O Mundo Assombrado pelos Demônios

O Mundo Assombrado pelos Demônios Carl Sagan

Resenhas - O Mundo Assombrado Pelos Demônios

Thiago275 25/10/2023

Imprescindível
Publicado pela primeira vez em 1995, O Mundo Assombrado pelos Demônios é uma verdadeira homenagem à ciência e, acima de tudo, ao ceticismo e à visão crítica.

Aqui, Carl Sagan, um dos maiores divulgadores científicos de todos os tempos, destrincha algumas crenças e pseudociências que insistem em se espalhar, apesar de todo o conhecimento científico e tecnológico que a humanidade acumulou ao longo dos séculos.

Porém, mais do que desmentir essas lendas (o que ele faz com detalhes somente no caso dos alienígenas que supostamente visitam a Terra, raptam seres humanos e fazem desenhos nas plantações), o autor se propõe a investigar e discutir os motivos pelos quais as pessoas insistem em procurar e acreditar em explicações milagrosas e sobrenaturais, bem como nos fornece um kit anti-charlatanismo.

Apesar de ser um cientista, Carl Sagan não deixa de tecer críticas aos seus colegas, no sentido de que se a ciência fosse mais próxima das pessoas, se houvesse mais esforço e boa vontade em divulgar os conhecimentos corretos, talvez a situação não fosse tão trágica.

Este é um livro que exorta o leitor a usar seu senso crítico a todo momento. Não só contra pessoas como Márcia Sensitiva, Mãe Dináh, João de Deus, Inri Cristo e assemelhados, mas também, e principalmente, contra decisões políticas e econômicas que certamente afetam nossa vida muito mais do que uma imaginária posição astrológica de qualquer planeta.

Em suma, numa época em que o obscurantismo parece crescer novamente a ponto de uma comissão da Câmara dos Deputados aprovar um projeto que proíbe a união civil entre pessoas do mesmo sexo, em nome de um suposto "pecado" que só importa a quem tem uma determinada visão de mundo, livros como esse são cada vez mais necessários.

Iasmim106 23/10/2023

Demônios
Precisei ler para a disciplina de Introdução ao conhecimento científico na universidade, confesso que a princípio a leitura foi bem frustante, e por ser uma leitura obrigatória não tinha essa de não ler. Com o decorrer ficou mais interessante, e saber que o conhecimento científico, a ciência está cada vez mais presente na nossa vida, e apesar de sua agregação de valor a sociedade por muitas vezes é negligenciada, deixada de lado, esquecida e ignorada pela ignorância das pessoas, que só querem acreditar naquilo que as convém.

Aldo 22/10/2023

Essencial
Carl Sagan foi sem dúvidas o maior divulgador da ciência que tivemos. O livro enaltece o ceticismo, a análise dos fatos, o questionamento das verdades absolutas, o encantamento pela simplicidade e beleza da natureza e do universo. Como crítica posso mencionar o enfoque bastante frequente na realidade estadunidense (o que não é exatamente um problema tendo em vista que essa é a nacionalidade do autor) o que pode em certos momentos se mostrar um tanto maçante para um brasileiro ler. De forma geral recomendo muito o livro, pois nos abre os olhos pra muitos enganos frequentes na nossa leitura de mundo ao mesmo tempo que nos relembra do quão fascinante o universo pode se tornar quando temos curiosidade e o estímulo certo.

Raul.Grenchi 18/10/2023

Grandes afirmações requerem grandes evidências.
Carl Sagan é um dos maiores entusiasta e divulgadores científicos. Em o Mundo Assombrado pelos Demônios fica claro essa sua paixão pela ciência e pelos métodos científicos. Na obra ela aborda a necessidade do ceticismo, investigar tudo para não ser enganado por fraudadores, pseudociências e até políticos mal-intencionados. Para isso ele nos apresenta um "kit de detecção de mentiras", ferramentas para identificar falácias.

Pensei que o livro entraria mais no tema religião, mas é pouco abordado, as críticas são mais voltadas e refuta as pseudociência e crenças populares, principalmente na de Ovnis e abduções. Seu exemplo do dragão invisível na garagem é perfeito, não é só porque algo não pode ser refutado isso não o torna verídico.

A obra mesmo sendo do final do século passado é muito atual, pois até hoje vemos muitas desinformações das pessoas, muitas Fake News e principalmente em campos perigosos para nossa sociedade como na saúde pública. Incrível que até hoje pessoas acreditem nos "perigos" e Microchips nas vacinas.

O livro nos lembra da importância da educação e de como a ciência deveria ser mais bem explorada pelos meios de comunicação e como deveria ser mais atraente nas escolas, e as dificuldades que os professores têm e de como deveriam ser mais reconhecidos e mais bem remunerados para uma maior eficiência na educação. e que não é de hoje que tiranos criticam a educação, a ciência e o jornalismo, pois são ferramentas libertadoras. Quando ver um político criticando essas áreas, tome cuidado!

A obra não é perfeita, ela é um pouco maçante, não é uma leitura fácil, pelo menos para mim que não sou muito habituado com não-ficção, ela também exagera um pouco em algumas críticas até a desenhos animados e séries de TV por serem "cientificamente erradas?, mas são apenas programas de entretenimento.

Mas é um livro incrível, que abre muito a mente, nos faz refletir sobre nosso mundo e o universo, como as coisas funcionam. Recomendo demais, uma verdadeira vela na escuridão!

Ramon 08/10/2023

...
"A partir daquele momento, eu compreendi qual era o caminho da escravidão para a liberdade"

"Não devemos acreditar nos muitos que dizem que só as pessoas livres devem ser educadas, deveríamos antes acreditar nos filósofos que dizem que apenas as pessoas educadas são livres" - Epicteto

"[...] um excelente modelo de como funciona a programação da televisão pública e comercial é simplesmente o seguinte: o dinheiro é tudo"

"No horário nobre, a diferença de um único ponto no ibope equivale a milhões de dólares em propaganda"

Manu 05/10/2023

O mundo assombrado pelos demônios
Admiro muito Carl Sagan, suas reflexões e opiniões moldaram muito quem sou hoje, e é muito bom revisitar isso agora como adulta. Os argumentos usados por ele para desbancar as diversas teorias e suposições absurdas que nos rodeiam são diretas e claras, quem me dera pudesse decorar os diversos argumentos e aplicá-los na minha vida. Ótima leitura, e ainda que já tenha sido escrito há quase 30 anos, continua atual.

Gabi1568 25/09/2023

Bom, apesar de repetitivo
Sim, é um livro repetitivo. Ele fala basicamente a mesma coisa durante o livro todo, só que de formas diferentes.

Entretanto, isso não impede que o livro seja bom e te prenda na leitura.

É basicamente um livro sobre ciência e seu contraste com pseudociencias, religiões e aliens.

Ele tem umas frases muito boas (desde o primeiro capítulo eu já marquei várias), e o autor escreve de um jeito muito intuitivo e fácil de entender. Além disso, abriu a minha visão para algumas coisas que eu jamais havia pensado sobre, ou até mesmo que eu havia, mas jamais no sentido apresentado aqui.

No livro ele fala mal de terapia, religião, experiências sobrenaturais, e explica tudo de forma lógica e terrena.

Confesso que ainda tenho minhas dúvidas em relação a algumas coisas, mas no geral gostei bastante.
Os capítulos 9 e 13 em especial foram os melhores, os quais a cada página eu me sentia mais presa.

Eu nunca havia ouvido falar nesse livro, mas foi uma indicação e eu amei.

@eu_rafaelfa 17/09/2023

Clássico
Um clássico de quase 30 anos que se mostra mais atual que nunca. Na verdade nem parece que o tempo passou. E essa é, talvez, a maior crítica que esse livro faz a sociedade.

marianagnzt 17/09/2023

Leitura necessária!
Embora em algumas partes tenha ficado pensativa, esse livro abriu minha mente para muitas coisas, toda vez que vejo alguém comentando sobre alguma pseudociência já penso logo nesse livro e como foi necessário!

Existe uma grande necessidade de não sermos ignorantes em relação à ciência e divulga-lá ainda mais!
João Ninguém 17/09/2023minha estante
Cirúrgica!

gab.proenca 16/09/2023

Bom, porém...
O livro aborda temas essenciais e, infelizmente, atuais como a pseudociencia e o obscurantismo. porém, por mais que tenha percepções interessantes das razões desses problemas, o livro é bem centrado na sociedade americana da década de 1980, o que me irritou um pouco enquanto uma brasileira nativa digital. o livro parece um pouco defasado no sentido de não considerar a internet e a comunicação imediata de nossos tempos. no geral, é um livro bom

Gui 03/09/2023

Muito provocativo
Eis um livro de divulgação científica para todos os públicos. Muito didático, Carl Sagan mostra como duas palavras são essenciais para combater o analfabetismo científico: admiração e ceticismo. Apesar de alguns capítulos muito focados no caso dos Estados Unidos, sobretudo em seus aspectos educacionais mais específicos, o livro faz o leitor pensar em nossos mitos e o perigo de acreditar em qualquer coisa.

Tiago 02/09/2023

O autor consegue de forma esplêndida mostrar o porque existe as pseudociências no mundo, como elas nascem e evoluem, mostra também o papel dos cientistas em nosso mundo, e suas responsabilidades, mostra também de como nos EUA há cada vez menos cientistas e os impactos que isso causa.
O autor morreu em 1996, fico me perguntando qual seria sua opinião se estive vivo nesses últimos anos.

Cosenza0 30/08/2023

?Manter a mente aberta é uma virtude ? mas, como o engenheiro espacial James Oberg disse certa vez, ela não pode ficar tão aberta a ponto de o cérebro cair para fora.?
Este livro foi escrito há cerca de 30 anos, na década de 90. Mesmo assim, tirando alguns avanços tecnológicos que aconteceram desde lá, parece que o livro foi escrito ontem.
Muito atual e relevante.

Fabio.Nunes 29/08/2023

Fragmentado
Um livro grande demais, repetitivo e muito fragmentado. Sempre fui admirador de Carl Sagan e sua paixão em trazer a ciência a uma linguagem acessível.
Mas esse livro foi difícil de ler. Capítulos esparsos, dados desatualizados e pinceladas de informações úteis e opiniões interessantes.
Uma pena.
Mas continuo um arauto do pensamento crítico e do ceticismo para uma boa vida.
Continuarei a ler o autor.
Max 29/08/2023minha estante
O livro foi um marco, mas também acho que envelheceu um pouco...

Fabio.Nunes 29/08/2023minha estante
Exato. Mas Carl Sagan é ótimo

Bianca Martins 25/08/2023

Um livro com 3 décadas, mas...
Um livro com 3 décadas, mas muito atual.

O desanimador de ler est tipo de livro é que parece que nada mudou. As informações são passadas e divulgadas, mas parece que não adianta, continuamos quase na mesma (e talvez até pior se pensarmos no quanto a tecnologia de hoje potencializa as questões problemáticas apontadas).

É um livro para se ter em casa e fazer releituras de tempos em tempos, rabiscar, sublinhar, anotar.

Vale demais a leitura e para quem preferir tem o audiolivro com leitura humana no YT.