Para não esquecer

Para não esquecer Hervé Jaouen

Resenhas - Para não esquecer

sop ! 16/04/2021

Uma leitura bem chatinha...
Bom, comprei esse livro a três anos atrás em uma viagem pra BH mas nunca tinha começado, de início achei que seria interessante ler já que a história fala sobre uma idosa com Alzheimer e isso me chamou atenção.

No livro acompanhamos pela visão de uma neta o cotidiano da sua vó com Alzheimer, eu sei que o objetivo do livro era isso. Mas acabou se tornando algo enrolado, pesado e chato. Demorei dias pra ler um livro assim curtinho devido a isso.

Essa não foi uma resenha muito positiva, mas me desculpem por isso...
Considero esse o pior livro que li até agora em 2021.

Biblioteca Álvaro Guerra 12/03/2024

O médico alemão Aloysius Alzheimer foi quem, ao apresentar o caso de uma paciente em 1906, descreveu o mal de Alzheimer pela primeira vez. Tratava-se de uma mulher de 51 anos, que começou com falhas progressivas de memória e depois passou a esconder pertences, misturar identidades e perder o senso do tempo e do espaço. Apesar de bastante comum, essa é uma doença da qual se fala muito pouco. Para aqueles que têm parentes e amigos portadores, o convívio com a evolução do quadro é triste e ao mesmo tempo desafiador. Como se comportar? O que dizer? O que fazer para controlar o doente em seus delírios e manias? Essa é a situação que Hervé Jaouen descreve com muita sensibilidade, mas sem pieguismos, em Para não esquecer - a história de uma garota que tem de ceder o quarto à avó, que já não pode mais viver sozinha. O dia-a-dia com o novo membro da casa não é fácil: toda a família precisa entrar no jogo.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8535907807

Ana Taminato 18/04/2011

Muito bonita a forma como a família encara o Alzheimer. Ao mesmo tempo, dá vontade de rir e de chorar. O autor passa a mensagem com uma sensibilidade única.