A doença e a arte de Vincent Van Gogh

A doença e a arte de Vincent Van Gogh Elza Márcia Targas Yacubian

Resenhas - A doença e a arte de Vincent Van Gogh

Bruna 12/08/2022

As possíveis doenças de Vincent van Gogh
Foi interessante ler sobre os possíveis diagnósticos para os comportamentos intensos de Van Gogh. A autora abordou cada quadro de sua vida com base em boa biografia e de uma forma clara, até mesmo para leitores leigos, com termos técnicos médicos.

Uma leitura para complementar estudos e pesquisas sobre a biografia deste artista, que por meio de suas cartas, pincéis e tintas, expressou o que via e sentia. Infelizmente suas dificuldades em lidar com seus sentimentos e doenças, acabou findando sua vida cedo.

Pela abordagem imparcial, explicações claras e coerência com a biografia do artista, super recomendo a leitura, como mais um texto para conhecer um pouco mais de Vicent van Gogh.

Anne 01/12/2021

é um livro curto que aborda uma visão patológica de van gogh, o que me incomodou um pouco, pois não gosto muito desse tipo de escrita médica, mas isso é uma opinião pessoal
em geral, as referências bibliográficas foram excelentes e adorei que a autora se manteve imparcial durante todo o livro, sempre mostrando os argumentos a favor e contra de cada possível diagnóstico, deixando claro que tudo são hipóteses
foi uma leitura dolorosa, como deveria ser, pois ler sobre o sofrimento de alguém é difícil, mas achei uma leitura necessária para mim, já que gosto tanto de van gogh
não vou me alongar, se você se interessa sobre a história de van gogh, leia e se você gosta de psiquiatria, também leia, bom é isso

Maitê 20/09/2014

Para aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre a obra e a vida de Van Gogh. O livro tenta desvendar o que aconteceu com ele, o que ele tinha e discuta múltiplas possibilidades mas sem chegar a uma conclusão concreta.

Nilson 03/08/2017

Estupidamente real.
Impressionante sua arte...sua vida porém foi um caos. Valeu a leitura