O Sertão vai virar Mar

O Sertão vai virar Mar Moacyr Scliar

Resenhas - O Sertão Vai Virar Mar

Aventura de aprender 06/11/2018

Eu li esse livro para a prova do CEFET em 2005. Lembro que me impactou bastante na época e por isso resolvi reler em 2017. É bem interessante a referência sobre a profecia do sertão virar mar porque provavelmente isso acontecerá durante o período da tribulação. Alguns associam até mesmo com a transposição do Rio São Francisco.

A história é narrada pelo Gui, anos depois dos fatos que se passaram no período de adolescência. Ele conta o que aconteceu com quase todas as personagens. Identifiquei-me muito com essa citação porque também gosto de escrever com esse mesmo pensamento:

“Escrever é uma coisa que gosto de fazer; é uma forma de preservar a nossa memória e, até mesmo de entender as coisas. Quando a gente põe no papel aquilo que nos aconteceu, é como se estivéssemos vivenciando de novo os acontecimentos, descobrindo coisas que antes não nos haviam ocorrido.”

O enredo é sobre um grupo de amigos de classe média que tentam ajudar um garoto pobre chamado Zé que chega à escola e é alvo de preconceito. Ao mesmo tempo em que estudam sobre “Os sertões” passam pela mesma situação na cidade em que moram. Jesuíno pregador está criando uma seita no “Buraco”, o bairro mais pobre da cidade.

Achei super interessante que nos estudos do clássico “Os sertões” eles até comentam uma suspeita de que monarquistas revolucionários, mas Euclides não acredita nisso. O fato é que a história de “Canudos” foi uma das que mais me impressionou no período escolar.

Não vou falar mais sobre o enredo para não dar spoiler. Apenas colocar mais uma citação que se encaixa perfeitamente com os usos e costumes adotados em muitas igrejas cristãs até bem pouco tempo atrás:

“Não adianta nada eu dizer pra um cara lá dos cafundós que computador é ótimo se o cara não tem nem eletricidade. O resultado é que ele fica frustrado. E começa a dizer que computador, televisão, vídeo, tudo isso é coisa do demônio.”

site: https://aventuradeaprender.webs.com/apps/blog/show/46029896-livros-infanto-juvenis-lidos-em-2017

Tamara 05/03/2017

Essa obra maravilhosa de Moacyr Scliar conseguiu aproximar Os Sertões, em uma linguagem bastante simples, ao público juvenil. A narrativa, que envolve a realidade vivida em Canudos com o presente, consegue fazer perceber a intensidade do que houve. É possível enxergar os acontecimentos com tal vivacidade capaz de resgatar os sentimentos envolvidos, desde a esperança do movimento realizado por Antonio Conselheiro até a indignação sobre a maneira brutal que findou a campanha. Além de permitir que se veja as duas perspectivas: a de quem era contra e quem era a favor, partindo de um acontecimento no tempo presente da narrativa que cita a história de canudos. Há um paralelo entre um acontecimento da própria narrativa muito parecido com o que houve em Canudos, que resgata a história.

Pablo 25/04/2013

O Sertão vai virar mar
Este livro relata a história de Gui e seus amigos que se interresaram pela Guerra de Canudos, entretanto um evento bem parecido com a tal guerra vai acontecer na própria cidade.O livro possui uma história muito emocionante e repleta de conflito e ao mesmo tempo nos ensina que não devemos julgar as pessoas antes de conhece-lás

Inlectus 24/04/2009

Bom livro.
Boa e criativa leitura, como em todos os livros dessa série. É um prazer ler uma aventura, onde se aprende literatura.