O Mundo Assombrado pelos Demônios

O Mundo Assombrado pelos Demônios Carl Sagan

Resenhas - O Mundo Assombrado Pelos Demônios

Sérgio 24/02/2024

Num mundo onde a ignorância, o fanatismo, a pseudociência e os coachs estão "na moda", este livro é leitura esclarecedora para os amigos da Ciência.

Ronaldinho 22/02/2024

Somos criaturas de nosso tempo, todos cheios de falhas
Carl Sagan, como uma luz na escuridão, espanta todos os demônios da pseudociência e do negacionismo científico. Um livro que aborda de tudo um pouco, mas, que no fim, terminamos a leitura com grande conhecimento. Que leitura!

Metinhas 18/02/2024

Para aquele que desejam seguir o caminho da ciência.
Depois de muito tempo, resolvi criar a resenha sobre "O Mundo Assombrado pelos Demônios" de Carl Sagan.

Primeiramente, eu recomendo para aqueles que estão pensando em seguir a carreira de cientistas ou simplesmente quer entender melhor como não cair em furadas de informações por aí.

Sinceramente, ele entrou no meu top 3 de livros favoritos.

O Carl Sagan tem um jeito de explicar que faz tudo fazer sentido. Ele não só desmistifica um monte de mitos, como histórias de alienígenas e pseudociências, mas também mostra como a também ensina as ferramentas e a mentalidade necessária para não acreditar em qualquer coisa que a gente vê ou ouve.

Durante a leitura, fiquei impressionado com a quantidade de coisas que a gente acaba aceitando sem questionar, inclusive, que eu mesmo acreditei há muito tempo atrás.

Enfim, "O Mundo Assombrado pelos Demônios" é um excelente livro, um livro que te faz pensar duas vezes antes de acreditar em qualquer coisa que te contam.

Ronan.Azarias 17/02/2024

Atual mesmo datado.
O início do livro é super atual. Na realidade, no final você percebe que em qualquer época da existência humana a dualidade existencial da sabedoria/ignorância sempre permeia a sociedade. Ah fatos e dados desatualizados no livro mas não atrapalha em.nada o cerne da questão levantada por Sagan e acredito que não irão se resolver tão cedo.

andreolive.91 16/02/2024

Ótima leitura para quem como se tornou ateu ou até mesmo está a caminho de se tornar. O autor é bem agressivo, uns não gostam dessa abordagem, porém eu gostei demais.

Marcio527 02/02/2024

O livro gira em torno da mente cética e racional. Sagan habilmente explora a importância do pensamento crítico e da ciência na compreensão do mundo que nos cerca. Ao desmascarar superstições e pseudociências, o autor destaca a necessidade de abraçar a curiosidade e o método científico como ferramentas essenciais para enfrentar os desafios do desconhecido. Desafiando crenças infundadas, e inspirando uma apreciação mais profunda pelo método científico como uma luz guia na busca do conhecimento. Apesar de ser contrário a algumas ideias do Sagan, gostei muito de sua visão sobre liberdade e liberdade de expressão. A primeira metade do livro foi bem chatinha para mim, mas do meio para frente, o livro ficou bastante interessante.

Caroline 30/01/2024

"Em todo país, deveríamos ensinar às nossas crianças o método científico e as razões para uma Declaração de direitos. No mundo assombrado por demônios que habitamos em virtude de sermos humanos, talvez seja apenas isso o que se interpõe entre nós e a escuridão circundante."

soujulianax 29/01/2024

Entender a ciência é necessário!
Nessa obra de arte da literatura, o autor se propôs a explicar sobre método científico, o ceticismo, o conhecimento e uma série de outros assuntos relacionados à ciência. Ele passa por diversos temas, desde os sequestros de pessoas por alienígenas até um suposto dragão que apareceu em sua garagem, por exemplo, buscando sempre ensinar o leitor a ver as situações de forma mais crítica e científica.

No decorrer do livro, são usados vastos dados, estudos e pesquisas para comprovar o que está sendo dito e, assim, validar os argumentos dados por ele. Às vezes essa enorme quantidade de dados fica cansativa na leitura, mas desse modo ele consegue passar a essência da ciência, o que é mais importante e também era o seu objetivo.

Esse livro é uma verdadeira obra de arte e, para quem gosta de ciência e para quem não gosta, quem entende e quem não entende sobre ela e para quem quer saber sobre a ciência, é leitura essencial. Creio que o mundo seria muito melhor se todos pudessem ler essas palavras organizadas pelo Sagan, sério. A forma sóbria com a qual ele lida com um tema tão complexo é fascinante, o olhar apaixonado e crítico dele ao discutir o tema chega a ser inspirador.

Me senti emocionada por diversas vezes durante a leitura e, apesar de eu ter considerado ele um livro de leitura densa, pretendo reler daqui alguns anos, pois é muito bom mesmo.

Por fim, deixo aqui umas das frases que mais me impactaram no livro (demorei muito pra fazer a resenha e pra decidir quais frases colocar pois eu marquei o livro quase todo kkkkkkkkk):

"as consequências do analfabetismo científico são muito mais perigosas em nossa época do que em qualquer outro período anterior."

"Se não podemos pensar por nós mesmos, se não estamos dispostos a questionar a autoridade, somos apenas massa de manobra nas mãos daqueles que detêm o poder. Mas, se os cidadãos são educados e formam as suas próprias opiniões, aqueles que detêm o poder trabalham para nós."

ValAria 29/01/2024

Carl Sagan é meu autor preferido e eu acho incrível como um livro publicado há 20 anos continua TÃO atual. Uma leitura mais que necessária nos dias de hoje em que ainda se dá tanta visibilidade pra pseudociências.

Leticia.Alves 24/01/2024

Onde há dúvida, há liberdade
Livro extremamente interessante, fala sobre a influência da ciência, e a falta dela, em como o mundo se moldou. Apesar de tratar de temas complexos a forma que foi escrito é muito direta e clara, o que torna o conteúdo fácil de consumir. Tipo de livro pra ser relido de tempos em tempos e que sempre vai se manter atual.

Magdiel2 23/01/2024

A melhor obra de Carl Sagan. Nesse livro ele trata de assuntos complexos com delicadeza e maestria à ponto de você se perguntar "como nunca pensei nisso antes?"; além de desconstruir mitos à luz da ciência.

Elton Hoffmann 21/01/2024

Kit contra charlatanismos
Carl Sagan explica a importância da divulgação científica como forma de educar as pessoas a serem mais críticas e menos propensas a charlatanismos e pseudociências.

Minhas críticas ao livro são que ele é um pouco datado (de uma época onde havia muitos relatos de OVNIs e abduções. Sagan desmascara tudo isso), e também que é muito voltado ao público norte americano, citando presidentes, leis, políticas públicas nacionais ou regionais. Pra mim, deixou o livro desinteressante em vários momentos.

Danilendo0 15/01/2024

O mundo assombrado pelos demônios é um livro riquíssimo em informações. Nele o autor reafirma os benefícios da ciência e do aprimoramento da tecnologia, além de alertar os leitores sobre a disseminação das pseudociências e do misticismo. É um livro que abre os nossos olhos para muitas coisas e, com certeza, é um dos melhores livros que já li em toda minha vida.

Ana 12/01/2024

"A ciência desmascara aqueles que apenas fingem conhecer."
Carl Sagan foi um cientista, astrônomo e escritor estadunidense. Nasceu em 1934 e faleceu em 1996. É conhecido por ter apresentado um programa de divulgação científica chamado Cosmos.
Nesse livro publicado em 95/96 temos aqui uma ode à ciência. Sagan defende a importância da ciência para a sobrevivência, o futuro da humanidade e do planeta. Aborda o perigo das pseudociências que apesar de terem grande disseminação, não sustentam uma análise mais apurada e não seguem nenhum método científico. Os demônios do título são exatamente a ignorância, as crenças fantásticas, a alienação e o mau uso da ciência.
Ele tbm fala sobre a relevância de ferramentas para não sermos facilmente enganados como um kit de detecção de mentiras e da necessidade do ceticismo unido a uma mente aberta para a evolução da ciência.
Outro ponto interessante que ele aborda é o status de que a ciência é um assunto difícil ou só para nerds. E que uma educação instigante é fundamental para enxergarmos que a ciência está no nosso cotidiano e que não é tão difícil nem tão complicada quanto parece. Ele critica a educação ruim da época nos EUA e a alienação que os meios de comunicação provocam na população.
Outro ponto que vale ressaltar é como a ciência pode e foi muito usada para a destruição e o genocídio e na grande responsabilidade que os cientistas têm com a ética e os direitos humanos. Eu particularmente acho no mínimo interessante um estadunidense falar do desrespeito aos direitos humanos de outros países quando os EUA é o país que mais desrespeitou e desrespeita esses mesmos direitos na forma de guerras, capitalismo e imperialismo.

Margarete25 07/01/2024

Esplêndido
Já faz muito tempo que eu queria ler esse livro. Nem me lembro mais do dia em que ele entrou na minha lista de leitura.

"Para Tonio,meu neto.
Eu lhe desejo um mundo livre
de demônios e cheio de luz."
Linda dedicatória ?

Carl Sagan foi um grande astrônomo que dedicou sua vida ao desenvolvimento e divulgação da ciência, sendo aclamado e premiado diversas vezes.
O mundo assombrado pelos demônios é um livro perfeito para os amantes da verdade e do pensamento cético. Carl Sagan revida com informações claras as explicações místicas e ficcionais que assombram o nosso mundo.

" Os relatos espúrios que enganam os ingênuos são acessíveis. As abordagens céticas são muito mais difíceis de encontrar. O ceticismo não vende bem."

"No mundo assombrado por demônios que habitamos em virtude de sermos humanos , talvez seja apenas isso o que se interpõe entre nós e a escuridão circundante. "