Holocausto

Gerald Green
Gerald Green

Resenhas - Holocausto

Izzie 26/03/2022

O holocausto em todas as suas faces
É uma pena que esse livro não seja divulgado e nem tenha edições novas. Para mim ele é incrível por mostrar todos os lados do extermínio nazista, descrevendo as situações lamentáveis de personagens em diferentes campos de concentração, nos guetos, na resistência. Também mostra o ponto de vista de um nazista completamente cego pelo partido, tentando justificar suas insanidades e cumprindo ordens absurdas. Um dos melhores livros de ficção que eu li sobre o tema, fiquei bastante triste e impactada com o final, principalmente por saber que tudo realmente aconteceu com o povo judeu.

Cristine 25/11/2009

Holocausto
Este romance de Gerald Green conta o vergonhoso episódio da história da humanidade através da história da família fictícia Weiss. O narrador é Rudi Weiss, o único sobrevivente da família, que nos narra sua história em 1952, quando está vivendo com sua nova família em um kibbutz em Israel.

Para dar verossimilhança à história e especialmente, para mostrar o ponto de vista dos nazistas, o autor utiliza os diários de Eric Dorf, um major da SS, cujos relatos intercala com os de Rudi Weiss em ordem cronológica. Através de “testemunhos” de várias pessoas sobreviventes, Rudi nos conta o que aconteceu com as outras pessoas de sua família.

Através das histórias da família Weiss conhecemos os espancamentos nas prisões, a deportação para a Polônia, os estupros e mortes, o gueto de Varsóvia, os campos de Buchenwald, Theresienstadt, Babi Yar e finalmente, Auschwitz.

Um aspecto interessante do livro é o diário de Eric Dorf; a princípio relutante em participar da SS, ele começa a sugerir uma terminologia especial, cheia de eufemismos, para designar as atividades de extermínio: “recolonização”, “tratamento especial”, “remoção”, “comunidades judaicas autônomas”, “despiolhamento”. Podemos ver a metamorfose de Eric, de um rapaz tímido ao major insensível e frio que participa de operações de extermínio de milhares de pessoas sem demonstrar o mínimo de compaixão.

Quanto maior o crime, mais difícil será acreditar nele; infelizmente tudo aquilo foi verdade, e através da história da família Weiss Gerald Green conseguiu traçar um retrato do que aconteceu a milhões de pessoas naqueles anos negros. Os fatos narrados ultrapassaram o limite do que podemos imaginar para a crueldade humana; talvez por isso ainda hoje existam pessoas que não acreditam que o Holocausto aconteceu. Nem mesmo os fatos e provas conseguem convencê-los da terrível verdade.

(trecho de artigo sobre Holocausto, comparando o livro e a minissérie. Leia o artigo completo no blog: http://www.terracotabolsas.com/rato/?p=680).

Designluiz 28/10/2009

Apesar de ser um romance, você se sente dentro da história, vê o ponto de vista de um judeu e de um alemão e como a história deles se cruzam do começo ao fim. Enfim, uma história comovente e emocionante que mostra toda a barbaridade e insanidade nazista.

Lucia Sousa 16/08/2010

Quando li esse livro,eu parava cada capítulo para poder chorar um pouco.Descrevia com muita fidelidade os campos de concentração de Hitler e as horríveis torturas a que eram submetidos os prisioneiros do nazismo.Todos os prisioneiros eram divididos em grupos,e os grupos marcados com triangulos.Os triângulos roxos eram as Testemunhas de Jeová,que se recusavam a servir a Hitler e ao Reich,pois eram neutras; os judeus eram marcados com Estrelas de Davi;no meio haviam clérigos que foram punidos por não apoiar Hitler;homossexuais;deficientes físicos e muitos outros,até mesmo alemães,cuja consciência os colocava contra as idéias de raça pura desse maluco!
O personagem mais marcante para mim foi a Inga,uma alemã casada com um judeu,que se mostrou fiel ao marido e ao filho que ela tanto amava.Ela manteve-se firme até o fim,apoiando o marido.Mesmo passando dificulades e passando humilhações toda vez que ia visitá-lo,ela dava-lhe forças.
Bem marcante!
Andréia Barbosa 04/02/2024minha estante
Eu comecei a ler este livro quando estava no ensino médio, e de fato, fiquei tão deprimida que não pude terminar... hoje vendo as resenhas sobre ele, li a sua, falando sobre o choro a cada capítulo, e me lembrei do sentimento.... queria muito terminar de ler, mas nem sei se consigo

dudu28 05/11/2012

gostei.

principalmente por mostrar a inacreditavel passividade dos judeos perante o exterminio, uma coisa que nem mesmo o autor que vivenciou os fatos entendeu muito bem

muito bom tambem a forma como o autor mostra a mudança de personalidade de erik dorf que no começo se apresenta como um jovem de principios e acab se tornando um monstro.

Luhhh ^___^ 16/04/2009

Livro Triste e Alegre =( =)
Essa obra te transporta para dentro da guerra, vc sente a crueldade submetida aos judeus e ao mesmo tempo vê como o sentimento do nazismo vai se apoderando nas pessoas através da ganância.

Você também torce para os judeus sobreviverem, para os nazistas motherfuckers se darem mal...enfim, a história te envolve mesmo!

paulodoneda 28/05/2009

impressionante
Este livro é impressionante, durante a leitura me senti dentro da história, tal a riqueza de detalhes descritos do ambiente e dos fatos ocorridos.

Ale 04/03/2010

Assim, creio eo kii seja akele tipo de livro + indicado p/ vooc fazer uma pesquisa, um trabalho escolar ou coisa do gênero, pq sii apega muito a nomes e a relatos kii naum interessam muito keiim procura uma distração, + vale a pena pelo conhecimento histórico. (apesàá kii o "holocausto" kii eo li, foi comprado no sebo e naum tinha uma capa) entaum ñ posso afirmar seguramente kii foi esse!! ;]

ancamo 25/09/2011

Best Seller absoluto. Um dos mais famosos e comentados livros de nossa época. E não é para menos.
Os horrores da perseguição aos judeus pelos nazistas ainda são tema recorrente para quem quer retratar a 2ª Guerra Mundial. Basta ver séries como Band Of Brothers no episódio em que o exército americano encontra os sobrevivente de um campo de concentração. Ou A Lista de Schindler que mostra a fosrma sistemática com que os alemães segregaram os judeus.
Em Holocausto temos duas histórias paralelas: a de um judeu e de um jovem alemão. suas trajetórias são contadas conforme a guerra se desenrola. com todos os (hoje) cliches que norteiam o tema.
Mas o que mais interessa aqui é a forma como a filosofia nazista acaba se impregnando na consciência do jovem alemão. De um cidadão comum, vemos sua transformaçao em um assassino que segue sem questionar a filosofia de Hitler. Simplesmente arrepiante.
Um alerta diante da mentalidade fechada de pessoas que gostam de culpar os outros por causa de seus problemas (o maior exemplo são as torcidas de futebol).
Não é leitura das mais agradáveis, principalmente, pra quem tem estômago fraco. Não que seja um O Exorcista (vide resenha), mas tem cenas fortes.
Um dos grandes livros que já li.

Obs.: vou pesquisar o nome dos personagens e atualizar a resenha. Está tarde e com preguiçe de ir ver no momento... xD

marcelgianni 10/08/2016

Não se trata de um resumo ou sinopse do livro (para isso basta pesquisar na web ou ver algumas outras resenhas postadas aqui), mas sim de um relato do que me chamou a atenção no livro, e que pode influenciar outras pessoas na sua decisão de lê-lo ou não. Sem o uso de spoilers, faço uma análise sucinta da obra, justificando minha nota atribuída.

Livro que narra as atrocidades dos nazistas durante a segunda guerra mundial, e mostra como diferencial a grande passividade dos judeus perante o extermínio, e faz com que o leitor entenda o ponto de vista de um judeu e de um alemão que se cruzam do início ao fim. História comovente e emocionante, que coloca o leitor dentro da trama e que mostra a barbaridade e a insanidade nazistas.

Tony 21/10/2016

Passividade extrema
Realmente é difícil de acreditar, como a comunidade judaica deixou ser exterminado 5 milhões de judeus. Mas essa foi a grande estratégia dos Nazistas, jamais o munda acreditará que estamos liquidando mais de 10 mil judeus por dia. Onde estão as provas, onde estão os fatos, por muito tempo acreditaram que eram só boatos, que seriam somente recolonizados. Medo, Fé ou Passividade?
Gunara 22/10/2016minha estante
Tony vc teria algum livro pra me indicar que conta a história do povo judeu como um todo, ou seja que não foca apenas na segunda guerra?

Tony 24/10/2016minha estante
Olá, infelizmente não conheço.

Gunara 24/10/2016minha estante
Ok, obrigada mesmo assim

Thiago.Souza 06/06/2017minha estante
Comunidade não foi conivente, é muito difícil explicar sem ter sofrido algo assim. No entanto, s sobreviventes conseguem explicar muito sobre essa "inércia" que muitos comentam.

liviacamposs 11/10/2021

Estou devastada, muito triste toda essa história contada por diários de um carrasco nazista e de um judeu que sobreviveu mesmo tendo perdido toda sua família no holocausto. Impactante e me fez ver toda essa história de uma outra forma, livro muito muito bom recomendo!!!

Danilo116 28/07/2023

Retrato da guerra
O livro como um retrato da situação dos judeus na segunda guerra mundial é fenomenal,mas como narrativa não é surpreendente,nem interessante tornando a leitura extremamente massante

Drica Liller 27/10/2023

É difícil de engolir que os soldados alemães realmente não tinham um pingo de remorso e realmente acreditavam que todos os judeus deveriam "sumir"