa trilogia é o que há de melhor na literatura inglesa.

Diego Lima 09/01/2022

Após anos dos acontecimentos narrados no livro do Hobbit, os moradores do Condado novamente precisarão aventurar-se em uma jornada pela Terra Média, e, pelo pouco o qual conhecemos desses seres de estatura pequena, se soubessem onde estariam se envolvendo não teria aceitado.

Depois de episódios onde Bilbo Bolseiro passa toda sua herança (casa, fortuna, moveis e Um anel) para Frodo, o qual mesmo sendo seu parente distante, tinha despertado admiração e afeto do Bolseiro; Gandalf alerta Frodo de movimentações estranhas pelo mundo, as quais precisariam ser investigadas mais a fundo e da importância de Frodo Bolseiro e Um anel em um futuro próximo.

Alguns anos se passam e Gandalf retorna para o Condado a procura de Frodo e o informa de todas as descobertas e, como na história do Hobbit, coloca nosso jovem cidadão pequeno numa missão a qual poderá o levar a morte - sempre muito tranquilas as missões do bruxo. E a partir disso adentramos nessa primeira parte do Senhor dos anéis, onde homens, elfos, anões e hobbits vão formar um aliança visando salvar a Terra Média de um antigo perigo eminente.

Apesar de ouvir bastante sobre a exagerada escrita descritiva do Tolkien nesse primeiro livro do Senhor dos Anéis, foi um grande prazer voltar a Terra Média, e especialmente ao condado. Bateu um sentimento de nostalgia, a ponto de não ter sido cansativa a leitura. Por ser a parte introdutória teremos muitos diálogos, muitas informações sobre os fatos ocorridos no passado e presente, todavia, achei bem interessante tudo, não me deixando enfadado pela falta de ação. Resumindo: não senti os pontos negativos sempre citados sobre o livro a "Sociedade do Anel".
Sandro 09/01/2022minha estante
Quero ler este ano a trilogia.

mpettrus 09/01/2022minha estante
Que resenha perfeita!!! ???

iamdudis 11/01/2022minha estante
Meu fav é as duas torres ?

Diego Lima 15/01/2022minha estante
Valeu, galera. Próximo mês tou lendo as duas torres. Vamos ver se gosto também heh

Taamy 07/02/2022minha estante

jusousan 14/02/2022

A Sociedade do Anel
A Sociedade do Anel acompanha Frodo e sua jornada pelas terras médias com uma missão que se torna um fardo maior do que muitos aguentariam.

O começo do livro se passa muitos anos após a história de O Hobbit e nos deparamos com Bilbo, abandonando, ou se aposentando do Condado e deixando para o jovem Frodo, seu sobrinho e herdeiro, o Um Anel que roubou de Gollum no livro mencionado.

Após o sumiço do hobbit, Gandalf vai até Frodo e explica brevemente que o Um Anel deixado a Frodo por seu tio - um dos artefatos de maior poder já encontrados, pertencia a Sauron - o Senhor sombrio. Sauron está em busca dele para assim, fazer todas as pessoa da Terra-Media seus escravos. A solução para isso não acontecer: destruir o Um Anel.

Por conta disso, Frodo terá que percorrer toda a região junto a alguns companheiros e ao próprio Gandalf, até a montanha de fogo em que o Um Anel foi forjado e destruí-lo. Além disso, enfrentar vários perigos no decorrer do caminho e entre eles, o dos Nove Cavaleiros Negros de Mordor.

Não é segredo que Tolkien escreve detalhadamente. Para mim, nada maçante nem tedioso. Continuamos a jornada de forma despretensiosa e, em um piscar de olhos, o autor vai a fundo no universo criando uma trama muito bem desenvolvida e esplendorosa. Descobrimos novos horizontes e exploramos cada pedacinho junto aos personagens. Cada detalhe e cada novidade a cerca da história me deixava extasiada.

São novas raças, novas línguas e subtramas que só melhoram a narrativa ainda mais. As descrições do ambiente são formidáveis. Seja por momentos sombrios ou sufocantes, grandiosos ou imponentes, todas as regiões que passamos são lindamente descritas a ponto do autor te fazer mergulhar de cabeça da melhor forma possível.

Nessa parte I, conhecemos os personagens, suas características e o quanto são importantes para o desenrolar da obra.

Aqui vou destacar Frodo. Hobbit humilde e determinado. E devo admitir que colocar na mão de um alguém tão pequeno e frágil algo tão poderoso é uma das melhores sacadas do autor.

Os outros personagens são poderosos e tão marcantes quanto a obra em si.

Por fim, A Sociedade do Anel é sem dúvidas o começo de algo gigantesco. O pontapé inicial para uma leitura fantástica. Ansiosa para a parte II.

?Um Anel para todos governar. Um Anel para encontrá-lo. Um Anel para todos trazer e na escuridão aprisiona-los.?
ViniSantip 14/02/2022minha estante
Esse livro é gigante mas morro de vontade de ler ?

jusousan 14/02/2022minha estante
A leitura se torna rápida pq essa versão pode até ter muitas páginas, mas em altura ela é menor. Vale super a pena viu.

Mari 11/03/2023

Assim Frodo e Sam partiram juntos na última etapa da demanda
A história é tão rica em detalhes e descrições que uma resenha se torna extremamente difícil. O tanto de coisa que acontece entre a abdicação do Anel por parte do Bilbo (meio a contra gosto) até o rompimento da Sociedade, é enorme.
Tudo começa bem antes em O Hobbit, onde Bilbo encontra um Anel mágico que lhe confere alguns "poderes", por assim dizer, como se tornar invisível ao usá-lo e prolongar seus dias. No seu aniversário de 111 anos, ele decide abandonar o Condado, deixando tudo que era seu como herança para seu sobrinho, Frodo, o que também inclui o anel mágico.
Quando Gandalf finalmente confirma que o Anel do Bilbo é, na verdade o Um Anel, o negócio começa a pegar, o mal começa a se agitar, lançando uma sombra sobre toda Terra Média, pois Sauron descobre que o Anel não está perdido e começa a sua grande caça ao seu Precioso.
Aí menino é eita atrás de vixe, o pobi do frodo começa a sua jornada que inicialmente é levar o Anel até Valfenda. Porém, com o desenrolar do Conselho e as notícias do que tá rolando em toda Terra Média, Frodo decide carregar esse fardo mais além, até a Montanha da Perdição, em Mordor, onde o Anel deve ser destruído, pois ele só pode ser destruído no local em que foi criado.
Daí é montada uma comitiva de nove pessoas (para se contrapor aos noves cavaleiros negros que estão perseguindo o Um anel), para acompanhar e auxiliar Frodo nessa demanda, eis aí a Sociedade do Anel.
Saindo de Valfenda, a Sociedade enfrenta um caminho de grande dificuldades e ameaças. Se deparam com espiões, perseguições, orcs, montanhas congelantes, balrog, além da influência do Anel que tenta e enfraquece o coração de alguns dentro da própria comitiva, atraindo o mal. Depois de muitos desafios, a sociedade se desfaz, sobretudo por decisão do Frodo, que tenta partir sozinho rumo aos portões negros de Mordor, mas Sam, fiel ao seu patrão, não o deixa ir só.
A leitura tende a ser massiva e cansativa em alguns momentos, devido ao Tolkien ser extremamente descritivo, porém é uma descrição mais que necessária quando se nota a vastidão do universo criado por ele. O cara criou até língua própria para a história, não é como se ele só ficasse descrevendo coisas vagas que não agregam em nada, sempre é algo te explicando acontecimentos futuros ou passados.

Flávia Menezes 28/06/2023

???????????UM CLÁSSICO PARA TODOS GOVERNAR.
?O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel?, foi publicado pela primeira vez em 29 de julho de 1954 no Reino Unido, e foi escrito pelo pai da literatura fantástica, J.R.R. Tolkien. Na verdade, o autor o escreveu como uma obra de volume único, dividido em seis seções que ele chamou de ?livros?, acompanhado por extensos apêndices. Porém, foi decisão da editora essa divisão em três livros, inclusive decidindo por renomear o seu terceiro volume de ?O Retorno do Rei?, quando Tolkien preferia o título ?A Guerra do Anel?, por oferecer menos spoilers sobre a trama.

Mas deixando de lado a parte mais técnica da história, até porque essa é uma resenha que eu estava bastante ansiosa para escrever, essa foi a leitura mais prazerosa que eu fiz neste ano. Porque além de mergulhar em um universo desenvolvido com uma riqueza de detalhes (que em outros livros do autor, ele traz ainda mais detalhes dessa Terra-Média), para mim, ele foi especial porque essa foi uma aventura que fiz acompanhada. E muito bem acompanhada (não é mesmo Fábio??).

Eu já falei isso anteriormente, em uma outra resenha, mas se existe algo que eu amo, é conhecer as pessoas através dos livros que elas amam. E foi um momento para conhecer ainda mais desse meu parceiro, e me encantar em ver como ele conhece tantos detalhes desse universo do Tolkien.

Diferente do Fábio, essa foi a primeira vez que eu li esse livro (ele já o havia relido anteriormente), e não quando eu era apenas uma jovenzinha, mas já na idade adulta. Mas quem disse que a idade influencia na forma como nos aventuramos em histórias de fantasia como essa, não é? E mesmo agora, conseguimos nos divertir muito conhecendo esses Hobbits danadinhos, e os seguindo pelo início de uma importante jornada rumo à Mordor.

Aliás, eu acho que diversão não nos faltou mesmo. Se tem uma experiência que eu nunca vou me esquecer, é de combinarmos de lermos no mesmo horário só para fazermos a atualização da leitura ao mesmo tempo, e ir correndo no perfil do outro para ser o primeiro a comentar. Viu? Isso que uma obra fantástica como essa fez com a gente: nos permitir viver o momento de uma maneira tão leve e divertida, que só deixou a experiência da leitura ainda mais inesquecível.

Confesso que eu não me sinto preparada para falar de um universo tão bem desenvolvido como esse. E como em paralelo o Fábio me orientou a ler ?O Silmarillion? (não inteiro, mas em partes, conforme avançávamos neste), eu pude ver como a obra que o Tolkien criou é completa e complexa. O que só me deixou ainda mais encantada e boquiaberta de ver como uma mente como a dele foi capaz de criar uma história tão bem escrita, e com personagens tão cheios de sentimentos nobres, e de uma lealdade sem igual.

A paixão que o Tolkien colocou nesse universo que ele criou, é algo que salta às páginas. E muito embora as pessoas digam muito do fato de ser um livro com muitas descrições, olha... para mim foi a parte prazerosa. Porque o Tolkien fala de uma natureza que é fascinante, e conforme vamos lendo, dá para sentir que somos transportados para cada um dos lugares onde esses corajosos hobbits e seus companheiros de viagem passaram. E quer saber? Que vontade de morar nesse livro!

Se tem uma coisa que me fascina, é essa capacidade do autor de nos transportar para dentro das suas histórias. Nesses momentos, me senti fazendo parte da comitiva do Frodo, e isso me deu uma sensação de lealdade a essa turminha tão diversificada. São hobbits ao lado de elfos, anões, homens, magos.... Toda uma diversidade que nos faz sentir parte, porque também podemos ter nossos ?poderes? para proteger o jovem Frodo em sua jornada repleta de aventuras, mas também de muitos perigos.

Não vou me ater a história, e nem em falar sobre os personagens, porque quem tem conhecimento sobre o assunto é o Fábio, e eu bem que tentei convencê-lo a fazermos essa resenha em duas mãos. Mas ele me disse que eu tinha que ser como o Frodo, e ser corajosa! Então... estou sendo!

Mas, muito embora eu não tenha tanto conhecimento para ficar aqui falando sobre tudo o que cada um desses personagens tem de especial, eu não poderia escrever essa resenha sem falar de Tom Bombadil. Eu assisti a trilogia do ?Senhor dos Anéis?, e para todos aqueles que também viram, esse é um dos personagens que não foi incluído na adaptação. Mas eu tenho que confessar que fico até feliz, porque foi uma agradável surpresa.

Quando assistimos primeiro à uma adaptação e depois lemos um livro, é comum que pensemos nos personagens tendo a mesma aparência dos atores. Então, foi normal ver o Frodo como o Elijah Wood, o Aragorn como Viggo Mortensen, Legolas como Orlando Bloom, assim como pensar em Gandalf como o único e mágico Ian McKellen.

Mas... e quando surge um personagem que não há como associar ao rosto de um ator, por que ele não foi incluído na adaptação? Bom... nessas horas a nossa mente viaja para longe... e sabe em quem eu pensei? No gigante bonzinho do filme ?O Bom Gigante Amigo?. E não é que ele ficou simpático, alegre e cheio de bondade dentro de si? O que combinou com perfeição com um homem tão único que sequer podia ser corrompido por um anel como esse carregado pelo ?Sr. Frodo?. E isso só tornou essa experiência ainda mais mágica.

São muitas as partes que me encantaram nesta história, como quando a Sociedade tem início e muitas histórias são contadas sobre a origem do anel, mas a que me fez ficar com o coração partido, foi quando Gandalf foi arrastado pelo chicote de balrog. Essa parte, no filme, é inesquecível, e eu consegui até visualizar os olhos de Ian Mckellen nessa hora. E isso deixou tudo ainda mais comovente.

Mas algo melhor ainda nesta história toda, é que ela continua. E eu já estou muito animada para seguir para ?As Duas Torres?, e acompanhar mais dessa saga de um hobbit bolseiro chamado Frodo, que foi o escolhido para levar um anel poderoso (mas maligno) para ser destruído em Sauron. E você, Fábio? Espero que também esteja tão animado quanto eu para continuarmos a nossa aventura junto nessa terra mágica criada pelo gênio e mestre Tolkien. ??
Fabio 28/06/2023minha estante
Olha, linda... acho que nunca fiquei tão embasbacado com tantos elogios!??
Garanto a você que o presente foi todo meu ao reler esta obra contigo! ?
Tenho que me conter, nos elogios da resenha em si, para não parecer pretenciosos demais kkkkk...mas, sendo um "pouco" parcial, foi a melhor resenha que ja escreveu! ?
Obrigado por esse presente!
Seu fã numero 1!
??????

Flávia Menezes 28/06/2023minha estante
Lindo, que desafio foi esse? Eu fiquei até nervosa pra escrever, porque falar de um livro do qual você conhece tanto? isso é muita responsabilidade!!!
Mas quando eu sentei e pensei em como foram esses momentos, eu revivi tudo o que passamos, e meu coração ficou tão cheio que transbordou em palavras de carinho e de muita admiração! Não poderia ter tido melhor parceiro, e esse vai ser um momento especial que eu nunca vou me esquecer. E tudo o que eu desejo é que venham muitos mais! Porque com você, todo livro é perfeito. Mas, se for escrito pelo Tolkien? aí é o paraíso sobre a Terra!
Obs.: eu que sou sua fã #1! ????

Vênus_Alice 28/06/2023minha estante
que resenha maravilhosa! me fez querer reler

Flávia Menezes 28/06/2023minha estante
Mesmo, Alice? Que bom ler isso! ?Mas eu te entendo! Esse livro vale ler e reler e reler? ???

Fernanda Coelho 29/06/2023minha estante
Ahhhhhh! Eu preciso ler ??
Que resenha, perfeita!

Flávia Menezes 29/06/2023minha estante
Aaaaaahhh, Fê! Muito obrigada!! ?
Leia sim! Titio Tolkien é diversão garantida pra nos tirar do nosso mundo de adulto e nos transportar para essa Terra cheia de magia! ??

Ana Sá 29/06/2023minha estante
Que lindeza de resenha e de leitura conjunta! ???

Flávia Menezes 29/06/2023minha estante
Amiga Ana, muito obrigada!!! Que lindo isso. ???

Wesley - @quemleganhamais 09/07/2023minha estante
Que resenha boa, deu mais vontade de ler o livro. Estou lendo O Hobbit e pretendo ler essa trilogia em breve.

Flávia Menezes 09/07/2023minha estante
Muito obrigada, Wesley!!
E como você já está lendo ?O Hobbit? vai ser melhor ainda já iniciar a trilogia. E eu até confesso aqui que gosto ainda mais de ?O Senhor dos Anéis? do que de ?O Hobbit?. Diversão garantida! ?

Alinesmne 30/05/2022minha estante
Gandalf é mesmo o melhor personagem. Nos filmes ele não tem tanto carisma como nos livros que eu li até agora; nos livros ele é maravilhoso. E a primeira metade é mesmo bem enfadonha... Muita descrição

Marcos 30/05/2022minha estante
Eu assino em baixo Aline. A primeira metade tem descrição até demais kkkkkk e o Gandalf é simplesmente maravilhoso! Tanto que ele fez muita falta na primeira parta, não tanto no fim em razão de personagens como Aragorn e o Legolas.

Pam 08/06/2022minha estante
pode iniciar esse segundo volume sem medo pois é muito mais fácil de ler e as coisas vão finalmente acontecendo... não da vontade de largar o livro!!!

Luna Souza 02/05/2022

É uma leitura lenta e difícil. Muitos termos élficos e nomes difíceis. Apesar disso, é um livro muito bom e viciante, principalmente pra quem tiver visto os filmes. Mas como sempre, o livro segue sendo melhor que o filme, por ser mais detalhado e ter mais desenvolvimento dos personagens.
Amo esse livro ?

Elida 02/05/2022minha estante
Tu sabe como faz meta de leitura?

Matheus 02/05/2022minha estante
Oii amg, é assim: Quando você vai marcar um livro como quero ler você marca em "2022", aí vc vai colocando todos os livros da sua meta de 2022 que eles vão aparecendo desse jeito

Matheus 02/05/2022minha estante
Qualquer dúvida me fala :)

Elida 02/05/2022minha estante
Tendi, muito obrigado

Fabio 02/05/2022minha estante
Está saga épica e meu segundo livro preferido da vida, perdendo para o outro do mesmo autor, o Hobbit. O SdA é lento e cheio de descrições, chega a ser prolixo, porém a construção da terra média é tão incrível, que chegamos sentir o lugar como se fosse real.

Matheus 02/05/2022minha estante
@Fábio, eu prefiro SdA pq na minha opinião J.R.R Tolkien escreve melhor para adultos, adoro a construção desse universo, os personagens e a linguagem detalhada é uma prova que a escrita dele não é aquela que a gente acha na esquina ????????????

Fabio 02/05/2022minha estante
@reads, é que eu tenho uma memória afetiva com o Hobbit.as é claro que a Obra-Prima do Tolkien é o SdA. O Silmarillion também é extremamente bom.

Matheus 02/05/2022minha estante
Também amo todos os livros dele

Bruno 03/01/2021

Eu vou ousar dizer que foi frustrante
Termino esse livro contrariado. Queria muito ter gostado, mas não foi uma boa experiência.
A descrição é realmente encantadora, o universo é realmente profundo, criativo, original e basilar pra muitas obras de aventura fantástica que vieram depois. Um ícone incomparável!
É isso tudo, mas é também enfadonho, cansativo e repetitivo.
Sinto que os primeiros 3/4 do livro se resumem a caminhadas por paisagens exuberantes, descanso e mais caminhadas. Não acontece muita coisa. Nesse período Tolkien trabalha as características de cada povo, claro, mas não deixa de ser cansativo.
Comecei a me envolver com o livro no quarto final, tarde demais pra tornar a leitura uma boa experiência.
Pretendo continuar a trilogia, mas sem pressa. Vou assistir ao filme, ler alguns outros livros e, quando aquela vontade chegar - se chegar - começo "As duas torres".
Recomendo a leitura apenas para leitores mais experientes, e que já estejam familiarizados com o universo. Está longe de ser a unanimidade que muita gente vende. É um clássico que influenciou todo um gênero literário, mas não espere uma leitura fluida ou divertida o tempo todo.
A tal descrição singular e profundidade de cada povo cobram seu preço.
Arthur 03/01/2021minha estante
Curti! poucos aqui tem coragem p/ avaliar uma obra clássica com medo do q vão achar.

luana 17/05/2021minha estante
Concordo plenamente!

Queria Estar Lendo 29/05/2020

Resenha: A Sociedade do Anel
O momento que esperei a vida toda para viver chegou. Essa resenha vem carregada de anos de dedicação e de surtos fangirl porque O Senhor dos Anéis foi, junto com Harry Potter, a história de fantasia que me apresentou ao universo dos livros, tanto para o meu lado leitora quanto para o de escritora. E, com a Releitura Tolkienverso, eis minha opinião sobre A Sociedade do Anel.

Para aqueles ainda não familiarizados com o universo de J.R.R. Tolkien, a trilogia acompanha uma jornada pelo destino da Terra-média. Sauron, o senhor do escuro, está desperto e erguendo suas forças novamente - e ele está em busca do seu objeto de poder mais valioso, uma coisa pequena e aparentemente inofensiva que pode mudar o curso da guerra: um anel. E esse anel está em posse da criatura mais inesperada que se poderia imaginar: um hobbit.

Em meio a caminhos por florestas sombrias, colinas assombradas, território élfico e minas abandonadas por Anãos, A Sociedade do Anel é a primeira parte do épico que abriu caminho para centenas de outras histórias de fantasia; um marco na literatura que fala sobre coragem, lealdade e honra.

"Não rebrilha tudo que é ouro
Nem perdidos estão os que vagam;
Não fenece o antigo tesouro,
Nem geadas raízes apagam;
Das cinzas um fogo renasce,
Uma luz das sombras virá;
A espada partida refaz-se,
O sem-coroa outra vez reinará."

Com o relançamento da saga e dos volumes independentes que contam sobre outros períodos da história da Terra-média, eu soube que tinha chegado meu momento de voltar à trilogia e ao meu amor incondicional por ela. O Senhor dos Anéis me moldou como apaixonada por fantasia e universos mágicos, fez de mim a escritora que sou hoje, e é com carinho que eu volto para esse mundo e seus personagens.

A Sociedade do Anel é um livro bem grandinho e, para muitos, enfadonho. Eu entendo perfeitamente quem não gosta da trilogia por causa do seu tamanho, seja na adaptação para o cinema ou em suas páginas - mas sempre peço pra pessoa dar uma segunda chance porque a riqueza e a beleza dessa saga está nos detalhes.

Tolkien deu vida a um universo e eu sei que ele está perdido entre os muitos multiversos que existem por aí. A Terra-média é rica em detalhes, construção e ambientação; é o tipo de mundo literário que salta das páginas e ganha vida conforme você o conhece mais. É fácil acreditar que o Condado está por aí. Que as colinas de Rohan ou as torres de Minas Tirith podem ser vistas ao longe. É assustador pensar que a ascensão de Sauron e a união das Duas Torres ameaça tudo isso.

Desde o momento em que conheci essa história, que começa simples lá no Condado, apresentando os hobbits e seu jeito pacato e desatento ao mundo de viver - bem interiorano - para então colocar uma tarefa importante nas mãos de um deles. Ao herdar o Anel de seu tio Bilbo, Frodo é colocado em um caminho sem volta. É uma peça de grande poder que precisa encontrar sua ruína. E, para isso, precisa entender para onde levá-la.

"Gostaria que não tivesse que acontecer no meu tempo."
"Eu também," assentiu Gandalf, "e gostariam todos os que vivem para ver tais tempos. Mas isso não cabe a eles decidir. Tudo o que temos que decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado."

Ao lado dele, seus três amigos fieis: Merry, Pippin e Sam resolvem tomar a estrada para ajudá-lo. A Sociedade se forma por acaso ou por destino; com a demanda de levar o Anel ao seu fim, nas terras de Mordor onde as sombras descansam - porque ele só pode ser destruído onde foi criado - Frodo encontra aliados em diferentes povos. Dos Elfos, recebe a ajuda de Legolas. Dos Anãos, de Gimli. E dos Humanos, Aragorn e Boromir. Por fim, e não menos importante, o mago a quem tudo se deve, dos mistérios às mais completas explicações, Gandalf é o líder da companhia.

E é com ela que a história se desenrola mais uma vez; com a magia já apresentada, onde antes tínhamos apenas os olhos dos curiosos hobbits atravessando estradas e colinas perigosas, agora temos os de todos os membros da sociedade. E a narrativa se expande e o mundo também, e essa grandiosidade que dá tanta vivacidade à história.

Conflitos sob a sombra de uma montanha, o despertar de uma escuridão crescente e estranha, a perda de aliados de maneira abrupta e chocante; A Sociedade do Anel é o pontapé inicial que toda história de fantasia sempre tem. E ainda que seja bem mais lento que seus sucessores, é um livro essencial, apaixonante e cheio de maravilhas.

A construção de cada personagem é bem feita e natural. Frodo e seu jeito humilde, mas determinado; Sam e sua ingenuidade doce e gentil; Merry e Pippin que são trapalhões cheios de charme e de lábia; Gimli e sua força e bom humor; Legolas e seu jeito etéreo e brincalhão; Boromir, mais carregado pela sina da guerra e o peso das responsabilidades com seu povo; e Aragorn - a princípio, um guardião errante para então se desenvolver num herdeiro que também sente o peso de seus legados. Gandalf é e sempre será o mago astuto que sabe exatamente a hora de aparecer.

"A Torre Sombria fora reconstruída, dizia-se. Dali o poder se espalhava por toda a parte, e longe no leste e no sul havia guerra e temor crescente."

O fim do primeiro livro é abrupto e abre margem para a divisão que acompanha o resto da história; cada núcleo conhecendo e vivendo um lado da guerra e da caçada pelo Anel, enchendo de tensão e riscos e perigos inimagináveis.

Do início ao fim, A Sociedade do Anel é o começo perfeito para uma história perfeita. Um livro pra guardar no coração e sempre lembrar com carinho, como tudo que Tolkien soprou vida nesse universo.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2020/05/resenha-o-senhor-dos-aneis-sociedade-do.html

Aelita Lear 20/10/2020

Li errado?
Eu sempre tive a impressão de que não ia gostar desse livro, e realmente não gostei. Esperei estar acostumada com o gênero, li com a mente aberta e atenta aos detalhes... Mas mesmo assim... Só que é evidente que é um livro excelente, dá para ver que o universo construído é incrível! Então a conclusão que chego é que esse livro nunca foi para mim!
Narri Chan 20/10/2020minha estante
Aelita, a avaliação saiu errada então? Porque está constando que você deu 5 estrelas.

Angel's Roses 20/10/2020minha estante
kkkkkkkkk eu iria perguntar a mesma coisa. 5 estrelas para um livro que não curtiu rs.

Aelita Lear 20/10/2020minha estante
Ai gente, eu não curti mesmo, mas reconheço o valor do livro rsrs.

Humberto Junior 20/10/2020minha estante
Concordo demais! Estou há anos para iniciar o volume dois mas sempre me bate uma preguiça por tudo isso que vc falou rsrsrs

Aelita Lear 21/10/2020minha estante
Duro kkkk

Angel's Roses 21/10/2020minha estante
Ha! no meu caso está na minha lista, mas a minha procrastinação fala mais alto e eu nem sei quando irei lê-los. Espero gostar. =)

Aelita Lear 22/10/2020minha estante
Ficou assim também, por anos na minha lista haha

rafaelfae 25/01/2010

Bom, muita gente acha Tolkien muito detalhista, eu, particularmente, pago um pau pro cara. Ele criou um mundo, todos os habitantes, as línguas faladas por eles, a história de cada povo, juntou tudo e escreveu essa série única. Quem assistiu os filmes e gostou, se resolver ler a série vai entrar em êxtase. Cada detalhe, cada diálogo, cada batalha, foram minuciosamente escritos. Não existem eventos deixados em aberto, tudo o que ele começa contar na saga ele vai até o fim, levando os personagens a encontros e desencontros perfeitos, em meio a batalhas e eventos únicos impressionantes. Já li essa série toda umas quatro vezes, e cada vez que leio encontro mais detalhes que não havia notado nas outras leituras. Recomendadíssimo, o cara é foda!
Bruno Pereira 28/06/2012minha estante
Bem, estou quase no final do 1 livro do Senhor dos anéis e não achei esse exagero de descrições como dizem. Na verdade, as descrições que Tolkien faz do ambiente em volta dos personagens dá uma realidade incrível a história. Se posso dizer, é possível imaginar o vento frio, ou o sol quente entre as árvores. Ao contrário de outros escritores, Tolkien faz descrições necessárias e não enche linguiça divagando em fatos isolados da história como muitos outros bons autores. Entretanto, em alguns trechos o filme saiu bem melhor do que a história o que é uma verdadeira surpresa, por eu estar acostumado com o contrário.

Doufe 17/07/2016minha estante
Concordo com o Bruno, acho as descrições do Tolkien objetivas e dinâmicas. Em geral o personagem está interagindo com os detalhes do mundo, ao invés de simplesmente descrever por descrever.

A Ciência precisa estudar essas pessoas que acham o Tolkien detalhista demais, e o Martin, não.