O mundo assombrado pelos demônios

O mundo assombrado pelos demônios Carl Sagan

Resenhas - O Mundo Assombrado Pelos Demônios

Marcelo Purificação 06/01/2024

Uma Reflexão sobre o Ceticismo Cientifico
O Mundo Assombrado pelos Demônios" é uma obra fascinante de Carl Sagan, que explora o ceticismo científico diante de superstições e pseudociências. Sagan habilmente desmistifica mitos e alerta sobre os perigos da falta de pensamento crítico na sociedade. Sua narrativa envolvente e argumentos lúcidos incentivam os leitores a questionar e analisar com mente aberta. Uma leitura essencial para aqueles que buscam compreender a importância da ciência e do raciocínio lógico na busca pela verdade.

Thalezito 03/01/2024

A ciência vista como uma vela no escuro
Neste livro, Carl Sagan ensina a importância do pensamento cético e como a ciência é importante para o desenvolvimento econômico e político das nações.
Ele também realiza uma eloquente refutação das superstições e falácias daqueles que atacam a ciência costumam usar.
Ele incentiva a curiosidade pela a ciência e mostra a importância do conhecimento para os leitores. Na minha opinião deveria ser leitura obrigatória em todas as salas de aula de ensino médio do Brasil.

leuu_lima 31/12/2023

A ciência como necessidade básica
Ler esse livro/estudo/relato foi muito reconfortante. Não reconfortante por ser uma leitura rápida ou mesmo simples, apesar do ótimo didatismo de Sagan. Foi reconfortante porque aprendi em detalhes sobre a ciência enquanto um recurso humano indispensável. Passei o livro todo pensando sobre meu contato com a ciência na infância e em como eu quero incentivar isso nos outros. Foi um exercício genuíno e muito interessante. Ok que na primeira metade do livro acho que ele pesa a mão na narrativa dos aliens, mas essa é a percepção de um brasileiro médio, imagino que para a maioria dos estadunidenses esse seja um tema de muito mais interesse.

Leonardo1217 31/12/2023

Muito bom!
Livro pra quem gosta de MBE e evidências científicas. Traz de uma maneira muito justa e acessível temas tão complexos de serem entendidos.

Eduardo Cassago 29/12/2023

Aprenda dar valor a ciência
Nesta obra-prima, Carl Sagan nos mostra como a crença em falácias e pseudociências podem trazer sérios problemas a nossas vidas. De maneira simples e clara, Sagan, um dos maiores divulgadores científicos do seu tempo faz um passeio histórico pelo avanço científico, mostrando como a humanidade gosta de ser enganada e autoenganar-se.

site: https://youtu.be/tUF5zqnS0Ns

Natalia 29/12/2023

Um livro que aborda sobre como deve ser o "pensamento científico" e a importância dele para a sociedade ser livre.
A importância do pensamento cético e da curiosidade em todas as esferas da vida humana contribuem sempre para a evolução, tanto científica como social.
Em determinados momentos o livro pode ser um pouco cansativo e maçante, mas vale a pena pelas reflexões que são levantadas ao longo dos capítulos.

Jardim de histórias 27/12/2023

"Ausência da evidência não é evidência da ausência"...
Uma dissertação da Pseudociência na totalidade, uma análise crua e profunda, capaz de causar engasgo no mais disciplinado guru. Uma contundente crítica à histeria coletiva. Caso você seja aquele tiozão ou tiazona que compartilha, estuda e retém tudo e toda informação do YouTube, etc., sem se aprofundar ou averiguar a autenticidade do assunto, não leia esse livro, porque o conteúdo aqui contido fará com que sua superficialidade se aflore. Tudo isso é somente um terço do que contém esse livro incrível.
Ao conversar com Sagan, você reflete sobre realidade, religião, vida em outros planetas, sempre olhando a sua essência. Aqui, sem preâmbulos, se estuda a necessidade humana de querer acreditar naquilo que ele gostaria que fosse verdade, uma ciência conforme sua vontade.
Gostei muito, da forma como é abordado ou associadas as pessoas que se dizem ter tido experiências com extra terrestres, com seus traumas psíquicos, baseados em estudos de Carl Gustav Jung. Também, sobre o efeito da religião no indivíduo, direcionado a conquistas materiais, profissionais ou referência ao medo pela ausência, ou necessidade religiosa, permitindo, um certo proselitismo, e consequentemente um controle coletivo e seus efeitos dogmáticos. Outra análise interessante, em tese, sobre os demônios, que conta, que os demônios são nossos próprios desejos e são esses desejos que nos atacam, e atribuímos nossas falhas e desvios a eles. Vale lembrar, que Carl Sagan, era agnóstico, e se refere ao comportamento humano mediante a religião, seus estudos, sobre a existência ou não de Deus, é pauta para outra resenha.
O livro, é quase que uma resenha, e é através desta retórica, que Sagan, e sua forma de escrever, explica seu ponto de vista, sobre muitos temas que mexem com nosso imaginário. Então, com olhar sem se desviar da ciência, abraçando de forma veemente sua análise, trazendo inúmeras referências, Carl Sagan nos entrega essa obra arrebatadora. Embora seu conteúdo, seja, controverso, às explicações são fantásticas, podemos ou não concordar com seus estudos, teorias, e a visão apaixonada pela ciência, e creio que, não é o objetivo de Sagan nos convencer da bolha em que vivemos, mas, sim, o que ele propõe, é a reflexão, ele como ninguém, sabe proporcionar excelentes reflexões.
A sugestão caros leitores, ao se debruçarem nessa obra icônica, leiam e reflitam, seja discordando, concordando, permitam se a refletir, se possível debater, desenvolver o senso crítico.
Eduardo1685 28/12/2023minha estante
Esse é Ótimo livro e sua resenha saiu perfeita. Carl Sagan era um comunicador incrível e tinha talento em simplificar o complexo, inspirando a natureza do ceticismo e da curiosidade científica. É assustador que, já nos anos 80 e 90, ele tenha apontado que estávamos entrando em uma sociedade da informação, onde a capacidade de compreender e qualificar a informação estava minada pela ignorância. Ele alertou sobre isso nos primeiros episódios da famosa série "Cosmos", ecoando até hoje a frase: 'Vivemos em uma sociedade cada vez mais tecnológica onde não sabemos nada sobre tecnologia, e essa mistura inflamada explodirá em nossas caras'. Acredito que a citação não saiu exata, mas o conteúdo tem a forma da original (Não pude parar para pesquisar a citação original aqui).
Já assistiu a série dele?
E os livros do Neil deGrasse tem o mesmo esse estilo e substância do Sagan, sendo bem interessantes por serem de publicação mais recentes e voltada a introdução científica.

Jardim de histórias 28/12/2023minha estante
Obrigado por ser participativo. Sim, a sagacidade de Sagan é incrível no que tange ao comportamento humano e quanto o homem é superficial. Sobre a série Cosmos, sim, conheço e sou fã. Neil deGrasse, ainda não, mas, colocarei em meu radar. Mais uma vez, muito obrigado

Jardim de histórias 28/12/2023minha estante
Neil Degrasse, não seria o autor de Origens?

Eduardo1685 28/12/2023minha estante
Sim, ele mesmo. E ele também faz a continuação da série Cosmos.

Jardim de histórias 28/12/2023minha estante
Perfeito ? obrigado pela dica!

Sales 19/12/2023

Primeiro livro que abandono
Este livro não me agradou, li 12 capítulos e ainda sinto que ele não foi feito para nossa época atual. Respeito muito esse autor e por isso vou ler as outras obras dele

Victor225 18/12/2023

Um verdadeiro atestado da importância da ciência por um dos maiores nomes da divulgação científica. Um destrinchamento peculiar das formas com que a mente humana pode vir a ser enganada e manipulada por sensações, ilusões e necessidade de crer. Carl Sagan nos mostra os perigos da ignorância humana combinada à certeza sobre algo, como visto nos tempos da Inquisição; mostra-nos, também, a importância da educação como sinônimo de liberdade, e como a democracia encontra bases no método científico.
Sou apaixonado por Sagan, e não é por pouco. Muitas das coisas que ele escreve aqui podem hoje ser vistas, de forma a nos fazer questionar: alguma coisa mudou? Os políticos no poder se importam com a educação, ciência e cultura? Vivemos em uma época de tecnologias, mas sabemos como estas funcionam? A resposta é que não. E, como por ele dito, pouco a pouco voltamos para a ignorância e superstição.

Gabriel Franco 17/12/2023

Carl Sagan como sempre brilhante, O mundo assombrado pelos demônios é uma obra a qual pessoas que gostam da ciência sentem como se alguém tivesse conversando com ela, concordando com todos seus pensamentos! Para alguém como eu, que acredita e se baseia na ciência é um livro incrível! Um livro dos anos 90 que parece se fazer cada vez mais atual, cada vez mais no meio das mídias sócias se faz presente o charlatanismo, Sagan já vinha nos alertando sobre? leitura muito boa e recomendo pra qualquer um que goste de ciência!

Charles.Araujo 14/12/2023

Inspirador
No que diz respeito a construção de pensamento crítico, argumentação sobre a ciência e história da construção do conhecimento científico, além da valorização deste, acho leitura obrigatória pra qualquer um. Uma coisa ou outra me incomodou, mas não dizem respeito a esses aspectos.

rizzoka 14/12/2023

Uma carta de amor ao senso crítico
"Só confie numa testemunha quando ela fala de questões em que não se acham envolvidos nem o seu interesse próprio, nem as suas paixões, nem os seus preconceitos, nem o amor pelo maravilhoso."

Resolvi ler esse livro durante um estágio de pesquisa científica que fiz recentemente e lá descobri meu amor pela ciência... esse livro foi um catalisador de toda a minha inspiração.

O mundo assombrado pelos demônios é praticamente um livro de história. Entretanto, seria injusto resumir de forma tão superficial um livro que aborda também filosofia, política, religião, cultura, educação, racismo, feminismo, cidadania e muitos outros temas. Esse é um daqueles livros que você se sente ficando um pouquinho mais inteligente enquanto lê.

Carl Sagan debate, de forma cínica, sarcástica e, apesar de tudo, muito leve e bem humorada, o porque do ser humano se prender aos misticismos, às pseudociências (aquilo que dizem ser "comprovado cientificamente" mas não é) e os perigos que a humanidade corre ao abraçá-los. Cada capítulo começa com um trecho histórico ou um exemplo dos mais absurdos possíveis (como um dragão dentro da sua garagem; meu capítulo preferido kkkkk).

Nossa curiosidade é aquilo que nos torna humanos. Nosso amor pelas descobertas é o que nos fez cruzar oceanos, ir ao espaço, descobrir a cura de inúmeras doenças e desenvolver tecnologias que antes só eram possíveis em filmes. A ciência (em seu significado mais puro possível), quando não estimulada, cria um exército de cordeiros cercados por lobos oportunistas e nossa única arma para combatê-los é e sempre vai ser nossa capacidade de questionar.

Essa foi a primeira vez que li um livro de não-ficção e confesso que devorei cada página como se fosse a última. Ainda terminei o livro encarando o teto, sorrindo, que delícia.

Cardan0 12/12/2023

Acho que o livro fala muitas coisas óbvias, mas talvez seja só pq sou bem cética, mas eu entendo por causa da época em que foi lançado.

Daniel1906 28/11/2023

A Ciência Vista Como Uma Vela No Escuro
Melhor livro de não-ficção que eu li neste ano. De certa forma fiquei sentido de não tê-lo lido antes, mais especificamente no ensino médio, porque esse livro é essencial pra qualquer pessoa que não queira se deixar guiar pelo obscurantismo ou pela pseudociência.
São 25 capítulos, cada um com um artigo onde o autor debate conosco, de forma bem humorada, como ocorre o processo científico, desmitifica muitas das crenças do senso comum (as de hoje e as do passado), fala sobre religião, política e sociologia e nos convida a ter um olhar mais curioso sobre os fenômenos a nossa volta, sobre como deve se dar processo científico e como precisamos adotar uma postura mais cética das informações que chegam a nós, pelo menos até que se provem verdadeiras.
Mesmo tendo sido publicado em 1995, continua sendo muito atual, se aplicando perfeitamente a essa era de desinformação, onde a verdade importa cada vez menos, desde que as mentiras sirvam ao propósito de quem as dissemina.
Enfim, o Carl Sagan foi realmente uma pessoa diferenciada, ainda bem que os livros tem esse superpoder de imortalizar as ideias de pessoas extraordinárias, nos dando a oportunidade de conhecê-los, mesmo após sua morte.

Gleison Marques 26/11/2023

A ciência é a luz contra os demônios à espreita na escuridão
Parafraseando Sagan: a ciência é a única coisa que nos protege da escuridão circundante.

O autor tece, com muita sensatez, uma visão panorâmica da hunanidade perante nossa maior invenção, a ciência, e como está tem moldado as civilizações humanas desde então. Porém, mesmo com os atuais métodos científicos e toda a sorte de conhecimentos que acumulamos no último século, é estarrecedora a visão preconceituosa de um grupo pequeno, mas que normalmente detém o poder, sobre esse bem tão precioso.

Em seu livro, Carl consegue desmistificar crenças arraigadas por décadas em todos os âmbitos, religiosos, sobrenaturais, espaciais e políticos. Perpassamos pela história da humanidade e sua busca inerente de conhecer o mundo, o espaço e a si mesma, desde mitologias e filosofias até os métodos objetivos e experimentais, que compreendem a ciência atual.

Conhecemos também grandes nomes da ciência mundial e seus feitos ao longo dos tempos, sempre de maneira fácil e descontraída, não à toa, Sagan tem o título de um dos mais importantes divulgadores científicos de nossa era. Ele o faz tão bem, que é impossível não se inspirar, querer pegar o primeiro livro didático e começar a aventura de conhecer esse pálido ponto azul que chamamos de lar.
cris 26/11/2023minha estante
Parabéns amor ?? orgulho! cada leitura terminada ou não, Independente do processo é importante! Fico feliz! Acompanhei sua leitura e sei da importância desse livro e do peso dele! Avante meu leitor preferido, avante na luta contra as adversidades na escuridão!

Gleison Marques 27/11/2023minha estante
Obrigado meu amor ?? você também me inspira a querer ser meu melhor