O mundo assombrado pelos demônios Carl Sagan

Resenhas - O Mundo Assombrado Pelos Demônios

César. 23/04/2024

Um ótimo livro social-cientifico
Acho que essa é a terceira vez que leio este livro, agora com outro olhar, pois estou bem mais velho e com mais vivências. Ainda acho um ótimo livro científico, a linguagem é totalmente acessível mesmo em partes onde se detalha coisas muito nichadas cientificamente falando; na minha visão o livro trata bem as questões sobre pseudociência e de uma forma que não seja com aquela "soberba científica" que alguns cientistas tem, e também coloca a ciência como uma solução para vários problemas sociais mas sem excluir a importância histórica que a cosmogonia e a religião tiveram. Tem muitos outros pontos que adorei no livro, porém vou falar também de alguns que eu nao concordo ou que acho que ficaram maçantes : Uma crítica que sempre tive ao livro foi o fato dele trazer a questão por raptos de alienígena varias vezes, acho que isso é maçante pra mim porque ate onde eu sei isso nunca foi um problema no Brasil, mas parece ter sido nos eua, porém lendo dessa vez acho que, apesar de ainda ser maçante, não é tão maçante quanto eu lembrava; Um ponto que eu discordo também (mas de novo, acredito que seja por termos vivido em realidades diferentes) é sobre a liberdade de expressão na constituição estadunidense, onde se pode ser até nazista publicamente, nao vou elaborar pois ja tem quase 1500 caracteres aqui, mas foi isso. Adoro o livro e gosto muito do Carl Sagan, sem dúvidas teve influência em minha decisão de se tornar cientista.

isabellant_ 18/04/2024

Gostei da leitura, principalmente na parte percepções e ideias que temos sobre crenças, superstições, e etc. Achei a abordagem dos OVNS grande demais, mas entendi a proposta dele. Achei importante como o final do livro vai sendo direcionado a nossa realidade cotidiana, como ser cetido sobre tudo pode até nos fazer duvidar de coisas comprovadas e que já se tem provas e estatísticas, o que pode nos libertar de todas essas esquinas enganosas é justamente a educação, o que achei interessante. Não foi surpreendente, mas foi uma leitura muito prazerosa.

Tamiris Fornazari 17/04/2024

Acolhemos com boa vontade o que concorda com nossas ideias, assim como resistimos com desgosto ao que se opõe a nós, enquanto todo preceito de bom senso exige exatamente o oposto.

LuisIV 16/04/2024

Science Bitch!
"Um Mundo Assombrado pelos Demônios" é uma daquelas obras que nos levam a uma fascinante jornada pelo universo da ciência e do pensamento crítico, com a maestria de Carl Sagan. Dei a ele uma nota de 4,0, reconhecendo sua profundidade, embora alguns capítulos possam não cativar a todos da mesma forma.

O que realmente impressiona é a habilidade de Sagan em tornar conceitos complexos acessíveis e envolventes. Sua influência no meio científico transcende gerações, deixando um legado duradouro que continua a inspirar até os dias de hoje.

O último capítulo, em particular, merece destaque, pois aborda a interseção entre ciência e política, lembrando-nos da importância de considerar o contexto social e político ao discutir temas científicos.

"Um Mundo Assombrado pelos Demônios" é uma leitura essencial para quem busca compreender o papel da ciência na sociedade contemporânea, e Carl Sagan é, sem dúvida, uma figura cujo impacto perdura através do tempo.

*Resenha feito por I.A, estava com preguiça dessa vez kkkkkk... Mas a opiniões foram com base no que passei

Angelo Siriano 09/04/2024

A obra desafia nossas percepções e nos convida a mergulhar no mundo do pensamento crítico e da ciência. Carl Sagan, com sua habilidade ímpar de comunicação, nos conduz por um emocionante passeio pelo universo da razão, expondo mitos, pseudociências e superstições que frequentemente obscurecem a verdade. Sagan nos lembra da importância de questionar, investigar e buscar evidências, destacando o papel fundamental da ciência na compreensão do mundo e na tomada de decisões informadas. Este livro é uma leitura inspiradora que nos instiga a explorar o desconhecido com mente aberta e espírito crítico.

Juliara.Hoffmann 08/04/2024

Sobre potência e humildade científica.
"As alucinações podem ser uma passagem negligenciada para a compreensão científica do sagrado"

Li este livro super despretensiosa e tive uma ótima surpresa! Ao longo dos capítulos somos convidados a analisar, pela ótica da investigação científica e, portanto, dos fatos, diferentes fenômenos ainda pouco explicados pela ciência ocidental moderna.

"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião".

Já conhecia o Carl Sagan dos diversos programas de astronomia e astrofísica que eu adoro assistir ?? e no livro ele não deixa de surpreender. Além da facilidade de traduzir conhecimentos super específicos para o público em geral, Sagan tem um caráter de humildade (e curiosidade) diante do novo e do desconhecido que nos anima a querer ir além do conhecimento de senso comum.

"É tão premente no povo a necessidade de acreditar em alguma coisa que a queda de qualquer sistema mitológico será muito provavelmente seguida pela introdução de algum outro modo de superstição".

E isso não significa que a mitologia deva ser descartada, ao contrário há muito a ser estudado nos fenômenos da psique humana. Pra mim, a compreensão mais próxima da realidade é aquela que não separa o físico, biológico, cognitivo do imanente, do sensível, do transcendente.

Sagan é um cético e isso nunca significou simplesmente virar as costas, mas sim mergulhar de cabeça, com as ferramentas da ciência (e conhecendo suas limitações), no mundo do desconhecido. Descobrir novas razões e origens para fenômenos antigos não significa descartar os mesmos, mas posicioná-los melhor no quebra-cabeça que é nossa identidade humana.
Anna Lima 18/04/2024minha estante
Resenha bacana! Estou no capítulo 5 e amando o livro desde então.

Pedro.Dalle 03/04/2024

Imaturidade
O que dizer desse livro ?

Levei mais tempo do que planejei para terminá-lo, portanto isso não diz nada a respeito da qualidade do livro.

O livro é denso, as informações são densas e alguns dos capítulos se desenvolvem com temas mais curiosos que outros - (Isso é subjetivo) - o livro é extremamente necessário e trás uma visão tão atual que ao ler as estatísticas mencionadas por Sagan, nos questionamos, ?isso realmente está pior?.

Livro lido a priori por um analfabeto científico, durante minhas duas graduações não tive assim tanta imersão aos meios acadêmicos quanto gostaria, falta de interesse da minha parte ? Ou realmente somos criados e instigados a suprimir esse anseio pela ciência ?

Para ser franco, após o livro começo a questionar esse ponto. A ciência é brilhante e trabalhosa, como tudo na vida. Porém temos a certeza que uma sociedade completamente em déficit intelectual é o ponto onde querem chegar e nos colocar.

É um livro completo, temas atemporais e atuais onde fiquei completamente entusiasmado e fascinado. A forma com o que Sagan inclui ovnis, demônios e bruxas faz completo sentido com a ideia a ser passada é isso me fascinou.

Uma coisa é certa, a ignorância está presente em todos os séculos e é um mal já conhecido, mal para uns e ponto positivo para outros. Um povo ignorante é um povo sem dono, de fácil domínio e isso é um completo problema - (para nós mesmos).

Com toda certeza, em cada fase da nossa vida o livro terá uma mensagem a ser passada. No meu atual momento, foi responsável por questionamentos internos e curiosidades com temas específicos.

Aguardo minha releitura.

Atenciosamente ao Pedro do futuro.

João 27/03/2024

O mundo assombrado pelos demônios
Um livro que discute muito sobre a ciência na sociedade e suas implicações em diversos âmbitos. Um livro que realmente posso falar que aumentou meu nível crítico e valorização da busca por conhecimento. Recomendo esse livro para todos que gostem de ciência e em especial para todos os professores. Uma das propostas que acho mais me marcou no livro é quando o autor defende a ideia que devemos ser sempre abertos a novas ideias porém sempre céticos aos recebê-las. Particularmente achei um dos melhores livros que já li e acho que realmente mudou meu olhar.

Ricardo 25/03/2024

Um livro essencial para vida! Todos deveriam ter contato com ele em algum momento da vida. Sagan é profundo. Mostra a ciência de uma forma muito apaixonante.

SimAo6 24/03/2024

Ciência e ceticismo
Livro todo baseado no processo científico, trazendo a tona as minúcias necessárias para o bom desenvolvimento científico.
Disposto a desmistificar a pseudociencia tão presente no mundo atual, onde qualquer pessoa se diz guru com poderes sobrenaturais, independente de poder demonstra los a público geral em tempo e hora. Mostra que crença não impõe realidade e que sempre temos que buscar a real explicação dos fatos.
Ciência evidência tudo que se pode explorar de inúmeras formas e que o método científico muitas vezes sobrepõe aos laboratórios ascendendo a estudos políticos e sociais.
Com linguagem ampla, ainda muito minuciosa em algumas descrições que trazem um cansaço ao público comum.
Muito diligente mostra que o método científico apresenta algum grau de similaridade ao processo democrático, onde o livre exame, a livre troca de informações, o otimismo, a autocrítica, o pragmatismo e a objetividade são fio condutores de ambos.
Assim apesar de leitura não muito fácil, muito esclarecedora. Traz consigo em que de trabalho científico, para os mais familiarizados com o tema.

Moya2 21/03/2024

Espetacular
Uma sequência magníficas de aulas e mais aulas, com a didática excepcional de um dos maiores expoentes na divulgação científica.

Mesmo tendo conhecimento sobre as trevas da ignorância que sempre acompanhou a humanidade recheada de superstições e misticismo, a leitura desse livro acaba por escancarar os olhos diante de nossa vexaminosa história.
Alguns episódios relatados no livro beiram a ficção de tão absurdos que eram (leia-se: inquisição), mas graças a ignorância coletiva, medo e intimidação, eram tolerados como uma abjeta normalidade.

A única saída para a nossa civilização é, e sempre será, a educação.

Gabriel1994 17/03/2024

O mundo assombrado pelos demônios
Carl Sagan foi um dos maiores, senão o maior, divulgador científico que já existiu. Neste livro, ele irá abordar alguns dos temas mais frequentes sobre as pseudociências de sua época (envolvendo principalmente a ufologia, mas não se limitando somente a ela), com a prerrogativa de implementar um pensamento cético ao leitor, mas mantendo ainda o misticismo científico que o inspirou a admirar a ciência. Como ele mesmo diz, ?este livro é um testemunho pessoal do meu caso de amor com a ciência, que já dura toda uma vida?. Em meio às histórias pessoais do astrofísico, fica evidente que o incentivo familiar, dos professores e dos organizadores das feiras científicas, fez com que ele seguisse um caminho rumo às estrelas (uma pessoa pode se ludibriar tanto pela pseudociência quanto pela ciência, tudo vai depender da exposição).