O mundo assombrado pelos demônios

O mundo assombrado pelos demônios Carl Sagan

Resenhas - O Mundo Assombrado Pelos Demônios

soujulianax 29/01/2024

Entender a ciência é necessário!
Nessa obra de arte da literatura, o autor se propôs a explicar sobre método científico, o ceticismo, o conhecimento e uma série de outros assuntos relacionados à ciência. Ele passa por diversos temas, desde os sequestros de pessoas por alienígenas até um suposto dragão que apareceu em sua garagem, por exemplo, buscando sempre ensinar o leitor a ver as situações de forma mais crítica e científica.

No decorrer do livro, são usados vastos dados, estudos e pesquisas para comprovar o que está sendo dito e, assim, validar os argumentos dados por ele. Às vezes essa enorme quantidade de dados fica cansativa na leitura, mas desse modo ele consegue passar a essência da ciência, o que é mais importante e também era o seu objetivo.

Esse livro é uma verdadeira obra de arte e, para quem gosta de ciência e para quem não gosta, quem entende e quem não entende sobre ela e para quem quer saber sobre a ciência, é leitura essencial. Creio que o mundo seria muito melhor se todos pudessem ler essas palavras organizadas pelo Sagan, sério. A forma sóbria com a qual ele lida com um tema tão complexo é fascinante, o olhar apaixonado e crítico dele ao discutir o tema chega a ser inspirador.

Me senti emocionada por diversas vezes durante a leitura e, apesar de eu ter considerado ele um livro de leitura densa, pretendo reler daqui alguns anos, pois é muito bom mesmo.

Por fim, deixo aqui umas das frases que mais me impactaram no livro (demorei muito pra fazer a resenha e pra decidir quais frases colocar pois eu marquei o livro quase todo kkkkkkkkk):

"as consequências do analfabetismo científico são muito mais perigosas em nossa época do que em qualquer outro período anterior."

"Se não podemos pensar por nós mesmos, se não estamos dispostos a questionar a autoridade, somos apenas massa de manobra nas mãos daqueles que detêm o poder. Mas, se os cidadãos são educados e formam as suas próprias opiniões, aqueles que detêm o poder trabalham para nós."

Ana Tambara 28/02/2021

Muito bom.
Sagan consegue sintetizar com maestria as questões que assolam nossa sociedade no dia de hoje. Tanto que o livro nem parece que foi escrito há um tempo. São temas extremamente atuais.... Vale a pena ler para ter uma reflexão e saber a importância de ser crítico.
Recomendo a todos!

Eva 11/09/2021

Nesse livro cada capítulo aborda temas diferentes, mas estão todos conectados, e alguns capítulos foram escritos para uma revista estadunidense e nesses o autor sempre comenta a repercussão que causaram nos leitores.
Carl Sagan, coloca como tema central a ciência e o método científico versus a pseudociência, o charlatanismo, a propagação de notícias falaciosas.
O cetismo não vende, não desperta o imaginário, não atrai o grande público enquanto misticismo, a pseudociência etc é de mais fácil compreensão e assim atrai e desperta interesse muito maior.

As vezes podemos pensar que o problema das notícias falsas, que ganham proporções gigantescas, é recente, mas após ler esse livro você verá que esse mal não é exclusivo do nosso século, a diferença é que com a internet as notícias conseguem alcancar um maior número de pessoas e muito mais rápido.

Esse livro que foi lançado em 1995 mesmo abordando temáticas da época consegue se manter atual hoje, em 2021.

Alison 29/08/2020

Simplesmente a melhor leitura da vida até então
Acho perfeito o nome completo da obra: "O Mundo Assombrado pelos Demônios: A Ciência Vista Como Uma Vela No Escuro", resume muito bem a ideia principal da maioria dos artigos de Carl Sagan compilados nessa obra magnifica que desmistificam os chamados "demônios" que assombram a mente humana e que afastam as pessoas das ferramentas mais confiáveis para a busca de respostas para as grandes questões que sempre permearam a história da humanidade.

O tema principal é o ceticismo, o método cientifico, o senso crítico em contraste com o misticismo, as inúmeras crenças e pseudociências que a humanidade criou durante toda a história como forma de explicar muitas coisas. Sagan defende e apresenta o método cientifico de forma muita clara, com muitos exemplos de suas aplicações durante a história da humanidade, citando e também contando um pouco da vida de diversos pesquisadores importantes. Nos mostra a aplicação do ceticismo como uma ferramenta essencial para avaliar efetivamente as alegações dos que se dizem possuidores do conhecimento.

Durante a leitura passamos por temas como OVNIs, alienígenas, alucinações, a caça as bruxas, escravidão, politica, religião, tecnologia, sistema de educação, charlatanismo... Carl Sagan consegue discutir tudo isso de forma muito leve e de fácil compreensão. Há momentos, principalmente nos primeiros capítulos em que ele conta um pouco de sua própria história, que pensei: "Que cara bacana esse Carl Sagan, vontade de tê-lo conhecido pessoalmente".

Em resumo, não pense duas vezes para decidir ler essa obra, vale muito a pena, com certeza vai lhe acrescentar algum conhecimento e fazer refletir sobre vários temas que talvez você não tenha ainda parado para pensar sobre.

vicareno 10/11/2021

O tipo de livro que eu queria ter lido na juventude
Há livros que chegam cedo demais em nossas vidas, outros mais tarde do que deveriam. Sempre lembro de minha batalha cognitiva para ler e tentar compreender Maquiavel ou O Inferno de Dante aos 18 anos.
Por outro lado, esse livro de Sagan, escrito de modo claro e objetivo, teria operado uma verdadeira transformação naquele adolescente que fui. Quantas lições há neste livro que teriam me ajudado a compreender melhor o mundo e as pessoas. Talvez me livrado de pensamentos e (im)posturas intelectuais também.
Trata-se um verdadeiro manual para a vida, o que o coloca, em certa medida, como um livro de ética. Eu encaro a ciência como uma postura ética, visto que seu fim maior é a descoberta da verdade e a aplicação para o bem-estar geral.

Thais B 06/05/2021

Desde o ano passado, tenho me questionado muito sobre algumas coisas em que antes eu acreditava sem contestar criticamente e que hoje não fazem mais sentido na minha vida. Esse livro me ajudou a entender a importância do pensamento crítico, a diferenciar fé religiosa de crença em pseudociências e a ver as consequências de se fomentar algo tão nocivo.
Na primeira metade do livro, existe muita repetição de argumentos e de exemplos, e fica um pouco cansativo ouvir as muitas histórias sobre extraterrestres. Depois disso, porém, o livro desenvolve mais a fundo as demais questões e finaliza muito bem com uma discussão política que é essencial para entendermos a abrangência da ciência na sociedade.
Se fosse mais sucinto e de leitura um pouco mais acessível, recomendaria para todo o mundo.

Anderson Luiz 07/02/2021

Velhos "demônios" sob novas faces
Um livro publicado em 1995 e que ao lermos atualmente e confrontá-lo com a realidade, vemos o quanto ainda estamos longe de alcançar a sociedade da qual Sagan falava. Uma sociedade que toma suas decisões baseadas na ciência e na leitura cética da realidade e não pautada pela fé, pelo senso comum e pseudociências.

A partir de uma discussão bastante clara, Carl Sagan nos mostra o porquê uma "alfabetização científica" e o ceticismo são o melhor caminho para a construção de uma sociedade melhor e mais democrática.

Uma leitura essencial para tempos de discursos retrógrados em que a pseudociência ainda está tão presente, ou ainda, em tempos de discursos antivacinas e de teorias terraplanistas a partir de interpretações e supostas evidências baseadas em leituras completamente errôneas da realidade e do método científico.

"(...) o custo da educação é trivial comparado com o ônus da ignorância." (p. 478)

Arthur619 28/04/2022

Método científico vs um mundo assombrado por demônios!
Este livro te abrirá a mente pra diversos temas e questões. É um ótimo instrutor da aplicação do método, e apresenta um mundo onde o analfabetismo científico, infelizmente, ainda impera. Apesar de escrito nos anos 90, vc vai se surpreender com a atualidade do texto, e espero que com a leitura, possa ter mais no seu dia a dia uma visão cética, curiosa e sobretudo, crítica! Ps: tô louco pra ler outras obras do autor =)

Nic 24/06/2020

Essencial!!
Um manuscrito filosófico científico. Em tempos de negacionismo científico, é gratificante poder ler Carl Sagan. Um livro escrito em 1995, tempos onde ainda não tínhamos internet e rede social difundida, mas, um livro incrivelmente atual, que tranquilamente poderia ter sido escrito neste 2020.
Um livro para quem está disposto a ter suas crenças questionadas ao serem explicadas cientificamente, ao mesmo tempo Sagan não refuta a importância da fé na vida das pessoas, pois Sagan descreve os contrapontos e contra argumentos entre as crenças e a visão da ciência.
Um livro incrível a cada capítulo, versando sobre ética e a responsabilidade dos cientistas nos dias de hoje, sobre a bomba atomica, limites para o uso do ceticismo, a polarização crédulos x céticos, sobre o caso americano da falta de investimento em educação e a consequência de poucos alunos interessados nas áreas da ciência, sobre política e a história social americana, sobre ufos (assunto que na época que foi escrito estava muito em alta, eu cresci vendo sobre aparições de ufos na TV), e muito mais. Recomendadissimo para uma reflexão de mundo, seja você cético ou crente.

Roger 17/02/2021

Lições do Ceticismo para a vida toda
O famoso cientista Carl Sagan da série Cosmos mostra neste livro a importância do pensamento cético e como a credulidade radical nos atrapalha em quanto tentamos melhorar como sociedade. Sagan explora temas distintos como religião, extraterrestres, anjos e demônios, cientifismo, liberdade, democracia e educação, sempre com um olhar cético e acrescentando muitos exemplos de casos históricos para validar seus argumentos.

O método científico de pensamento é essencial para entendermos o mundo em que vivemos e implica a busca pela melhoria contínua nas mais diversas áreas em que o ser humano está envolvido, agindo através do olhar cético dos fenômenos, planejamento e estudos de formulações teóricas suportadas por experimentos práticos das respostas obtidas.

Sem dúvida um dos melhores livros que li até então! Recomendaria a qualquer um sem hesitação!

Inaldo 20/07/2020

O ceticismo
O ato de ler esse livro deveria ser algo "obrigatório" em todos os ambientes escolares.
A cada capítulo é um exercício de ceticismo a todos os sistemas de crenças, que devemos praticar diariamente.
Esse com toda certeza será um dos livros mais importantes que levarei para minha vida.

Lahis 15/06/2021

Inspirador
É uma referência muito importante para pensar sobre ciência e sobre como a ideia de que os cientistas estudam algo descolado da realidade não faz sentido. Carl Sagan é brilhante e traz fortes argumentos e conceitos para leitores em geral que se interessem pelo tema. Além disso, ele busca responder alguns questionamentos que vieram de diálogos em sua experiência e que discutem o papel da ciência e do cientista.
Em alguns momentos, traz enumerações de questionamentos que ajudam nesse sentido, mas podem precisar de uma pausa. É um livro que apreciei mais lendo aos poucos e com tempo para refletir entre os trechos, mas que toda vez que lia não parava no fim do capítulo que iniciei, sempre ficava a vontade de saber o que mais ele teria a dizer. Os trechos com Ann Druyan ao final, sobre a questão política em torno da ciência e do ensino de ciência, são excelentes!

Mily_alpes 13/06/2022

Eu amo o Sagan, definitivamente é minha maior inspiração na física até o momento, é o 2° livro dele que eu leio e só aumenta meu amor pela ciência e ser aquela professora que vai inspirar muitos alunos a escolher seguir a vida com um olhar racional e científico!

Bielzin 31/03/2022

Hans Zimmer - Interstellar
O título dá resenha é uma referência, pois ler esse livro com o soundtrack de "Interestelar" é se sentir flutuando e vendo o mundo de outro jeito.
Você sente o peso das palavras.

Sobre o livro agora, Sagan foi um dos divulgadores científicos mais excepcionais que já pisaram em nosso "pálido ponto azul".
Nesse livro não foi diferente. Ele aborda muitos temas importantes, como a educação científica, pseudociências, etc, filosofando perfeitamente sobre como o mundo hoje em dia está, pois mesmo estando um pouco defasado pelo tempo, ainda é atual.
A ciência sempre vista com maus olhos pela maioria que a considera difícil, uma mídia que trata cientistas como seres "malucos", e o ensinamento científico que não se encaixa com nosso século presente, o século onde deveríamos ser mais esclarecidos e muitos continuam vivendo mas trevas.

Ubi dubium ibi libertas - onde há dúvida, há liberdade.

Duvidem! A dúvida move montanhas, foi nossa dúvida do mundo a nossa volta que nos trouxe até aqui. Tenham dúvidas! Ensinem as novas gerações a duvidarem e irem atrás de descubrirem as respostas.

Leiam Sagan! E espalhem!