O tempo envelhece depressa

O tempo envelhece depressa Antonio Tabucchi

Resenhas - O tempo envelhece depressa

adriana.sydor 08/06/2016

O tempo envelhece depressa
Um ano antes de morrer, Antônio Tabucchi foi convidado para Festa Literária Internacional de Paraty. Homem de ideias e valores claros, não teve como concordar com o governo brasileiro da época sobre a decisão de não extraditar Cesare Battisti, condenado por assassinatos na Itália. Em protesto, recusou o convite, a fazer duas coisas ao mesmo tempo: empunhar a bandeira daqueles que acreditam que a justiça tem que ser respeitada e acabar com todas as chances possíveis de ter suas descobertas e experiências compartilhadas em nosso território.
O livro de contos de Tabucchi, italiano de nascença e português por opção e paixão primeira por Fernando Pessoa, “O Tempo Envelhece Depressa” trata de maneira delicada a passagem do tempo, que “dá e tira a vida”, como escreveu Bernardo Carvalho na orelha do livro. As nove histórias traduzidas aqui no Brasil por Nilson Moulin (com edição da Casac Naify) passeiam por lugares que despertam, se não uma inquietação universal, pensamentos particulares ao leitor sobre o passado, a passagem do tempo e a provisoriedade do presente. Os tons melancólicos dos personagens não miram na tristeza, mas nas reflexões pré-socráticas atribuídas a Crísias do próprio título. A leitura poderia ser rápida e fluida pelo texto bem escrito, mas não é fácil encarar a ficção de Tabucchi sem envolver os próprios juízos nas questões maiores.

Priscila (@priafonsinha) 30/12/2016

Tabucchinho
"O tempo envelhece depressa" título sugestivo para uma leitura de final de ano. rs
São 9 contos passados em diferentes lugares da Europa, entre eles Portugal ?, sobre o tempo, as recordações, os sonhos.
O conto "Nuvens" é belíssimo. Mas não acho que este livro seja o melhor de Tabucchi, sou apaixonada por Requiem e Afirma Pereira, mas é um Tabucchi e isso basta para encantar. ?
"Não existe a coisa mais natural do mundo, as coisas existem como você quiser, se pensar nelas e se quiser, aí é possível guiá-las, caso contrário andam por conta própria." P. 19