Morto Até o Anoitecer

Morto Até o Anoitecer Charlaine Harris

Resenhas - Morto Até o Anoitecer

Sabrina - @linhaposlinha 10/05/2020

"Todo mundo que vem aqui quer morrer, de uma maneira ou de outra. É isso que nós somos. A morte."
Apesar de não ter lido Crepúsculo, eu arrisco dizer que Morto até o Anoitecer é uma versão mais madura dele. A história é narrada por Sookie, uma garçonete telepata que mora com a avó em uma cidade onde finalmente os vampiros podem andar livremente entre os humanos. Em uma das noites de trabalho, Sookie conhece Bill, um vampiro disposto a levar uma vida normal em sua cidade natal agora que finalmente tem esse direito. O consumo de sangue sintético, teoricamente, elimina a necessidade de ataques a seres humanos. No entanto, uma série de assassinatos inexplicáveis começa a acontecer na cidade e as desconfianças dos moradores locais recaem, é claro, sobre os seres da noite.

O livro constrói muito bem essa realidade na qual vampiros e seres humanos tentam coexistir. Nós não somos só apresentados aos vampiros em si como também passamos a conhecer toda uma cultura influenciada por eles: um mundo onde existem “traficantes” de sangue de vampiros, a existência de “vampirófilas” e é claro, às teorias sobre como alguém se torna um vampiro. Além disso, também achei a proposta de tratar os vampiros como um grupo social perante a lei bem interessante.

Lá pelo meio do livro eu decidi assistir ao primeiro episódio de True Blood e confesso que detestei. Senti certa vergonha alheia assistindo não sei porque. No entanto, a leitura do livro em si foi bem mais prazerosa - o que não quer tiver que não teve nenhuma cena que achei meio cringy também. Essas cenas existem, mas a gente supera.

Morto até o Anoitecer é um livro que mescla romance sobrenatural com thriller que acredito valer a pena a leitura. Recomendo para quem curte ambos gêneros.

site: https://www.instagram.com/linhaposlinha

[email protected] 11/04/2020

Me surpreendi e amei!
Depois de ler eu estou tentando achar justificativas para a obra não ter feito tanto sucesso no Brasil, para alguém que sentia saudade de entrar de novo nesse mundo vampiresco eu digo com todas as letras que sai feliz da vida!
Amei a história e a forma que a autora escreveu, simples, sem enrolação, mas sem perder o toque especial que é a fome que dar em ler apenas mais uma página!
Super recomendado!
Obs: achei o livro bem fiel a série tirando alguns detalhes ? nível de fidelidade foi de pelo menos 89%

Natália 28/03/2020

Morto até o anoitecer
A história do livro é boa, mas as coisas acontecem tão rápido que acaba ficando meio forçado. Não consegui achar o romance do livro algo natural no início, de tão rápido que começa, mas depois até foi melhorando um pouco. Teve acontecimentos que achei completamente desnecessários. O modo como os vampiros são "aceitos" pela sociedade também não me animou muito, mas aí já é um gosto meu mesmo.
Enfim, como esse livro inspirou a primeira temporada de True Blood, esperava um pouco mais. Ainda assim, a autora conseguiu inspirar também outras obras sobre vampiros, e não chega a ser um livro ruim.

Diogo Hilário 09/07/2018

Há muito tempo eu assisti boa parte da série televisiva e fiquei fã. Decidi por agora iniciar a leitura e achei razoável. Gostei por perceber que a série foi bem fiel ao livro, então conta a história que por si só é envolvente. Mas o que me incomodou foi a sensação de que aparenta ser uma adaptação inversa, como se o livro fosse baseado na série. Nesta, achei que os personagens são mais carismáticos, o clima vampiresco é mais denso, além de toda a violência e sacanagem explícitas. Dessa forma, a leitura me fez relembrar a boa história, mas não me agregou em nada.

Lari 03/01/2018

Crepúsculo para mulheres jovens
Poderiam colocar assim na capa do livro: "Uma versão de Crepúsculo para mulheres mais velhas". Não gosto de nenhum dos personagens do livro, todos eles são muito superficiais e insensíveis. Acho engraçado o quarteto amoroso do livro: 1- Sookie - uma mulher jovem bonitona ( na visão da personagem), telepata, virgem ( símbolo de inocência) e sente nojo das vampirófilas ( fãs de vampiros), sendo que o sonho dela no início do livro era conhecer um vampiro. Sookie também fica numa ladainha no livro todo sobre seu relacionamento com o Bill. Nota: Sookie permite que Bill sugue seu sangue ( eca!)
2- Bill - um vampiro mais velho que a avó de Sookie, sua pele é gelada, é pálido que nem um defunto e tem olhos hipnotizantes. Já teve esposa e vários filhos.
3 - Sam - um homem jovem forte e sexy. Seus cabelos são de loiro fogo e seus olhos são da cor profunda do mar profundo. Ele é louco pela Sookie ( que nem sabe que ele existe) e não faço ideia do que ele vê na Sookie.
4 - Eric - o cara mais apagado do livro. Sua aparência é semelhante ao do Tom Cruise no filme "Entrevista com o Vampiro". Enfim, esse livro é composto de personagens que só pensam em uma coisa: SEXO, SEXO E MAIS SEXO.
Sério, nenhum dos personagens do livro é muito normal, creio que o Bubba é o mais original entre eles.

Dênison T. 18/07/2016

Livro X série
Sabe um daqueles poucos casos em que o livro é inferior a sua adaptação (seja no cinema ou TV)? Pois True Blood é um desses.
Sou muito fã da forma de contar histórias do roteirista Alan Ball, tbm criador de "Six Feet Under" e "Beleza Americana". Pra quem acompanha/conhece seus trabalhos sabe que ele mistura drama, humor negro e sexismo de uma forma única.
O livro é narrado pela protagonista, Sookie. E justamente por isso a história ficou muito limitada, não tendo tanto espaço assim pra outros personagens.
Mesmo eu achando que o maior erro da série foi ter inserido muitos personagens sobrenaturais e perdendo o foco, ainda fico com ela.

Cyssah 01/03/2014

Morto até o Português
O livro conta a história de Sookie, uma garçonete telepata que mora com a avó na cidadezinha de Bom Tomps e está muito animado com a ideia dos vampiros poderem andar entre os seres humanos normalmente uma vez que a invenção do sangue sintético, teoricamente, elimina a necessidade do ataque de seres humanos, embora muitos seres humanos não se importem de serem atacados.
Toda a história do primeiro livro gira em torna das confusões nas quais a moça se mete depois de começar a namorar o vampiro Bill, recém chegado a cidade para se apropriar da herança de sua família agora que tem os mesmos direitos que os humanos.

No livro acontecem as mesmas coisas que acontecem na primeira temporada da série, exceto pela ausência da melhor amiga de Sookie, Tara.

Adorei esta série porque a mocinha não é uma menininha de 16 anos que um dia conhece um ser sobrenatural na escola, como acontece na maior parte dos livros hoje em dia sobre anjos, vampiros, etc. E porque não é ridiculamente romântica, muito pelo contrário.

Quatro coisas me desagradaram neste livro: o excesso de detalhes no que diz respeito as roupas dos personagens, o fato de ser contado do ponto de vista da Sookie, o que impede que tenhamos mais detalhes sobre o que os outros personagens fazem, a tradução pobre e a revisão ruim. Há erros de português no livro.

"... uma surra de deixar bicho."
"Bar Bons Tempos" Que tradução é essa?

Carlos 30/12/2013

Empolgante e um tanto picante :P
Morto até o anoitecer é o primeiro livro da saga As Crônicas de Sookie Stackhouse, é também a série de livros em que o seriado True Blood foi baseado. Bom adorei o livro principalmente porque sempre adorei o seriado e acompanho a cada episódio, o livro é fiel em muitos e muitos detalhes (retirando a Tara, que fiquei meio surpreso em saber que ela apenas aparece no seriado).
É muito bom como Charlaine Harris consegue adaptar um mundo em que vampiros saíram do caixão e tornaram-se cidadãos legais desde que os japoneses desenvolveram um sangue sintético. a história envolve muitas cenas picantes, muitas criaturas diferentes e o mais incrível que em nenhum momento a escritora perde o classicismo vampiresco, o que torna o enredo melhor que muitos outros por ai.
Assassinatos, criaturas sobrenaturais, paixão, True Blood envolve tudo.
Se você estava em dúvida sobre a leitura deste livro não perca tempo e vá lê-lo, é realmente bom e logo estarei lendo o segundo volume! Já sou fã de Bill, Eric, Pam e outros personagens do livro!

Summy 21/06/2013

Boa história
Eu conheci a série antes dos livros e enrolei tempo demais para começar a ler, esperando a editora publicar todos os livros. Como isso não aconteceu e levou muito tempo, resolvi começar.

Os personagens são os atores que conheço. Isso é fato. Não imagino nenhum diferente. Tanto fisicamente como a personalidade também.

Adorei a história ser contada como primeira pessoa, sendo ela a Sookie.

Achei ela muito mais saidinha que a Sookie da TV, mas mesmo assim ela é divertida e engraçada.

Eu não consegui dizer quem é melhor: série ou livro, mas acho que rola um complemento entre elas.

Para quem conhece a série e quer conhecer o que inspirou-a, recomendo.

C. Aguiar @coelhoobrancoo 27/04/2013

O livro é narrado em primeira pessoa e conta a história de Sookie, uma garçonete que tem um dom muito especial, ela consegue ler pensamentos.
Quando criança sofreu muito para poder aprender a controlar isso e fazer isso quando quisesse. No atual momento ela consegue por uma barrera mental para não ler os pensamentos das pessoas, pois é muito difícil estar em um lugar lotado e diversas vozes falando em sua cabeça.

Sookie trabalha como garçonete em um bar e uma bela noite um vampiro aparece no local! O vampiro Bill.
Ele deixa a personagem eufórica, pois ela não consegue escutar os pensamentos dele, e isso é um grande alivio. Talvez o fato dos vampiros serem criaturas "mortas" faça com que ela não escute seus pensamentos.
Atualmente os vampiros vieram a público devido a invenção de um sangue sintético, isso facilitou a convivência deles com a sociedade, mas o sangue sintético não mata a sede de um vampiro, apenas o deixa satisfeito para sobreviver.
Todos na cidade ficam com medo do vampiro Bill, mas tentam aprender a conviver com ele!

Enquanto acompanhamos o relacionamento entre Bill e Sookie, alguns assassinatos começam a acontecer e todos estão ligados a vampiros.
Mulheres que eram vampirófilas, ou seja, que gostavam de sexo ou outras coisas com vampiros, acabam sendo mortas. O número de assassinatos começa a crescer de forma alarmante até que um dia o assassino vai atrás de Sookie.
Muitas dúvidas começam a surgir, por que apenas mulheres estão sendo mortas se homens também se relacionam com vampiros? Será que Sookie conseguirá escapar ilesa disso tudo?

Sookie precisará de toda ajuda possível para resolver essa situação antes que seja tarde demais e para isso ela precisará da ajuda de Eric, um vampiro dono de um bar chamado Fangtasia. Ele é o atual xerife dos vampiros daquela área e se algo desse tipo está acontecendo, Eric precisa ser avisado.

Durante a leitura, conhecemos a família de Sookie que atualmente é composta por sua avó Adele e seu irmão Jason.
Adele é uma senhora maravilhosa e tem uma mente muito aberta para alguém da sua idade e tenta ser o mais cordial possível com Bill, fazendo com que ele sinta-se completamente acolhido na medida do possível.

Existem algumas diferenças em relação ao seriado e nesse primeiro livro para a minha alegria não vemos a melhor amiga de Sookie - Tara -, uma personagem que eu sinceramente não suporto.
Sou completamente apaixonada pelo universo criado pela autora, sou muito fã do seriado e foi uma experiência maravilhosa poder começar a ler os livros.
A escrita é bastante fluida, não encontrei erros enquanto lia e assim que terminei essa leitura já comecei a ler o segundo livro.
Joana 08/12/2017minha estante
Consegue ler só o primeiro livro?

C. Aguiar @coelhoobrancoo 08/12/2017minha estante
desculpe, n entendi.
se eu consegui ler apenas o primeiro???

Joana 09/12/2017minha estante
Eu consigo ler o primeiro e entender a história, ou o final é a ponte do proximo livro ?

C. Aguiar @coelhoobrancoo 09/12/2017minha estante
moça vc tem q ter todos na ordem.
cada um vem acrescentando personagens novos e mais coisas a história. então tem que der desde o primeiro sim

Diandra 17/02/2013

Vampiros de uma forma totalmente nova!

Em Morto até o anoitecer (Dead Until Dark) 1º livro das Crônicas Sookie Stackhouse (Southern Vampire Mysteries) conhecemos um mundo de vampiros totalmente novo.

Depois que cientistas japoneses criaram sangue sintético (a marca mais famosa True Blood) e que “eliminaria” a necessidade dos vampiros atacarem seres humanos, bom, na teoria.
Baseando-se nisso os vampiros resolveram vir a publico para conseguir ter direitos o mais próximo possível ao dos humanos, alegando que a transformação de humano para vampiro foi causado por um vírus.

Conhecemos também Sookie Stackhouse que vive em Bom Temps na Luisiana, garçonete do Merlott’s e telepata, sim, ela lê mentes, não que isso a deixe confortável. Sookie vive com sua avó Adele na antiga casa da família.

No Merlott’s Sookie acaba conhecendo o primeiro vampiro de sua vida, Bill Compton que com seu ar misterioso e por ela não conseguir ler seus pensamentos acaba chamando a atenção da telepata, uma serie de acontecimentos deixa os dois mais próximos e se inicia um romance.

Ao iniciar seu namoro com Bill, sookie entra em mundo até então totalmente novo e muito obscuro de seres sobrenaturais. Conhece também o viking xerife da área 5 Eric Northman que se interessa por sua telepatia e beleza.

A telepata tem um único irmão, Jason, que atrai a mulherada de Bom Temps como abelhas no mel, sua fama de namorador é conhecida por todos. Porém uma serie de mortes acorrem na cidade e algumas vitimas já namoraram Jason.

Uma pessoa muito especial ligada a Sookie encontra a morte de forma brutal e seu irmão pode ser preso, cabe a Sookie descobrir quem cometeu esses crimes e salvar seu irmão da cadeia.

Nesse primeiro livro Sookie é muito inocente e por nunca ter conseguido se relacionar com ninguém se apaixona fácil por Bill, ele não é lá dos mais cativantes, mais mostra para Sookie como ter um namorado pode ser bom.

Leitura fácil, não é tão empolgante, afinal é o inicio de um serie longa, mais vale muito a pena ler pelo mistério e pelo que vem depois.

Carla 30/01/2013

I WANNA DO BAD THINGS WITH YOU!
Comecei a ler o livro antes de ver o seriado e adorei. Quando descobri que era de "true blood" me interessei mais ainda! Adoro o seriado e percebi que cada livro é uma temporada da série. Muito bom, recomendo ambos.