Paixão pela Pureza

Paixão pela Pureza Joel R. Beeke

Resenhas - Paixão pela Pureza

Fortunato Barbosa 16/05/2022

De biografia em biografia: A vida dos Puritanos Ingleses, Americanos e Escoceses
Já de imediato, gostaria de informar o que esse livro não é. Porque quando se vê um calhamaço que se propõe a falar da vida dos puritanos, suas biografias, algumas pessoas podem pensar que serão relatos românticos, aventuras, ou histórias empolgantes. Mas não se trata disso.

Joel Beeke e Randall J. Pederson fazem um apanhado histórico dos puritanos ingleses, americanos e escoceses. Há biografias pequenas, de uma ou duas páginas, assim como biografias de várias páginas. Você aprenderá sobre onde nasceram, onde estudaram, suas contribuições teológicas e pastorais, divergências políticas, explicações e resumo das suas obras. Haverá alguns casos que fogem a regra, como a experiência de John Flavel sobre a visão que teve do céu. Aprenderá sobre a contribuição educacional, funções políticas exercidas, e etc.

Além dos conhecidos John's: Bunyan, Owen, Flavel, Preston, você conhecerá Isaac Ambrose, Cotton Mather, os irmãos Erskine, Christopher Love, Obadiah Sedgwick, Jeremiah Burroughs e etc. Leitura boa, você pode focar em quais puritanos quer aprender, se nos ingleses, escoceses ou americanos. Me foi e será muito útil.

Tarciso.Rodrigues 09/11/2021

Uma ótima introdução aos puritanos
Paixão pela pureza: conheça os puritanos, apesar de ser um grande volume, 1.087 páginas, é uma introdução, e uma introdução necessária a todos que desejam conhecer quem realmente foram os puritanos e o que foi o puritanismo. Contém biografias dos principais teólogos e escritores puritanos, resenhas e recomendações pastorais dos autores dessa obra, dos principais escritos ou de obras completas dos puritanos. Além disso, trás apêndices tratando dos teólogos escoceses e da pós-reforma holandesa.
A obra, entretanto, trás pouco sobre teólogos e autores batistas pactuais, e a tradução em português, nessa edição, carece de melhor revisão. Todavia, não diminui em nada a obra.

Vitor.Bruno 20/04/2016

De longe o melhor livro de teologia puritana
Paixão pela pureza é uma enciclopédia completa acerca do puritanismo, com certeza é o mais completo de todos os que temos em português de longe um dos melhores que eu já li, nota dez recomendo!