Cancioneiro

Cancioneiro Fernando Pessoa

Resenhas - Cancioneiro, de Fernando Pessoa

Mari 07/03/2022

Fernando Pessoa é majestoso em sua escrita, foi um verdadeiro deleite ler esse livro, não é o tipo de leitura que costumo ler, mas valeu super.

_Du_ 17/02/2022

O primeiro a gente nunca esquece
Contemplo o lago mudo
Que uma brisa estremece.
Não sei se penso em tudo
Ou se tudo me esquece.
O lago nada me diz.
Não sinto a brisa mexê-lo.
Não sei se sou feliz
Nem se desejo sê-lo.
Trémulos vincos risonhos
Na água adormecida.
Por que fiz eu dos sonhos
A minha única vida?

Esse foi, junto com Rua dos Catavento II, de Mário Quintana, creio eu, um dos primeiros poemas que li. Fiquei apaixonado por poesia. Na época, criança ainda, não sabia o autor, meu irmão trouxe escrito no caderno, junto com outras poesias. Não sei por que na época, pensei que ele (meu irmão) fosse o autor. Este foi, junto com Rua dos Catavento II, o primeiro texto, que de tanto ler, memorizei.
Leandro.Bonizi 22/01/2023minha estante
Esse é um dos meus poemas favoritos no geral!

Sah 30/08/2021

Maravilhoso!
"O poeta é fingidor/Finge tão completamente/ Que chega a fingir que é dor/A dor que deveras sente."
Fernando pessoa é inigualável, esse livro organiza alguns de seus mais belos poemas assinados por ele (como ele mesmo e não pelos seus heterônimos). Impossível descrever a experiência, posso apenas recomendar a leitura. Vale muito a pena.

Raira Abrante 22/08/2021

"Saber? Que sei eu? Pensar é descrer."
Um livro de poemas que para mim valeu muito a pena. O autor clássico compara bastante seus sentimentos, dos mais belos aos sombrios, com elementos da natureza como sol, chuva, mar... e esse detalhe me ganhou por completo.
Como atualmente está gratuito em ebook, acho que é uma opção de leitura excepcional.

"Sorriso audível das folhas,
Não és mais que a brisa ali.
Se eu te olho e tu me olhas,
Quem primeiro é que sorri?"

Patrick 23/07/2021

Pode ser que tenhamos apenas nossos sonhos, e isto baste neste mundo de ilusões ou cantemos o nosso fado carregado de tristeza e descrença...
Ler Fernando Pessoa é mergulhar em um mar de pensamentos e ideias....

@riggifabio 28/06/2021

Por mais que eu sinta a maior potência da obra pessoana nos heterônimos, essa reunião de poemas do ortônimo Fernando Pessoa traz algumas pedras-de-toque e alguns poemas inteiros que configuram hits de melhor poesia em língua portuguesa de todos os tempos, numa obra densa, mística e ilimitada como a personalidade do próprio autor.

Carla 17/04/2021

Para conhecer um pouco
Esse livro, uma coletânea de poemas escritos pelo autor e assinados em seu próprio nome, é interessante para conhecer um pouco sobre a sua obra.

O texto introdutório é muito bom, com uma resumo da vida de Fernando Pessoa e algumas discussões sobre os seus muitos "poetas personagens".

Juan.Abreu 11/02/2021

Leveza poética!
Poesias como um todo são como doce que alegra a alma. Na verdade não sou um grande apreciador de doces, então chamar-lha-ei de chocolate. Rs

Fernando Pessoa é dos mais respeitados poetas da língua portuguesa, lê-lo é deliciar-se com rimas, temas e observar a escrita do nosso idioma de muitos anos atrás!

Qualquer poesia [p'ra mim] é sentir-se leve e tudo o que é clássico é fundamental para a nossa leitura.

Barboza 08/02/2021

Sensível e Poderoso
Fernando Pessoa é o maior poeta da língua portuguesa. Para quem não é acostumado com poesia, vai encontrar em Cancioneiro uma quebra de um dos maiores esteriótipos da poesia: que ela precisa ser um romance romântico.

Vou explicar: Pessoa pode até falar de maneira romântica, mas pouco fala de romance. Ele versa sobre embarcações, sobre mares, árvores e ventos. Aliás, a natureza é um elemento muito presente.

Ele também fala sobre a solidão, às vezes de uma forma triste, às vezes de maneira niilista. Mas sempre, absolutamente sempre, com uma sensibilidade profunda.

Leitura sempre atual. Extremamente relevante e produzida de corpo, alma e coração.

Dica/aviso: ainda que seja lindo, não compre todas as ideias e versos de Fernando Pessoa para a sua vida como verdades absolutas. Parece bobo falar isso, mas tem leitores emocionados que não entendem as limitações de uma obra, que elas devem ir até um certo lugar e ficar apenas por lá.

Samuel.Mendes 25/01/2021

Primeiro contato com Fernando Pessoa
Na minha vida eu já tinha lido dois ou três livros de poesia, ou quaser três,e ate escrevi poemas antes participei de uma quase campionato, não lembro direito, e avez eu tinha expiração para poetas, mas isso é passado hoje eu nem sei como fazer poesia e a poesia classica para mim, parece altamente complicada para um iniciante ou para mim meso.
ultimamente as poesia que li eram da revista conexão literaria e o que esta no livo de José de Alencar foram estes não ando lendo nada de poesia e já faz tempo , e é bom retomas leitura da poesia como este livro escrito por um ícone ligitimos da literatura portuguesas e digo isso baseado neste livro que vamos conhece um pouco neste poste. desenvolvimento
Os poemas
Antes é preciso salienta que como não leu poesia há muito tempo não sinto me gabaritado para jugar um obra como esta, principalmente de Fernando Pessoa que é mostro da literatura portuguesa, exatamente por falta de conhecimento de causa me deixa sem segurança para uma avaliação fria, mas não preciso dize que todo e qualquer resenha deste blog é uma mera opinião não é mesmo.
Bom, voltemos ao "Cancioneiro" a primeira coisa que tem se fala do livro é os poemas se alternam entres pobre em rimas e ritmos, mas ricos em expressão artística e poemas são tanto rico expressão artística como em rimas e ritmos, entretanto, os poema mais ricos em rimas e ritmos são os mais belos no que trata do jogos das palavras isso é notório em especial nos subcapítulos dos poemas do qual muitos são desconexos dos outros como portas pega se poemas aleatório e juntos em único poema, encontra partida alguns poemas distintos poderiam muito bem fazer parte de único poema e o que indica essa aleatoriedades nos poemas é variação de termântica dentro das seções cujo um fala de uma coisa e próximos já vem outra completamente diferente, mas isso não significa que não são menor artístico.
E grande maioria segue um compasso muito rígido concite em leitura longa como prosa que logo da lugar para um ritmo feito pela quebra continua por virgulas resultando em um musicalidade rápida ou ritmos variável entre pouco longo para rápido, mas mesmo assim muito equilibrado.
Esta resenha continuar lá no blog link abaixo

site: https://geniodoquadrilatero.blogspot.com/2021/01/cancioneiro.html

Thay 04/12/2020

Perfeito, como tudo que ele escreve. O livro é envolvente do início ao fim, grande poeta ?

delicadas.leituras 08/09/2020

Um gênio
Não é uma opção ler tudo que escreveu Fernando Pessoa, esse grande poeta da língua portuguesa do século XX nos deixou uma obra vastíssima, sua e dos seus inúmeros heterônimos. Cancioneiro vale muito a pena, em seguida continue e continue a lê-lo.
"Todas as minhas horas são feitas de jaspe negro, minhas ânsias todas talhadas num mármore que não há, não é alegria nem dor esta dor com que me alegro, e a minha bondade inversa não é nem boa nem má..."

@cinthia.lereplanejar 30/08/2020

Cancioneiro
Que leitura intensa!
Li aos poucos os poemas de Fernando Pessoa e considero necessário para absorver tamanha profundidade de cada verso, de cada palavra. Os poemas nos faz refletir sobre a vida e a morte.

Prof. Edivaldo 21/08/2020

O poeta é um fingidor...
Poemas de alta categoria.