O mundo assombrado pelos demônios

O mundo assombrado pelos demônios Carl Sagan

Resenhas - O Mundo Assombrado Pelos Demônios

Gabi1568 25/09/2023

Bom, apesar de repetitivo
Sim, é um livro repetitivo. Ele fala basicamente a mesma coisa durante o livro todo, só que de formas diferentes.

Entretanto, isso não impede que o livro seja bom e te prenda na leitura.

É basicamente um livro sobre ciência e seu contraste com pseudociencias, religiões e aliens.

Ele tem umas frases muito boas (desde o primeiro capítulo eu já marquei várias), e o autor escreve de um jeito muito intuitivo e fácil de entender. Além disso, abriu a minha visão para algumas coisas que eu jamais havia pensado sobre, ou até mesmo que eu havia, mas jamais no sentido apresentado aqui.

No livro ele fala mal de terapia, religião, experiências sobrenaturais, e explica tudo de forma lógica e terrena.

Confesso que ainda tenho minhas dúvidas em relação a algumas coisas, mas no geral gostei bastante.
Os capítulos 9 e 13 em especial foram os melhores, os quais a cada página eu me sentia mais presa.

Eu nunca havia ouvido falar nesse livro, mas foi uma indicação e eu amei.

@eu_rafaelfa 17/09/2023

Clássico
Um clássico de quase 30 anos que se mostra mais atual que nunca. Na verdade nem parece que o tempo passou. E essa é, talvez, a maior crítica que esse livro faz a sociedade.

marianagnzt 17/09/2023

Leitura necessária!
Embora em algumas partes tenha ficado pensativa, esse livro abriu minha mente para muitas coisas, toda vez que vejo alguém comentando sobre alguma pseudociência já penso logo nesse livro e como foi necessário!

Existe uma grande necessidade de não sermos ignorantes em relação à ciência e divulga-lá ainda mais!
João Ninguém 17/09/2023minha estante
Cirúrgica!

gab.proenca 16/09/2023

Bom, porém...
O livro aborda temas essenciais e, infelizmente, atuais como a pseudociencia e o obscurantismo. porém, por mais que tenha percepções interessantes das razões desses problemas, o livro é bem centrado na sociedade americana da década de 1980, o que me irritou um pouco enquanto uma brasileira nativa digital. o livro parece um pouco defasado no sentido de não considerar a internet e a comunicação imediata de nossos tempos. no geral, é um livro bom

Gui 03/09/2023

Muito provocativo
Eis um livro de divulgação científica para todos os públicos. Muito didático, Carl Sagan mostra como duas palavras são essenciais para combater o analfabetismo científico: admiração e ceticismo. Apesar de alguns capítulos muito focados no caso dos Estados Unidos, sobretudo em seus aspectos educacionais mais específicos, o livro faz o leitor pensar em nossos mitos e o perigo de acreditar em qualquer coisa.

Tiago 02/09/2023

O autor consegue de forma esplêndida mostrar o porque existe as pseudociências no mundo, como elas nascem e evoluem, mostra também o papel dos cientistas em nosso mundo, e suas responsabilidades, mostra também de como nos EUA há cada vez menos cientistas e os impactos que isso causa.
O autor morreu em 1996, fico me perguntando qual seria sua opinião se estive vivo nesses últimos anos.

Cosenza0 30/08/2023

?Manter a mente aberta é uma virtude ? mas, como o engenheiro espacial James Oberg disse certa vez, ela não pode ficar tão aberta a ponto de o cérebro cair para fora.?
Este livro foi escrito há cerca de 30 anos, na década de 90. Mesmo assim, tirando alguns avanços tecnológicos que aconteceram desde lá, parece que o livro foi escrito ontem.
Muito atual e relevante.

Fabio.Nunes 29/08/2023

Fragmentado
Um livro grande demais, repetitivo e muito fragmentado. Sempre fui admirador de Carl Sagan e sua paixão em trazer a ciência a uma linguagem acessível.
Mas esse livro foi difícil de ler. Capítulos esparsos, dados desatualizados e pinceladas de informações úteis e opiniões interessantes.
Uma pena.
Mas continuo um arauto do pensamento crítico e do ceticismo para uma boa vida.
Continuarei a ler o autor.
Max 29/08/2023minha estante
O livro foi um marco, mas também acho que envelheceu um pouco...

Fabio.Nunes 29/08/2023minha estante
Exato. Mas Carl Sagan é ótimo

Bianca Martins 25/08/2023

Um livro com 3 décadas, mas...
Um livro com 3 décadas, mas muito atual.

O desanimador de ler est tipo de livro é que parece que nada mudou. As informações são passadas e divulgadas, mas parece que não adianta, continuamos quase na mesma (e talvez até pior se pensarmos no quanto a tecnologia de hoje potencializa as questões problemáticas apontadas).

É um livro para se ter em casa e fazer releituras de tempos em tempos, rabiscar, sublinhar, anotar.

Vale demais a leitura e para quem preferir tem o audiolivro com leitura humana no YT.

JuKirchhof 05/08/2023

O grande livro para ler no momento atual
Apenas amei a abordagem de Sagan, seus exemplos, explicações. Um conhecimento gigante e tão pleno, que se apresenta com clareza para um público comum, como eu, como você. Ressalva? Se tivesse dado uma enxugada nos aliens. Logo no primeiro terço do livro tem algumas sequencias de capítulo que ficaram cansativas. Mas nunca pule nenhum parágrafo, às vezes a "magia" do encantandor de leitores vai estar onde você menos esperar.

Luis Felipe S. Correa 31/07/2023

Se tornou o livro mais importante da minha vida
Sempre tive admiração pelo autor, desde a época de Cosmos, mas confesso que nunca li nenhum livro dele por imaginar que a linguagem seria de difícil compreensão (eu sei, isso é idiota por ter visto a série antes). Mas a verdade é que o título me pegou de jeito, achei fantástico e depois de cinco anos protelando a leitura, aqui estou, para enaltecer essa obra que é uma maravilha do pensamento científico. O livro fala sobre temas diversos, sob a ótica da ciência, é claro. Com uma postura bastante séria, é admirável a oposição à ideias absurdas sem que isso se confunda com o desdém ao qual estamos habituados no convívio social. Os assuntos são bastante variados, mas me pegou de jeito o Capítulo sobre James Randi e Oppenheimer. O do James Randi pela admiração anterior à sua vida e obra e o de Oppenheimer por ter coincidido com a exibição do Filme Oppenheimer, do Christopher Nolan. Especificamente sobre o filme, a leitura se demonstrou um complemento, haja vista discorrer sobre o Projeto Manhattan e os limites éticos da ciência. O autor vai além ao narrar a jornada de Edward Teller na promoção da Bomba de Hidrogênio, considerada pelo autor a arma mais maligna da humanidade. É um livro que virou o meu favorito e me levou a comprar toda a obra do Carl Sagan. É um livro tão bom que você espera que não tenha fim, mas em se tratando de um livro sobre a ciência, certamente terei outras formas de seguir o olhar do autor. Ao mesmo tempo eu fiquei desolado, por perceber que a vida é um átimo e eu não poderei alcançar um mínimo do conhecimento produzido no mundo, ou ler muitos livros nesta vida. Mas enquanto viver, lerei todos os que puder, acho que é isso que deixa a vida interessante e torna mais especiais livros como este.

Confessor 23/07/2023

A Ciência Vista Como Uma Vela No Escuro
O Carl Sagan foi um dos maiores divulgados científico do século 20. Ficou muito conhecido pela série de tv chamada Cosmos. Em "O Mundo Assombrado por Demônios", o autor faz uma análise profunda sobre o impacto negativo das credices e pseudociências, e exauta a importância do método científico.

Não foi uma leitura fácil, o primeiro terço é um pouco repetitivo, pois o autor foca muito no tema de abduções extraterrestres, explicando de váaaarias formas diferentes como é um absurdo a crença em UFOs. Mas depois, ele vai passando para outros temas, e a leitura fica mais dinâmica.

Foi o último livro publicado pelo Carl Sagan em vida, lançado em 1996. Apesar dele não ter vivido na época das redes sociais, muito do que ele alerta sobre o perigo das fake news, é válido para o que ocorre ainda hoje.

O livro nos faz pensar sobre como as histórias que ouvimos e as crenças que abraçamos moldam nosso entendimento do mundo. Ele mostra que o método científico não é apenas uma técnica, mas uma forma aberta de conhecimento, baseada em evidências e fatos reais. É um livro essencial para quem quer escapar das superstições e buscar um conhecimento embasado e inteligente, num mundo inundado de informações duvidosas.

Cachamorra 20/07/2023

Um tratado contra a Pseudociência
Eu li esse livro pela primeira vez quando era um garoto. Achei em um sebo e li com uma vontade impressionante na época. Esse ano resolvi reler alguns livros que marcaram a minha formação militante, esse livro estava entre eles.

É um livro de combate a Pseudociência e toda a falácia que nos atinge nos dias atuais. Sagan entendeu com muita habilidade o que aconteceria com a ascensão desse mundo global. Ele pode não ter previsto Facebook e twitter, mas sabia que o analfabetismo político levaria a ascensão de uma força política perigosa chamada fascismo.

O livro é surpreendentemente atual. minha crítica é que Sagan não percebeu é que esse analfabetismo científico é uma ferramenta da burguesia. Falta à percepção política de é o sistema que financia a ignorância.

Leandro423 16/07/2023

Sinceramente tive dificuldades com o livro, ele não é ruim, mas nao sei se não estava na vibe pra lê-lo.

E um livro interessante até onde pude compreender, ele trás uma ideia da anticiencia e o que podemos fazer para combatê-la.

Deixarei pra reler ele no futuro quando tiver mais inspirado

CAMBARÃ 15/07/2023

Carl Sagan e aborda o tema do ceticismo científico.
Sagan, renomado astrofísico e divulgador científico, explora os perigos do pensamento pseudocientífico e irracional, assim como a necessidade de pensamento crítico e racionalidade na sociedade.

O autor analisa crenças populares e pseudociências como astrologia, ufologia, curas milagrosas e teorias da conspiração, examinando a falta de evidências científicas para sustentá-las.
Ele destaca como essas crenças e a disseminação de desinformação podem ser prejudiciais, afetando nosso entendimento da realidade e potencialmente atrasando o progresso da sociedade.
Ao longo do livro, Sagan defende a ideia de que uma abordagem baseada na ciência e no raciocínio lógico é fundamental para uma humanidade mais esclarecida e capaz de enfrentar os desafios do mundo moderno.
Ele incentiva o pensamento crítico, a educação científica e a busca da verdade com base em evidências.
O Mundo Assustado por Demônios é uma obra esclarecedora que nos convida a questionar e examinar nossas crenças, estimulando uma abordagem mais fundamentada em fatos e evidências científicas.
Ao longo do livro, Sagan demonstra sua paixão pelo conhecimento e sua preocupação com os perigos do obscurantismo e da irracionalidade.