Morto Até o Anoitecer

Morto Até o Anoitecer Charlaine Harris

Resenhas - Morto Até o Anoitecer

Cyssah 01/03/2014

Morto até o Português
O livro conta a história de Sookie, uma garçonete telepata que mora com a avó na cidadezinha de Bom Tomps e está muito animado com a ideia dos vampiros poderem andar entre os seres humanos normalmente uma vez que a invenção do sangue sintético, teoricamente, elimina a necessidade do ataque de seres humanos, embora muitos seres humanos não se importem de serem atacados.
Toda a história do primeiro livro gira em torna das confusões nas quais a moça se mete depois de começar a namorar o vampiro Bill, recém chegado a cidade para se apropriar da herança de sua família agora que tem os mesmos direitos que os humanos.

No livro acontecem as mesmas coisas que acontecem na primeira temporada da série, exceto pela ausência da melhor amiga de Sookie, Tara.

Adorei esta série porque a mocinha não é uma menininha de 16 anos que um dia conhece um ser sobrenatural na escola, como acontece na maior parte dos livros hoje em dia sobre anjos, vampiros, etc. E porque não é ridiculamente romântica, muito pelo contrário.

Quatro coisas me desagradaram neste livro: o excesso de detalhes no que diz respeito as roupas dos personagens, o fato de ser contado do ponto de vista da Sookie, o que impede que tenhamos mais detalhes sobre o que os outros personagens fazem, a tradução pobre e a revisão ruim. Há erros de português no livro.

"... uma surra de deixar bicho."
"Bar Bons Tempos" Que tradução é essa?

Carlos531 30/12/2013

Empolgante e um tanto picante :P
Morto até o anoitecer é o primeiro livro da saga As Crônicas de Sookie Stackhouse, é também a série de livros em que o seriado True Blood foi baseado. Bom adorei o livro principalmente porque sempre adorei o seriado e acompanho a cada episódio, o livro é fiel em muitos e muitos detalhes (retirando a Tara, que fiquei meio surpreso em saber que ela apenas aparece no seriado).
É muito bom como Charlaine Harris consegue adaptar um mundo em que vampiros saíram do caixão e tornaram-se cidadãos legais desde que os japoneses desenvolveram um sangue sintético. a história envolve muitas cenas picantes, muitas criaturas diferentes e o mais incrível que em nenhum momento a escritora perde o classicismo vampiresco, o que torna o enredo melhor que muitos outros por ai.
Assassinatos, criaturas sobrenaturais, paixão, True Blood envolve tudo.
Se você estava em dúvida sobre a leitura deste livro não perca tempo e vá lê-lo, é realmente bom e logo estarei lendo o segundo volume! Já sou fã de Bill, Eric, Pam e outros personagens do livro!

Summy 21/06/2013

Boa história
Eu conheci a série antes dos livros e enrolei tempo demais para começar a ler, esperando a editora publicar todos os livros. Como isso não aconteceu e levou muito tempo, resolvi começar.

Os personagens são os atores que conheço. Isso é fato. Não imagino nenhum diferente. Tanto fisicamente como a personalidade também.

Adorei a história ser contada como primeira pessoa, sendo ela a Sookie.

Achei ela muito mais saidinha que a Sookie da TV, mas mesmo assim ela é divertida e engraçada.

Eu não consegui dizer quem é melhor: série ou livro, mas acho que rola um complemento entre elas.

Para quem conhece a série e quer conhecer o que inspirou-a, recomendo.

C. Aguiar 27/04/2013

O livro é narrado em primeira pessoa e conta a história de Sookie, uma garçonete que tem um dom muito especial, ela consegue ler pensamentos.
Quando criança sofreu muito para poder aprender a controlar isso e fazer isso quando quisesse. No atual momento ela consegue por uma barrera mental para não ler os pensamentos das pessoas, pois é muito difícil estar em um lugar lotado e diversas vozes falando em sua cabeça.

Sookie trabalha como garçonete em um bar e uma bela noite um vampiro aparece no local! O vampiro Bill.
Ele deixa a personagem eufórica, pois ela não consegue escutar os pensamentos dele, e isso é um grande alivio. Talvez o fato dos vampiros serem criaturas "mortas" faça com que ela não escute seus pensamentos.
Atualmente os vampiros vieram a público devido a invenção de um sangue sintético, isso facilitou a convivência deles com a sociedade, mas o sangue sintético não mata a sede de um vampiro, apenas o deixa satisfeito para sobreviver.
Todos na cidade ficam com medo do vampiro Bill, mas tentam aprender a conviver com ele!

Enquanto acompanhamos o relacionamento entre Bill e Sookie, alguns assassinatos começam a acontecer e todos estão ligados a vampiros.
Mulheres que eram vampirófilas, ou seja, que gostavam de sexo ou outras coisas com vampiros, acabam sendo mortas. O número de assassinatos começa a crescer de forma alarmante até que um dia o assassino vai atrás de Sookie.
Muitas dúvidas começam a surgir, por que apenas mulheres estão sendo mortas se homens também se relacionam com vampiros? Será que Sookie conseguirá escapar ilesa disso tudo?

Sookie precisará de toda ajuda possível para resolver essa situação antes que seja tarde demais e para isso ela precisará da ajuda de Eric, um vampiro dono de um bar chamado Fangtasia. Ele é o atual xerife dos vampiros daquela área e se algo desse tipo está acontecendo, Eric precisa ser avisado.

Durante a leitura, conhecemos a família de Sookie que atualmente é composta por sua avó Adele e seu irmão Jason.
Adele é uma senhora maravilhosa e tem uma mente muito aberta para alguém da sua idade e tenta ser o mais cordial possível com Bill, fazendo com que ele sinta-se completamente acolhido na medida do possível.

Existem algumas diferenças em relação ao seriado e nesse primeiro livro para a minha alegria não vemos a melhor amiga de Sookie - Tara -, uma personagem que eu sinceramente não suporto.
Sou completamente apaixonada pelo universo criado pela autora, sou muito fã do seriado e foi uma experiência maravilhosa poder começar a ler os livros.
A escrita é bastante fluida, não encontrei erros enquanto lia e assim que terminei essa leitura já comecei a ler o segundo livro.
Joana 08/12/2017minha estante
Consegue ler só o primeiro livro?

C. Aguiar 08/12/2017minha estante
desculpe, n entendi.
se eu consegui ler apenas o primeiro???

Joana 09/12/2017minha estante
Eu consigo ler o primeiro e entender a história, ou o final é a ponte do proximo livro ?

C. Aguiar 09/12/2017minha estante
moça vc tem q ter todos na ordem.
cada um vem acrescentando personagens novos e mais coisas a história. então tem que der desde o primeiro sim

Diandra 17/02/2013

Vampiros de uma forma totalmente nova!

Em Morto até o anoitecer (Dead Until Dark) 1º livro das Crônicas Sookie Stackhouse (Southern Vampire Mysteries) conhecemos um mundo de vampiros totalmente novo.

Depois que cientistas japoneses criaram sangue sintético (a marca mais famosa True Blood) e que “eliminaria” a necessidade dos vampiros atacarem seres humanos, bom, na teoria.
Baseando-se nisso os vampiros resolveram vir a publico para conseguir ter direitos o mais próximo possível ao dos humanos, alegando que a transformação de humano para vampiro foi causado por um vírus.

Conhecemos também Sookie Stackhouse que vive em Bom Temps na Luisiana, garçonete do Merlott’s e telepata, sim, ela lê mentes, não que isso a deixe confortável. Sookie vive com sua avó Adele na antiga casa da família.

No Merlott’s Sookie acaba conhecendo o primeiro vampiro de sua vida, Bill Compton que com seu ar misterioso e por ela não conseguir ler seus pensamentos acaba chamando a atenção da telepata, uma serie de acontecimentos deixa os dois mais próximos e se inicia um romance.

Ao iniciar seu namoro com Bill, sookie entra em mundo até então totalmente novo e muito obscuro de seres sobrenaturais. Conhece também o viking xerife da área 5 Eric Northman que se interessa por sua telepatia e beleza.

A telepata tem um único irmão, Jason, que atrai a mulherada de Bom Temps como abelhas no mel, sua fama de namorador é conhecida por todos. Porém uma serie de mortes acorrem na cidade e algumas vitimas já namoraram Jason.

Uma pessoa muito especial ligada a Sookie encontra a morte de forma brutal e seu irmão pode ser preso, cabe a Sookie descobrir quem cometeu esses crimes e salvar seu irmão da cadeia.

Nesse primeiro livro Sookie é muito inocente e por nunca ter conseguido se relacionar com ninguém se apaixona fácil por Bill, ele não é lá dos mais cativantes, mais mostra para Sookie como ter um namorado pode ser bom.

Leitura fácil, não é tão empolgante, afinal é o inicio de um serie longa, mais vale muito a pena ler pelo mistério e pelo que vem depois.

Carla 30/01/2013

I WANNA DO BAD THINGS WITH YOU!
Comecei a ler o livro antes de ver o seriado e adorei. Quando descobri que era de "true blood" me interessei mais ainda! Adoro o seriado e percebi que cada livro é uma temporada da série. Muito bom, recomendo ambos.

Camila(Aetria) 29/11/2012

Uma transcrição, quase.
Essa resenha também aparece em http://www.castelodecartas.com.br/index.php/2012/11/29/morto-ate-o-anoitecer-ogs-36/ com mais conteúdo e uma teoria meio virada! Confere lá!

Morto Até o Anoitecer é quase uma transcrição da série para o papel. Quase. E mantém o mesmo clima sedutor e com um toque de humor.

Certo. Estava com muita vontade de ler esse livro faz bastante tempo mas tinha esquecido. Conheci a série primeiro, True Blood, da HBO, embora tenha parado na terceira temporada por falta de tempo.

A história é bem coerente e traz uma realidade de como seria se os vampiros "saíssem do caixão" (linda analogia que me fez rir muito...) e como a sociedade lidaria com esse fato. Como a questão de heranças daria um trabalhão e qual seria o tipo de relacionamento que ocorreria entre essas duas... bem. Espécies.

Sookie é o tipo de protagonista inocente do interio"R" dos EUA, às vezes consegue ser meio irritante por seus choros extremos e crises do nada. E o Bill (ótimo nome pra um vampiro) é o clichê vampiro apegado com as tradições antigas, mas não quer dizer que seja um vampiro "oh, como eu sofro, sou um pobre coitado, vou viver só de sangue sintético agora... bla bla bla..." ele lida muito bem com a questão de ser outra coisa e não quer ser um humano como alguns outros vampiros por aí. Ele entende o que é e faz questão de frisar que seus valores são diferenciados. E sangue é sangue.

O lado legal de Morto até o Anoitecer é que é uma versão adulta dos livros de vampiro(não incluo aqui os da Anne Rice)... todas as atitudes são mais coerentes ainda mais considerando que a galera ali é velha pra caramba. O modo de se tornar um vampiro também é lógico, e as questões da sociedade se adaptando são muito bem colocadas:
O tráfico de sangue de vampiro, que se torna uma nova droga no mercado, já que melhora um monte de características dos humanos, incluindo os sentidos. Uma sociedade onde tem tietes e "vampirófilos". O retrato é bem mais lógico e fiel, o preconceito que surgiria, a desculpa de que na verdade eles sofrem por culpa de um "vírus" e não estão mortos de verdade, talvez um eufemismo para facilitar a aceitação na sociedade (e que traz um significado completamente estranho á palavra necrofilia.) Grande parte das analogias do livro se assemelham à questão da aceitação dos gays na sociedade.

Uma das diferenças para quem assistiu a série, é que tem alguns personagens com menos destaque, como o Lafayette (que na série é uma super adição, as cenas com ele são maravilhosas haha) e a Tara, que só existe na série, e é um personagem que me irrita profundamente, e da qual não senti falta no livro.

De resto é completamente idêntico ao livro. Cenas são super similares (isso não se pode negar das séries da HBO, sempre são fiéis nos livros aos quais se embasam. Da mesma forma que acontece com Game of Thrones, embora já tenham algumas divergências entre o livro e a série, mas tudo para adicionar.)
E como toda série da HBO, não é legal assistir True Blood com o volume alto, na sala da sua casa, com sua vó super inocente do lado. JAMAIS. O livro também tem essas cenas, mas como é livro, é mais seguro de ler. E é tudo de um ponto de vista mais feminino e romântico. A HBO geralmente força um pouco a amizade por fazer sua própria censura, já dá pra sacar logo na abertura da série.

Não posso falar sobre os outros livros para saber sua coerência com a série, mas conforme for conseguindo lê-los farei a resenha e as devidas comparações!

Vale a pena ler o livro, ele é super leve e apesar de ser um livro com espaçamento 1,5 que te faz pensar que o livro é maior do que realmente é, tem bastante acontecimentos. Não é a melhor escrita que verá em toda sua experiência literária, mas que será uma das mais agradáveis e que te fará ler até a última página isso é fato.

CooltureNews 02/10/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Como um grande fã da série True Blood tinha muito medo de começar a leitura de seus livros, Morto até o anoitecer, por exemplo, foi comprado a quase 2 anos e somente agora tomei coragem para começar a leitura. Acho que um dos motivos para ler somente agora é justamente o fato da temporada atual da série não estar me satisfazendo como esperava, mas isso não é algo que devo comentar agora.

Esse não é primeiro livro da autora que tenho a oportunidade de ler, desta forma já conhecia sua escrita e continuo afirmando que é uma das melhores que ja conheci. Os personagens são apresentados de forma simples e com um timing quase perfeito, sem que isso ocorra de forma forçada e "não natural". Entretanto se utilizar de uma narrativa em primeira pessoa é algo arriscado, por mais que adorei ter a oportunidade de conhecer mais sobre Sookie, suas características e pensamentos, senti falta de poder conhecer os demais personagens desta mesma forma. Além da narrativa se tornar um pouco mais pobre, afinal só temos a oportunidade de conhecer 1 lado da história.

A série, em suas primeiras temporadas pelo menos, exalava a sexo, com isso confesso que esperava um pouco mais de pimenta nesta parte do livro porém já me contento em saber que os vampiros não brilham. Ficando um pouco mais nas comparações com a série, tenho que dizer que gostei do fato da primeira temporada ser mais fiel ao livro do que esperava, lógico que existem algumas mudanças mas pelo menos por enquanto não foi nada muito gritante e irritante para aqueles fãs contra qualquer alteração de enredo (eu me encaixo nesse grupo). Sei que nos próximos livros as tramas acabam tomando caminhos divergentes, mas como dito anteriormente, a série não está me satisfazendo de acordo, quem sabe não irei encontrar a satisfação na leitura dos livros?

Um ponto forte em relação aos personagens, principalmente a Sookie, é o senso de humor. Definitivamente foi esse um dos principais motivos que me fizeram adorá-la logo nas primeiras páginas, outro motivo foi a força que a personagem possui, sendo tachada de louca desde que era uma criança, tendo que lutar diariamente para manter afastado os pensamentos das pessoas aos redor, alguém que perdeu os pais quando ainda era criança, uma pessoa assim teria grandes motivos para se tornar ressentida e assim insuportável, graças a Deus não foi o caso de Sookie, que se mostra alguém de bom coração mas que sabe que existe maldade e pessoas más ao seu redor e não permite que ninguém a faça de boba.

Bom, a leitura é prazerosa e fácil e apesar de esperar um pouco mais do livro consegui terminá-lo satisfeito com o resultado mas espero que os demais sejam um pouco mais daquilo que espero, mais picantes, com mais humor e definitivamente mais triangulo amoroso!

Larissa 03/01/2018minha estante
hahaha também achei bem tosco o final em que Sam na forma cachorro entra no hospital e o vampiro fica voando na janela encarando ela. Todos os pretendentes no mesmo quarto trocando olhares misteriosos para declarar uma continuação do livro

Luca 01/05/2012

Semelhanças entre o livro e a série.
Terminei de ler o primeiro livro hoje, Morto Até o Anoitecer. E desde que comecei sempre fiquei comentando com os fãs da série sobre as diferenças entre o programa de Tv e o livro.
Por fim, acabei decidindo criar um post falando sobre elas.

- Acho que posso começar falando que infelizmente a Jéssica não está nos livros, o que realmente é uma pena por que ela é a minha personagem favorita.

- A primeira temporada da série é completamente fiel ao livro. Das caracteristicas dos personagens até os capítulos. A série tem 12 episódios por temporada, e o livro tem 12 capítulos, sendo que o primeiro é literalmente o primeiro episódio inteiro.

- Pra quem se lembra, na série Bill é punido por ter matado o Long Shadow na primeira temporada. Nos livros, quem matou ele foi o Eric.

- Sookie e Tara não são melhores amigas. E a última não chega a aparecer no primeiro livro, nem nunca sofreu um exorcismo como no show, além do fato de que sua mãe estar morta nos livros.

- É obvio de se esperar que nem todos os personagens do livro sejam abordados na série, mas um dos que pertencem ao livro que posso chamar assim, de bastante "peculiar", e que se tornou meu favorito, é o Bubba... Tudo indica que ele seria o Elvis Presley, que nunca tivera morrido e sim, se transformado em um vampiro. Mesmo o livro nunca mencionando seu nome... Apenas indicando com apelidos e indiretas, é uma forma criativa/cômica da autora ter aproveitado aquela tal história de que o Elvis não morreu, pois nunca tiveram provas, e que ele simplesmente sumiu, etc etc.

- Vocês já perceberam que todos querem a Sookie? O Bill, Eric, Sam, Alcide... Bem, nos livros também tem o J.B. , ele basicamente foi o primeiro namorado da Sook e é completamente apaixonado por ela, mesmo após eles terem rompido. Sookie o descreve sendo um dos caras mais bonitos de Bons Temps, lindo como um modelo mas ele simplesmente não tem cabeça alguma. No livro ela chega a citar que ele é tão forte como um boi, e tão esperto quanto um.

- Sookie matou Rene na série, decapitando-o com uma pá, enquanto nos livros ela apenas o feriu gravemente. No fim ele vai para um hospital e após estar recuperado é preso... O que quer dizer, + 1 ponto pra série!
Cláudia 17/12/2016minha estante
N curti a serie...apesar d ter xamado a atenção. Já os livros eu me apaixonei e eh minha série preferida!

Mark D 20/04/2012

Impossível de largar!
OBA! ASSUNTO NOVO: VAMPIROS #noooooooooooooooooooot!

Sempre gostei da temática fantasia, porque eu acho que uma fuga da tão presente realidade é algo sempre bem vindo. Até gostei de Crepúsculo e tals, mas ao conhecer o seriado da HBO TRUE BLOOD, fiquei totalmente fascinado. E ao saber que foi baseado na saga de livros AS CRÔNICAS DE SOOKIE STACKHOUSE tive a certeza: #temkiler!

A saga conta a história de Sookie Stackhouse, uma garçonete do interior dos EUA que tem uma vidinha normal no campo, trabalhando no bar Merlotte, que fica na cidadezinha pacata de Bon Temps.

Toda a normalidade do lugar vai por água abaixo quando um anúncio é formalizado: os vampiros sempre existiram e vivem entre nós! Só que agora eles vão sair do caixão e viver entre nós como cidadães normais! Enquanto a novidade divide a opinião pública, nossa heroína Sookie adora a idéia e não vê a hora de um vampiro entrar em sua vida. Ah, vale mencionar: Sookie é telepata ou seja, ela consegue ouvir os pensamentos alheios, um dom que tem desde criança.

Ah, mas aí tudo bem, vampiros legalizados, podem ir dando adeus aos pescocinhos, certo? ERRADO! O que motivou os vampiros a virem a público foi um tal sangue sintético desenvolvido pelos japoneses, o que permite que os mortos-vivos sobrevivam sem cravar seus caninos em nossas jugulares!

Voltando a nossa Sookie, a vida dela muda totalmente quando o vampiro Bill Compton entra no bar em que trabalha e de vez em sua vida! E o que mais deixa Sookie fascinada é o fato de sua telepatia não funcionar com Bill. A partir daí, eles ficam mais próximos. E isso torna a vida de Sookie uma loucura, porque até ontem mesmo ela nem sabia da existência do sanguessugas, agora além de Bill, outros dentuções entram em sua vida. Mas de uma coisa Sookie tinha certeza: nem todos os vampiros são como Bill.

...

QUER VER O RESTO DA RESENHA? ACESSE: http://bookismydrug.blogspot.com.br/

Vera Falcão 20/03/2012

Vampiros adultos e livres para voar
Assisto a True Blood, a série de TV inspirada nos livros de Charlaine Harris (Sookie Novel's) e foi através dessa série que cheguei a Morto até o Anoitecer (Dead until Dark), primeiro de vários volumes sobre uma saga vampiresca muito violenta e de conteúdo adulto, talvez para combater a adolescência de Crepúsculo & Cia., tão em moda. São 11 livros e o último foi publicado nos EUA, em maio de 2011.
O livro relata, quase que literalmente, o conteúdo da série televisiva, onde uma garçonete telepata (Sookie) envolve-se com vampiros, metamorfos e outros seres esquisitos. Os vampiros podem circular livremente e bebem sangue em garrafinhas, sintético (a bebida chama-se True Blood, sacaram?). Mas isso não impede que os mortos-vivos abandonem suas práticas sanguinárias... Para quem gosta do tema, a narrativa é interessante, porém não apresenta muitas surpresas, caso a pessoa já conheça a série.
Essa edição traz muitos erros de tradução e de ortografia, inclusive, é da Ediouro, os volumes seguintes comprei de outra editora (ARX/Saraiva) e já no terceiro, a Saraiva mudou o selo (Benvirá).
Como tenho o hábito de seguir o processo "leia o livro, veja o filme", certamente lerei todos os volumes e comentarei aqui.