O mundo assombrado pelos demônios

O mundo assombrado pelos demônios Carl Sagan

Resenhas - O Mundo Assombrado Pelos Demônios

Giulipédia 08/07/2020

Sem palavras!!!
Eu não consigo nem pensar em como falar sobre o quão maravilhoso esse livro é, eu tô simplesmente estasiada rsrs.
Bom, Carl Sagan merece toda boa fama e ainda mais que tem, esse livro foi meu primeiro contato com os escritos do autor e só consigo pensar em como ele deve ter sido uma pessoa maravilhosamente carismática e como conseguiu transmitir isso até mesmo na sua escrita.
O livro é desatualizado em alguns assuntos, pois ele foi escrito na década de 90, porém isso não diminui a importância do que ele tem para passar, até porque praticamente 80% do livro, na minha opinião, se trata sim de questões muito atuais ainda mal resolvidas. Mas de novo estou me precipitando e vou tentar resumir alguns temas abordados aqui e tenta comentar sobre alguns deles de extrema importância para o cenário atual.
Carl Sagan trás, através de uma linguagem acessível para qualquer tipo de leitor, as maravilhas da ciência, mas não esquece de frisar que ela também é uma faca de dois gumes, assim como ela trouxe grandes melhoras para nossa qualidade de vida, também trouxe grandes malefícios para nós e para o nosso planeta, mas longe de menosprezar a ciência e teme-lá, devemos aprende-lá, pois somente assim teremos a certeza de que ela será usada de forma certa, trazendo benefícios não apenas para os seres humanos, mas também principalmente para o nosso planeta.
A parte mais chatinha por assim dizer sobre o livro é a questão dos ufologistas e os rapitos alienígenas, acredito que deveria ser um assunto muito sério na época, pessoas que acreditavam que eram sequestradas por alienígenas.
Ele também fala sobre os perigos da pseudociência, de como acreditar em coisas sem evidências concretas pode trazer malefícios para as pessoas, pois as tornam facilmente influenciadas a acreditar em qualquer coisa sem antes procurarem de fato saber se aquilo é real ou não, e isso acaba tornando-às um alvo fácil para os charlatões aproveitadores e as privam de cultivar um pensamento cético necessário para evitar cair nessas situações perigosas.
Carl Sagan também faz comentários sobre como o ceticismo é, não só mal visto, mas desacreditado e aponta para a imagem errada que a nossa sociedade trás da ciência, onde adolescente que são aplicados nos estudos são nerds e não são considerados "legais" por outros adolescentes, onde pessoas céticas são chatas por questionarem tudo e inclusive nos desenhos infantis, onde o cientista é sempre aquele cara de jaleco branco com o cabelo espetado e com moral duvidosa que vive no laboratório fazendo experimentos malucos e na maioria das vezes é retratado como o vilão. Fala também sobre como os pais ao invés de incentivar a imaginação e a criatividade das crianças, as repreendem por fazer "perguntas tolas" cuja as respostas os adultos em questão não respondem porque não querem admitir que na maioria das vezes eles próprios são tão ignorantes nesses assuntos como seus filhos e ondem professores ao invés de incentivarem seus alunos a gostarem de ciência, os limitam e os desacreditam grande parte das vezes porque acreditam no mito que ciência é difícil e só pode ser estudada por pessoas especiais, que são na maioria das vezes os "bem dotados" considerados gênios prodígio, principalmente nas escolas públicas ( essa eu posso dizer que de fato acontece até hoje, já sofri com professores assim, e posso dizer que mais difícil do que estudar ciências em escola pública é saber que seu próprio professor não acredita em você e no seu potencial...) Mas não quero generalizar dizendo que só acontece isso, sei que apesar de vários professores desestimularem sim os alunos, seja através de palavras, seja através do próprio comportamento em sala de aula, muitos outros se preocupam em incentiva-los a aprender, pois TODOS tem capacidade de aprender e somente através da educação e do aprendizado é que se é capaz de formar o pensamento crítico e somente assim as pessoas podem ter opiniões próprias sem se deixar influênciar por opiniões alheias.
Carl Sagan enfatiza que somente através da ciência, com uma boa dose de ceticismo, mas sem fechar a mente para ideias novas é que de fato teremos a receita para o sucesso.
O último capítulo é escrito pela mulher dele, Ann, que fala sobre como a ciência e o pensamento crítico racional é importante na formação da opinião política das pessoas, pois pessoas que pensam por si mesmas não são usadas como massa de manobra por um governo aproveitador que só quer ganhar encima delas, pessoas educadas e pensadoras não só não se permitem serem usadas dessa forma como colocam o governo em questão para trabalhar para elas, aqui ela frisa muito a importância da ciência, junto com a liberdade de expressão e a democracia.
E por fim, eu só tenho a dizer que esse livro contribuiu muito para o melhoramento da minha própria educação, me deu esperanças, e me incentivou mais do que tudo a continuar na busca por conhecimento, aqueles que lerem esse texto enorme de resenha que eu fiz, convido-os, se não conhecem, a conhecerem o grande Carl Sagan e a desfrutarem da leitura desse livro maravilhoso!!
........... 08/07/2020minha estante

Alex Barbosa 08/07/2020minha estante
O Sagan é um cara excepcional. Tive contato com outra obra dele, o livro intitulado "Cometa", além da série de TV "Cosmos" e sua reformulação apresentada pelo Neil deGrasse Tyson. Apesar do "Cometa" tratar de um assunto bem específico, ele conseguia agregar diversas outras questões que envolvem a humanidade, principalmente as superstições e suas implicações. Com toda certeza, "O mundo assombrado pelos demônios" está na minha lista de leitura!

Gilberto Alves 08/07/2020minha estante
Este livro é mesmo fantástico, e sua resenha fico espetacular!!

Giulipédia 08/07/2020minha estante
Obgda, eu poderia ficar horas falando sobre os tópicos discutidos nesse livro, foi difícil não deixar essa resenha mt grande ?? rsrs

Giulipédia 08/07/2020minha estante
Tenho mt vontade de começar a ver essa série, assisti um capítulo numa aula de história da ciência na faculdade sobre Kepler e fiquei encantada!! ?

Bart 08/07/2020minha estante
Tu escreve mt bem!! Já deu vontade de ler o livro (eu não conhecia), já vai p/uma lista!! Só conhecia "Contato" dele!!
Obg!!

Giulipédia 10/07/2020minha estante
A intenção era essa msm rsrs, de nada, é realmente uma leitura q vale a pena!! ??

Bart 10/07/2020minha estante
?????

Celestino 28/12/2020minha estante
Caramba, como eu me identifiquei com a sua resenha! Quando terminei de ler eu também senti esse misto de emoções, tanto esperança quanto vontade de conhecer tudo que ele escreveu. É incrível a quantidade de tópicos que o livro aborda e como Sagan deixa tudo bem simples. As partes do livro que mais me tocaram foram em relação a inquisição, ao movimento negro e ao ceticismo no geral. Em relação aos UFOs e supostos sequestros alienígenas que ele tanto fala no livro, acho que deva ser por conta da cultura norte americana que ainda hoje tem muita "curiosidade" em relação aos aliens (Pela quantidade de programas de ets que passam nos canais americanos você tira).Enfim, acredito que esse livro foi o mais importante pra mim, serviu como uma porta de entrada pra outros sobre ciências e confirmou o meu desejo de fazer um curso de exatas na faculdade. Não canso de indicar pros meus amigos esse livro, todo mundo deveria ler essa maravilha. Cosmos e bilhões e bilhões são maravilhosos também, se não leu ainda eu recomendo bastante, você vai gostar ;)...

Giulipédia 30/12/2020minha estante
Celestino, fico imensamente grata pelo comentário, q bom q vc gostou, Sagan está sendo um grande mentor na minha vida, e acredito q na de várias pessoas q se deparam c seus escritos, pretendo ler sim outras obras dele, já estão aqui inclusive me olhando c olha de cobrança rsrs, mas sendo Sagan a gente sabe q vai ser uma leitura prazerosa além de enriquecedora, pode apostar q vou com certeza atrás dessas obras dele, obgda e boas festas!! ????

Duda mota 10/08/2021minha estante
Incrível a sua resenha, me fez desejar imediatamente ter esse livro pra mim e lê-lo o mais rápido possível.

Nicoli.Rodrigues 23/08/2021minha estante
Tô no início e estou amando. Sou cristã. O que ele escreveu não abalou minha fé. Pq sabemos que há uma diferença enorme entre crentes e fanáticos. Ele só afirmou meu pensamento de que nosso ceticismo vale mais para o que o homem diz ser certo ou errado, bom ou mau, Deus ou heresia. Com certeza, vejo Deus e tudo em volta de maneira ainda mais interessante. Admiro mais a ciência e a inteligência humana.

Reh 05/01/2022minha estante
Fiquei com vontade de ler por conta dessa resenha, vou colocar na minha lista

Lindomario 06/02/2022minha estante
Eu ia escrever uma resenha mas a sua representa exatamente o que eu penso.

maggianni 10/08/2022minha estante
Eu estou no começo do livro, e como é meu primeiro contato com Carl, ainda fiquei com minhas dúvidas sobre. Mas qualquer dúvida que eu tinha, foi embora depois dessa resenha íncrivel. Muito obrigada!!!!

Roberto 13/11/2022minha estante
Eu, mesmo sendo teísta, e tendo vivido fases agnósticas, tenho muito a elogiar esse livro, que me ajudou a eliminar crendices como astrologia, e outras "gias" (por vezes, parecem mais burrologias). Não tenho como provar para quem quer que seja que vivi diversas experiências paranormais, mas isso não importa. Importa sim, é se livrar de crendices sobre quem é Deus, aquele velho chato que faz magiquinhas e criou o mudo em 6 dias de 24 horas. Sagan é genial, assim como o livro, e digo o mesmo da série Cosmos, que são marcantes na minha vida.

VonWry 14/08/2023minha estante
ok, essa é a resenha

GleLê 04/01/2024minha estante
A cada página é um novo assunto que tenho vontade de saber mais. É uma leitura infinita! ?

Walber10 01/03/2024minha estante
Estou amando ler esse livro. Adorei sua resenha parabéns.

Jardim de histórias 27/12/2023

"Ausência da evidência não é evidência da ausência"...
Uma dissertação da Pseudociência na totalidade, uma análise crua e profunda, capaz de causar engasgo no mais disciplinado guru. Uma contundente crítica à histeria coletiva. Caso você seja aquele tiozão ou tiazona que compartilha, estuda e retém tudo e toda informação do YouTube, etc., sem se aprofundar ou averiguar a autenticidade do assunto, não leia esse livro, porque o conteúdo aqui contido fará com que sua superficialidade se aflore. Tudo isso é somente um terço do que contém esse livro incrível.
Ao conversar com Sagan, você reflete sobre realidade, religião, vida em outros planetas, sempre olhando a sua essência. Aqui, sem preâmbulos, se estuda a necessidade humana de querer acreditar naquilo que ele gostaria que fosse verdade, uma ciência conforme sua vontade.
Gostei muito, da forma como é abordado ou associadas as pessoas que se dizem ter tido experiências com extra terrestres, com seus traumas psíquicos, baseados em estudos de Carl Gustav Jung. Também, sobre o efeito da religião no indivíduo, direcionado a conquistas materiais, profissionais ou referência ao medo pela ausência, ou necessidade religiosa, permitindo, um certo proselitismo, e consequentemente um controle coletivo e seus efeitos dogmáticos. Outra análise interessante, em tese, sobre os demônios, que conta, que os demônios são nossos próprios desejos e são esses desejos que nos atacam, e atribuímos nossas falhas e desvios a eles. Vale lembrar, que Carl Sagan, era agnóstico, e se refere ao comportamento humano mediante a religião, seus estudos, sobre a existência ou não de Deus, é pauta para outra resenha.
O livro, é quase que uma resenha, e é através desta retórica, que Sagan, e sua forma de escrever, explica seu ponto de vista, sobre muitos temas que mexem com nosso imaginário. Então, com olhar sem se desviar da ciência, abraçando de forma veemente sua análise, trazendo inúmeras referências, Carl Sagan nos entrega essa obra arrebatadora. Embora seu conteúdo, seja, controverso, às explicações são fantásticas, podemos ou não concordar com seus estudos, teorias, e a visão apaixonada pela ciência, e creio que, não é o objetivo de Sagan nos convencer da bolha em que vivemos, mas, sim, o que ele propõe, é a reflexão, ele como ninguém, sabe proporcionar excelentes reflexões.
A sugestão caros leitores, ao se debruçarem nessa obra icônica, leiam e reflitam, seja discordando, concordando, permitam se a refletir, se possível debater, desenvolver o senso crítico.
Eduardo1685 28/12/2023minha estante
Esse é Ótimo livro e sua resenha saiu perfeita. Carl Sagan era um comunicador incrível e tinha talento em simplificar o complexo, inspirando a natureza do ceticismo e da curiosidade científica. É assustador que, já nos anos 80 e 90, ele tenha apontado que estávamos entrando em uma sociedade da informação, onde a capacidade de compreender e qualificar a informação estava minada pela ignorância. Ele alertou sobre isso nos primeiros episódios da famosa série "Cosmos", ecoando até hoje a frase: 'Vivemos em uma sociedade cada vez mais tecnológica onde não sabemos nada sobre tecnologia, e essa mistura inflamada explodirá em nossas caras'. Acredito que a citação não saiu exata, mas o conteúdo tem a forma da original (Não pude parar para pesquisar a citação original aqui).
Já assistiu a série dele?
E os livros do Neil deGrasse tem o mesmo esse estilo e substância do Sagan, sendo bem interessantes por serem de publicação mais recentes e voltada a introdução científica.

Jardim de histórias 28/12/2023minha estante
Obrigado por ser participativo. Sim, a sagacidade de Sagan é incrível no que tange ao comportamento humano e quanto o homem é superficial. Sobre a série Cosmos, sim, conheço e sou fã. Neil deGrasse, ainda não, mas, colocarei em meu radar. Mais uma vez, muito obrigado

Jardim de histórias 28/12/2023minha estante
Neil Degrasse, não seria o autor de Origens?

Eduardo1685 28/12/2023minha estante
Sim, ele mesmo. E ele também faz a continuação da série Cosmos.

Jardim de histórias 28/12/2023minha estante
Perfeito ? obrigado pela dica!

Paulinha 24/03/2022

Cansativo
No livro Sagan aborda de forma cética inúmeros fenômenos considerados fantásticos e sobrenaturais, esclarecendo e explicando o ponto de vista da ciência.

O autor alerta para as explicações supersticiosas que são aceitas por pessoas facilmente sugestionáveis.

A ?celebração da ignorância? pela mídia coincide com a contraditória dependência, cada vez maior, da tecnologia combinada à incompreensão da própria ciência e dessa mesma tecnologia.

Traz racionalidade a inúmeros fatos que muitas pessoas têm como certos.

Enfim o livro é bom, racional, pé no chão. Mas se torna cansativo. Acho que ele é tão apaixonado pela sua teoria que perdeu o pobto de parar de falar e o livro se tornou desinteressante.
Naya 24/03/2022minha estante
Esse livro ????

lpdutra 25/03/2022minha estante
É um livro sobre atualidades de um tempo atrás, achei exagerado o tempo gasto nas descrições de ETs. Também achei cansativo...

pampamcviana 15/04/2022minha estante
Estou na página 81 e já estou achando o livro cansativo. Concordo com você.

Paulinha 15/04/2022minha estante
Ele se prende bastante aparentemente nos assuntos que são do seu interesse

Joao 25/07/2022minha estante
Também estou achando bem cansativo de ler, além de redundante (principalmente no quesito de ETs kk) a escrita -- não que ela seja ruim -- não me prende, mesmo sendo um livro tão didático e lúcido. Estou avançando na leitura somente porque tem um audiobook no yt. que me mantém na leitura, e destaco no livro as partes/dados importantes. Por enquanto recomendo ele para quem tem cúrajem kk.

Cân 02/10/2021

Leitura fundamental
Livro perfeito. Recomendado para cientistas e para cidadãos. Reflexões profundas e atuais sobre nosso papel na sociedade, sobre a sociedade, seus governantes... A palavra que fica: CETICISMO. Para fechar, um trecho do último capítulo: "Se não podemos pensar por nós mesmos, se não estamos dispostos a questionar a autoridade, somos apenas massa de manobra nas mãos daqueles que detêm o poder".
djgbzin4k 02/10/2021minha estante
ola, boa noite! Queria saber se ele aborda os temas religiosos:) obg

Cân 02/10/2021minha estante
Boa noite. Fala, principalmente, sobre a inquisição e o papel da igreja,

djgbzin4k 03/10/2021minha estante
Mas de forma mais crítica ou analítica? Me desculpe mas eu realmente fiquei interessado no livro.

Cân 03/10/2021minha estante
Que isso! Nao precisa pedir desculpas... ele faz reflexões e análises sobre o porquê daquelas atitudes. Mas, o livro é bem abrangente. Falando, inclusive de política. Tudo voltado à importância do ceticismo e da informação de qualidade. Da religião, talvez ele fale em 1 ou 2 capítulos. Recomendo, muito!

djgbzin4k 06/10/2021minha estante
muito obrigado! Provavelmente irei ler.

Thiago 07/04/2016

10 lições do livro O mundo assombrado pelos demônios
"O mundo assombrado pelos demônios - A ciência vista como uma vela no escuro", de Carl Sagan, foi publicado originalmente em 1995.

Nele, o autor nos guia pelo caminho da ciência explicando os perigos das superstições e da pseudociência.

Sagan nos mostra também a importância de sermos céticos, mas com a mente aberta para novas ideias.

Depois de separar 54 trechos que mais me chamaram atenção, reuni as principais lições da obra em uma lista de 10 ensinamentos que você confere agora:

1. A realidade nem sempre é confortável e tranquilizadora como a superstição e a pseudociência geralmente são, mas entendê-la é preferível a persistir em enganos. Através da ciência, buscamos compreender a realidade como ela é, com base em observações, evidências, experimentos.

2. Nossos sentidos não são perfeitos. Podemos ver coisas que não existem, ter alucinações ou ilusões. Nossa memória também não é confiável. Podemos ter certeza que passamos por uma situação quando na verdade era apenas uma falsa memória. Por isso, nenhum depoimento ou testemunho é uma evidência boa o suficiente.

3. A ciência está em constante aperfeiçoamento. É o melhor instrumento de conhecimento que temos, mas não é perfeito.

4. Não podemos ser totalmente céticos. O pensamento científico é imaginativo e disciplinado. É uma mistura de abertura e ceticismo. É uma forma de estimular a diversidade e o debate.

5. É possível sim relacionar ciência com espiritualidade. A descoberta científica é um misto de admiração e prazer. É um assombro. Ao fazermos essas descobertas relacionadas à sutileza da vida e do nosso planeta, nos sentimos pequenos e portanto mais humildes diante da imensidão do Universo.

6. Quando não conseguimos invalidar uma hipótese, não quer dizer que provamos a veracidade dela. A ausência de evidência não é a evidência da ausência. Não somos obrigados a inventar uma explicação se não temos evidências suficientes. Está tudo bem em não ter certeza.

7. Um estado de consciência de convicção/esperança/fé/pensamento positivo pode ajudar a aliviar os sintomas de certas doenças e até a curar algumas delas. Testes com pílulas de açúcar que imitam remédios de verdade (placebo) em pacientes que acreditam que estão tomando uma droga eficaz mostram casos de melhora para gripes, dores e depressão, por exemplo.

8. Podemos mostrar o caminho da ciência, usar argumentos racionais, comparar explicações bem fundamentadas com hipóteses sem boas evidências, mas jamais dizer às pessoas o que devem pensar. É uma abertura para a censura de ideias.

9. A realidade não precisa ser intuitiva. E nem é. A relatividade especial e a mecânica quântica explicam fenômenos aparentemente absurdos. O Universo é como é, quer você queira ou não.

10. A ciência gera benefícios para todos os níveis da sociedade. Muitas vezes as grandes descobertas que beneficiam a humanidade são fruto da pesquisa científica de base, aquela que não tem um objetivo prático em vista e é movida pela curiosidade dos cientistas. Aos que dizem que devemos direcionar os investimentos para a solução de problemas mais graves, como a fome, devemos lembrar que reduzir a pesquisa em ciência de base não vai resolvê-los.

Apesar de Carl Sagan ter escrito este livro há mais de 20 anos, os insights compartilhados conosco continuam atuais.

site: http://www.blogdaciencia.com/10-licoes-do-livro-o-mundo-assombrado-pelos-demonios/
Keika 11/04/2016minha estante
Voltei pro skoob!!
Que livro é esse? É maneiro?

Thiago 13/04/2016minha estante
Olha só!
Eu achei maneiríssimo, mas acho que não faz o seu tipo.

Estéfano Martins 03/01/2017minha estante
Já está na minha meta de leitura desse ano de 2017!!!

Thiago 03/01/2017minha estante
Recomendadíssimo!

Gato de schrödinger 24/11/2023

Obrigado professor Jean?
Quero começar agradecendo ao meu professor de português que me emprestou o livro. Foi sem dúvida um dos melhores livros que já li, principalmente pelo fato de eu amar o assunto e sem dúvida é um dos melhores livros sobre o tema. É realmente interessante o "formato" do livro, parece que o próprio Carl Sagan está conversando com vc.
No livro, Sagan basicamente divulga a ciência e a verdade, se opondo a quaisquer coisas contrárias, com bons argumentos ele consegue te convencer a estudar ciência e abraçar o conhecimento.
Eu vejo que desde a época em que o livro foi escrito a desinformação só piorou, cada vez mais as pessoas acreditam em qualquer bobagem sem nem questionar. Eu acredito que todas as pessoas deveriam ler este livro, digamos que ele "abre sua mente". Recomendo demais. Valeu professor Jean, obrigado por me dar a oportunidade de ler este livro.
Indjeans 25/11/2023minha estante
Rolando o feed, quando subitamente vejo meu nome? Tive uma leve palpitação! Hahaha. Fico muito feliz e emocionado em saber que tu gostou dessa forma. Tu é uma pessoa especial e muito legal. Vamos lá! Há vários outros parecidos que tu precisa dar uma olhada. Procura pelos livros do Stephen Hawking.

Indjeans 25/11/2023minha estante
Te recomendo muito assistir aos documentários do Carl Sagan. Eu amo demais. Uma das minhas melhores lembranças da infância e adolescência.

Gato de schrödinger 26/11/2023minha estante
Eu tenho vontade de ver os documentários do Carl Sagan, sempre ouvi dizer q são mto bons, vou procurar pra assistir??

Raphael 27/11/2018

Li este livro há alguns anos e sempre que penso nele sinto uma certa inquietação e uma necessidade profunda de falar sobre tudo o que ele representa pra mim, sobre o quanto Carl Sagan mudou minha vida para melhor. Por outro lado, sempre esperei o momento mais oportuno, a inspiração adequada para falar e fazer jus a este livro tão importante. A inspiração nunca veio. Deixo aqui, contudo, algumas palavras.

A minha adolescência foi profundamente marcada pelo livro "Mundo de Sofia". Trouxe-me uma visão absolutamente diferente de mundo, revelando a importância e o impacto que um livro pode causar em nossas vidas. Dessa experiência adquiri o hábito e o gosto pela leitura. Alguns anos se passaram, li muitas coisas, e sempre me perguntava qual seria o sucessor de "Mundo de Sofia" na minha vida, em termos de impacto e importância, qual livro mexeria, outra vez, profundamente comigo. Encontrei o sucessor com o "Mundo assombrado pelos Demônios". Explico o motivo.

Os motivos, aliás, são inúmeros. Mas vou me restringir a falar apenas sobre um. Dentre as inúmeras reflexões importantes que este livro nos proporciona, a que eu reputo mais importante é a que, de certa forma, permeia o livro todo: o quanto a superstição, em suas mais variadas formas, está impregnada em nossas vidas, em nossa cultura e sociedade. Você acredita no sobrenatural? Por qual motivo a nossa sociedade está repleta de pessoas supersticiosas? Existe uma ligação entre a superstição e a religião?

Sim. Tudo está diretamente relacionado. E Carl Sagan faz o desenho de todo esse cenário nos explicando e propondo uma nova perspectiva sobre o assunto. Ele dá um tapa na superstição, repito, em suas mais variadas formas (importante ressaltar isso), propondo que o leitor adote um pensamento científico na abordagem das mais variadas questões de nosso cotidiano. Esse pensamento científico nada mais é que um olhar crítico e apurado sobre tudo que nos é apresentado. Observando a natureza e a realidade, na forma em que ela se apresenta, é possível, por exemplo, afirmar que demônios (pegando o trocadilho com o título do livro) existem? Segundo o autor, existe uma equação muito simples: quanto mais conhecimento científico (ou seja, educação) dentro da cabeça de uma pessoa, menos supersticiosa ela tende a ser.

Por que existem pessoas que acreditam em assombração? Carl Sagan nos explica que é muito mais fácil adotar um pensamento supersticioso do que um científico e criterioso pois aquele apenas se afirma e é transmitido culturalmente. Pensar cientificamente, por outro lado, exige um exame mais apurado sobre a realidade que nos cerca, demanda mais esforço intelectual e, em razão disso, as pessoas acabam se envolvendo com a facilidade do pensamento supersticioso que impregna a cultura da sociedade como um todo, virando uma "bola de neve". O autor explica de forma bem pormenorizada no livro como empregar esse método de pensamento científico nas mais variadas ocasiões de nosso cotidiano.

Mas veja bem: o que ele propõe não é um mundo repleto de cientistas. A sofisticação da diversidade humana não possibilitaria algo nesse sentido. Pensar cientificamente é diferente de ser cientista. O que é proposto, de forma muito inteligente, é uma abordagem diversa na formulação de conceitos. É seguro acreditar em horóscopo? E extraterrestres, será que existem? Alma? a realidade e a natureza que nos cerca, revela algum indício dessas coisas? E por que tanta gente acredita nisso?

Porque o mundo está assombrado pelos demônios. Mas Carl Sagan nos trouxe uma vela para clarear essa escuridão. E se por um acaso você não se acha uma pessoa supersticiosa, este livro talvez lhe mostre o contrário. A superstição está impregnada em todo lugar, e ela existe nas mais variadas formas. Observe quantas pessoas ao seu redor vão passar o ano novo vestidas de branco. Toda virada de ano me lembro do Carl Sagan. Vejo um mundaréu de gente vestindo branco e penso: assombrados. Reitero, por fim, que o livro trata de uma variedade enorme de assuntos: a importância da educação na vida do ser humano, a crítica das pseudo-ciências, problemas pontuais com o uso da superstição, etc. O livro é muito mais amplo do que essa singela abordagem que aqui apresentei. Mas a resenha ficaria longa e cansativa. Leia Carl Sagan.
Dani Naza 01/12/2018minha estante
Adorei sua resenha

Raphael 02/12/2018minha estante
Obrigado, Dani.

GabRM 29/12/2018minha estante
Resenha maravilhosa. Gostei.

pampamcviana 16/05/2022

Indico
Começo dizendo que indico o livro. Não pela leitura em si, ou pelos dados (um pouco deturpados por serem de 1995), ou pelas histórias de UFOs (por sinal muito chatas e fora da minha realidade). Mas pelo apelo ao falar sobre o pensamento cético. A conversa é muito séria, somos manipulados o tempo todo, toda hora utilizamos falácias. É preciso um treino consistente para conseguir reconhecê-las, evitar de usá-las e driblar as que aparecem em nossa vida. Vivemos de "achismos". E é isso o que o autor condena.

O livro não foi só coisas boas. Custei a terminá-lo. Muitos capítulos me pareceram "mais do mesmo". Mas a partir da metade, os capítulos tomaram novo rumo. Esquece-se "um pouco" dos ETs, fala-se mais de sociedade, modelos econômicos, política, marketing, vida profissional, educação, sem esquecer do tema central que é a ciência.

Comecei a questionar algumas coisas da vida, e eu penso que é para isso que serve o livro. Precisamos raciocinar mais, respirar mais, menos imediatismo. Queremos tudo para ontem. E, nessa vida corrida, não pensamos, somente vivemos. É neste momento que somos manipulados. A melhor forma de dominar uma nação não é pela força bruta. Se quiser saber mais, leia o livro.
Lidi 16/05/2022minha estante
Ótima resenha!

pampamcviana 16/05/2022minha estante
Obrigada! ?

Sales 19/12/2023minha estante
Eu já iria abandonar na metade do livro, por causa da sua resenha vou termina-lo

Enaia 20/04/2023

Fantástico
Eu diria que o livro é muito bom. Principalmente para aqueles que não tem conhecimento básico em ciência ou que nunca leu nada de filosofia da ciência, será um livro muito útil. Para aqueles que leram, ainda é um bom livro, pois pelo fato de estar constantemente falando de cultura popular, ele é muito instigante. Minha nota é 4.5. Muito bom mesmo. Dito isso, vou a alguns pontos mais específicos. Essa parte é bem pessoal (SPOILERS)

O livro tem um ritmo bom. O prefácio e o primeiro capítulo são bons, chamam a atenção. Depois, do 2° até mais ou menos o 5° capítulo, é mediano. Nâo é enfadonho, na minha opinião, mas não é a parte que mais prende do livro. Daí em diante é cada vez melhor. Os temas são bastante chamativos, as hipóteses do autor e as referências trazidas são muito interessantes.

Exceto pelo último. Se o capítulo "O caminho para a liberdade" (21) e o penúltimo, "Ciência e Bruxaria" (24) concorrem, de longe, para os melhores, o útlimo é de longe o pior. Digo pior em termos ideológicos, de solidez. É tão diferente este último capítulo que nem parece ter sido escrito pelo mesmo Sagan que escreveu o restante. Pode parecer até incoerente. Explico o porquê.

Sagan parece uma pessoa bastante sincera, que pensa com a própria cabeça e que se esforça na direção de ser alguém que analisa os fatos com o máximo possível de objetividade, sem tender para o favorecimento de um lado específico devido a um viés dominante. Aqui eu me refiro principalmente à história e à política e isso podemos ver em vários momentos.

Vemos aqui e ali o apontamento de um analfabetismo científico na China, do atraso da biologia evolutiva na União Soviética e a afirmação de que o comunismo era uma ideologia moribunda na União Soviética e que a economia planificada estava fadada a fracassar. Ao mesmo tempo, ele não se mostra um anticomunista fervoroso, pois nem por isso, como alguns, pensa que o capitalismo é o melhor possível. No capítulo 12 (a arte refinada de detectar mentiras), diz que é incoerente atribuir a baixa expectativa de vida ao final da URSS ao "fracasso do comunismo" e, simultaneamente, não atribuir a alta mortalidade infantil dos EUA (de 1995) ao fracasso do capitalismo. No mesmo capítulo o autor dá a entender que o neoliberalismo não é a saída, pois traz o exemplo dos lobbies feitos pela indústria do cigarro para desacreditar as divulgações científicas a respeito da nocividade do cigarro, ou seja, o livre mercado absoluto, sem a ingerência do Estado em algumas ocasiões, pode ser nocivo para nós e para a ciência. No penúltimo capítulo (a ciência e as bruxas), não chega a condenar a guerra do Iraque, mas reconhece que se manipulou a imagem de Saddam muito rapidamente (abrindo margem para o subentendimento de que ele talvez não visse o conflito com bons olhos, apesar de que a ausência de qualquer comentário a respeito da política externa dos EUA tenha sido decepcionante sobretudo aqui).

Ok, tudo isso (e as posições que ele vai tomando ou dando a entender em diversas passagens a respeito de variados assuntos, tais como drogas, feminismo, aborto, religião etc.) vai criando uma expectativa em você, talvez mesmo por ele ser uma figura complexa, por você não conseguir predizer o que ele dirá a respeito de um tema controverso em seguida. Isso é um bom ponto, pois é característica de alguém que tenta pensar com a própria cachola e é alguém com quem você gostaria de bater um papo. Mas quando chega no último capítulo... Pura propaganda estadunidense e afirmação de uma libertina liberdade de expressão!! Nem parece que o cara que se mostrava tão crítico e consciente escreveu este aqui.

Tem de tudo: diz que os EUA são a melhor democracia do mundo; que o cristianismo se tornou mais humanista e moderado no mundo todo por conta dos EUA (uma coisa é dizer que tiveram influência sobre o mundo, outra é apagar as lutas em cada país...); que alguém tem o direito de usar a foto do presidente para servir de tiro ao alvo; que um racista pode expressar sua opinião hedionda à vontade, podendo apenas ser contra-argumentado por nós.

Algo que achei particularmente bizarro é que ele cita o exemplo de um ex-Ku Klux Klan que se tornou, depois, juiz da suprema corte sem qualquer suspeita. Que lindo, mudou de opinião! Ainda nesse âmbito judicial, achei bastante ingênua como ele é idealista a ponto de considerar excelente a situação do país por conta de sua constituição, sem considerar como as leis são fiscalizadas e como as coisas acontecem de fato, além da piada de colocar a atuação dos tribunais estadunidenses como um exemplo de investigação científica. Tive até a impressão de que este último capítulo foi para dar uma suavizada no tom do livro (embora eu, que sou mais de esquerda, tenha achado ele bastante suave).

Outro ponto que me incomodou um pouco, mas que vou apenas mencionar sem me delongar, foi a rejeição à psicanálise. É compreensível porque ele o faz, afinal, ainda que não afirme isso, ele é um falsificacionista. No entanto, no capítulo 6, de alucinações (ótimo, por sinal) ele cita psiquiatras que explicam esse fenômeno quase que igualmente à maneira psicanalítica, só que excluindo o jargão e as instâncias psíquicas. A sensação é a de que, nesse caso, importou mais a autoridade conferida ao cientista do que à teoria.

Enfim, é um livro muito bom. Gostei bastante e provavelmente relerei os capítulos de que gostei. Recomendo.
lauraseexpressa. 23/04/2023minha estante
Oi, Matheus!
Sério, eu não tenho palavras pra descrever minha gratidão por você ter escrito essa resenha.

Faz alguns meses que eu descobri quem era Carl Sagan. Particularmente, eu sou muito nova ainda no campo da ciência, então não compreendo tantas coisas assim ? mas isso tbm não significa que eu não saiba de nada.

Quando eu descobri quem era Carl, eu fiquei apaixonada por suas ideias e que ele pensava de uma forma parecida com a minha de se ver o mundo. Eu fiquei encantada!

Pois bem, decidi comprar ?O mundo assombrado pelos demônios? por ser um título que me chamou atenção e por ser muito bem falado pela crítica! E tudo ficou bem melhor quando eu vi que Carl era o autor.

Fiquei louquinha por querer ler! Fui em todas as livrarias por querer ele físico e por sorte encontrei em última hora. Fiquei muito feliz!

Quando eu abri meu skoob para ler algumas resenhas, não achei ninguém que comentasse mais pro lado científico. (Coisa que eu procurava pra fundamentar minha opinião e confirmar minha expectativa.)

Então eu comecei a ler e me decepcionei. Acabou que eu nem tive tempo pra ler e deixei esse livro pra lá. Mas quando eu abri meu skoob, me deparei com a sua resenha.

E a sua resenha, Matheus, me deu uma motivação incrível pra continuar lendo.

Por isso, de coração, muito obrigada por escrever.

(Se eu pudesse avaliar resenhas, com certeza eu te daria 5 estrelas.)

Enaia 24/04/2023minha estante
Que bom, Laura! Não imaginei que minha resenha pudesse ajudar alguém e fico feliz por isso. Quando a escrevi, fiz por mim mesmo, porque gosto de falar sobre o que li e sinto que memorizo melhor. Que surpresa!
Se o seu interesse é a parte científica, não há autor melhor. Tem um capítulo chamado Maxwell e os Nerds que faz uma defesa da ciência pura por meio da história da física que é bem legal e pode te interessar. Mas eu diria que ele como um todo é excelente.
Vi em várias resenhas que o pessoal não gostou da atenção excessiva dada aos OVINIs. Bom, isso é opinião. Eu gostei, apesar de ter enjoado um pouco, mas é bom. Todo capítulo vai ser dado um jeitinho de falar de ciência, então aconselho vc a persistir no livro que vai dar bom!
Um abraço

lauraseexpressa. 25/04/2023minha estante

Laurex 02/02/2021

Necessário
Apesar de ter sido difícil vencer as primeiras 200 páginas pelo excessivo assunto sobre UFOS, o livro me surpreendeu, é excelente, brilhante, e com certeza, dos que li de sagan até hoje, o melhor.
Erick424 02/02/2021minha estante
É melhor que o Pálido Ponto Azul? Só por curiosidade. Foi o único dele que li.

Laurex 02/02/2021minha estante
Esse eu não li! Eu li o cosmos e o bilhões e bilhões apenas!!!

Erick424 04/02/2021minha estante
Ah tá... Mas vou anotar esse aqui

Henrique 19/10/2018

Uma vela no escuro.
Existe um dragão em minha garagem? Como funciona a ciência? A astrologia rege as nossas vidas? Afinal, o que é uma pseudociência? Como detectar falácias? Qual o valor da ciência nos dias atuais? Todos esses questionamentos encontram suas respostas neste livro, uma verdadeira obra-prima de Carl Sagan, cujo legado sobrevive há mais de vinte anos.
Em "O Mundo Assombrado pelos Demônios", Sagan busca mostrar ao leitor o poder transformador da ciência na vida individual e na humanidade, esta que está, infelizmente, cada vez mais próxima de pseudociências e charlatanismos do que do verdadeiro conhecimento, ou pelo menos, de um conhecimento mais sólido.
O livro, escrito na década de 1990, nunca esteve tão atual...e sua mensagem de alerta à sociedade, tão preocupante. A desvalorização da figura do cético e a fácil sedução do indivíduo por misticismos têm contribuído progressivamente para tornar este livro cada vez mais importante. O texto é bem fluído e divertido, uma das melhores leituras do ano, nota dez.
Irlan.Cidade 25/10/2018minha estante
undefined

Vitor.Luis 25/11/2018minha estante
Livro de leitura muito complicada ?

Henrique 25/11/2018minha estante
Nem um pouco, achei a leitura bem simples. Não vi nada de muito complicado.

Adriana 21/05/2017

Desafio literário 2017
Neste livro o autor aborda várias questões com embasamento científico faz crítica severa sobre como a educação está se deteriorando, e que devemos sempre buscar a verdade e o conhecimento. Tem algumas partes que ficaram bastante cansativas e repetitivas, e demorei muito a ler, fora algumas coisas que não concordo. Independente disso, é um livro interessante.
Agnaldo Alexandre 21/02/2018minha estante
Esqueceu das estrelas o que faz cair a avaliação geral do livro.

Adriana 22/02/2018minha estante
Para mim foi 3 estrelas, gostei de algumas, mas outras nem tanto.

Adriana 22/02/2018minha estante
Para mim foi 3 estrelas, gostei de algumas coisas, outras nem tanto.

Estevão 27/01/2013

A verdade ?
Muito se discute sobre a verdade. E a ciência estuda e verifica a veracidade.
Demônios são a falta de cultura e da ciência.
A única verdade é que estamos a distancias infinitas da compreensão do universo e sua razão dele. Carl instiga todos os demônios criados pelo homens desde religiões a mitos como ufologia, astrologia e etc...
O que percebi neste livro é que fé é bem diferente e religião.
Somos muito novos no universo, e que perdemos muito com a religião, não que seja ruim, mas graças a elas muitas coisas foram perdidas e destruidas pelo fato de ser contra um livro sagrado. Demônios são a ignorância humana.
Agnaldo Alexandre 21/02/2018minha estante
Esqueceu das estrelas o que faz cair a avaliação geral do livro.

Carlos Patricio 24/03/2021minha estante
A bíblia do ceticismo!

Agnaldo Alexandre 24/03/2021minha estante
Carlos, a comparação faz perder todo sentido.

Dant 05/04/2020

Mais atual do que nunca.
Leitura obrigatória.

"É MUITO MELHOR COMPREENDER O UNIVERSO COMO ELE REALMENTE É DO QUE PERSISTIR NA ILUSÃO."

O mundo assombrado por demônios. (1995)
Escrito por carl sagan (1934-1996) astrônomo e divulgador científico.
mostra como as pessoas estão adeptas ao mitíssimo e pseudociência e enfatiza a importância do ceticismo e o pensamento crítico.

O livro critica fortemente pseudociências como a astrologia e cristais dentre outras.
E mostra como as pessoas então falíveis a crenças infundadas que vai dês de as caça as bruxas até abdução por alienígenas.

Aqui também carl sagan enfatiza o uso do metodo científico como uma arma contra o achismo e falças informações.

O livro foca principalmente nos Estados unidos,ja que carl sagan era americano,mas oque carl sagan implica nesse livro engloba todo o mundo.
Escrito em 1995 é impossível não se identificar com os dias atuais que estamos vivendo.

Carl sagan enfatiza a importância da ciência para com a humanidade,a civilização e a liberdade, e alerta o perigo que o descaso que a ciência vem sofrendo e o mitíssimo vem aumentando pode influenciar (negativamente) para com a humanidade, e que podemos voltar a tempos escuros como a idade das trevas, onde a razão perde o lugar para crenças infundadas.

a ciência e a razão é a nossa vela no escuro contra a ignorância.

Não devemos deixar que ela se apague.

"Toda criança começa como um cientista nato. Nós é que tiramos isso delas. Só umas poucas passam pelo sistema com sua admiração e entusiasmo pela ciência intactos." ~carl sagan.
Sophia 05/04/2020minha estante
"A biblia dos céticos" ah..como carl sagan faz falta nesse mundo

Hannah 06/04/2020minha estante
Ah a boa literatura..se as pessoas consumicem mais esses livros e menos ficção barata, seriam menos burras.

Hannah 06/04/2020minha estante
Ah a boa literatura... certamente a um abismo intelectual entre pessoas que consomem esse tipo de literatura e aquelas que consomem ficção barata usada pra vender filme pra Hollywood.

Gilberto Alves 22/06/2020

5 estrelas são pouco
Fui realmente surpreendido pelo livro.
Mesmo lendo sinopses ou outras reviews, não esperava o que encontrei.
O livro é fascinante. Talvez muitos não gostem pois é de certa forma um livro onde o ceticismo vai desconstruindo demônios capitulo a capítulo. Mas para mim (cético de plantão), não é este o grande valor do livro, mas sim, a forma como ele expõe de maneira escancarada a necessidade quase urgente que temos como humanidade, de deixar essa ignorância de lado e evoluirmos.
Para quem discordar, leia com atenção o capítulo sobre as bruxas... dói de verdade pensar que ignorância possa ser algo tão mortal.
Hanessa 22/06/2020minha estante
Adorei a resenha! Já quero ler!??

Gilberto Alves 22/06/2020minha estante
Que bom! :)
Apesar de ser um pouquinho grande, é de certa forma um livro leve... Daquele que vc pode ir lendo aos poucos.