Os Últimos Mafiosos

Os Últimos Mafiosos John Follain

Resenhas - Os Últimos Mafiosos

Fabi 02/02/2022

Para quem gosta de um bom documentário e do tema máfia, este livro é um ?prato cheio?. Bem detalhadamente, o autor conta a ascensão e queda da mais famosa máfia: a corleonesa, a que deu origem ao livro/filme de Mário Puzo. O autor apresenta toda a estrutura da família mafiosa, o código de ?honra?, bem como esse código deixou de ser cumprido e as atrocidades praticadas pelos mafiosos. Muito bom!

Tih.castle 15/02/2022

Aqui é um documentário fiel, interessante
É meio que documentário sobre mafiosos e tal. Sabe com td q fazem/fizeram (os mais famosos da história). Máfia é coisa que rodeou mt imaginário das pessoas e tal, com os esquemas e assassinatos. Eu penso assim, q o livro fez um bom trabalho em contar mais sobre esses caras, sinto q faltou alguma coisinha e n sei se é eu querendo mais romântico (o q podem até me problematizar). Humanizaram tanto em algumas partes q pode até soar chato. Gostei td sobre os detalhes da família por tras da máfia Corleone,

Olha pra quem n só gostou mas amou filme de O Poderoso chefão é obrigatório viu, ler esse livro! Mt bom!

Thiago 01/04/2013

A historia manchada de sangue...
Como um grande fã de filmes sobre máfia, tanto irlandesa quanto italiana, não poderia ter tido uma melhor incursão no mundo real do crime organizado, como nesse livro do John Follain. Quanto mais as paginas se viravam, mais impressionado eu ficava com o que ¨Os Camponeses¨ tiveram saco roxo pra fazer em prol da família Corleonese. O trabalho de pesquisa do livro foi gigantesco, o que torna toda a narrativa muito vivida, e te faz entender as motivações dos grandes mafiosos, por mais sangrenta que fosse a forma de alcançar seus objetivos. Talvez a figura que mais chame atenção durante a leitura seja mesmo a de Salvatore Riina, provavelmente o maior responsável por tornar o Clã Coleonese o mais violento e sangrento da historia. Seu modus operandi sempre calcado no mais puro terrorismo, consistia em obliterar qualquer um que representasse uma ameaça, por menor que fosse, ao seu reinado como capo de tutti capi (chefe de todos os chefes). È assustador descobrir como a máfia conseguiu se infiltrar e corromper toda a estrutura do país. Seus associados eram formados por médicos, políticos, policiais, magnatas do setor privado entre tantos outros setores que constituem os alicerces do governo. Mas o que talvez seja mais impactante em tudo isso, como o próprio autor descreve no final do livro é que a mafia esta longe de ser expurgada , sendo ainda hoje extremamente atuante. Pra se ter uma idéia, praticamente 10% do PIB total do país é oriundo de atividades ilegais do crime organizado, principalmente trafico de drogas e extorsões. Atualmente cerca de 70% dos estabelecimentos comerciais no sul da Itália são coagidos a pagar por proteção. Logo, esqueça toda aquela visão romantizada pelo cinema em filmes como O Poderoso Chefão e Os Bons Companheiros, aqui a historia é realmente manchada de sangue.

Isabô Melina 09/05/2014

Mais um documentário do que uma história.
"Aqueles que estão fazendo alguma coisa que acreditam ser útil à sociedade acham-se mais expostos que os demais, por muitos motivos - por causa da inércia, covardia e ignorância dos outros."

Este livro é uma reportagem jornalistica disfarçada de literatura.
Todos os fatos contados e pessoas citadas são reais e foram obtidos de testemunhas dos fatos, um trabalho que rendeu ao autor do livro anos e anos de entrevistas, investigações e milhares de folhas e documentos a serem investigados.

O trabalho de recompor a realidade da Máfia Italiana, aquela que fica na Itália mesmo e não a que fugiu e se instalou na América, é fenomenal.

O mais assombroso, na verdade, é saber que até realidades próximas, 2008 para ser mais exata, a pior Família da máfia, Os Corleoneses, ainda existia e ainda matava a sangue frio, dissolvia corpos em ácidos e cobrava até 80% de "impostos" ilegais dos comerciantes da região, sob a pena de morte, caso não fossem pagos.

Antes de ler o livro eu pensava que a máfia e seus assassinatos trágicos eram coisa do passado distante. Dos anos 30 talvez. Mas descobrir que a máfia ainda atua na Itália é algo que me surpreendeu.
Não pude deixar de fazer uma associação grosseira deles com nossas Facções criminais.

O autor não teve dó. Escreveu e apontou todos os fatos que descobriu. Acusou políticos ainda no poder, governantes e outras figuras ilustres e, sempre que o fez, usou da frase: Fulano alega que tais informações não são verdadeiras.
Claro! Quem em sã consciência, ao ser acusado de um crime, alegaria outra coisa?

A escrita é bem cansativa. O começo é bem confuso. Por mais interessante que seja, fiquei aliviada quando acabou.

Recomendo só aos que gostam do assunto.
Aos demais, não.
Luíza 31/03/2015minha estante
a escrita é pura poesia, claro que muitas vezes confusa, porem ninguem mais do que ele para explicar o inexprimivel horror.
sinto que de outra forma, nunca saberiamos tanto.

Lian 11/01/2012

“capo-dei-capi” (chefe dos chefes)
No inicio achei que fosse mais aquelas estórias sobre a máfia daí da página 216 resolvi pesquisar, já tinha me dado conta que o livro tratava-se de acontecimentos verídicos, mas mesmo assim bateu a curiosidade e fui pesquisar. Não fiquei boquiaberta sobre o caso do envolvimento de pessoas poderosas envolvidas na máfia, mas confirmei a situação.
E tratava-se de uma história.
De como ele fala do “capo-dei-capi” (chefe dos chefes) o Salvatore Totó Riina, descrevendo sua determinação e principalmente sua personalidade, da qual suas atitudes dependem muito dela, mas também muito astuto não se deixava levar por qualquer um, com a força de vontade de crescer custasse o que custasse e levando todos aqueles que ficassem a sua frente a sangue frio.
Este livro expressa realmente fatos da máfia e como é a máfia, digamos se dá até para aprender de como o enredo é bem traçado.
Do desejo daqueles que eram apenas chefes de grupos se tornarem os chefões. do palenejamento a sangue frio, lições familiares e envolvimentos. O livro realmente tem a ação de envolvimento com o leitor principalmente para quem gosta das histórias e acontecimentos da máfia italiana, é onde mostra que o poderoso chefão de Mario Puzzo não é apenas uma ficção qualquer e que surgiu apenas da cabeça do autor, a máfia existiu e existe.

Psychobooks 22/10/2011

Bom, antes de mais nada, esse livro é sobre uma história real, de pessoas que realmente existiram e que não tiveram um final feliz, de conto de fadas.

O termo “máfia” surgiu por vota do século 19, mas os Corleoneses, retratados nesse livro, tem como origem por volta do século 20 sob o comando do Dr. Michele Navarra.

Navarra não se preocupava com o dinheiro em si, sua maior ambição sempre foi o poder. Sempre almejando posições de prestígio como chefe de hospitais e conselhos.

Enquanto o doutor esteve no poder da máfia, seu poder não era dominante. Mas após seu assassinato e Luciano Leggio assumir o comando, os Corleoneses tornaram-se os pioneiros no uso de uma tática terrosrista, os carros bombas.

A violência extrema e a falta de compromisso com o código de honra, logo chamou a atenção dos chefes mafiosos dos Estados Unidos, mas Leggio não se importou e continuou estendendo seu poder pela Itália e logo controlava toda a Cosa Nostra (outra máfia italiana).

Mesmo com todo o cerco policial, o novo chefão conseguia sempre escapar e queria entrar no mercado de drogas, mas não conseguiu e passou a trabalhar com o sequestro de pessoas ricas e influentes.

Leggio ao longo do tempo foi perdendo sua influencia, prontamente sendo substituído por Salvatore Riina, que estendeu o poder da máfia por outros países, tornando a máfia uma espécie de multinacional.

Riina também se associou com membros da Camorra no contrabando de cigarros.

Em 1980, diversos chefões de outras máfias reuniram-se em Roma para discutir os feitos dos Corleoneses e por um fim em sua audácia.

Logo começou um verdadeiro massacre, pois além de eliminar chefes de outras “facções” sem a aprovação da cúpula, eles também passaram a exterminar seus aliados.

Praticamente o livro todo não é narrado por terceiros, mas contado em forma de história, com diálogos.

Confesso que achei a história um pouco extensa e, algumas coisas poderiam ter sido cortadas, mesmo se tratando de uma “biografia da máfia”

Acesse:

Marcelo 27/01/2013

O livro definitivo sobre os Corleoneses
Este livro retrata a história da mais poderosa família mafiosa italiana, os Corleoneses. O relato de John Follain, baseado em livros, artigos, entrevistas e depoimentos, nos traz desde o embrião dos Corleoneses, no começo do século XX, até a sua queda, com a prisão do último líder remanescente da família, em 2006. É magnífico poder acompanhar neste livro a história dos mafiosos que surgiram na pequena e simples comunidade de Coleone, no interior da Sicília, e como dali se tornaram a família mafiosa mais poderosa da Itália, provavelmente, até do planeta.

Se tratando de um livro que poderia ser basicamente uma "biografia" da máfia italiana, os leitores mais acostumados com ficção poderiam ser afastados, supondo que seria um relato entendiante, porém, isso não aconteceu em momento nenhum da leitura. O autor consegue mesclar muito bem os relatos históricos com inúmeros diálogos reais, que conseguem trazer suspense e, de certa forma, até mesmo drama, um "toque" que é essencial para que o livro se tornasse interessante do começo ao fim. A história é tão grandiosa quanto terrível, apresentando assassinatos, sequestros, traições, explosões e tudo mais.

Recomendo a todos, principalmente aos que já acompanharam a máfia pela ficção, e que agora querem traçar um paralelo com o que aconteceu na realidade. Tenho certeza que não desperdicei um centavo de meu dinheiro e nem um minuto da minha atenção com este livro. Ótima leitura.

Claiton.Brezolin 03/03/2013

Magnifico
Para os que curtem história esse é um excelente livro, trata-se de uma história real, parece um "filme de terror, mas é real. Uma obra magnifica que conta toda a história da máfia italiana, sua sede de poder, violência, traição, envolvimento de políticos e figuras influentes, mais que um livro, um documento histórico.

skuser02844 31/05/2014

Você viu o poderoso chefão? Acredito que o livro" Os Últimos Mafiosos" seja melhor. Isso porque tudo no livro é verídico. Você passa a entender como a máfia siciliana surgiu e se tornou tão poderosa, vai conhecer os seus motivos e métodos de agir. Também vai ver que houveram pessoas de bem que se opuseram a ela. E vai descobrir que a máfia não é uma lenda e continua a existir nos dias atuais.

Bi Bueno 21/01/2022

Os Últimos Mafiosos
A máfia sempre povoou o imaginário popular, de certa forma, romantizada àqueles que não sentem-na diretamente, através, principalmente, da obra de Mário Puzzo, brilhantemente adaptada nos filmes de Copolla.

Nesse livro, descobrimos que Don Corleone foi inspirado em um dos mais violentos ?capos? da máfia siciliana, a Cosa Nostra - Salvatore Riina. Também acompanhamos como o Estado italiano, através da decisão de Tomaso Buschetta de quebrar o silêncio, avança sobre a máfia siciliana e prende seus principais chefões. Contudo, também vemos o envolvimento de setores institucionais da sociedade na própria máfia, o que nos leva a pensar que o estado nunca conseguirá, de fato, terminar com ela.