Édipo

Édipo J.-D. Nasio

Resenhas - Édipo

Bruna 25/05/2020

O autor aborda neste livro o complexo de Édipo, teoria baseada no mito Édipo e há um esclarecimento das possíveis formas que Freud identificou esse processo cujo é de uma importância notória na infância. Ele traz o questionamento que nenhuma criança escapa do Édipo, isso porque nenhuma criança escapa de suas pulsões. A experiência edipiana deixa seu traço no inconsciente da criança e se estende até o fim de sua vida como uma fantasia que definirá a identidade do sujeito, diversos traços de sua personalidade e também sua forma de gerir os conflitos afetivos.
Um livro de uma linguagem clara e objetiva, que traz o que realmente promete. O leitor precisa de um contato breve com o vocabulário psicanalítico para acompanhar bem, mas o leitor iniciante e interessado no tema não desanime os conceitos são gradualmente explicados e acompanham referências.
Sendo um tema base da psicanálise que gera e organiza todos os outros conceitos psicanalíticos e justifica a prática. Recomendo para interessados em psicanálise e alunos de psicologia.

Robson 05/07/2016

Linguagem clara e objetiva, embora o assunto seja complicado.
Passando o estranhamento inicial com o título incisivo, mergulhamos nos meandros do inconsciente edipiano de um modo estranhamente claro, sem a reificação de conceitos psicanalíticos presente em alguns textos que se pretendem introdutórios. Certamente este não é um texto introdutório, o que significa que depende de algum contato com o vocabulário psicanalítico, mas isto não deve afastar o leitor iniciante e interessado neste tema, visto que os conceitos são gradualmente bem explicados, e abundam referências. Me chamou atenção, sobretudo, a apresentação do Édipo feminino.

LetiCoelho 18/09/2023

Abra a mente! Mas não leve tudo ao pé da letra!
Um excelente livro para aprender mais sobre o complexo de Édipo, limpo , curto, organizado e de fácil compreensão.
Édipo: o complexo do qual nenhuma criança escapa é apresentado de forma objetiva e simplificada.

Nasio apresenta o desenvolvimento do Complexo de Édipo de forma separada no menino e na menina, embora recorra às comparações entre ambos ao longo dos capítulos.

A leitura nos conduz ainda a reflexão do comportamento, como exemplo, as atitudes adotadas pelos meninos em relação às mães, ou até mesmo amigas, namoradas dos pais quando estes são pais solteiros.

Recomendo para estudantes de psicologia, independente da abordagem que queiram seguir e para curiosos interessados em um dos maiores tabus Freudianos.

Patrícia Carla 06/10/2020

Complexo e esclarecedor
Para aqueles que não são estudiosos da psicanálise eu diria que é uma leitura rápida, um tanto complexa e para os que já detém conhecimentos mais aprofundados sobre a psicanálise, esclarecedor.

Paulo Silas 20/11/2020

O Édipo dissecado e explicado de forma abrangente e elucidativa - fosse para resumir o conteúdo da obra em uma frase, creio que isso ou algo próximo seria um boa definição nesse sentido. J.-D. Nasio, célebre psicanalista argentino, ao estabelecer o complexo de Édipo como sendo realidade, fantasia, mito e conceito ao mesmo tempo, realiza uma ampla análise sobre essa questão psicanalítica da qual, conforme anuncia já no subtítulo do livro, nenhuma criança escapa, explicando assim pormenorizadamente a forma com a qual o complexo ocorre - tratando-se da primeira neurose pela qual todos passam - e toda a sua implicação da vida psíquica do homem e da mulher.

Evidenciando desde logo que o essencial da crise edipiana seria "aprender a canalizar um desejo transbordante", o autor apresenta nos dois primeiros capítulos como se dá o Édipo no menino e como se dá na menina, apontando para a forma própria pela qual o complexo ocorre em cada qual. No terceiro capítulo são reunidos diversas perguntas e respostas sobre o Édipo, onde são dirimidas questões sobre a idade em que o complexo ocorre, como se dá quando uma mãe cria sozinho um filho, entre outras. No quarto capítulo há uma diferenciação entre aquilo que seria a neurose ordinária e o que o autor chama de neurose mórbida, seguido de algumas explicações gerais presentes no capítulo "arquipélago do Édipo" e concluindo no último capítulo com alguns excertos das obras de Freud e Lacan a respeito do Édipo.

O livro é bastante elucidativo e contributivo, uma vez que o autor não se limita a explicar de forma bastante satisfatória o Édipo - o que já constituiria um ótimo livro apenas por esse fato -, pois traz também diversas contribuições e leituras próprias acerca desse conceito-chave da psicanálise (destaque para a hipótese levantada sobre um possível fator que desencadeia a anorexia, por exemplo). Conforme aduz o autor, o Édipo seria a própria psicanálise, "uma vez que o conjunto dos sentimentos que a criança experimenta durante essa experiência" seria para os psicanalistas o modelo utilizado para pensar o adulto que todos somos. Uma excelente obra, portanto, que muito contribui para a compreensão do complexo de Édipo.

Confissões de uma leitora 23/12/2020

Não tenho palavras pra descrever a perfeição desse livro.
Para estudantes de psicologia e que flertam com a psicanálise, esse livro é obrigatório para compreensão do Complexo de Édipo, de forma simples, completa e objetiva.
Nasio é sem igual!

LaraF 02/09/2013

Ainda nao tenho "bagagem" suficiente para avaliar os conceitos, acho algumas ideias meio "forçadas" demais..mas outras, de fato, interessantes do ponto de vista da especulação (pode ser como pode nao ser). O livro serviu como uma introduçao as ideias freudianas..e é bem didatico até...

Guaranádoamazonasémassa 07/06/2019

Terminei mas ainda não sei definir o falo. kkk Mas sério, o livro é bom. Bem didático, tanto que lendo me senti em uma sala de aula algumas vezes. O autor sempre retorna alguns tópicos trabalhados afim de ficar o aprendizado. E se tratando do complexo de Édipo, explicações diferentes sempre são bem vindas para ampliar o entendimento do termo. Não curti muito a criação de novos termos pelo autor, ele não seguiu a risca Freud, na verdade usou neologismos algumas vezes, o que me desencantou um pouco. Mas o livro é bom, vem com esquemas didáticos o que enriqueceu, apesar de às vezes me parecer meio confuso.

Gabriela 02/04/2021

Totalmente transtornada.
Eu amo estudar sobre o Édipo, porque ao mesmo tempo que acho algo totalmente absurdo também acho algo totalmente incrível. Nesse livro o tema é explicado de forma totalmente didática, sendo de fácil compreensão e leitura. O autor explica tanto o Édipo no menino quanto na menina, explicando também o conceito de Falo e passeando por alguns exemplos de neurose.

Acredito que seja uma leitura super válida para quem quer conhecer mais sobre o tema ou para algum estudante que queira revisar. Aprovadíssimo!

Ana 14/04/2023

"O complexo que nenhuma criança escapa"
Publicado no Brasil pela editora Zahar em 2007 pelo psiquiatra, psicanalista e escritor argentino Juan David Nazio, Édipo: O complexo do qual nenhuma criança escapa explica de forma didática esse conceito freudiano tão caro para a psicanálise. Aqui Nazio aborda esse complexo sob a perspectiva de Freud e Lacan.
Esse conceito é a pedra fundamental da psicanálise, tendo em vista que todas as neuroses, fobias, obsessões, histerias na vida do adulto são originadas nesse período da vida da criança. Ele perdura até os 4/5 anos de idade. Depois deve ser substituído pelo complexo de castração. Complexo de Édipo é um grande conjunto de afetos que a criança tem para com os pais. Tem um formato triangular pois é formado pela criança, pai e mãe e é universal. Como o próprio título do livro diz, é impossível a criança fugir desses afetos e à medida que essa relação entre a criança e os pais não é bem resolvida ou traumática, aparecem mais tarde como sintomas. Falar de complexo de Édipo é falar basicamente em 3 coisas: Incesto, matricídio e parricídio. O desejo de possuir o corpo do outro, o desejo de ser possuído pelo corpo do outro e o desejo de destruir o corpo do outro.
O livro é uma excelente porta de entrada para estudar psicanálise.

Carol 04/01/2024

Não avalio leituras de estudo aqui (só marco para meu controle de leituras), então, se quiser saber minha opinião, me segue no insta (@psi.macarolina) que eu compartilho por lá
também tenho o close friends que é só para estudantes de psico :)

17/06/2022

Esse livro é muito bom! Explica o complexo de Édipo de forma clara e sem complicação. Amei a escrita do Násio, quero ler outros.

Enzo.Baleeiro 26/08/2023

Desonestidade intelectual
Não recomendo, parece ser um psicanalista bem ortodoxo, ignorando as diversas críticas. Quando ele tenta defender algumas poucas críticas, é apenas retórico, não acerta na defesa.

Por conta de psicanalistas assim que a psicanálise é utilizada para fins conservadores. Direto psicanalistas com a mesma posição que o autor vem defender que Homossexualidade é uma doença, ou falta de um pai...

Sarah587 07/02/2023

Livro excelente!
Pra quem tem interesse e quer entender mais sobre o Complexo de Édipo, esse é um livro ideal. Nasio explica de uma forma muito clara esse processo no qual toda criança passa, trazendo asserções de Freud e Lacan e tirando as dúvidas mais frequentes sobre esse assunto.
Recomendo muito para quem quer conhecer mais sobre o que se trata esse complexo vivenciado por todo ser humano e que traz consequências para vida toda.

Sofi 28/02/2023

Nasio tem uma didática muito boa, achei bem esclarecedor. Recomendo para quem gosta de psicanálise!!