O Mundo Assombrado pelos Demônios

O Mundo Assombrado pelos Demônios Carl Sagan

Resenhas - O Mundo Assombrado Pelos Demônios

Romeu Felix 22/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"O Mundo Assombrado pelos Demônios" é um livro escrito por Carl Sagan, publicado originalmente em 1995 e relançado pela editora Companhia de Bolso em 2006. O livro é uma defesa da ciência e uma crítica ao pensamento pseudocientífico, superstição e dogmatismo.

Sagan começa o livro examinando a crença em alienígenas, paranormalidade, astrologia e outras pseudociências que são populares na sociedade atual. Ele argumenta que essas crenças são baseadas em falácias lógicas, falta de evidência e desejo de acreditar em algo sobrenatural. Ele usa exemplos históricos e científicos para apoiar suas afirmações e desafia os leitores a pensar criticamente sobre essas questões.

O autor também aborda o papel da religião na sociedade, e embora respeite a crença das pessoas, Sagan acredita que a religião e a ciência devem ser separadas e não misturadas. Ele argumenta que a religião não pode fornecer respostas para questões científicas e que a ciência não pode fornecer respostas para questões metafísicas.

Sagan também examina a história da ciência e suas descobertas, enfatizando a importância do método científico e da razão. Ele descreve a natureza da ciência como um processo em constante evolução, baseado em observação, experimentação e raciocínio lógico. Ele também discute a importância da educação científica para a sociedade e a necessidade de promover o pensamento crítico desde cedo.

Ao longo do livro, Sagan aborda muitas questões científicas, incluindo a evolução, a teoria do Big Bang e a física quântica, e as explica de forma clara e acessível. Ele utiliza analogias simples e exemplos práticos para ilustrar seus pontos, tornando o livro fácil de entender mesmo para aqueles que não têm formação em ciência.

Em resumo, "O Mundo Assombrado pelos Demônios" é um livro importante que faz um apelo pela razão e pelo pensamento crítico em um mundo onde a pseudociência e a superstição são cada vez mais populares. É uma defesa eloquente da ciência e um chamado à ação para promover a educação científica e o pensamento crítico em todos os níveis da sociedade.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
lauraseexpressa. 23/04/2023minha estante
Olá, Romeu! Muito obrigada por seu fichamento! :) Eu amei a forma em que você escreve!

Mel 08/06/2023minha estante
Perfeito!

Clarissa 21/03/2023

Sagan faz aqui uma análise ampla sobre o advento das pseudociências e a falta de ceticismo que contribuiu para isso. Discordo do autor principalmente no que se refere à importância que ele dá à proteção da liberdade de expressão como talvez o mais valioso dos direitos, porém, isso não muda em nada a genialidade do seu pensamento e a atemporalidade das ideias dele acerca da infeliz desvalorização que o pensamento crítico e científico vem enfrentando.

Emarcilio 19/03/2023

Um apelo à divulgação e sustenção da ciência. Num mundo onde não se vê a importância da pesquisa e se descredibiliza os cientistas, o melhor a se fazer é apontar os fatos que comprovam a veracidade das descobertas, da necessidade da dúvida e do ceticismo. É um retirar de venda a leitura desse livro. Muito interessante!

Victor 19/03/2023

O mundo assombrado pelos demônios
Um livro espetacular de Carl Sagan onde acende muitas velas sobre muitos assuntos obscuros da sociedade. Mesmo sendo escrito há mais de 20 anos, muitos capítulos são válidos para os dias atuais. Porém, muitos capítulos são um pouco maçantes quando se lê o livro direto, e alguns capítulos são assuntos muito voltado pros EUA. Mas no geral é bastante esclarecedor.

Abraão 16/03/2023

Tem seus altos e baixos
O livro é muito bom, tem uns fatos interessantes, umas discussões bacanas mas ? repetitivo e longo demais

Maísa Colodel 14/03/2023

Um livro que creio que muitas pessoas deveriam ler. Apesar de ter sido escrito a quase 30 anos, ele apresenta pontos muito importantes quanto ao analfabetismo científico, e se bem olhado, podemos ver que quase nada mudou nesses anos, só piorou. Claro, podem e devem haver controvérsias quanto ao livro, principalmente nos últimos capítulos, mas é uma leitura muito interessante.

Um ponto que creio que pode chatear algumas pessoas é o foco que ele dá aos UFOs, porém, isso vem da época que ele foi escrito. Acho que vale ressaltar tbm o quanto ele fala sobre o ceticismo ser mal visto, mesmo sendo algo muito importante e que deveria ser usado com mais propriedade mais vezes

Aviso aos navegantes: é uma leitura de certo modo demorada. Não é fácil acompanhar o raciocínio dele o tempo todo, mas o meio que ele escreve é bem razoável para qualquer público.
lauraseexpressa. 23/04/2023minha estante
Muito obrigada por sua resenha, Maisa! :)

Tiago 13/03/2023

Um manifesto passional de Carl Sagan
Carl Sagan é sem dúvida um dos maiores divulgadores científcos do século XX. Apresentou de forma magistral a série Cosmos que vi durante a minha infância. Ele tem um repertório de livros que vão desde a ficção em "Contato" até uma série de ensaios sobre temas mais fraturantes como em "Bilhões e Bilhões".

Neste livro, entretanto, Sagan toma um caminho diferente e resolve escrever uma espécie de "manifesto pela ciência". A forma que ele faz isso é através de um ataque a pseudociência seguido de um ótimo "baloney detection kit" (kit de detecção de bobagens, numa tradução livre). O problema é que ele coloca no mesmo saco pseudociência e religião e adota uma postura extremamente paternalista neste aspecto. Ironicamente, a forma com que ele defende a ciência acaba por ser semelhante a forma como pessoas religiosas defendem a sua religião. Mas se conseguimos abstrair esta confusão que o Sagan faz, o livro em si fornece algumas ótimas dicas de como ter pensamento crítico e como detectar falácias com verniz de ciência. O livro merece 5 estrelas pelo baloney detection kit mas tiro 1 estrela pelo tom extremamente paternalista do autor em certos pontos.
Enaia 20/04/2023minha estante
Concordo que ele coloca erroneamente a religião no mesmo saco da pseudociencia, apesar de entender o porquê de ele fazer isso. Mas discordo em relação a ele ter para com a ciência a mesma postura que os religiosos têm para com a religião. Isso ele distingue convincentemente no livro.

lemarzagao 01/03/2023

O mundo assombrado pelos demônios
Tenho váriaaaas considerações sobre esse livro. A proposta inicial parece bem interessante e promissora, que é discutir a importância de manter a ciência viva na modernidade, e além e mais importante do que isso, democratizar um fazer científico para que a população não possa ser controlada e passiva diante de autoridades. A moral da história é essa basicamente. Mas o Carl fica durante quase 500 páginas enrolando um monte pra chegar nessa conclusão, e no mínimo umas 200 páginas é ele refutando a existência de aliens e UFOS, tipo, ok?????? passa pra próxima
Enfim, em alguns momentos achei que ele menospreza completamente o valor da fé e das religiões para os seres-humanos, apesar dele melhorar nisso um pouco mais p frente e reconhecer os benefícios da fé pra doentes terminais e tal? O ser-humano é uma criatura que precisa das crenças pra sobreviver, não importa se é na fé cristã, em cristais ou na ciência? não acho que existe uma ?mais certa? do que outra. É ÓBVIO que a ciência tem comprovações de tudo que fala, mas tipo assim, que mal faz uma pessoa saber fazer ciência e ao mesmo tempo viver a vida de forma mais leve por meio de suas próprias crenças ?não científicas?? sei lá
e em outro capítulo ele simplesmente fala sobre como os pacientes terapêuticos muitas vezes tem lembranças de coisas que não ocorreram de fato? ok? e dai? continua sendo verdade pra pessoa
Achei que ele critica tudo e mais um pouco, achei que ele ia falar mais sobre fatos científicos interessantes e não passar o livro todo ?refutando? tudo e todos
É um bom livro para discutir a importância da ciência e gerar
awareness sobre a problematica das pseudociências difundidas pela mídia e críticas aos políticos que usam da ?ignorância? como arma.
Mas não achei tão genial como todos dizem ?

Emanuely.Aparecida 26/02/2023

"As rodas dentadas da pobreza, ignorância, falta de esperança e baixa auto-estima se engrenam para criar um tipo de máquina do fracasso perpétuo que esmigalha os sonhos de geração a geração. Nós todos pagamos o preço de mantê-la funcionando. O anafabetismo é a sua cavilha"

Esse livro com certeza virou um livro de cabeceira para mim.
O autor nos apresenta os perigos da falta de um pensamento crítico e cético na nossa sociedade.
O que mais fiquei admirada na leitura é como ele nos permite refletir por conta própria sobre algumas problemáticas, mostrando as implicações que um pensamento irracional pode ter. Além do mais o autor nos ensina formas para se obter um pensamento mais crítico.
Esse livro é espetacular e acredito que todos deveriam ter a oportunidade de lê-lo para a formação de um senso mais crítico e cético, seja em relação à ciência, seja em relação à política.

nalauras 25/02/2023

Nova meta de vida como leitora: ler tudo que Carl Sagan já escreveu.
Eu me interessei em ler esse livro porque sei que ele trata de assuntos que muito me interessam: ciência e religião. Era só isso que eu sabia sobre, mas na verdade o que o Sagan faz nesse livro é falar sobre diversos assuntos, desde religião, alienígenas até sistema educacional americano (que podemos fazer várias relações com a educação aqui do Brasil, mesmo o livro sendo de 1995).
Eu diria que o assunto principal aqui é a crença que algumas pessoas têm de que estamos constantemente sendo visitados por alienígenas, pelo menos ele discorre bastante sobre esse tema e, particularmente, eu acho esse assunto super interessante.

"(...) antes do paradigma do rapto por alienígenas, as pessoas levadas a bordo dos UFOS recebiam sermões edificantes sobre os perigos da guerra nuclear... Hoje em dia, os extraterrestres parecem fixados com degradação ambiental e na AIDS. O que me pergunto é como os ocupantes dos UFOS podem estar ligados nos interesses urgentes ou em moda sobre esse planeta? (...) Por que nem sequer um aviso incidental sobre a diminuição da camada de ozônio nos anos 50 ou sobre o vírus HIV nos anos 70, quando o alerta poderia ter feito realmente algum bem? Por que não nos advertir agora sobre alguma ameaça ao meio ambiente ou a saúde pública que ainda não descobrimos?"

O livro tem parágrafos e parágrafos sobre a importância da ciência e do pensamento cético e acredito que nos tempos de negacionismo científico que estamos vivendo, faria um bem danado pra nossa sociedade ler um livro como esse.

Charly.nunes 18/02/2023

Que livro fantástico, não tenho nem palavras para descrever. O Carl Sagan como sempre muito sagaz em suas obras, explica tudo de for.a simples e bem feita, apresenta fatos, dados e experimentos, explicas as questões psicologicas seguindo uma linha de tempo historica, monstrando ao leitor a importância do pensento científico, desfazendo os medos irreais de forma respeitosa, inclusive várias coisas não só no quesito religioso ele aborda, que faz você entender que a realidade e parar de temer o irreal. Sagan é um homem incrível msm

Elena 14/02/2023

O caminho da ciência é o caminho da democracia
Uma leitura que me marcou e com certeza é um favorito. dentre os muitos motivos pra esse dar esse posto a ele acho que o principal é justamente o incentivo a mais leitura.
É impossível ler e não querer ler mais sobre as diversas areas que o Carl explora, essa é inclusive uma das coisas mais incríveis do livro, esse desdobramento do impacto da ciência em toda a nossa vida. A gente vê ciências, vê religião, política, educação e muito mais e como todos esses segmentos se conectam. O livro é uma luta contra a credulidade e o sagan explora tão bem como pseudociências se criam que até mesmo eu, uma pessoa cética, ficou mais atenta ainda, percebendo que com todo cuidado ainda podemos ser enganados.
Me ajudou a fortalecer meu amor pela ciência e pelo universo, me fez querer descobrir mais de tudo e ainda foi um grito político e social que categoriza a necessidade do ceticismo e na ciência na manutenção e criação de uma sociedade melhor.
é uma leitura muito necessária nos dias de hoje, recomendo que seja realmente lido devagar, as informações são muitas e por si só já é um livro grande.
Espero conseguir ler mais do autor!!

Tamy 13/02/2023

Ciência vs pseudociência
"Os homens chamam a epilpsia de divina, simplesmente porque não a compreendem. Mas se chamassem de divino tudo o que não compreendem, ora, as coisas divinas não teriam fim." (pág. 23)

Leia  O mundo assombrado pelos demônios e tenha uma visão de ciência e pseudociência que Carl Sagan explora profundamente, fazendo a diferenciação entre elas e trazendo exemplos de situações que já vivenciamos ou escutamos alguém ou algum noticiário falar.

O objetivo de Sagan é evitar que deixemos de questionar aquilo que acontece a nossa volta, que não nos apeguemos a explicações místicas, que busquemos a verdade em fontes seguras, que busquemos as respostas dentro da ciência e não da pseudociência.

"Descobrir a gota ocasional da verdade no meio de um grande oceano de confusão e mistificação requer vigilância, dedicação e coragem. Mas, se não praticamos esses hábitos rigorosos de pensar, não podemos ter a esperança de solucionar os problemas verdadeiramente sérios com que nos defrontamos - e nos arriscamos a nos tornar uma nação de patetas, um mundo de patetas, prontos para sermos passados para trás pelo primeiro charlatão que cruzar o nosso caminho." (pág. 59)