O mundo assombrado pelos demônios

O mundo assombrado pelos demônios Carl Sagan

Resenhas - O Mundo Assombrado Pelos Demônios

Tatiana427 02/07/2023

O mundo assombrado pelos demônios
Sem spoilers, esse livro é uma grande abertura de conhecimentos sobre ciências, como é fantástico o ceticismo , o questionamentos socráticos... A busca da verdade que está longe de princípios sobrenaturais... Ufos, psicanálise, círculos de plantações, tem um dragão na minha garagem, paralisia do sono, bruxarias, cidades perdidas, só queria que tivesse conhecido bem antes..., teria evitando muita picaretagem.

Guilherme.Pimenta 27/06/2023

O pensamento crítico é necessário
No livro Sagan aborda de forma cética inúmeros fenômenos considerados fantásticos e sobrenaturais, esclarecendo e explicando o ponto de vista da ciência. O autor alerta para as explicações supersticiosas que são aceitas por pessoas facilmente sugestionáveis. A ?celebração da ignorância? pela mídia coincide com a contraditória dependência, cada vez maior, da tecnologia combinada à incompreensão da própria ciência e dessa mesma tecnologia.
   O livro trata dos equívocos científicos cometidos pelas religiões e pelas pseudociências. Não se deve confundir pseudociência com ciência errônea, pois ?a ciência prospera com seus erros, eliminando- os um a um?.
   Muitos dos erros cometidos pelo senso comum se devem ao fato de que nossas percepções são falíveis. O método científico dá alguma garantia de que não estamos sendo vítimas de ilusão ou da sedução do nosso desejo. Assim, Sagan afirma que ?o método da ciência é muito mais importante do que as descobertas dela?.
   Sagan ainda oferece explicações científicas para fenômenos aparentemente fantásticos, tais como o das supostas silhuetas humanas identificadas na Lua e em Marte.
   As imperfeições cognitivas, que muitas das vezes nos induzem a ver o inexistente, se devem, em parte, à necessidade do ser humano de buscar padrões. O autor adverte que ?nós, humanos, temos um talento para nos enganar?.
   É preciso distinguir entre visões verdadeiras e falsas. É importante entender que a imaginação e a memória muitas vezes se confundem. Sagan então contextualiza que nenhuma afirmação assombrosa deve nos impedir de buscar as evidências que possam comprovar ou negar algo. A ciência não se baseia em assombros, mas em evidências. O livro aborda inúmeras outras questões tentando mostrar como as diversas pseudociências não resistem a uma análise mais apurada.
   O demônio que nos assombra é a própria falha humana e, para Sagan, precisamos nos munir com um ?kit de detecção de mentiras? para evitar cair em truques. A ciência, o pensamento crítico e o conhecimento são fundamentais para não vivermos uma nova caça às bruxas.
Sra. Star Wars 27/06/2023minha estante
Desde uma indicação do meu tio, estou doida pra ler esse livro. Agora, eu fiquei ainda mais hypada!

Mel 08/06/2023

Como se pode saber se alguém está apenas imaginando?
Essa pergunta é essencial, é isso que distingue o que é ciência e o que não é. Afinal, somos o que somos e temos o que temos por conta da ciência: somente com o ceticismo somos capaz de gerar conhecimentos concretos, e é o conhecimento que embasa nossa vida. Somente o pensamento crítico é capaz de nos livrar das pseudociências.

"A ciência é um meio de desmascarar aqueles que apenas fingem conhecer. É um baluarte contra o misticismo, contra a superstição, contra a religião mal aplicada a assuntos que não lhe dizem respeito. Se somos fiéis a seus valores, ela pode nos dizer quando estamos sendo enganados. Ela fornece a correção de nossos erros no meio do caminho."

"Os seres humanos têm limitações, e ninguém sabe disso melhor que os cientistas. Mas muitos aspectos do mundo natural, considerados miraculosos apenas algumas gerações atrás, são agora inteiramente compreendidos pela física e química. Pelo menos alguns dos mistérios de nossos dias serão desvendados pelos nossos descendentes. O fato de não podermos ter no momento uma compreensão detalhada dos estados alterados de consciência em termos da química do cérebro não é indicação maior da existência de um "mundo espiritual" do que, antes de conhecermos o fototropismo e os hormônios das plantas, um girassol seguindo o curso do Sol pelo céu era prova de um milagre literal."

Me sinto inapta pra escrever uma resenha que faça jus ao tamanho desse livro. Tamanho, pois é incalculável o quanto ele é sensato, bem organizado, bem embasado, claro, explicativo, necessário... Mostra o quanto o pensamento crítico está perigosamente extinto atualmente. O que deveria ser regra é exceção.

Satiro 04/06/2023

Sejamos críticos!
Carl Sagan nos presenteia com uma obra carregada de elementos atemporais, dignas de guiar determinadas condutas humanas. Porém, ainda assim achei que o livro como um todo fica levemente datado e restrito ao solo dos EUA, o que me impactou de maneira negativa quanto ao livro.
"O mundo assombrado pelos demônios" será sempre válido de uma leitura, para que assim não possamos esquecer que a ciência se faz indagando e não apenas se sujeitando. Sejamos críticos!

Jolly 01/06/2023

Enquanto vou resenhando isso, vou tentando lembrar dos 243 assuntos que o livro toca

Leitura fácil, tive uma leve sensação do Carl ter sido trotskista um certo momento da vida

Mas criar pensamento crítico é o foco do livro, independente dos demônios que ele trata em cada capítulo

Leiam e leiam bastante, e leiam o que não concordam também

Recomendado

Daiane316 18/05/2023

A todos que têm curiosidade, e sede de conhecimento
O que falar de Sagan? Nada. Apenas indicar fortemente suas obras. São puro ar fresco diante da ignorância que vem se alastrando em todo o mundo, ainda que os textos tenham sido escritos em sua época, se mantém tão relevantes quanto antes. A todos que têm sede de conhecimento, que gostam de questionar, esse livro é um prato cheio.

Alex690 17/05/2023

Opinião Impopular sobre o astro do ceticismo
Para os anos 90, o livro soa revolucionário, para o século 21, um alerta. Carl Sagan tem seu brilho, prendeu minha atenção e me ajudou a compreender melhor os parâmetros do saudável ceticismo como uma maneira segura de analisar o jorros de informações que nos bombardeiam todos os dias, as crenças enviesadas, desde os ovinis aos demônios, da política a pseudociência, da boa e da má ciência.
Carl Sagan no entanto, se omitiu de abordar um assunto importante (depois de ter dedicado algumas linhas a sua defesa ao direito ao aborto e a legalização da maconha): a homossexualidade. Eu esperava por isso, teria sido eclarecedor para a época, mas pelo que se diz nos bastidores, Sagan apesar de nunca ter expressado intolerâcia e até ter trabalhado com James Pollack um famoso astrofísico, abertamente homossexual, era um "homofóbico enrustido", o que parece muito radical na minha opinião. Prefiro enxegar sua posição apática ao assunto como um direito seu de não envolvimento e tudo bem, ninguém, nem um cientista famoso tem o dever de abordar assuntos que não lhes dizem respeito, ele pode escolher livremente suas pautas, e as dele são bastante claras: sua clássica e inabalável luta contra os OVNIs, o que lhe rendeu fama. Como Sagan enfatizou, nós humanos e mesmo os mais renomados cientistas estão sujeitos aos seus preconceitos, quem sabe com ele, pelo menos nesse assunto em particular, a falibilidade tenha dado as caras.
No mais, inteligente, ótimo escritor, rico em dados, excelente divulgador do ceticismo e o mais popular agnóstico/ateu de todos os tempos, ouso escrever.

Gislayllson 06/05/2023

O ceticismo contra os demônios
Neste livro, o renomado professor e cientista Carl Sagan reflete sobre como as crenças e falta de ceticismo vêm impondo dificuldades às sociedades ao longo dos séculos.
Seja em forma de demônios, gnomos, duendes, santos e, mais recentemente, alienígenas, esses seres encontram lugar no imaginário e na crença popular baseados em como a sociedade da época se organiza e seu conjunto de saberes estabelecidos. O autor sugere a ciência, sua correta divulgação, bem como o ceticismo como meios de lutar contra os malefícios advindos da pseudociência. Uma boa leitura para quem gosta de divulgação científica e para quem se pergunta sobre a existência de seres extraterrestres.

joao 24/04/2023

Longa jornada
Talvez o primeiro grande livro de não ficção que eu tenha lido, o mundo assombrado pelos demônios é um apunhado de textos que variam pela temática ou forma de escrita. alguns quase impossíveis de ler de tão chatos, outros que você lê segurando o riso de tanto absurdo escrito (muita coisa envelheceu mal aqui) mas como um todo, é um livro interessante e que serve de entrada para que leigos como eu conheça um pouco mais sobre divulgação científica e afins.

Enaia 20/04/2023

Fantástico
Eu diria que o livro é muito bom. Principalmente para aqueles que não tem conhecimento básico em ciência ou que nunca leu nada de filosofia da ciência, será um livro muito útil. Para aqueles que leram, ainda é um bom livro, pois pelo fato de estar constantemente falando de cultura popular, ele é muito instigante. Minha nota é 4.5. Muito bom mesmo. Dito isso, vou a alguns pontos mais específicos. Essa parte é bem pessoal (SPOILERS)

O livro tem um ritmo bom. O prefácio e o primeiro capítulo são bons, chamam a atenção. Depois, do 2° até mais ou menos o 5° capítulo, é mediano. Nâo é enfadonho, na minha opinião, mas não é a parte que mais prende do livro. Daí em diante é cada vez melhor. Os temas são bastante chamativos, as hipóteses do autor e as referências trazidas são muito interessantes.

Exceto pelo último. Se o capítulo "O caminho para a liberdade" (21) e o penúltimo, "Ciência e Bruxaria" (24) concorrem, de longe, para os melhores, o útlimo é de longe o pior. Digo pior em termos ideológicos, de solidez. É tão diferente este último capítulo que nem parece ter sido escrito pelo mesmo Sagan que escreveu o restante. Pode parecer até incoerente. Explico o porquê.

Sagan parece uma pessoa bastante sincera, que pensa com a própria cabeça e que se esforça na direção de ser alguém que analisa os fatos com o máximo possível de objetividade, sem tender para o favorecimento de um lado específico devido a um viés dominante. Aqui eu me refiro principalmente à história e à política e isso podemos ver em vários momentos.

Vemos aqui e ali o apontamento de um analfabetismo científico na China, do atraso da biologia evolutiva na União Soviética e a afirmação de que o comunismo era uma ideologia moribunda na União Soviética e que a economia planificada estava fadada a fracassar. Ao mesmo tempo, ele não se mostra um anticomunista fervoroso, pois nem por isso, como alguns, pensa que o capitalismo é o melhor possível. No capítulo 12 (a arte refinada de detectar mentiras), diz que é incoerente atribuir a baixa expectativa de vida ao final da URSS ao "fracasso do comunismo" e, simultaneamente, não atribuir a alta mortalidade infantil dos EUA (de 1995) ao fracasso do capitalismo. No mesmo capítulo o autor dá a entender que o neoliberalismo não é a saída, pois traz o exemplo dos lobbies feitos pela indústria do cigarro para desacreditar as divulgações científicas a respeito da nocividade do cigarro, ou seja, o livre mercado absoluto, sem a ingerência do Estado em algumas ocasiões, pode ser nocivo para nós e para a ciência. No penúltimo capítulo (a ciência e as bruxas), não chega a condenar a guerra do Iraque, mas reconhece que se manipulou a imagem de Saddam muito rapidamente (abrindo margem para o subentendimento de que ele talvez não visse o conflito com bons olhos, apesar de que a ausência de qualquer comentário a respeito da política externa dos EUA tenha sido decepcionante sobretudo aqui).

Ok, tudo isso (e as posições que ele vai tomando ou dando a entender em diversas passagens a respeito de variados assuntos, tais como drogas, feminismo, aborto, religião etc.) vai criando uma expectativa em você, talvez mesmo por ele ser uma figura complexa, por você não conseguir predizer o que ele dirá a respeito de um tema controverso em seguida. Isso é um bom ponto, pois é característica de alguém que tenta pensar com a própria cachola e é alguém com quem você gostaria de bater um papo. Mas quando chega no último capítulo... Pura propaganda estadunidense e afirmação de uma libertina liberdade de expressão!! Nem parece que o cara que se mostrava tão crítico e consciente escreveu este aqui.

Tem de tudo: diz que os EUA são a melhor democracia do mundo; que o cristianismo se tornou mais humanista e moderado no mundo todo por conta dos EUA (uma coisa é dizer que tiveram influência sobre o mundo, outra é apagar as lutas em cada país...); que alguém tem o direito de usar a foto do presidente para servir de tiro ao alvo; que um racista pode expressar sua opinião hedionda à vontade, podendo apenas ser contra-argumentado por nós.

Algo que achei particularmente bizarro é que ele cita o exemplo de um ex-Ku Klux Klan que se tornou, depois, juiz da suprema corte sem qualquer suspeita. Que lindo, mudou de opinião! Ainda nesse âmbito judicial, achei bastante ingênua como ele é idealista a ponto de considerar excelente a situação do país por conta de sua constituição, sem considerar como as leis são fiscalizadas e como as coisas acontecem de fato, além da piada de colocar a atuação dos tribunais estadunidenses como um exemplo de investigação científica. Tive até a impressão de que este último capítulo foi para dar uma suavizada no tom do livro (embora eu, que sou mais de esquerda, tenha achado ele bastante suave).

Outro ponto que me incomodou um pouco, mas que vou apenas mencionar sem me delongar, foi a rejeição à psicanálise. É compreensível porque ele o faz, afinal, ainda que não afirme isso, ele é um falsificacionista. No entanto, no capítulo 6, de alucinações (ótimo, por sinal) ele cita psiquiatras que explicam esse fenômeno quase que igualmente à maneira psicanalítica, só que excluindo o jargão e as instâncias psíquicas. A sensação é a de que, nesse caso, importou mais a autoridade conferida ao cientista do que à teoria.

Enfim, é um livro muito bom. Gostei bastante e provavelmente relerei os capítulos de que gostei. Recomendo.
lauraseexpressa. 23/04/2023minha estante
Oi, Matheus!
Sério, eu não tenho palavras pra descrever minha gratidão por você ter escrito essa resenha.

Faz alguns meses que eu descobri quem era Carl Sagan. Particularmente, eu sou muito nova ainda no campo da ciência, então não compreendo tantas coisas assim ? mas isso tbm não significa que eu não saiba de nada.

Quando eu descobri quem era Carl, eu fiquei apaixonada por suas ideias e que ele pensava de uma forma parecida com a minha de se ver o mundo. Eu fiquei encantada!

Pois bem, decidi comprar ?O mundo assombrado pelos demônios? por ser um título que me chamou atenção e por ser muito bem falado pela crítica! E tudo ficou bem melhor quando eu vi que Carl era o autor.

Fiquei louquinha por querer ler! Fui em todas as livrarias por querer ele físico e por sorte encontrei em última hora. Fiquei muito feliz!

Quando eu abri meu skoob para ler algumas resenhas, não achei ninguém que comentasse mais pro lado científico. (Coisa que eu procurava pra fundamentar minha opinião e confirmar minha expectativa.)

Então eu comecei a ler e me decepcionei. Acabou que eu nem tive tempo pra ler e deixei esse livro pra lá. Mas quando eu abri meu skoob, me deparei com a sua resenha.

E a sua resenha, Matheus, me deu uma motivação incrível pra continuar lendo.

Por isso, de coração, muito obrigada por escrever.

(Se eu pudesse avaliar resenhas, com certeza eu te daria 5 estrelas.)

Enaia 24/04/2023minha estante
Que bom, Laura! Não imaginei que minha resenha pudesse ajudar alguém e fico feliz por isso. Quando a escrevi, fiz por mim mesmo, porque gosto de falar sobre o que li e sinto que memorizo melhor. Que surpresa!
Se o seu interesse é a parte científica, não há autor melhor. Tem um capítulo chamado Maxwell e os Nerds que faz uma defesa da ciência pura por meio da história da física que é bem legal e pode te interessar. Mas eu diria que ele como um todo é excelente.
Vi em várias resenhas que o pessoal não gostou da atenção excessiva dada aos OVINIs. Bom, isso é opinião. Eu gostei, apesar de ter enjoado um pouco, mas é bom. Todo capítulo vai ser dado um jeitinho de falar de ciência, então aconselho vc a persistir no livro que vai dar bom!
Um abraço

lauraseexpressa. 25/04/2023minha estante

sailortrizte 02/04/2023

Aí, que livro!
muita informação importante, Carl dá um tapa na sua cara a cada capítulo. Aprendi muita coisa nesse livro, e abriu minha curiosidade pra várias outras!
Só um capítulo ou outro que era cansativo e repetia muito o assunto, mas fora isso a leitura em geral foi fantástica.
Gostei de como ele constuiu o livro e os temas abordados, vários em geral sobre ciência, educação e pensamento crítico.
Adorei, vou ler muitos outros livros dele ?

Isabella 01/04/2023

Até onde o ceticismo pode nos levar?
Gostei da leitura, principalmente na parte percepções e ideias que temos sobre crenças, superstições, e etc. Achei a abordagem dos OVNS grande demais, mas entendi a proposta dele. Achei importante como o final do livro vai sendo direcionado a nossa realidade cotidiana, como ser cetido sobre tudo pode até nos fazer duvidar de coisas comprovadas e que já se tem provas e estatísticas, o que pode nos libertar de todas essas esquinas enganosas é justamente a educação, o que achei interessante. Não foi surpreendente, mas foi uma leitura muito prazerosa.

Romeu Felix 22/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"O Mundo Assombrado pelos Demônios" é um livro escrito por Carl Sagan, publicado originalmente em 1995 e relançado pela editora Companhia de Bolso em 2006. O livro é uma defesa da ciência e uma crítica ao pensamento pseudocientífico, superstição e dogmatismo.

Sagan começa o livro examinando a crença em alienígenas, paranormalidade, astrologia e outras pseudociências que são populares na sociedade atual. Ele argumenta que essas crenças são baseadas em falácias lógicas, falta de evidência e desejo de acreditar em algo sobrenatural. Ele usa exemplos históricos e científicos para apoiar suas afirmações e desafia os leitores a pensar criticamente sobre essas questões.

O autor também aborda o papel da religião na sociedade, e embora respeite a crença das pessoas, Sagan acredita que a religião e a ciência devem ser separadas e não misturadas. Ele argumenta que a religião não pode fornecer respostas para questões científicas e que a ciência não pode fornecer respostas para questões metafísicas.

Sagan também examina a história da ciência e suas descobertas, enfatizando a importância do método científico e da razão. Ele descreve a natureza da ciência como um processo em constante evolução, baseado em observação, experimentação e raciocínio lógico. Ele também discute a importância da educação científica para a sociedade e a necessidade de promover o pensamento crítico desde cedo.

Ao longo do livro, Sagan aborda muitas questões científicas, incluindo a evolução, a teoria do Big Bang e a física quântica, e as explica de forma clara e acessível. Ele utiliza analogias simples e exemplos práticos para ilustrar seus pontos, tornando o livro fácil de entender mesmo para aqueles que não têm formação em ciência.

Em resumo, "O Mundo Assombrado pelos Demônios" é um livro importante que faz um apelo pela razão e pelo pensamento crítico em um mundo onde a pseudociência e a superstição são cada vez mais populares. É uma defesa eloquente da ciência e um chamado à ação para promover a educação científica e o pensamento crítico em todos os níveis da sociedade.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
lauraseexpressa. 23/04/2023minha estante
Olá, Romeu! Muito obrigada por seu fichamento! :) Eu amei a forma em que você escreve!

Mel 08/06/2023minha estante
Perfeito!

Clarissa 21/03/2023

Sagan faz aqui uma análise ampla sobre o advento das pseudociências e a falta de ceticismo que contribuiu para isso. Discordo do autor principalmente no que se refere à importância que ele dá à proteção da liberdade de expressão como talvez o mais valioso dos direitos, porém, isso não muda em nada a genialidade do seu pensamento e a atemporalidade das ideias dele acerca da infeliz desvalorização que o pensamento crítico e científico vem enfrentando.