Cancioneiro

Cancioneiro Fernando Pessoa

Resenhas - Cancioneiro, de Fernando Pessoa

Arlindo.Ramos 30/01/2024

Cancioneiro
Primeiro livro de poesias de 2024. Amo Fernando Pessoa. Não conhecia o lado filósofo dele, gostei muito.

stvonnie 26/01/2024

Amei, amei!
Sempre que leio um livro de Fernando Pessoa, sinto um turbilhão de sentimentos, daqueles que nem sabíamos que existiam dentro de nós. A cada verso que leio, fico imaginando como Pessoa me conhecia tão bem sem sequer ter vivido na mesma época que eu. Fernando era genial, e eu amo pegar um título dele para ler, sabendo que vai se tornar um dos meus favoritos. Quando estou lendo um livro dele, tenho a sensação de que nunca mais vou achar um livro tão bom quanto, mas aí leio outro livro dele e tenho o mesmo encanto. Cancioneiro tem poemas líricos que Fernando Pessoa assinou com o próprio nome. Eu amei demais, super recomendo! ??

Bia* 23/01/2024

Não gostei da seleção dos poemas, não consegui me identificar com a maioria deles e por isso quase desisti da leitura.

Giovanna 09/12/2023

Indescritível
É curioso, como quem às vezes traz a vida uma poesia, quase contra a vontade, ler os poemas de Fernando Pessoa. São de uma profundidade absurda, e ainda assim carregam uma sutileza ímpar. Não consegui me conectar a todos os poemas para assimilar seus sentidos, sentimentos e/ou significações. É complexo para mim, porque, pessoalmente, percebo que poesias são pedaços tão profundos de quem as compôs, que nem sempre são minimamente compreensíveis para outrem ? ou mesmo para seu autor, decorrido um grande tempo de sua composição. Por isso, por ter ainda essa incapacidade de apreender em catarse a obra de Pessoa, essa leitura não foi 5 estrelas. No entanto, em completa oposição, formando um paradoxo com essa percepção, posso dizer que me identifiquei de forma única com parte da obra. Uma identificação violenta, inenarrável, quase doentia, tamanha exatidão da descrição do que experiencio, do que sinto, encontrei na expressão de Pessoa. Por isso, não posso dizer que essa leitura foi boa ou ruim. Foi puramente indescritível.

Tamara 26/09/2023

Ser pessoa na paisagem
Poesia de Fernando Pessoa, inspirações cotidianas de uma alma profunda que observa e sente a paisagem que habita.

"Ah, deixem-se sonhar sem esperar!" (p. 19)

"O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente." (p. 23)

"(...) Entre o que vive e a vida
Pra que lado corre o rio?(...)" (p. 67)

"(...) Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol, que peca
Só quando, em vez de criar, seca. (...)" (p. 90)

site: https://tamarapsi.wordpress.com/

Ricardo.Borges 22/09/2023

Para que sou consciente se a consciência é uma ilusão?
Esta obra é uma espécie de coletânea de poemas líricos (alguns datados) escritos em mais de uma década, no início do século passado e, como o vinho (que é citado algumas vezes), me parece que vão ficando melhores ao longo do tempo e, consequentemente, da leitura.
O título da obra me leva a crer que estas poesias, a qualquer momento, poderiam ser facilmente empregadas como letras de música ? canções ? em qualquer estilo musical.
Os últimos poemas são tão expressivos, que realçam, inclusive, aquele em que ele diz que apenas escreve, mas é o leitor quem deve apenas senti-los!
Diferente de ?Mensagem?, aqui seus harmoniosos versos falam sobre o amor, a dor e, muitas vezes, sobre o mar.
É puro sentimento em uma leitura leve, se é que isso é possível.

Fernanda 27/08/2023

Confessando a minha dificuldade
Após ler "Cancioneiros", concluí q ainda não cheguei à maturidade literária necessária pra conversar legal com o senhor Fernando Pessoa. Mas o trecho q ele diz "a vida é só esperar morrer", senti a porrada doer.

cinnamongirl612 15/08/2023

"Entre o sono e o sonho,
Entre mim e que em mim
É o quem eu me suponho,
Corre um rio sem fim."

A forma como Pessoa consegue transformar melancolia, tédio e angústias existencialistas em arte através da sua escrita é uma das coisas mais marcantes na história da literatura para mim.

clubdol1vr0 27/07/2023

O que dizer desse monstro que foi o Fernando Pessoa?!

Primeiramente tenho que confessar que teve alguns textos que não entendi - tava em português do Brasil, não foi problema de linguagem - porque tem umas palavras muito rebuscadas e que não tinha ouvido falar e também não fui procurar o significado, então a culpa foi totalmente minha

Apesar de alguns textos serem de difícil entendimento, consegui ler e gostei muito de vários

Achei o livro muito legal porque não tem só poesias com rimas, tem uns textinhos que são bem bonitos e que não precisam necessariamente de rimas

Tem uns trechinhos que dá pra fazer umas música massa heheh

Enfim, gostei e recomendo a leitura desse clássico mundial

Daniel.Moreira 13/06/2023

Melancólico
Poesia acústica. Uma obra de arte!

Vigoroso.

Pessoa sendo genial.

Ele retrata sua poesia de forma contundente.

Candil 24/05/2023

Eu nunca fui um grande fã de poemas e poesias, mas esse livro me despertou interesse pelo tema e principalmente pela obra do autor, já que foi o meu primeiro contato com Fernando Pessoa.

capitu 02/04/2023

"O que me dói não é
O que há no coração
Mas essas coisas linda
Que nunca existirão"

Acho que foi o primeiro livro do autor que li e gostei bastante.

Leandro.Bonizi 22/01/2023

Há na nota preliminar a metáfora de que cada estado da alma era uma paisagem. O Nada e Ser são imagens em sentido aparentemente metafísico que se repetem bastante. Trata da relação entre seus sonhos e pensamentos, e nisso passa a inércia em sua vida. Mesmo assim, fica mais cansado do tal "nada":

"Mal pensado, ou sonhado sem pensar,
Vejo os meus dias nulos decorrer,
E o cansaço de nada me aumentar."

O que indica que o poeta "sonha por sonhar", sem pensar na realização,"Ah, deixem-se sonhar sem esperar!". Desconhece sua própria identidade, apenas sente sua alma, e nesse verso ambíguo expressa dúvida se seus sonhos são reais ou se ele próprio é um sonho, ou a personificação do sonhar:
"Não sei quem me sonho..."

O seguinte verso cai bem para a metáfora da alma como paisagem:

"(...) meu ser inerte
Contempla-me, (...)"

Trata muito do pensar e do sentir, o pensar trazendo sofrimento:

"Cansa sentir quando se pensa."

E também em:

"Eu sofro sem pena a vida.

Dôo-me até onde penso,
E a dor é já de pensar,
Órfão de um sonho suspenso
Pela maré a vazar..."

Quase não fala do amor, mas nesse poema fala de um amor não carnal pertencente ao mundo das ideias de Platão, esse é um dos meus favoritos:

"Dorme enquanto eu velo...
Deixa-me sonhar...
Nada em mim é risonho.
Quero-te para sonho,
Não para te amar.

A tua carne calma
É fria em meu querer.
Os meus desejos são cansaços.
Nem quero ter nos braços
Meu sonho do teu ser.

Dorme, dorme, dorme,
Vaga em teu sorrir...
Sonho-te tão atento
Que o sonho é encantamento
E eu sonho sem sentir."

Nesse expressa um niilismo, e sonhar e amar parece uma fuga do Nada:

"Dorme sobre o meu seio,
Sonhando de sonhar...
No teu olhar eu leio
Um lúbrico vagar.
Dorme no sonho de existir
E na ilusão de amar.

Tudo é nada, e tudo
Um sonho finge ser."

E também em:

"Põe a tua mão
Sobre o meu cabelo...
Tudo é ilusão.
Sonhar é sabê-lo."

Há diversas outras temáticas tratadas, mas vou me deter a essa. Recomendo altamente ler "Eros e Psique".

Jon 11/12/2022

Um verdadeiro banquete poetico
Fetnando Pessoa nos brinda com uma obra poetica cheia de charme, melancolia e mistério, típico de sua própria constituição psiquica.

Pablo Marcelo 22/10/2022

Fernando e suas Pessoas
Não temos como sair ilesos diante de um dos Fernandos Pessoas. E o ?Cancioneiro? não é diferente: sempre cativante, envolvente e convidativo as belezas da poesia portuguesa.