A Sociedade do Anel

A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Sociedade do Anel

Juju 04/12/2022

Interessante
O que falar desse livro? Incrível e peculiar com toda certeza!!
Tenho muitas opiniões sobre, mas não sei se vou conseguir expressa-lás da melhor forma!!

Primeiro começo dizendo que Tolkien tem uma mente espetacular e brilhante por ter criado cada pedacinho desse universo magnífico (porém que às vezes pode ser meio confuso)

Sobre a leitura, acho que ela ser fluída ou não, vai depender se você está no clima e com cabeça para ler um livro mais complexo, como é o caso desse. A escrita antiga não me incomoda de jeito nenhum, eu até gosto bastante de alguns livros assim, mas o que me incomoda um são os nomes difíceis que são colocados (sei que fazem parte da história e dão aquela magia a mais) só que acaba sendo difícil lembrar-se de todos os nomes, principalmente dos lugares, então realmente nessa parte acaba sendo confuso!!

A história começa muito bem, com a Festa do Bilbo acontecendo e depois se segue com a conversa do Gandalf e Frodo, mas depois disso a história da uma parada e fica completamente monótona, parece que não sai do lugar até lá pra metade do livro, ai ele começa a ficar mais interessante, principalmente quando encontram Aragorn e a sociedade é criada!

Por ter assistido os filmes antes, eu sempre ficava comparando os dois, tem coisas que prefiro no livro, por exemplo, como mostra a influência do anel em todos que estão a sua volta e principalmente no portador dele e tem coisas que prefiro no filme como as aventuras e piadas, não é tão arrastado e é contado de um jeito muito bom!!!

Eu com certeza vou ler de novo daqui alguns anos, mais velha e quem sabe me conecte mais com a história, mesmo assim eu acabo recomendando por sempre ter gostado muito dos filmes, me falaram que o próximo não é tão arrasado como esse e tem mais aventura, então vamos para o segundo ver se isso é verdade!!!

Nado 29/07/2021

Um dos maiores livros de fantasia de todos os tempos e que inicia ?O Senhor dos Anéis?, um verdadeiro universo mágico que tem uma imensa legião de fãs.
A trama central narra as aventuras de uma improvável sociedade formada para destruir um anel que traz muito poder a quem o possui. O leitor será imerso nesse universo em uma grande festa no Condado, onde vivem os hobbits, mais precisamente, Bilbo Bolseiro, o protagonista do livro ?O Hobbit?.
Bilbo é quem está com esse anel há muitos e muitos anos e o leitor do livro supramencionado sabe como ele fez para consegui-lo. O mago Gandalf acaba descobrindo que o anel está nas suas mãos, e com muito custo consegue tirá-lo de sua posse e entregar ao sobrinho dele, Frodo. Ao receber o Um Anel, tão poderoso, o hobbit descobre toda história por trás do objeto e a única forma de aniquilar as ameaças de Sauron: destruir o anel na montanha onde aconteceu a sua forja. No decorrer das páginas o leitor irá se deparar com as mais dispersas criaturas e personagens e claro, as conhecidas descrições minimalistas de cenários e de todos que o compõem, característica de Tolkien.
Apesar de extremamente fã do universo criado por Tolkien, o qual o conheço no mundo do cinema, essa foi a minha primeira leitura do livro e a experiência foi melhor do que o imaginado. É impossível não fazer comparativos com o filme, mas além disso, é possível perceber o quanto esse livro é ainda mais grandioso ao se aprofundar em histórias e personagens que tiveram uma pequena participação no longa, ou sequer foram apresentados.
Coincidentemente, hoje é comemorado 67 anos que esse livro ganhou a sua primeira edição e fico feliz por publicar a resenha justamente nesse dia.

Evy 12/10/2022

A Sociedade do Anel
Para ser sincera, o começo é muito parado e eu queria desistir. Só fluiu lá pela página 200, mas depois de tudo isso a leitura foi boa, tipo assim, muito boa mesmo!
São muitos detalhes e descrições (menos da cor do cabelo do Legolas) mas eu gosto muito disso.
Nos filmes eu não curtia o Frodo, mas nesse primeiro livro eu gostei bastante dele. O Aragorn é meu favorito sempre

Larissa 06/06/2021

Uma looonga introdução
Sempre tive vontade de conhecer o universo de Tolkien, então li primeiro O Hobbit e gostei bastante! Resolvi então me aventurar em Senhor dos Anéis, mas essa primeira parte da história ainda não conseguiu me conquistar.
Demorei muuuito para ler o livro e em muitos momentos senti como se nada de fato desenrolasse, como se fossem 400 páginas de introdução e só no final a história pegasse fôlego.
No final comecei a me interessar mais, então darei mais uma chance à história e vou ler o segundo livro.
Espero que melhore!
Matheus758 06/06/2021minha estante
Pior que ler tolkien é um exercício de paciência,amo senhor dos anéis mas é uma leitura bem densa mesmo

Ross.Lopes 06/06/2021minha estante
Senti o mesmo quando li, pq achei o hobbit super dinâmico e fluido então fui esperando o mesmo sobre a sociedade do anel, que foi um pequeno soco no estômago

Cinara... 03/02/2021

" "Desespero, ou loucura?", disse Gandalf. "Desespero não é, pois o desespero é somente para aqueles que veem o fim além de qualquer dúvida. Não o vemos. É sabedoria reconhecer a necessidade quando todas as outras rotas foram sopesadas, por muito que pareça loucura àqueles que se apegam à falsa esperança. Bem, que a loucura seja nossa capa, um véu diante dos olhos do Inimigo! Pois ele é muito sábio e pesa todas as coisas com grande precisão na balança de sua malícia..." "

Que escrita Tolkien!!!!! Um mestre!!! Amei!!!! Acho que só não li antes esperando por esta edição ? A tradução está perfeita! A edição, a diagramação, tudo!
Ameiiiii!!!!!! Agora que venha os outros ?

Arlefe_ 26/09/2021

A sociedade do anel
"Três anéis para os reis-élficos sob este céu;
sete para os senhores-anões em seus rochosos corredores;
nove aos homens mortais, fadados ao sono eterno."

comecei esse livro com muito receio de ser um livro chato e cansativo, como muitos dizem. Mas segui em frente e tirei minhas próprias conclusões.
Realmente, tem partes que cansam, por conta das várias descrições que o autor coloca, e confesso que não captei todas, como por exemplo, os nomes das varias cidades que mencionam, e pra piorar tudo, são nomes bem complicados.

"Um para o senhor do escuro em seu escuro trono
Na terra de Mordor onde as sombras se deitam."

Mas eu gostei bastante, foquei mais nos eventos atuais, na jornada de Frodo com o anel, e não nesses outros detalhes de cidades e tios e avós e etc e etc.... em outros universos eu até curto mas nesse, nem tanto.
É um universo incrível recheado de historias, tanto é que hoje, é uma das principais inspirações pra vários autores de fantasias e tem uma das franquias de filmes mais famosas do mundo.
Se você ainda não leu, e tem medo do que as pessoas dizem, eu digo que leiam, e assim como eu, tire suas próprias conclusões, porque gostos são diferentes.

"Um anel para todos governar;
Um anel para encontrá-los."

Bom, minha meta era ler toda a trilogia nesse mês de setembro, mas como podem ver não deu. Então pra não ficar preso em um universo e para evitar o cansaço, em janeiro eu estou de volta pra Terra Media. Agora vou preparar minhas malas para iniciar o meu primeiro em Hogwarts.

"Um anel para todos trazer e na escuridão aprisioná-los
Na terra de Mordor onde as sombras se deitam."
Gustalves 27/09/2021minha estante
Eu senti a mesma coisa! Mesmo sendo bem detalhado, eu tentei entender a aventura em si. Como minha base era nos filmes, tive várias surpresas.
Corajoso em tentar ler a trilogia em um mês kkk quando terminei o primeiro, deixei a história um pouco de lado. O segundo é melhor ainda, tá sendo o meu preferido até agr.

Arlefe_ 27/09/2021minha estante
Sim!!! E eu tbm n achei mt parecido com os filmes... Sla
E eu conseguiria ler a td em um mês, mas é como eu disse, como n consegui.. bola pra frente. E eu fico bem surpreso em tu ter lido isso td ??

Sl@ck 04/03/2022

Tolkien sem sombra de dúvida foi um gênio da literatura. A forma como ele escreve e descreve os personagens, o ambiente é incrível. Sem sombra de dúvidas uma história fantásticos onde quem viu os filmes já se encantaram, mas quando vamos para o livro percebermos que é só um terço do que vimos. Essa leitura vale muito a pena.

Larissa Souza 30/03/2022

Eu amo a história, eu amo o enredo e etc... Mas me sinto triste de não ter gostado tanto quanto gostei de O Hobbit, não sei se o problema está na edição que eu li, mas além de cansativo ficou mais complicado.

Sara.Rodrigues231 27/01/2022

Tolkien é um gênio
Acho que a sociedade do anel foi um dos livros que mais demorei pra ler, por ter uma narrativa lenta, e eu estar com pouco tempo para ler, comecei o livro, pausei por alguns meses, e dps continuei,
Mas cara vale muita a pena, é uma fantasia muito rica em detalhes, conteúdo de universo, e principalmente de poemas! A amizade de frodo é Sam é uma das melhores relações da saga, melhor que isso só Gandalf mesmo.

Julioocss 06/03/2022

Excelente
Já vi os filmes umas 5x e é incrível como a história nos livros tem muito mais riqueza, detalhes que a gente não encontra nos filmes, fiquei muito feliz em ler o primeiro e complementar a experiência que tive no filme

léo 07/01/2024

Fascinante
Após longos anos decidir por ler novamente essa obra-prima que sempre me fascinou e o mais incrível que relendo vejo o quão majestoso é esse livro. Muitos leitores relatam que Tolkien descreve demais os cenários, mas isso para mim torna a leitura ainda mais enriquecedora. Dica: para os que gostam de ouvir música enquanto leem, busquem por ambience The Lord Of The Rings, tem praticamente uma trilha para cada parte da história.

Que venha agora As Duas Torres.

Giu 24/05/2021

Fantasia pura!
É o que consigo dizer pra descrever o primeiro volume de " O Senhor dos Anéis ".
É realmente admirável o mundo que Tolkien criou do zero, a impressão que ele me passou foi de que enquanto escrevia ele pensou em tudo desde o passado da Terra Média até o presente e sem esquecer do que ainda viria, ou seja, ele criou uma linha tênue e firme; e mais importante, ele está seguindo nela sem deixar pontas soltas.

Assim como em " O Hobbit" a descrição dos cenários é impecável, os personagens são muito bem desenvolvidos e vão tornando-se essenciais com naturalidade, quando menos esperava eu já estava amando todos.
As aventuras também são fruto de pura cratividade e só melhora no decorrer.

Mas tenho algumas ressalvas... Antes de tudo talvez sejam todas por motivos individuais, minhas como leitora. Afinal ainda não estou acostumada com a escrita de Tolkien, minha interpretação pode ser um pouco lenta e tardia e além disso, talvez coisas que eu reclamarei foram na verdade propositais com o intuito de dar veracidade, de causar curiosidade e etc.

Uma delas é o fato de ele não dar detalhes de algumas coisas para explicá-las melhor ao leitor, isso quando ele se dá ao trabalho. Kkkk Geralmente ele larga a informação e deixa aquele mistério. Um exemplo são os "cousas tumulares" (inclusive adorei esse nome).

Em alguns momentos eu fiquei bem confusa ou perdida mas pouco a pouco fui ligando os pontos, porém, ainda tem coisas que talvez eu só entenda lendo os outros livros.

Em algumas partes acho que ele se alonga demais o que pode tornar a leitura cansativa pois 1° são capítulos bem grandes e 2° fica algo monótono. Tanto que no início eu demorei um pouco pra pegar firme na leitura.

Por fim, acho que eu teria uma experiência bem mais bacana se eu não tivesse assistido aos filmes antes, apesar de lembrar pouco eu já sabia de pelo menos 3 plots importantíssimos.

Agora sobre os acontecimentos:

°?°?°?°?  CONTÉM SPOILERS ?°?°?°?°

- Em "O hobbit" o caminho até o Vau parecia TÃO mais rápido, já pro Frodo foi uma aventura de semanas, misericórdia.
- Quando eles encontraram os trolls da aventura do Bilbo eu senti a nostalgia. ?
- Depois que Aragorn apareceu ficou mais emocionante pois começaram a acontecer várias coisas.
- O Conselho de Elrond acho que foi o ponto chave e muito bem escrito!
- Lórien parece um outro mundo tirado dos sonhos de Tolkien, é tão bem descrito que só imaginar é suficiente pra ficar encantado!
Karencriss 07/06/2021minha estante
Eu tive a mesmaa sensação com a distância da viagem do Bilbo pra do Frodo, olhei o mapa váriaaas vezes pra ver se tinha perdido alguma informação hahah
Fiquei perdida em alguns detalhes, com histórias e nomes do passado que talvez eu só entenda no final ou se futuramente eu reler kkk
E eu amei muito Lórien. Na hora que o Frodo fica refletindo sobre o lugar eu me senti em pé lá do lado dele vivendo aquilo.
Ameii o livro

Giu 07/06/2021minha estante
Nossa, somos duas!! Eu olhei muuuito o mapa, sempre achando que tava perdida kkkkkk
Inclusive, ainda bem que tem mapa!