O mundo assombrado pelos demônios

O mundo assombrado pelos demônios Carl Sagan

Resenhas - O Mundo Assombrado Pelos Demônios

Marcelo816 15/07/2023

Livro de cabeceira. Uma obra-prima da divulgação científica. É incrível o tom poético que Sagan aplica. E por poético não digo místico ou qualquer outra coisa do tipo. Carl Sagan é simplesmente o maior divulgador científico que já tivemos, com uma didática e abordagem inclusiva e esclarecedora. Um livro que não ficou datado, levando-se em consideração todo seu escopo e abordagem.

Fabio.Nunes 29/08/2023

Fragmentado
Um livro grande demais, repetitivo e muito fragmentado. Sempre fui admirador de Carl Sagan e sua paixão em trazer a ciência a uma linguagem acessível.
Mas esse livro foi difícil de ler. Capítulos esparsos, dados desatualizados e pinceladas de informações úteis e opiniões interessantes.
Uma pena.
Mas continuo um arauto do pensamento crítico e do ceticismo para uma boa vida.
Continuarei a ler o autor.
Max 29/08/2023minha estante
O livro foi um marco, mas também acho que envelheceu um pouco...

Fabio.Nunes 29/08/2023minha estante
Exato. Mas Carl Sagan é ótimo

Mily_alpes 13/06/2022

Eu amo o Sagan, definitivamente é minha maior inspiração na física até o momento, é o 2° livro dele que eu leio e só aumenta meu amor pela ciência e ser aquela professora que vai inspirar muitos alunos a escolher seguir a vida com um olhar racional e científico!

Raul.Grenchi 18/10/2023

Grandes afirmações requerem grandes evidências.
Carl Sagan é um dos maiores entusiasta e divulgadores científicos. Em o Mundo Assombrado pelos Demônios fica claro essa sua paixão pela ciência e pelos métodos científicos. Na obra ela aborda a necessidade do ceticismo, investigar tudo para não ser enganado por fraudadores, pseudociências e até políticos mal-intencionados. Para isso ele nos apresenta um "kit de detecção de mentiras", ferramentas para identificar falácias.

Pensei que o livro entraria mais no tema religião, mas é pouco abordado, as críticas são mais voltadas e refuta as pseudociência e crenças populares, principalmente na de Ovnis e abduções. Seu exemplo do dragão invisível na garagem é perfeito, não é só porque algo não pode ser refutado isso não o torna verídico.

A obra mesmo sendo do final do século passado é muito atual, pois até hoje vemos muitas desinformações das pessoas, muitas Fake News e principalmente em campos perigosos para nossa sociedade como na saúde pública. Incrível que até hoje pessoas acreditem nos "perigos" e Microchips nas vacinas.

O livro nos lembra da importância da educação e de como a ciência deveria ser mais bem explorada pelos meios de comunicação e como deveria ser mais atraente nas escolas, e as dificuldades que os professores têm e de como deveriam ser mais reconhecidos e mais bem remunerados para uma maior eficiência na educação. e que não é de hoje que tiranos criticam a educação, a ciência e o jornalismo, pois são ferramentas libertadoras. Quando ver um político criticando essas áreas, tome cuidado!

A obra não é perfeita, ela é um pouco maçante, não é uma leitura fácil, pelo menos para mim que não sou muito habituado com não-ficção, ela também exagera um pouco em algumas críticas até a desenhos animados e séries de TV por serem "cientificamente erradas?, mas são apenas programas de entretenimento.

Mas é um livro incrível, que abre muito a mente, nos faz refletir sobre nosso mundo e o universo, como as coisas funcionam. Recomendo demais, uma verdadeira vela na escuridão!

Jamile 19/10/2020

Leiam esse livro!!
Que livro maravilhoso!!! Deveria ser obrigatório no currículo do ensino médio. Carl Sagan fala de ciência de forma clara e objetiva.

Nic 24/06/2020

Essencial!!
Um manuscrito filosófico científico. Em tempos de negacionismo científico, é gratificante poder ler Carl Sagan. Um livro escrito em 1995, tempos onde ainda não tínhamos internet e rede social difundida, mas, um livro incrivelmente atual, que tranquilamente poderia ter sido escrito neste 2020.
Um livro para quem está disposto a ter suas crenças questionadas ao serem explicadas cientificamente, ao mesmo tempo Sagan não refuta a importância da fé na vida das pessoas, pois Sagan descreve os contrapontos e contra argumentos entre as crenças e a visão da ciência.
Um livro incrível a cada capítulo, versando sobre ética e a responsabilidade dos cientistas nos dias de hoje, sobre a bomba atomica, limites para o uso do ceticismo, a polarização crédulos x céticos, sobre o caso americano da falta de investimento em educação e a consequência de poucos alunos interessados nas áreas da ciência, sobre política e a história social americana, sobre ufos (assunto que na época que foi escrito estava muito em alta, eu cresci vendo sobre aparições de ufos na TV), e muito mais. Recomendadissimo para uma reflexão de mundo, seja você cético ou crente.

Inaldo 20/07/2020

O ceticismo
O ato de ler esse livro deveria ser algo "obrigatório" em todos os ambientes escolares.
A cada capítulo é um exercício de ceticismo a todos os sistemas de crenças, que devemos praticar diariamente.
Esse com toda certeza será um dos livros mais importantes que levarei para minha vida.

Roger 17/02/2021

Lições do Ceticismo para a vida toda
O famoso cientista Carl Sagan da série Cosmos mostra neste livro a importância do pensamento cético e como a credulidade radical nos atrapalha em quanto tentamos melhorar como sociedade. Sagan explora temas distintos como religião, extraterrestres, anjos e demônios, cientifismo, liberdade, democracia e educação, sempre com um olhar cético e acrescentando muitos exemplos de casos históricos para validar seus argumentos.

O método científico de pensamento é essencial para entendermos o mundo em que vivemos e implica a busca pela melhoria contínua nas mais diversas áreas em que o ser humano está envolvido, agindo através do olhar cético dos fenômenos, planejamento e estudos de formulações teóricas suportadas por experimentos práticos das respostas obtidas.

Sem dúvida um dos melhores livros que li até então! Recomendaria a qualquer um sem hesitação!

Deghety 26/08/2021

"Demônios"
É impressionante como, por muitas vezes, tiramos conclusões precipitadas de pessoas com base no que ouvimos e lemos por meio de terceiros.
Eu tinha uma visão completamente errada de Carl Sagan devido ao seu "fã clube".
Sagan se mostra, ao contrário do que eu pensava, muito humilde e tolerante à respeito das crenças e superstições alheias, obviamente desde que tais coisas não interfiram no progresso social e científico da humanidade. Em contraponto, seu fã clube pensa que ganha algumas dezenas de QI só por se declararem céticos.
Em O Mundo Assombrado pelos Demônios, Sagan defende o pensamento crítico e cético, mas reconhece a falibilidade da ciência.
Suas maiores críticas são aos métodos educacionais, pseudocientistas e dogmáticos.
Em relação à educação, a metodologia que ele sugere me pareceu extraordinária e me admira nunca ter sido implantada em qualquer nação que seja.
Quanto à religião, Sagan deu mais ênfase no período das caça às bruxas, relatando quase que minuciosamente o horror a qual as mulheres foram submetidas e sobretudo de como até mesmo as instituições jurídicas e o cidadão comum agarrou a essa causa desumana, que possuía mais um ideal político e oportunista do que a crença em bruxaria.
Outro tema bastante debatido é a democracia e o perigo que uma nação com o pensamento crítico subdesenvolvido corre nas mãos de líderes populares e bem treinados para manipulá-la.

"...censurar o conhecimento, dizer às pessoas o que elas devem pensar, é uma porta aberta ao policiamento das ideias, a tomadas de decisões tolas e incompetentes e à decadência a longo prazo. "

"A liberdade de pensamento é a única garantia contra a infecção dos povos pelos mitos de massa, que, nas mãos de hipócritas e demagogos traiçoeiros, pode se transformar em ditaduras sangrentas"
                                             Sakharov .

O Brasil atual é um exemplo sobre como um povo pode ser alienado. No momento se destacam duas frentes, mas são inúmeras as  variantes de fanatismo político e ideológico. Tente encontrar as semelhanças no cenário atual nos trechos à seguir:

Sobre a liberdade de expressão Sagan diz:
"A maioria de nós é a favor da liberdade de expressão quando há o perigo de nossas opiniões serem reprimidas. Mas não ficamos assim tão contrariados quando opiniões que desprezamos enfrentam um pouco de censura aqui e ali. "

Thomas Jefferson
"Uma sociedade que negocia um pouco de liberdade por um pouco de ordem vai perder ambas, e não merece nenhuma das duas".

Sagan:
"Manipulados por políticos inteligentes, *(nem precisa ser tão inteligente, basta popularidade) podemos chegar até o mais alto grau de irracionalidade. Dêem-nos o tipo certo de líder e, [...] faremos alegremente tudo o que ele quiser - mesmo coisas que sabemos estarem erradas.

Esse simples resumo e resenha que fiz é extremamente reduzido qualitativa e quantitativamente frente a magnitude do livro

Kátia 06/12/2020

Excelente
É incrível como o livro continua atual e até um louco triste quando percebemos que coisas aparentemente tão simples sejam tão difíceis de mudar. Infelizmente continuamos vivendo em um mundo assombrado pelos demônios e sem perspetivas positivas de alcançarmos a luz.

Bielzin 31/03/2022

Hans Zimmer - Interstellar
O título dá resenha é uma referência, pois ler esse livro com o soundtrack de "Interestelar" é se sentir flutuando e vendo o mundo de outro jeito.
Você sente o peso das palavras.

Sobre o livro agora, Sagan foi um dos divulgadores científicos mais excepcionais que já pisaram em nosso "pálido ponto azul".
Nesse livro não foi diferente. Ele aborda muitos temas importantes, como a educação científica, pseudociências, etc, filosofando perfeitamente sobre como o mundo hoje em dia está, pois mesmo estando um pouco defasado pelo tempo, ainda é atual.
A ciência sempre vista com maus olhos pela maioria que a considera difícil, uma mídia que trata cientistas como seres "malucos", e o ensinamento científico que não se encaixa com nosso século presente, o século onde deveríamos ser mais esclarecidos e muitos continuam vivendo mas trevas.

Ubi dubium ibi libertas - onde há dúvida, há liberdade.

Duvidem! A dúvida move montanhas, foi nossa dúvida do mundo a nossa volta que nos trouxe até aqui. Tenham dúvidas! Ensinem as novas gerações a duvidarem e irem atrás de descubrirem as respostas.

Leiam Sagan! E espalhem!

Alice Vazarin 22/09/2020

Foi um grande desafio, não estou acostumada a ler coisas sobre ciências e não é o tema que mais me chama atenção. Porém o livro conseguiu me prender, mesmo com algumas ressalvas (mas compreensíveis por ele ter sido escrito em 1995, ser estadunidense).
Foi uma leitura agradável e me abriu os olhos pra ciência!!

Lorena935 01/02/2022

A ciência não é perfeita, mas é o melhor que temos.
A ciência ilumina os nossos caminhos para a ação, testa hipóteses e seleciona a mais eficiente para a nossa realidade.

Sagan apresenta de forma excepcional que os nossos gostos, nossos interesses e as nossas crenças não são suficientes para comprovar uma hipótese.

Puxando para o lado da Psicologia, ao contrário do que a maioria dos psicólogos propagam, é sim da nossa responsabilidade questionar, ser cético e oferecer a melhor evidência disponível para os pacientes. Não há melhor decisão senão aquela que segue as evidências.

Andar lado a lado com a ciência significa ser aberto a novas ideias e examina-lá criticamente com os critérios científicos.

Tito 13/03/2011

Uma exortação cética, um (necessário) arrazoado neo-iluminista.

hugooooor 19/01/2021

Necessário e atual!!!
Sinceramente, acredito que os capítulos 12, 13 e 14 tenham me incentivado a refletir mais sobre a ciência, a pseudociência, e a maneira com a qual ambas acabam por possuir grande influência em nossa sociedade... De maneira sucinta, fez com que eu refletisse sobre situações do coitidiano, que extrapolam os exemplos usados por Carl Sagan.