O mundo assombrado pelos demônios

O mundo assombrado pelos demônios Carl Sagan




Resenhas - O Mundo Assombrado Pelos Demônios


561 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Marcelo816 15/07/2023

Livro de cabeceira. Uma obra-prima da divulgação científica. É incrível o tom poético que Sagan aplica. E por poético não digo místico ou qualquer outra coisa do tipo. Carl Sagan é simplesmente o maior divulgador científico que já tivemos, com uma didática e abordagem inclusiva e esclarecedora. Um livro que não ficou datado, levando-se em consideração todo seu escopo e abordagem.
comentários(0)comente



Fabio.Nunes 29/08/2023

Fragmentado
Um livro grande demais, repetitivo e muito fragmentado. Sempre fui admirador de Carl Sagan e sua paixão em trazer a ciência a uma linguagem acessível.
Mas esse livro foi difícil de ler. Capítulos esparsos, dados desatualizados e pinceladas de informações úteis e opiniões interessantes.
Uma pena.
Mas continuo um arauto do pensamento crítico e do ceticismo para uma boa vida.
Continuarei a ler o autor.
Max 29/08/2023minha estante
O livro foi um marco, mas também acho que envelheceu um pouco...


Fabio.Nunes 29/08/2023minha estante
Exato. Mas Carl Sagan é ótimo




Mily_alpes 13/06/2022

Eu amo o Sagan, definitivamente é minha maior inspiração na física até o momento, é o 2° livro dele que eu leio e só aumenta meu amor pela ciência e ser aquela professora que vai inspirar muitos alunos a escolher seguir a vida com um olhar racional e científico!
comentários(0)comente



Raul.Grenchi 18/10/2023

Grandes afirmações requerem grandes evidências.
Carl Sagan é um dos maiores entusiasta e divulgadores científicos. Em o Mundo Assombrado pelos Demônios fica claro essa sua paixão pela ciência e pelos métodos científicos. Na obra ela aborda a necessidade do ceticismo, investigar tudo para não ser enganado por fraudadores, pseudociências e até políticos mal-intencionados. Para isso ele nos apresenta um "kit de detecção de mentiras", ferramentas para identificar falácias.

Pensei que o livro entraria mais no tema religião, mas é pouco abordado, as críticas são mais voltadas e refuta as pseudociência e crenças populares, principalmente na de Ovnis e abduções. Seu exemplo do dragão invisível na garagem é perfeito, não é só porque algo não pode ser refutado isso não o torna verídico.

A obra mesmo sendo do final do século passado é muito atual, pois até hoje vemos muitas desinformações das pessoas, muitas Fake News e principalmente em campos perigosos para nossa sociedade como na saúde pública. Incrível que até hoje pessoas acreditem nos "perigos" e Microchips nas vacinas.

O livro nos lembra da importância da educação e de como a ciência deveria ser mais bem explorada pelos meios de comunicação e como deveria ser mais atraente nas escolas, e as dificuldades que os professores têm e de como deveriam ser mais reconhecidos e mais bem remunerados para uma maior eficiência na educação. e que não é de hoje que tiranos criticam a educação, a ciência e o jornalismo, pois são ferramentas libertadoras. Quando ver um político criticando essas áreas, tome cuidado!

A obra não é perfeita, ela é um pouco maçante, não é uma leitura fácil, pelo menos para mim que não sou muito habituado com não-ficção, ela também exagera um pouco em algumas críticas até a desenhos animados e séries de TV por serem "cientificamente erradas?, mas são apenas programas de entretenimento.

Mas é um livro incrível, que abre muito a mente, nos faz refletir sobre nosso mundo e o universo, como as coisas funcionam. Recomendo demais, uma verdadeira vela na escuridão!
comentários(0)comente



Jamile 19/10/2020

Leiam esse livro!!
Que livro maravilhoso!!! Deveria ser obrigatório no currículo do ensino médio. Carl Sagan fala de ciência de forma clara e objetiva.
comentários(0)comente



Nic 24/06/2020

Essencial!!
Um manuscrito filosófico científico. Em tempos de negacionismo científico, é gratificante poder ler Carl Sagan. Um livro escrito em 1995, tempos onde ainda não tínhamos internet e rede social difundida, mas, um livro incrivelmente atual, que tranquilamente poderia ter sido escrito neste 2020.
Um livro para quem está disposto a ter suas crenças questionadas ao serem explicadas cientificamente, ao mesmo tempo Sagan não refuta a importância da fé na vida das pessoas, pois Sagan descreve os contrapontos e contra argumentos entre as crenças e a visão da ciência.
Um livro incrível a cada capítulo, versando sobre ética e a responsabilidade dos cientistas nos dias de hoje, sobre a bomba atomica, limites para o uso do ceticismo, a polarização crédulos x céticos, sobre o caso americano da falta de investimento em educação e a consequência de poucos alunos interessados nas áreas da ciência, sobre política e a história social americana, sobre ufos (assunto que na época que foi escrito estava muito em alta, eu cresci vendo sobre aparições de ufos na TV), e muito mais. Recomendadissimo para uma reflexão de mundo, seja você cético ou crente.
comentários(0)comente



Inaldo 20/07/2020

O ceticismo
O ato de ler esse livro deveria ser algo "obrigatório" em todos os ambientes escolares.
A cada capítulo é um exercício de ceticismo a todos os sistemas de crenças, que devemos praticar diariamente.
Esse com toda certeza será um dos livros mais importantes que levarei para minha vida.
comentários(0)comente



Roger 17/02/2021

Lições do Ceticismo para a vida toda
O famoso cientista Carl Sagan da série Cosmos mostra neste livro a importância do pensamento cético e como a credulidade radical nos atrapalha em quanto tentamos melhorar como sociedade. Sagan explora temas distintos como religião, extraterrestres, anjos e demônios, cientifismo, liberdade, democracia e educação, sempre com um olhar cético e acrescentando muitos exemplos de casos históricos para validar seus argumentos.

O método científico de pensamento é essencial para entendermos o mundo em que vivemos e implica a busca pela melhoria contínua nas mais diversas áreas em que o ser humano está envolvido, agindo através do olhar cético dos fenômenos, planejamento e estudos de formulações teóricas suportadas por experimentos práticos das respostas obtidas.

Sem dúvida um dos melhores livros que li até então! Recomendaria a qualquer um sem hesitação!
comentários(0)comente



Deghety 26/08/2021

"Demônios"
É impressionante como, por muitas vezes, tiramos conclusões precipitadas de pessoas com base no que ouvimos e lemos por meio de terceiros.
Eu tinha uma visão completamente errada de Carl Sagan devido ao seu "fã clube".
Sagan se mostra, ao contrário do que eu pensava, muito humilde e tolerante à respeito das crenças e superstições alheias, obviamente desde que tais coisas não interfiram no progresso social e científico da humanidade. Em contraponto, seu fã clube pensa que ganha algumas dezenas de QI só por se declararem céticos.
Em O Mundo Assombrado pelos Demônios, Sagan defende o pensamento crítico e cético, mas reconhece a falibilidade da ciência.
Suas maiores críticas são aos métodos educacionais, pseudocientistas e dogmáticos.
Em relação à educação, a metodologia que ele sugere me pareceu extraordinária e me admira nunca ter sido implantada em qualquer nação que seja. 
Quanto à religião, Sagan deu mais ênfase no período das caça às bruxas, relatando quase que minuciosamente o horror a qual as mulheres foram submetidas e sobretudo de como até mesmo as instituições jurídicas e o cidadão comum agarrou a essa causa desumana, que possuía mais um ideal político e oportunista do que a crença em bruxaria.
Outro tema bastante debatido é a democracia e o perigo que uma nação com o pensamento crítico subdesenvolvido corre nas mãos de líderes populares e bem treinados para manipulá-la.

"...censurar o conhecimento, dizer às pessoas o que elas devem pensar, é uma porta aberta ao policiamento das ideias, a tomadas de decisões tolas e incompetentes e à decadência a longo prazo. "

"A liberdade de pensamento é a única garantia contra a infecção dos povos pelos mitos de massa, que, nas mãos de hipócritas e demagogos traiçoeiros, pode se transformar em ditaduras sangrentas"
                                             Sakharov .

O Brasil atual é um exemplo sobre como um povo pode ser alienado. No momento se destacam duas frentes, mas são inúmeras as  variantes de fanatismo político e ideológico. Tente encontrar as semelhanças no cenário atual nos trechos à seguir:

Sobre a liberdade de expressão Sagan diz:
"A maioria de nós é a favor da liberdade de expressão quando há o perigo de nossas opiniões serem reprimidas. Mas não ficamos assim tão contrariados quando opiniões que desprezamos enfrentam um pouco de censura aqui e ali. "

Thomas Jefferson
"Uma sociedade que negocia um pouco de liberdade por um pouco de ordem vai perder ambas, e não merece nenhuma das duas".

Sagan:
"Manipulados por políticos inteligentes, *(nem precisa ser tão inteligente, basta popularidade) podemos chegar até o mais alto grau de irracionalidade. Dêem-nos o tipo certo de líder e, [...] faremos alegremente tudo o que ele quiser - mesmo coisas que sabemos estarem erradas.

Esse simples resumo e resenha que fiz é extremamente reduzido qualitativa e quantitativamente frente a magnitude do livro
comentários(0)comente



Kátia 06/12/2020

Excelente
É incrível como o livro continua atual e até um louco triste quando percebemos que coisas aparentemente tão simples sejam tão difíceis de mudar. Infelizmente continuamos vivendo em um mundo assombrado pelos demônios e sem perspetivas positivas de alcançarmos a luz.
comentários(0)comente



Bielzin 31/03/2022

Hans Zimmer - Interstellar
O título dá resenha é uma referência, pois ler esse livro com o soundtrack de "Interestelar" é se sentir flutuando e vendo o mundo de outro jeito.
Você sente o peso das palavras.

Sobre o livro agora, Sagan foi um dos divulgadores científicos mais excepcionais que já pisaram em nosso "pálido ponto azul".
Nesse livro não foi diferente. Ele aborda muitos temas importantes, como a educação científica, pseudociências, etc, filosofando perfeitamente sobre como o mundo hoje em dia está, pois mesmo estando um pouco defasado pelo tempo, ainda é atual.
A ciência sempre vista com maus olhos pela maioria que a considera difícil, uma mídia que trata cientistas como seres "malucos", e o ensinamento científico que não se encaixa com nosso século presente, o século onde deveríamos ser mais esclarecidos e muitos continuam vivendo mas trevas.

Ubi dubium ibi libertas - onde há dúvida, há liberdade.

Duvidem! A dúvida move montanhas, foi nossa dúvida do mundo a nossa volta que nos trouxe até aqui. Tenham dúvidas! Ensinem as novas gerações a duvidarem e irem atrás de descubrirem as respostas.

Leiam Sagan! E espalhem!
comentários(0)comente



Alice Vazarin 22/09/2020

Foi um grande desafio, não estou acostumada a ler coisas sobre ciências e não é o tema que mais me chama atenção. Porém o livro conseguiu me prender, mesmo com algumas ressalvas (mas compreensíveis por ele ter sido escrito em 1995, ser estadunidense).
Foi uma leitura agradável e me abriu os olhos pra ciência!!
comentários(0)comente



Lorena935 01/02/2022

A ciência não é perfeita, mas é o melhor que temos.
A ciência ilumina os nossos caminhos para a ação, testa hipóteses e seleciona a mais eficiente para a nossa realidade.

Sagan apresenta de forma excepcional que os nossos gostos, nossos interesses e as nossas crenças não são suficientes para comprovar uma hipótese.

Puxando para o lado da Psicologia, ao contrário do que a maioria dos psicólogos propagam, é sim da nossa responsabilidade questionar, ser cético e oferecer a melhor evidência disponível para os pacientes. Não há melhor decisão senão aquela que segue as evidências.

Andar lado a lado com a ciência significa ser aberto a novas ideias e examina-lá criticamente com os critérios científicos.
comentários(0)comente



Tito 13/03/2011

Uma exortação cética, um (necessário) arrazoado neo-iluminista.
comentários(0)comente



hugooooor 19/01/2021

Necessário e atual!!!
Sinceramente, acredito que os capítulos 12, 13 e 14 tenham me incentivado a refletir mais sobre a ciência, a pseudociência, e a maneira com a qual ambas acabam por possuir grande influência em nossa sociedade... De maneira sucinta, fez com que eu refletisse sobre situações do coitidiano, que extrapolam os exemplos usados por Carl Sagan.
comentários(0)comente



561 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR