O Palácio da Meia-noite

O Palácio da Meia-noite Zafón

Resenhas - O Palácio da Meia-Noite

Roberta 02/04/2021

Dos livros que Zafón que li até hoje, esse foi o menos interessante. A história é envolvente, o estilo do autor ali extremamente presente, mas a história me pareceu tão arrastada e sem surpresas.
Ainda estará entre os livros que mais gostei, mas a expectativa era maior.
Jésica Andrade 19/04/2021minha estante
Exatamente isso. Terminei hoje de ler depois de tanto enrolar. Achei que Zafon forçou um pouco as coisas e a história acabou ficando meio cansativa.

Stefany 29/09/2020

Uma ótima leitura
Esse é meu segundo livro lido de Zafón e continuo encantada pela escrita dele. A maneira como a narrativa é conduzida é bem única e impossível de ser confundida, além de que essa atmosfera sombria criada aqui é algo que particularmente gosto muito.

Não me identifiquei com algum personagem em específico de maneira profunda, mas com grupo principal em si. Gosto muito de histórias de amizades na infância/adolescência em que grupos de amigos estão passando por certo desafio, e é o que acontece aqui. Me lembrou bastante de It, do Stephen King, inclusive. Toda a dinâmica de amizade e lealdade foi construída de maneira muito bonita e essa foi minha parte favorita.

O final me deixou com nó na garganta, estranhamente triste e ao mesmo tempo feliz. Gosto de livros que despertam isso em mim e essa leitura com certeza vai me deixar boas memórias.

MIRANDA 01/05/2021

ZAFON ( UM DOS MEUS 10 ESCRITORES PREFERIDO ) NESSE LIVRO DEIXOU UM POUCO A DESEJAR COM O FINAL. PARECE QUE , POR ALGUM MOTIVO ,FOI OBRIGADO A ENCERRA-LO DE REPENTE , POIS A HISTORIA MERECIA UM PROLONGAMENTO DIGNO DO PROPRIO ZAFON . GOSTARIA DE PERGUNTÁ-LO SOBRE ISSO ... PENA ELE JÁ TRANSMUTOU ...
PALAVRA PARA O LIVRO : ÁSPIDE

Nessa 27/09/2020

Bem melhor
Nessa minha saga de ler Zafón em ordem de lançamento , este para mim foi bem mais tocante. Meio dramático e fantástico nao tem como gostar. Influência de um livro clássico famoso meio óbvia , mas não tira o prazer de ler este livro
ekundera 04/10/2020minha estante
Te lembrou O médico e o monstro?

Nessa 05/10/2020minha estante
Sim , me passoa pela cabeça na hora da leitura .

Thais 09/06/2022

Quero filme.
Um grupo de amigos e um ser cheio de raiva indestrutível. É uma história de amizade, amor e tragédia, porque assim são os livros de Carlos Ruiz Zafón.
Mimi Macedo 09/06/2022minha estante
????

Mimi Macedo 09/06/2022minha estante
Li todos

Renata CCS 06/11/2013

Sobre coragem e amizade

Em O PALÁCIO DA MEIA-NOITE, ao contrário dos outros livros de Zafón, não é em Barcelona que se passa a história, mas sim na mística Calcutá, no coração da Índia, em 1916 e 1932. O narrador é Ian, já com mais de 60 anos, que relembra o que ocorreu quando, aos dezesseis anos, ele e um grupo de mais seis amigos deveriam deixar o orfanato onde cresceram e desfazer o Chowbar Society, clube secreto e fechado, formado pelos sete amigos que se reuniam semanalmente no palácio da meia-noite, uma construção abandonada em ruínas assim por eles batizada. Mas antes que esta sociedade se desfaça, eles embarcam em uma arriscada investigação na tentativa de desvendar uma trágica história.

Um dos garotos, Ben, foi entregue ainda recém-nascido pela avó, Aryami Bosé, àquela instituição, com o objetivo de salvá-lo do assassino de seus pais. Sua irmã gêmea, Sheere, permanece com a avó, que optou por separá-los imaginando que assim teriam mais chances de sobreviver. Enquanto Ben cresceu no orfanato entre amigos, Sheere levou uma vida errante com sua avó, e por este motivo, cresceu solitária.

Dezesseis anos depois, o homem que eliminou seus pais está de volta. Os irmãos, com a ajuda dos seis amigos de Ben, começam uma busca para tentar entender o passado dos gêmeos e o que aconteceu para que essa ameaça mortal pairasse sobre a família.

Diferentemente do livro anterior, O Palácio da Meia-Noite não me conquistou totalmente. A ação e a aventura só foram tomar força lá pela metade do livro, e o mistério e o sobrenatural não se revelaram como pontos fortes na obra. A identidade do perseguidor, para mim, ficou um tanto evidente logo no início da leitura. O jogo de palavras para camuflar sua real identidade mostrou-se bastante óbvio, tirando um pouco do suspense na narrativa.

O ponto forte do livro são os adoráveis personagens. Os adolescentes, com seus ideais de amizade e lealdade acentuados pela magia da juventude, são encantadores. É comovente a força e a lealdade das amizades puras, mesclada com aquela convicção de que tudo é possível, mesmo em situações sombrias. A visão quase inocente dessa juventude contrasta com o inevitável lado fantasmagórico de um inimigo sobrenatural, e vai de encontro ao medo e a coragem de cada um, colocando à prova esta amizade e a união do grupo. A inesperada força das convicções desses jovens, e o afeto genuíno que sentem uns pelos outros, tornam a leitura válida.
Raissa 07/11/2013minha estante
Gostei mais de O Príncipe da Névoa, apesar de O Palácio da meia-noite ser mais desenvolvido que o primeiro. Mas adorei os 2 e vou ler As Luzes de Setembro agora.

Ruth106 30/12/2013minha estante
exatamente o que eu senti, o livro não se tornou meu favorito, contudo nas partes meio-finais, eu respirei Záfon. Adorei sua resenha é precisa em relação aos pontos que eu observei. Obga

Renata CCS 28/03/2014minha estante
Raissa e Ruthinha,
Obrigada pelos gentis comentários. Zafón realmente fez uma bela história de amizade nesta obra.

Lobinha Sincera 17/04/2022

A pouca sanidade panpan é legal não é o tipo de livro que eu leria se não fosse o nome do autor Aiai bizarro, mas bom
Fala muito sobre coragem, amizade, entre muitas outras coisas

Gabriel 14/07/2013

Família, maldições e Zafón
Aproveitarei-me desses instantes que se seguem ao terminar de ler um bom livro, esses cheios de melancolia e vazio, para poder conseguir o sentimentalismo e/ou as ideias necessárias para falar sobre O Palácio da Meia-Noite.

Depois de ter lido A Sombra do Vento, me encantei pela forma singular de escrita do Zafón. Segui a leitura indo atrás de O Jogo do Anjo e, com ele, afirmei ainda mais a minha certeza de ter encontrado um autor que sinceramente amasse. Li e comprei todos os seus livros que foram publicados no Brasil e, desde O Jogo do Anjo, que eu li em setembro de 2011, não havia sentido aquela sensação de ter lido não somente um bom livro de um bom autor, mas de ter lido algo mais impactante, que gera aquele vazio incompreensível, ao ler algo de Zafón. Voltei a sentir isso com O Palácio da Meia-Noite, que acaba de se tornar um dos meus livros favoritos.

Indo contra todas as expectativas, o livro se passa na Índia, invés de se passar na Espanha, como estava acostumado, mas isso não quer dizer que eu não tenha amado o cenário exposto pelo autor. Muito pelo contrário, adorei as relação mitológicas e religiosas feitas pelo livro, tudo com bases indianas. Os nomes, os lugares, os personagens. Nossa, os personagens.

Ben é com quase toda a certeza a semente que originaria Daniel Sempere e David Martín. Ele é irônico, brincalhão e esperto. Sheere se mostrou uma personagem feminina muito mais envolvente do que imaginei a princípio e o restante da Chowbar Society me apunhalou direto no coração ao sentir aquela amizade forte e as características maravilhosas de cada um. Um por todos e todos por um era o lema nas entrelinhas.

A história vai se construindo aos poucos. Clichês a parte, senti certos temores em algumas cenas descritas, principal no final do livro, que praticamente faz colocar o coração na mão, não só de medo, mas de angústia. O vilão é formidável e o nível de escrita de Zafón está ótimo, apesar de ter sido escrito bem antes de seus maiores sucessos.

O Palácio da Meia-Noite me deixou extasiado. Enrolei muito para lê-lo e acho que por isso se tornou tão importante: porque eu me liguei a ele. A história é boa, os personagens te envolvem aos poucos e é Zafón. Não poderia estar mais realizado do que ter lido uma boa obra dele, fechado o livro e pensado consigo mesmo: uau.

Flavia Sena 01/06/2020

Infelizmente esse me agradou menos que O príncipe da névoa, porque tem um tom mais de aventura, o que não me envolve nada (levei um mês pra terminar). Alguma reflexão só apareceu lá pelo final, e a quantidade de personagens deixou as coisas superficiais, digamos assim. Reconheço que as metáforas e o estilo de escrita melhoraram, espero que no próximo da "trilogia" perceba ainda mais evolução.

site: https://www.instagram.com/bibliotip/

Camila | @abismos.literarios 24/08/2020

Uma releitura maravilhosa.
Em O Palácio da Meia-Noite acompanhamos a história dos gêmeos Ben e Sheere, que não sabem da existência um do outro, pois foram separados assim que nasceram. Sheere vive com sua avó, sempre pulando de cidade em cidade na tentativa de se protegerem. Já Ben cresceu em um orfanato, sem saber nada do seu passado, e lá, juntamente com seus amigos Ian, Michael, Seth, Isobel, Siraj e Roshan formaram um grupo chamado por eles como Chowbar Society. O grupo se reúne com frequência no Palácio da Meia-Noite, uma construção abandonada em frente ao orfanato, onde contam as mais diversas histórias misteriosas, além de buscar fortalecer a amizade entre eles e a promessa de protegerem uns aos outros sempre. Quando estão prestes a 16 anos e legalmente precisam deixar o orfanato, algo inesperado acontece. Uma promessa familiar do passado ressurge das cinzas para atormentar a vida de um dos integrantes do grupo, e consequentemente, de todos eles.⁣

Ao completarem 16 anos, os irmãos gêmeos Ben e Sheere se reencontram e também reencontram o assombroso passado. Juntos, os amigos e a avó de Ben e Sheere, terão que unir forças para derrotar essa força do mal. Serão eles fortes o bastante? É possível vencer o próprio fogo?⁣

É um livro sobre amizade, segredo, aventura e mistério, com um final avassalador. Estou amando demais fazer essas releituras com pessoas que amam e admiram o autor tanto quanto eu. Revisitar os universos criados por Zafón está sendo incrível, tanto quanto foi na primeira vez.⁣

site: https://www.instagram.com/abismos.literarios/
Milkshakespeare42 25/08/2020minha estante
Ah, Cami, estou tão atolado nos mil e um livros que eu começo, mas logo vou continuar a obra do Zafón kkkk

Gabriel.Chiquito 14/07/2023

Uma história com a clássica pegada do Zafon, mas menos complexa e detalhada e com muitos elementos sobrenaturais envolvidos. Muito boa pra ler e relaxar, sem ter que pensar demais pra entender.

Paty 28/12/2021

O Palácio da Meia Noite
Sou uma leitura apaixonada por Zafón, mas confesso que não me prendi a esse livro.

Como foi o segundo livro do autor, sei que ele se desenvolveu muito mais posteriormente.

Zafón foi um gênio.

Jeeh | @_jessicats 29/08/2020

Chowbar Society
As amizades do livro não poderiam ser mais reais.
Todo mundo já teve aquele grupo de amigos da infância que viveram uma última grande aventura e nunca mais se encontraram, mas guardam ainda um carinho especial por cada um de todos.

Alex.Starick 04/12/2021

Mais uma história incrível do Zafon, como já é de sua característica envolto de mistérios e uma escrita primorosa mesmo que sendo com o enfoque juvenil... A história lembra muito as aberturas dos "capitais de areia" e/ou dos livros da coleção antiga vaga-lume quando acompanhamos a aventura de um grupo de adolescentes acerca de um mistério na antiga cidade de Calcutá.. A história é narrada por um dos integrantes o que a torna ainda mais dinâmica, esbarra em alguns clichês e ao meu ver tem um final que deixa a desejar dentro do que foi construído... é um dos primeiros livros do Zafon mas ainda sim é possível identificar marcas de sua escrita que me encanta sempre!

Denise.Lopes 09/05/2023

O começo foi ok!
Achei que do meio ao fim a leitura ficou bem arrastada, já o começo foi bem cativante ,dos livros que já li do autor,esse foi uma história bem juvenil e infelizmente não me conquistou ??????