50 Anos a Mil

Resenhas - 50 Anos a Mil

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Guilherme.Parada 29/03/2024

Uma louca leitura
Mais de um mês para ler esse livro, onde o autor expressa com detalhes e fotos seus 50 anos de vida e experiência. Um forma louca de leitura já que ao mesmo tempo que você fica com vontade de parar de ler, você quer continuar lendo para saber mais.

Fran 06/01/2024

Adorei! Retrata ?vários outros lados das histórias? sobre o Lobão! Fãs de rock brasileiro vão gostar!

Teca Fernandes 22/08/2023

Como todo bom leitor, é necessário ler de tudo um pouco. Eu amo biografias de músicos e tudo que envolve música. Como foram feitas, pensadas e apresentadas, seja em forma de vinil ou streamming. Música é essencial. E não ter preconceito com seus tutores é importante (hello, irmãos gallagher).
Ler 50 anos a mil me fez conhecer um garoto super protegido pela familia, amado pelos avós, envolto de tradiçoes e espiritualidade tornar-se num homem culto, intelectualmente ativo e buscador de um ideal de vida que para muitos era utópico, mas para a imprensa brasileira era um absurdo.
Imagina que louco (sic) um cara chamado João Luiz Woerdenbag – sim, é difícil acreditar que o lobo mau do rock tupiniquim tenha esse nome de almofadinha –, ter tantas tretas com a polícia, consumir exacerbadamente entorpecentes, viver loucas aventuras amorosas, crescer numa estrutura familiar decadente (avec elegance) e, transformar isso tudo num repertório musical indelével no cancioneiro brasuca.
Um adendo: parei para ouvir Lobão e pasme! Eu conheço MUITAS música do lobo mal. E são ótimas! O livro é intenso, é engraçado, é histórico, tal qual a dupla explosiva que ele formava com o Cazuza: Sexo, drogas, leite com nescau e rock and roll.

site: https://www.instagram.com/literalmenteca/

ToniBooks 19/03/2023

Entre acórdãos e roquenrrou
A primeira parte da biografia de João Luiz Woenderbbag Filho - Lobão - confunde-se com a construção de novos paradigmas estéticos da MPB. Em "50 anos a mil", Lobão resgata quase cinco décadas de sua vida, destacando momentos históricos, não só da música mas de todo um contexto social e político do Brasil. Sempre muito contundente em suas colocações - nem sempre coerentes - Lobão consegue, juntamente com o biógrafo Cláudio Tognolli, por no papel todas as cenas que marcaram a sua trajetória até o ano de 2011.
E x c e l e n t e ! ! !

Andre_Sch 24/07/2022

décadence avec élégance
As partes do Lobão na mídia, por alguns momentos achei repetido e cansativo. Agora a vida dele é muito décadence avec élégance. Diversas situações fiquei me perguntando até quando as pessoas aceitam a sinceridade, o direto no ponto, pessoas verdadeiras, que colocam suas opiniões direta, sem rodeio. Na parte musical, com certeza ele foi excluído por demais, pq se pegar diversos trabalhos é genial!! É como a Maria Juçá falou não é para amador o Lobão.
Agora, na sinceridade, tudo o que ele fez e passou, uma família, no mínimo, desnivelada, todas as tentativas de desistir da vida e por aí vai e ele continua em pé, caraculas, só por isso já valeu a pena conhecer sua história.

Andressa.Soares 09/01/2022

50 anos a Mil
50 anos a mil é a autobiografia de Lobão.
Um livro que começa meio cansado, dado detalhes de uma infância que sinceramente não faz a menor diferença pra ngm.
Demora uns 40 capítulos para chegarmos até a adolescência do Lobão e a ?parte que importa?.
Até agora fica aqui a dúvida de se tudo que ele contou foi mesmo assim, ou se é uma visão unilateral das coisas.
Não sou fã do Lobão, nem desgosto dele, e acho que a leitura desse livro pouco mudou minha opinião.

Fabiano 13/11/2021

Um cara que pensa de maneira diferente, nesse livro dá para entender de onde vem tanta bagagem cultural. Vale a pena para quem quer conhecer a história de vida dele.

Dirtyharry82 28/09/2021

LOBÃO POR SI PRÓPRIO
LOBÃO – INCOMPREENDIDO OU ALTO INDULGENTE?

Ao se propor a transcorrer os cinquenta anos de uma trajetória atribulada, Lobão se revela, antes de tudo, um iconoclasta, um sujeito que enxerga em sua própria figura, a representação da inquietação e da busca constante pelo prazer, desejo, reconhecimento e aceitação. Os fatos de uma infância tipicamente burguesa, inclusive nos dramas de alcova, a iniciação nas drogas, a busca por compreensão espiritual e religiosa e claro, o nascimento da sua aura musical, são apresentados de forma detalhada.
O Lobão polemista é escancarado, principalmente, em sua louca trajetória como sujeito histórico essencial ao nascimento do rock oitentista. Talvez seja justamente aí, a fonte de grande parte da incompreensão em torno do artista, essencial ao nascimento do gênero mas relegado a uma condição marginal e quase burlesca, principalmente por seus excessos e constantes atritos. Sujeito bocudo, polêmico, arredio.
O Lobão músico é outra fonte de inquietações. Rotulado como “roqueiro”, procurou renegar a sua própria aura ao longo da carreira, alçando passos rumo à vanguarda, buscando independência e se desconstruindo de maneira traumática a cada trabalho comercialmente fracassado.
A autobiografia de Lobão é daqueles livros que precisam ser lidos com calma e cada capítulo precisa ser repassado mentalmente, analisado, digerido. Lobão é ou, um cara maldito, um inconsequente, um perturbado, um gênio, um louco, um alienado, um idiota...ou tudo isso em uma casca fina de uma sensibilidade ímpar.
Esse é Lobão...

Pimentinha 15/09/2021

Uma biografia magnífica! Aprofunda todas as nuances da vida desse cantor,nos levando a respeitar suas opiniões um tanto controversas.Sem contar os relatos sobre os anos 80,já que ele viveu intensamente essa época.

Sylvia 09/09/2021

Uma boa surpresa
Nunca imaginei um dia ler sobre a vida do Lobão, de quem sou fã... Foi uma surpresa ler este livro excelente que li de uma só vez! E que história! Lobão dispensa apresentações!

gcaldas2 09/02/2021

A história de "El lobon" é uma loucura
A leitura aborda todas as fases de vida do cantor. O livro é muito bem escrito, com histórias das mais diversas e inimagináveis. Sua vida foi cheia de altos baixos e mesmo assim ele conseguiu tirar proveito de tudo e aprender com seus erros.

Esse livro é super recomendado para aqueles que gostam de música. Para aqueles que gostam de ver a formação de um artista, seus gostos e presepadas. Lobão é uma peça inquieta e fundamental na história da música popular brasileira.

Marcelo1145 22/07/2020

Um livro bem escrito e com detalhes importantes, menos divertido e engraçado do que as biografias de Rita Lee e Tim Maia, a história de Lobão retrata a dura realidade de um país medíocre e um sistema cruel. O livro só fez aumentar minha admiração no pelo artista, não só pela música mas como pessoa e de alto nível de percepção, integridade e inteligência. Ao Lobão muito obrigado. Espero o melhor que há por vir

Jardel Ferreira 09/07/2020

Lobão - 50 Anos a Mil
Tenho uma crença que não é você quem encontra o livro e sim ele que o acha. Em uma tarde de sábado ele me escolheu!
Mesmo conhecendo esse magnífico trabalho, demorou um tempo para nos esbarramos.
Tudo começa com a minha música preferida do seu repertório. Lobão precisou realmente fazer “Das Tripas Coração” para acreditar, batalhar, crescer, se reinventar...e conquistar seus milhares de fãs pelo mundo.
João Luiz Woerdenbag Filho (nome de batismo), precisou de muita coragem, garra e determinação para buscar o que acredita. Diagnosticado com nefrose na infância sempre foi estigmatizado de esquisitão, desde criança onde as primeiras tripas precisaram se transformar. Passou pela turbulência da separação dos pais, depressão e suicídio de sua mãe, briga com o pai, perda do seu amigo e maior incentivador Ignácio. Foi através dele que Lobão se tornou baterista da “Vímana” e começou aparecer como artista. Genial em ideias e confusão, foi expulso da banda que basicamente fundou, a Blitz, onde rescindiu contrato com a gravadora. Desde muito cedo, pequeno lobo com seu arsenal de palavras em dicionário próprio, cresceu sem papas na língua. Originou alguns desafetos no meio artístico. Por esse estilo despojado e autentico Lobão pegou um foguete em direção ao centro da terra, com o uso excessivo de álcool e drogas pesadas sua carreira ia cada vez mais se afundando. Foi tendo destaque nos jornais com muitos tumultos, tentativas de suicídios e prisões. Sua imagem de músico incrível era manchada por uma mídia que massacrava quem não era politicamente correto, se tornou material de consumo ao desafiar o sistema. Por onde passou também fez amigos e um público que gostava do seu estilo falastrão, fiel, amoroso, único! Difícil escrever todos aqui, mas citarei alguns só para termos noção da grandiosidade desse coração: Elza Soares, Raul Seixas, Lulu Santos, Ritchie, Nelson Gonçalves, Robert de Niro, Ivo Meirelles, Alcir Explosão, Monique Evans onde teve um affair e seus parceiros Cazuza e Júlio Barroso amigos de unha e carne.
Incrível e virtuoso! Já em carreira solo foi um dos pioneiros misturando rock com samba e outros elementos. Foi massacrado novamente pela mídia, depois copiado por outros tantos artistas que tentavam mesclar estilos e não se prender a rótulos.
Sempre a frente do seu tempo, brigou ferozmente com a indústria fonográfica do Brasil, foi defensor de leis que amparavam os artistas, chegou a lançar o seu Cd em banca de jornal quebrando a máfia das gravadoras.
Misture tudo isso em um barril de pólvora, uma hora ia dar merda! Depois de uma crise de depressão lobão tentou se matar pela 3 vez onde ficou em coma por 15 dias.
Um outro lado que a mídia não conheceu é que por trás de todos os problemas em sua carreira Lobão se reinventou como músico, artista e pessoa.
E tudo isso me deixou um grande fã desse puta artista! Em mão contraria a toda turbulência de sua vida, ele mostrou e ensinou que somos capazes de mudarmos nosso passado, sermos pessoas incríveis. Por trás daquele cara alto, esquisito e rebelde também tem um baita coração que foi transformado de suas tripas.
Se até “O Rock errou” porque não podemos errar?
Mesmo com tantos “erros” você nos ensina a acreditar em nossos sonhos e nunca desistir, assim como acreditou nos seus e lutou contra loucuras, um sistema opressor, injustiças, perdas, tragédias, doenças, traições, medos, inseguranças, fracassos, alto-punição... esse é o maior legado que deixará para nós. Segundo Lobão “A arte é um processo de cura. Ela organiza a cabeça e expande o conhecimento”
“A Vida é Doce”, “Mais uma Vez” e ela “Me Chama” para acreditarmos e lutarmos por nossos sonhos e conquistarmos o que desejarmos!

Se o mundo está doente,
por que sou mais um nesse mundo incompreensível,
por quê?

Se a doença é uma chuva
que cai nas casas sem telhados,
quem pode ver?

Se o caminho está turbulento
com galhos de roseiras,
então vamos correr!

Se a morte for um remédio homeopático,
me deem em pequenas doses
que eu quero viver.

Se o mais gostoso da vida
não for ensinar e sim aprender?

Se esse é um dos sentidos da vida
me leve até a fonte que eu quero beber...

Esse magnífico trabalho saiu pela editora Nova Fronteira, escrito em parceria de Lobão com a participação do repórter investigativo e multipremiado Claudio Tognolli

site: https://www.instagram.com/p/CCW3bvQj2te/ https://www.instagram.com/p/CCW4oCPDQWI/

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6