Memória de minhas putas tristes

Memória de minhas putas tristes Gabriel García Márquez

Resenhas - Memória de minhas putas tristes

giovanasilvx 20/04/2024

Essa é a minha primeira leitura do Gabriel Garcia Marquez, li numa tacada só já que achei uma leitura tranquila.
Tirando o fato de o protagonista dessa história ser um pedófilo (dado seu enamoramento por uma menina de 14 anos), eu gostei de acompanhar o relato dele sobre a mesmice que foi sua vida, dos amores que nunca viveu.
Considero um primeiro contato bom com o autor, esse livro não é nada de extraordinário mas também não me tirou a conta de conhecer mais obras do Gabo.

Polly 13/04/2024

Memória de minhas putas tristes: Gabo sem o mágico, só com o realismo (#202)
Quando iniciei Memória de minhas putas tristes, achei que seria mais um livro do Gabo para colocar na minha estante de ranço confuso, tal qual Do amor e outros demônios. Mas, a experiência foi bem diferente do que eu imaginava. Embora o protagonista da história continue sendo um velho pedófilo, acredito que este livro definitivamente não é sobre isso. A mediocridade de caráter do protagonista é só um "plus" no efeito que o autor quer nos causar: ter asco da velhice.

A narrativa se inicia no aniversário de 90 anos do protagonista, de quem nem mesmo sabemos o nome. Ele, que não foi ninguém que prestasse durante toda a sua vida, decide que precisa, como presente de aniversário, de uma noite com uma bela jovem virgem. Ele, que não amou durante toda a sua vida e até se orgulha de nunca ter ido para cama com uma mulher sem que tivesse pagado por isso, nos conta que essa é a sua mais verdadeira e pura história de amor. Diante de encontros platônicos com uma menina de 14 anos, onde ele só a observa dormir nua, vamos conhecendo a rotina monótona do velho e o seu passado vazio de sentido.

A deterioração do corpo e a solidão parecem angustiar o protagonista, mas o que aparentemente acaba com ele é a consciência de que a morte está próxima. O medo de não mais existir é o que o joga num abismo, o que faz com que um crápula sem caráter queira amar, para ter algo em que se segurar, ainda que esse "amor" seja imoral. Em resumo, Memória das minhas putas tristes é a história de alguém que tem pena de morrer.

Não que a morte seja certa apenas para pessoas idosas, mas acho que esse deva ser um pensamento mais presente em nossas mentes ao chegarmos nessa idade. Ou, ao menos, é isso o que o Gabo parece querer passar. Ter limitações físicas parece também exercer uma angústia no autor. O contraste existente entre a figura do gato idoso e a jovem bela adormecida Delgadina nos mostra essa relação entre juventude e decrepitude da velhice, na qual o autor acredita. Definitivamente, Gabo nos mostra que ele não conseguia ver pontos positivos de envelhecer. Pelo menos, não com nesse livro.

E isso fica extremamente claro quando percebemos que o realismo mágico, tão característico do autor, não está presente na narrativa. Este é um livro cru, sem o elemento mágico. É só realismo, ainda que presente o ritmo compassado e envolvente de nos contar histórias. É o Gabo, mas não é o mesmo.

Enfim, gostei. A despeito do protagonista, o livro é bom.

Haddie 10/04/2024

Primeiro livro q leio do autor, leitura rápida e leve fácil de ler em 1 ou 2 horas mas não faz meu estilo

Cassia.Scapini 08/04/2024

Confuso
Esse livro é confuso para quem não é leitor atento. Ele traz várias referências e citações, o livro ganhou prêmio Nobel? retrata a história de um idoso que descobre sobre o amor após os 90 anos, mas ao mesmo tempo, é um caso de pedofilia.
Enfim, é meio confuso, preciso ler algumas resenhas para entender melhor o livro.

marianasb 07/04/2024

A narrativa é bem delineada, mas chega a ser cansativa as vezes. Pelo título, pensei que era uma história bem 18+, porém quase não teve nada demais. É interessante para passar o tempo, além de ser bem incomum. Recomendo.

lucianem 06/04/2024

Memória de Minhas Putas Tristes
No último livro publicado por Gabo (já me sinto intima), ele conta a história de um homem que, ao completar 90 anos, resolve se dar de presente uma adolescente virgem para uma (quem sabe última) noite de prazer.
Rosa, uma antiga cafetina sua conhecida, encontra para ele uma menina, mas ao invés da noite de prazer almejada, ele se encanta por ela adormecida...
Em meio à recordações de suas nove décadas de vida, o personagem se descobre amando pela primeira vez, aquela jovem adormecida.

Eu amo a obra do Gabriel Garcia Marquez, e este livro não me decepcionou.
Objetivo é gabaritar as obras dele.

Marli Bezerra 04/04/2024

Leitura muito agradável, O livro trás o que parece ser o final da vida de uma nonagenário. Em meio ao emprego num jornal e o cotidiano ele se vê pela primeira vez em frente a uma paixão. Interessante ver a perspectiva do autor narrador em saber que já se viveu muito e que a qualquer hora chegará o fim.

Malu Flório 02/04/2024

Memória de minhas putas tristes é um romance nostálgico, cujo narrador, do qual não sabemos o nome, resolver dar-se de presente uma noite com uma virgem para comemorar seus 90 anos.

Achei meio nojento, apesar de ser muito fã do Gabo.
Lucas 02/04/2024minha estante
Meu Deus. Nunca ouvi falar desse livro na minha vida.

Malu Flório 02/04/2024minha estante
Vale a pena ler por se tratar do último livro publicado pelo Gabo em vida. Mas é uma temática estranha

Sabrina 02/04/2024

É raro, mas acontece sempre...
... é o que gera mais repulsa.
E espero que a repulsa tenha sido o objetivo.
O livro é bom na parte de como não nos sentimos envelhecendo por dentro, mas que por fora todos os outros notam.
O restante me deixou refletindo em todas as mulheres tristes que não são personagens dessa ficção. E nos homens que neste momento prefiro nem comentar.

Naiade.Monteiro 30/03/2024

Memórias de um velho triste
O assunto e a abordagem do livro são bem polêmicos.
O livro não se trata propriamente de uma pedofilia escancarada como, por exemplo, em Lolita (que acho nojento), mas sobretudo fala das perspectivas de um idoso sobre o peso da sua idade e da sua paixão por alguém politicamente incorreto pra estar com ele.
Não sabemos tampouco o que levou uma jovem a se prostituir (mas sabemos que ela é pobre)
No entanto sabemos como é o entendimento que o idoso tem sobre uma menina a qual ele está apaixonado.

Não espere dessa história apenas minúcias e detalhes sobre sexo com uma criança. Isso não se passa aqui.
A história não fala disso.

Devorei o livro em 2 dias porque estou num caso de amor com Gabriel.

@eusara.lees 22/03/2024

Só sei que nada sei...
Debaixo do sol abrasador da rua comecei a sentir o peso dos meus noventa anos, e a contar minuto a minuto os minutos das noites que me faltavam para morrer
Há vinte anos atrás Gabo lançava seu último Romance, Memórias de Minhas Putas Tristes.
Me perdoem os fãs de Gabo mas para um primeiro contato com o autor eu detestei! Não sei quanto as suas obras anteriores e mais famosas mas esse livro aqui, vixe...
As putas não me deram tempo para casar.
Gabo criou um personagem que ao completar noventa anos queria um presente peculiar: uma noite com uma virgem! Siimm isso mesmo.
O livro é de fácil entendimento, o personagem levava uma vida simples, trabalhava como cronista em um jornal, criava um gato, e frequentava o bordel local, ao longo do livro ele vai recordando a respeito de algumas mulheres que passaram por sua vida porém nada muito profundo. A história se salva pelas colocações sobre tempo e envelhecimento. E quero acreditar eu que a virgem em sim era uma metáfora do autor sobre juventude e medo do envelhecimento e da morte, pois caso contrário acho bastante doentio.
No geral é uma história pra te perturbar!

Luiza.Sena 28/03/2024minha estante
Tanto não a amava, que a preferia dormindo. Amo o Gabo escrevendo, mas esse livro também me incomodou bastante.

Natali Pacheco 18/03/2024

Estranho, ao mesmo tempo que gostei do livro e li super rápido não gostei muito de vários pontos tratados?
Achei interessante a história com o protagonismo de um idoso (não é tão comum), pois me intriga como as pessoas enxergam a vida ao passar dos anos e quanto mais perto estão da morte. Durante a leitura refleti muito sobre isso.