O mundo assombrado pelos demônios

O mundo assombrado pelos demônios Carl Sagan

Resenhas - O Mundo Assombrado Pelos Demônios

Bernardo.Lameira 23/09/2020

Leitura essencial
Carl Sagan, através da luz da ciência, desmistifica sistemas de crenças e superstições que infectam a mente de milhões. Basicamente um apelo à tão necessária razão, atemporal e preciosa.
Longe de ser um livro denso ou inteligível somente para o público conhecedor da ciência, o livro foca atingir a todos que possuem honestidade intelectual e desejam conhecer o mundo fora da lente deturpada do misticismo.

notawant 16/08/2022

Vale muito a pena
Não estou acostumada a ler livros de divulgação científica nem não ficção e por isso demorei um pouco kkkk, mas achei esse livro extremamente bem escrito e relevante!

Alguns capítulos em particular me chamaram mais a atenção como o dragão na garagem, porém realmente achei ele como um todo relevante.

Vale a pena ter uma edição física para escrever suas reflexões nele, senti bastante falta disso!

Cân 02/10/2021

Leitura fundamental
Livro perfeito. Recomendado para cientistas e para cidadãos. Reflexões profundas e atuais sobre nosso papel na sociedade, sobre a sociedade, seus governantes... A palavra que fica: CETICISMO. Para fechar, um trecho do último capítulo: "Se não podemos pensar por nós mesmos, se não estamos dispostos a questionar a autoridade, somos apenas massa de manobra nas mãos daqueles que detêm o poder".
djgbzin4k 02/10/2021minha estante
ola, boa noite! Queria saber se ele aborda os temas religiosos:) obg

Cân 02/10/2021minha estante
Boa noite. Fala, principalmente, sobre a inquisição e o papel da igreja,

djgbzin4k 03/10/2021minha estante
Mas de forma mais crítica ou analítica? Me desculpe mas eu realmente fiquei interessado no livro.

Cân 03/10/2021minha estante
Que isso! Nao precisa pedir desculpas... ele faz reflexões e análises sobre o porquê daquelas atitudes. Mas, o livro é bem abrangente. Falando, inclusive de política. Tudo voltado à importância do ceticismo e da informação de qualidade. Da religião, talvez ele fale em 1 ou 2 capítulos. Recomendo, muito!

djgbzin4k 06/10/2021minha estante
muito obrigado! Provavelmente irei ler.

Moya2 21/03/2024

Espetacular
Uma sequência magníficas de aulas e mais aulas, com a didática excepcional de um dos maiores expoentes na divulgação científica.

Mesmo tendo conhecimento sobre as trevas da ignorância que sempre acompanhou a humanidade recheada de superstições e misticismo, a leitura desse livro acaba por escancarar os olhos diante de nossa vexaminosa história.
Alguns episódios relatados no livro beiram a ficção de tão absurdos que eram (leia-se: inquisição), mas graças a ignorância coletiva, medo e intimidação, eram tolerados como uma abjeta normalidade.

A única saída para a nossa civilização é, e sempre será, a educação.

Jean Bernard 23/04/2021

Qual a importância da Ciência?
Um livro importantíssimo para compreensão e reflexão sobre a importância da ciência e do método científico. Principalmente nos dias atuais.
O livro evolui de forma fluída, mesmo tendo raros momentos um pouco enfadonhos. Mas não desista. O caminho importa.
Um livro que deveria enaltecido e colocado sobre um prisma de suma importância na educação de nossos jovens. Mesmo já tendo alguns anos de vida, continua atual. Cada vez mais atual. Carl Sagan, muito obrigado por essa leitura.

Rafael 08/05/2015

Crendice, tô fora!
Carl Sagan, o maior divulgador científico do seu tempo, destrói, dilacera, mastiga e cospe fora, todo tipo de crendice, credulidade, non-sense e besteiras que nos rodeiam, muitas vezes até hoje (astrologia, OVNI e fundamentalismo religioso). Faz com que a luz da ciência ilumine essas zonas de desconhecimento científico, e tenta fazer com que as pessoas encontre a beleza no mundo real e natural, pois é este o único mundo que temos nas mãos!

Fabio.Oliveira 29/05/2020

Diz tudo!
" A sabedoria está em compreender nossas limitações "
Realmente, a mais pura verdade!

Lucas.Braga 28/12/2020

Guia do ceticismo
A primeira ideia do livro é desconstruir a ideia de que ceticismo é uma coisa ruim, estigma que tem se perpetuado ao longo dos anos, mas pelo contrário é uma atitude necessária e responsável por todos os avanços que tivemos em diversas áreas. Nos mostra a importância do pensamento crítico, e como evitar as falácias nas quais somos impelidos a acreditar. Muito bem escrito com ótimas referências, reflete o perfil acadêmico e científico do autor, que não deixa nenhum argumento sem análise e embasamento.

Daniel 12/01/2021

Livro importantíssimo
Carl Sagan é um ótimo escritor, um livro que fala sobre os problemas da pseudociência poderia ser extremamente chato ler, até por sua quantidade de páginas. Mas o que acontece em ?O Mundo Assombrado por Demônios? é o contrário, o livro do começo ao fim é intrigante e fácil de ler. Ao longo de todo o livro, reportagem, cartas e história são sucintamente apresentadas (uma mais loka q a outra). Nenhum momento o livro menospreza sua inteligência ou ridiculariza sua crença, é um livro bastante persuasivo no que apresenta e autocrítico no que necessita.
Na sociedade 2020-2021, onde movimentos anti-vacina e pseudocientífico como Terra Plana estão cada vez mais forte, é importante ter o conhecimento dessa obra e apresentá-la a cada vez mais pessoas.

Bianca 20/01/2022

Incômodo e necessário
Carl Sagan publicou este livro um ano antes de morrer, e acredito que ele seja uma espécie de testamento de sua visão de mundo. Ele começa narrando passagens de sua infância
e contando como ele desenvolveu as duas características de pensamento que ele considera essenciais ao desenvolvimento humano: o ceticismo e a admiração. Ele avança o livro narrando inúmeras experiências pessoais e fatos históricos que confirmam a importância dessas duas "virtudes do pensamento", especialmente na sociedade moderna.

Boa parte da leitura conta com explanações sobre as bases da ciência, demonstrando que parte indispensável do seu sucesso reside em saber avaliar objetivamente a própria imperfeição e imprecisão. Isso a torna mais resistente à tentação humana de só buscar as evidências que confirmem os próprios desejos. Esse mecanismo a torna capaz de fornecer conhecimento com uma solidez inigualável, embora sua forma de pensar não necessariamente seja suficiente para alimentar todas as fomes humanas (especialmente as sociais, muito exploradas pelas pseudociências).

Carl Sagan esteve nos primórdios da divulgação científica. Sendo um renomado astrofísico, ele fundou o SETI, um projeto com objetivo de buscar por vida inteligente no espaço que esteve em atividade até 2020, e também teve contato com um grande volume de relatos de avistamento de objetos voadores não identificados (OVNIs) e até de sequestros por extraterrestres. Contudo, ele terminou a vida concluindo que não havia nenhuma evidência real de vida extraterrestre, e que os relatos em geral eram falsos. Ele identificou na raiz desse grande volume de falsos relatos causas que também originam crendices, superstições, pseudociências e afins, e que tornam muitas pessoas vulneráveis a charlatões e enganadores.

Ele se mostra bastante crítico às religiões em geral durante o livro, o que faz com que o livro possa ser bastante difícil pra quem tem qualquer tipo fé. A crítica está mais ligada aos excessos, principalmente ao uso da espiritualidade para fomentar alienação, algo que é visível e infelizmente frequente. Porém, penso que ele também acaba caindo em um certo reducionismo, colocando as histórias fantasiosas (incluindo aí fadas, demônios, aliens e outros), as terapias de hipnose, o esoterismo, as curas por médiuns, as experiências místicas e as visões de santos (dentre outros) todos juntos na conta da histeria, dos distúrbios do sono ou das alucinações mal compreendidas ou não amadurecidas. Ele prevê essa possível crítica e tenta estabelecer uma defesa de antemão no próprio livro. Porém, embora se possa reconhecer muitos acertos em sua leitura da realidade, em alguns momentos ela parece simples demais, colocando toda e qualquer experiência transcendente como fruto de algum tipo de problema psicológico.

Ao mesmo tempo, ele não deixa de falar que colocar ciência e espiritualidade como mutuamente exclusivas é um desserviço a ambas, e que as descobertas científicas em geral estão em perfeita harmonia com muitas religiões (ainda que não seja capaz de provar sua validade), à exceção das literalistas incapazes de comportar alegorias ou metáforas. Penso que o livro pode provocar mal-estares, porém, se encarados com honestidade, esses mal-estares acabam levando ao amadurecimento e a sofisticação do pensamento, tanto dos crentes quanto dos descrentes, e esse é seu grande mérito.

Por fim, Sagan também menciona a profunda ligação (até dependência) entre ciência e democracia - apontando ambas como imperfeitas, e, ao mesmo tempo, como as melhores formas de sistemas de conhecimento e governo que temos (ou as menos piores). Ele também fala sobre a importância do investimento em pesquisa básica e sobre a necessidade de formação ética e política dos cientistas, tendo em vista que o conhecimento científico também pode ser usado para a destruição.

A leitura que ele fez sobre o declínio educacional, sobre os prejuízos da falta de educação científica e os enganos no meio político é absurdamente acertada e envelheceu particularmente bem. É como se tivesse sido publicado hoje, e não há vinte anos. Ele tem uma visão quase (ironicamente) profética sobre o que vimos recentemente com Donald Trump nos EUA e Bolsonaro no Brasil, dentre outros, encarnando os males que a "mistura inflamável de ignorância e poder" podem causar ao "tirar proveito dos frustrados, dos incautos e dos indefesos". A sua defesa do "kit de detecção de mentiras" para todas as pessoas, 20 anos atrás, é em parte o combate às fake news que as sociedades são obrigadas a implementar nos últimos anos. Lê-lo durante a pandemia de 2020/2021, na qual esse kit de detecção de mentiras fez tanta falta, foi muito impactante.
Nando 20/01/2022minha estante
Quero ler essa belezinha.

Gabi Sagaz 09/01/2022

Bom, porém longo
Sagan é ótimo, escreve bem e tem ideias fenomenais. Merece ser lido, merece ser citado e reconhecido mas prolixo demais. Nossa, comecei empolgada, depois virou meu livro de banheiro. Terminei na raiva mas amei os últimos capítulos, são os melhores.

Gervasio 24/06/2022

Demônios ?
Evidência é a arma contra a pseudociência. Sagan mostra a importância da ciência e o bom uso dela no cotidiano, na política e contra o autoritarismo. Mostra as mazelas dos estudantes e o desinteresse pelas ciências, também da classe detentora do comando das nações. O ceticismo é a arma contra a ignorância.
Vale a pena a leitura, pois embora produzida em 1996 ainda vale hoje, principalmente mostrando a importância das liberdades de pensamento, palavras e obras.

Daniel1906 28/11/2023

A Ciência Vista Como Uma Vela No Escuro
Melhor livro de não-ficção que eu li neste ano. De certa forma fiquei sentido de não tê-lo lido antes, mais especificamente no ensino médio, porque esse livro é essencial pra qualquer pessoa que não queira se deixar guiar pelo obscurantismo ou pela pseudociência.
São 25 capítulos, cada um com um artigo onde o autor debate conosco, de forma bem humorada, como ocorre o processo científico, desmitifica muitas das crenças do senso comum (as de hoje e as do passado), fala sobre religião, política e sociologia e nos convida a ter um olhar mais curioso sobre os fenômenos a nossa volta, sobre como deve se dar processo científico e como precisamos adotar uma postura mais cética das informações que chegam a nós, pelo menos até que se provem verdadeiras.
Mesmo tendo sido publicado em 1995, continua sendo muito atual, se aplicando perfeitamente a essa era de desinformação, onde a verdade importa cada vez menos, desde que as mentiras sirvam ao propósito de quem as dissemina.
Enfim, o Carl Sagan foi realmente uma pessoa diferenciada, ainda bem que os livros tem esse superpoder de imortalizar as ideias de pessoas extraordinárias, nos dando a oportunidade de conhecê-los, mesmo após sua morte.

Ana Tambara 28/02/2021

Muito bom.
Sagan consegue sintetizar com maestria as questões que assolam nossa sociedade no dia de hoje. Tanto que o livro nem parece que foi escrito há um tempo. São temas extremamente atuais.... Vale a pena ler para ter uma reflexão e saber a importância de ser crítico.
Recomendo a todos!