A era da empatia

Resenhas - A era da empatia

Eduardo 20/05/2023

Excelente livro sobre empatia
Gostei bastante!

O autor mostra que existem empatia no reino animal e nos homens, bem como já nescemos com essa qualidade!

Além disso, ele mostra os impactos da empatia nas diversas áreas de nossa vida, como política, economia, sociedade, família etc.

Ricardo Silas 15/06/2015

O contágio emocional
Frans de Waal é um professor de psicologia e primatólogo que decidiu dar um basta às afirmações que se apoiam no egoísmo, ganância e competitividade como força motriz da natureza, geralmente assumida por políticos e economistas. O objetivo de quem adere ideias como essa, diz Waal, consiste em querer justificar atos que ignoram as pessoas em situações de pobreza, culpando-as pela miséria na qual padecem. Ou seja, isso isenta enormemente a responsabilidade do governo quanto ao assistencialismo e justiça social, enquanto os mais ricos se locupletam no poder sem serem estorvados pelas causas da maioria pobre. Nenhuma proposta hobbesiana (Homo homini lupus) se baseia em premissas inteiramente corretas. É claro, e isso Waal não nega em nenhum instante, trata-se de uma meia verdade o fato de que a espécie humana é agressiva e, em alguns casos, desprezível em relação ao bem-estar de seus semelhantes. Mas há outro lado que muitos ignoram, no qual se encontram os milhares de exemplos que consagram o caráter comunitário, cooperativo e altruísta da nossa espécia e de várias outras, inclusive primatas. Antes de adentrar nos resultados de pesquisas voltadas ao comportamento empático dos animais, primeiro o autor se preocupa em destruir duas falácias que em nada contribuem à psicologia social e à neurociência: a falácia naturalista e o darwinismo social. Claramente se nota que não há qualquer embasamento honesto que ratifique uma moralidade sustentada por eventuais fatores comportamentais da natureza, pois como bem coloca o autor, a natureza é uma bíblia, e dela muitos buscam ler aquilo o que querem, conforme seus interesses, "da tolerância à intolerância". Logo, não é uma boa ideia tomarmos a naturalidade da violência como uma prescrição moral apenas porque, às vezes, os animais são violentos. As desconstruções são decisivas para a compreensão do livro e sua mensagem central, que é a de que existe um equilíbrio entre empatia e egoísmo na natureza, e que esses fatores, cada um ao seu modo, nos torna seres sociais, e não meramente competição e insensível ganância e sede de guerra, como pateticamente sugerem aqueles que fazem mau uso da biologia e da evolução. Aliás, eis aqui uma alternativa que contradiz o obsoleto contrato social de Jean-Jacques Rousseau, que é a de que a sociedade prescinde em milhões de anos a nossa espécie, e não fomos nós que a inventamos arbitrariamente. Mas o que Frans de Waal também propõe além disso? Imagino que não seja uma tarefa simples a de extrair razões emocionais embutidas em comportamentos de animais não-humanos, embora as evidências apontem nessa direção. Com exemplos que atravessam desde as sociedades de chimpanzés até as do macaco-prego e golfinhos, Waal se concentra em demonstrações quase puramente altruístas de animais que ajudam os outros sem nenhuma exigência ou troca de favores. Algumas demonstrações incluem certa dose de auto-interesse em que as pratica, mas em nada isso descarta a satisfação que se sente ao se colocar no lugar do outro e promover seu contentamento imediato. Há, também, uma grande dedicação do autor para esclarecer alguns aspectos que fomentaram as crises que o sistema financeiro sofreu em 2008, e a forma como a doutrina do livre-mercado está encharcada de pessoas que não emitem uma visão completa da biologia, ou quando o fazem, esquecem de elaborar uma boa maneira de permitir que assuntos biológicos se misturem com a política. O leitor que compreender as camadas que se desdobram em meio aos estímulos empáticos, ora benéficos ora maléficos, terá maiores chances de se esforçar para agir solidariamente com o próximo. Apenas essa capacidade é profunda o suficiente para nos sentirmos cada vez mais humanos.

JPHoppe 11/03/2012

O subtítulo pode parecer enganoso: "lições da natureza para uma sociedade mais gentil". Afinal de contas, não passamos anos vendo que a falácia natural é, quem diria, uma falácia? Que os meios da natureza não refletem necessariamente nossa conduta moral? Porém, é apenas uma primeira impressão.

Nossas piores qualidades, como a raiva, egoísmo e guerra, são rapidamente comparados com os animais, algo de nossa natureza que subjugamos diariamente com nosso intelecto superior humano. Mas, quando é mostrado que o que temos de bom, como a empatia e solidariedade, é presente em vários graus de desenvolvimento em outros animais, ou seja, que além de uma continuidade filogenética física, também possuímos uma continuidade na mente com os demais, a situação comum é de revolta e rejeição? Mas por que isso?

"Era da Empatia", fruto de décadas de pesquisas, trata desse e muitos outros assuntos. É interessante ver uma espécie de contraponto entre de Waal e Dawkins, sobre o papel da empatia e egoísmo na evolução. Digo "espécie" pois seria errôneo classificar os dois como representantes excludentes de dois extremos: nem Dawkins acha que não existe empatia verdadeira, nem de Waal acha que a natureza é absolutamente empática.

Também é interessante a nota que de Waal faz a respeito das religiões judaico-cristãs que, por terem nascido em locais onde não havia um meio de continuidade com a natureza ao redor (sem macacos, por exemplo), o homem sempre foi visto como algo separado, superior ao resto, enquanto outras religiões, como as da Índia e Japão, possuem animais como sagrados.

Leitura muito recomendada.