O Palácio da Meia-noite

O Palácio da Meia-noite Zafón

Resenhas - O Palácio da Meia-Noite

Nil 31/12/2021

Meu primeiro livro, e um dos melhores
Essa foi a primeira história que li, ainda na escola, e agradeço por ter sido obrigado a ler, não me arrependo nem um pouco.
Uma das coisas que me atrai nas histórias de Zafón é que independente do livro que você leia, você encontrará um personagem pra se identificar, terá empatia e vai torcer por ele, mesmo que já conheça outras histórias.

André Hausmann 10/07/2023

Fúria destrutiva de um espírito de fogo
Esse é o segundo livro publicado por Zafón (1994) que faz parte da Trilogia da Névoa, e como mencionado anteriormente, o leitor pode entrar nesse universo por qualquer um dos livros que o compõem.

O plano de fundo dessa história é Calcutá, nos anos de 1930, onde conhecemos um grupo de jovens órfãos que formam um grupo no intuito de apoiarem, o Chowbar Society. Sociedade que está para terminar, pois seus membros estão completando 16 anos e precisam deixar o orfanato onde vivem para seguirem suas vidas.

Mas a trama gira sobre o passado misterioso e tenebroso da família de duas dessas crianças. Passado que envolve certos pontos sobrenaturais ou não totalmente explicáveis e que a princípio precisa manter essas crianças separadas e desinformadas de sua própria história.

O clima dark e a ambientação sombria permeiam toda a narrativa, e mesmo sendo um livro voltado para o público infanto-juvenil, o autor não poupa o leitor e os personagens, sempre mantendo uma situação tensa cheia de adrenalina e de suspense com uma tristeza presente no ar.

Apesar dos muitos personagens, todos possuem suas características próprias, tendo cada um sua importância no andamento da narrativa. Que por sua vez é um relato de família e amizade contra um perverso espírito de fogo que está ligado aos pais de dois dos personagens, e que agora quer vingança contra os filhos.

Zafón cria uma ótima ambientação da cidade, nos fazendo crer que caminhamos pelas suas ruas; principalmente o Palácio da Meia-Noite, local de encontro da Chowbar Society, e Jheeter’s Gate, a estação de trem destruída onde reside parte do enigma e ocorre o grande embate.

Alguns detalhes em relação ao primeiro volume, pode ser que, apesar de toda a descrição e desenvolvimento dos personagens, nem todos eles tiveram um ótimo arco por falta de espaço, visto que apesar de tudo que foi dito, a trama do livro é simples, não se podendo estender em demasia a história.

Marcelo 04/03/2022

Muito bom.
Segundo livro que leio do autor. Essas primeiras obras são visivelmente direcionadas para o público juvenil, mas são tão bem escritas e tão envolventes que agradam a qualquer idade. A leitura foi fluída e os personagens agradaram. Recomendo muito, pois são um boa porta de entrada para conhecer o autor.

Douglas 25/12/2015

O Palácio da Meia-noite
Depois de ler "A Sombra do Vento", me animei a comprar todos os livros do Zafón.
Alguns são excelentes, outros nem tanto, mas eu gosto bastante do autor. Acho a pegada de mistério nos livros dele bem interessante.

Diante disso, confesso que faço esta resenha com o "coração partido", embora seja sincero.

"O Palácio da Meia-Noite" tem uma premissa fantástica: irmãos gêmeos perseguidos por um espírito diabólico e, juntamente com os amigos, terão de enfrentar o temível pássaro de fogo.

A trama em si é bem interessante e conseguiu me prender. Fiquei aflito para ver o desfecho da história.

Este é um livro que tinha tudo para ser uma história fenomenal. Infelizmente, não é.

Explico meus motivos:

- Tive bastante dificuldade com os nomes de alguns personagens: Seth, Isobel, Siraj, Roshan (em minha mente era uma menina, mas era um garoto), Lahawaj, Jawahal, etc.
Tenho problemas em criar empatia com nomes complexos, mas aí pode ser problema meu e não propriamente do livro.

- Achei que a história ficou muito tempo no passado, sendo revelado o mistério a conta-gotas, ficando com muitos personagens que tiveram pouca participação aqui.

- Em relação à narração, me irritou o fato dela revelar uma parte do mistério e depois isso ser falso! Talvez o autor quisesse fazer uma reviravolta na história, mas fiquei com a impressão de que ele criou uma trama, mudou de ideia, mas resolveu deixar tudo como estava.
Não ficou bom.

- Os diálogos em alguns pontos também não ajudam muito. Há muita repetição de nomes. Exemplo na pág. 248:
"Ben retirou a plaquinha e leu o nome que estava escrito nela. SIRAJ (...)
- SIRAJ – ordenou Ben -, salte deste trem e suma daqui.
SIRAJ esfregou os punhos doloridos (...)
- Não tenho a menor intenção de sair daqui – respondeu.
- É melhor obedecer, SIRAJ – disse Ian (...)
SIRAJ negou com a cabeça (...)
- Vá embora, SIRAJ (...)
SIRAJ vacilou."
Tudo bem que autor deixa claro no prefácio que na época ele não tinha toda a perícia de escritor que tem hoje. Mesmo assim, em alguns pontos a repetição dá uma "engessada" na leitura.

- Embora a premissa seja fantástica, os rumos adotados pelo autor são questionáveis. Quando descobri o que é (ou melhor, quem é) o vilão da história, achei a conclusão totalmente estapafúrdia, sem verossimilhança alguma. Mesmo a explicação do autor não me convenceu. Jamais Jawahal faria o que fez, sendo quem é e tendo a referida conexão com Ben e Sheere.

- Por fim, a conclusão adotada por ele é, na minha insignificante opinião, totalmente deprimente. Embora a história dê a entender que é um mistério sobrenatural, seu enredo se assemelha a um drama, quiçá uma tragédia.
Todos sabemos que em dramas a ideia é deixar o leitor num meio termo entre a alegria e tristeza. Porém, Zafón exagerou na dose. Concluí a leitura com a sensação de ter levado um soco no estômago, o que criou certa aversão ao livro.

Bem, já escrevi demais. Quero deixar claro que eu gosto bastante do autor, mas não posso fazer vistas grossas aos problemas que encontrei aqui. Não seria uma resenha justa.
Mesmo com tantos problemas, continuo sendo fã do Zafón. Pode parecer contraditório, mas o exposto aqui fica restrito a este livro e não ao profissional que o escreveu.

Grande abraço a todos.
Diana 25/05/2016minha estante
A pior das repetições são as palavras "sombras" e "fantasmagórico" kkk os três livros estão cheios delas aff!

@literatoando 20/12/2016minha estante
Resumiu tudo que eu achei.

Fernando1355 30/11/2021

Simplesmente incrível
Não esperava gostar desse livro, acreditava que seria muito infantil. Estava enganado.

O livro é maravilhoso, tem um plot twist muito interessante e um final...

gabi¹³ 20/10/2022

O palácio da meia noite
🤬 #$%!& q livro bom assim e meio parado em alguma partes mas tem tanto mistério e tantas coisas meio fantasmagoricas amei

Amanda 28/02/2022

Só eu que acho que essa história daria uma saga incrível??

Estou triste porque só me faltam dois livros do Zafón.

Rê Silva 10/07/2021

Muito bom ,mas muito triste !!!
Uma tragédia em Calcutá em 1916, após perder a filha e o genro Chandra Chatterghee um mistério arquiteto, Aryami Bosé toma a difícil decisão de separar os netos ,um casal de gêmeos .
Pensando na proteção deles entrega o neto Ben aos cuidados de um amigo e diretor do orfanato e ficando com a neta Sheere e as duas vivem como nômades por medo.
Após 16 anos , o passado volta amedrontar Aryami , que se vê obrigada a avisar o amigo diretor do orfanato que seu neto corre perigo.
Sheere acaba conhecendo o irmão Ben e seus amigos ,6 adolescentes que criaram a sociedade secreta Chowbar Society que se reúnem à meia- noite em um prédio em ruínas que deram o nome de O Palácio da Meia-Noite .
Um ser maligno vem aterrorizar eles , o Chowbar Society se reúnem para desvendar os mistérios envolvendo um trem que foi consumido pelo fogo e toda mística que envolve Calcutá.
Cheio de mistérios, aventuras, amizade, união e muito drama ,uma leitura que te prende e comove !!!

Jésica Andrade 18/04/2021

Eu esperava mais..
Mais um livro concluído e, para o segundo livro de Zafon, eu esperava mais, mas achei o primeiro melhor que esse. Não sei bem como explicar, mas a formação dos laços entre os os irmãos que nem se conheciam aconteceu de forma muito rápida. Apesar disso, fiquei meio abalada com o final do livro.. de certa forma, esperava algo mais feliz. Isso foi tenso.
Agora, hora de seguir para o terceiro livro!
Roberta 19/04/2021minha estante
Esse também foi o livro de Zafón que menos me interessou, foi uma leitura arrastada mesmo sendo um livro curto.

Vitória Marcone 21/03/2022

Um pouco menos macabro que o primeiro da trilogia, mas com todos os elementos que já são característicos de Zafón.
Sem dúvidas, uma excelente história sobre amizade.

bruna 28/12/2022

Não recomendo
O livro começou pesado e ao desenrolar foi cheio de altos e baixos. A escrita e criatividade do autor são realmente boas, mas infelizmente deixou a desejar em outros aspectos neste livro.

É o quarto livro que leio dele e por mais que ele te envolva muito com o enredo, faltou ter um bom desfecho. Diria que foi apenas trágico e que escreveu o final com pressa, dava para ter sido no mínimo aceitável.

Paula 06/10/2022

Ótima leitura para iniciar no mundo dos livros...
Zafón me deixou curiosa e presa na história até o final. A amizade, o mistério e todos os segredos me cativaram e deixaram a trama muito interessante. O final não me agradou tanto, apesar disso a atmosfera fantástica e sombria que o autor traz e a escrita poética com ótimas frases, deixa a experiência mágica e diferente de tudo que eu poderia ter lido quando era mais jovem.

Mona 17/12/2022

Mais um muito bom
Ben e Sheere foram separados ao nascer. Um homem mau, sem piedade queria matá-los ainda bebês. Ben foi parar num orfanato e sua irmã foi criada pela sua avó, mas seus destinos se cruzam numa certa altura da vida e embarcam numa arriscada investigação para saberem mais sobre seu passado. Um terrível acidente numa estação ferroviária, um pássaro de fogo e uma maldição que ameaça destruí-los. Será que os dois conseguem sair vivos dessa ou terão um futuro igual ao de seus pais?
Mais um dos livros da trilogia da sombras e isso encerrou minhas leituras dos pequenos romances do Zafón. Foi impossível não se comover com a história desses gêmeos e tudo o que eles passaram logo ao nascer. A história nos traz uma amizade fascinante e muito leal dos irmãos com os amigos do orfanato e nos prova que a vida não fica mais fácil mas mais divertida com amigos. Recomendo demais a leitura!

site: https://www.instagram.com/p/CfwE7Ajr1r3/?utm_source=ig_web_copy_link

Li Caldas 29/08/2020

Cativante
Este é o segundo livro escrito por Zafón e, também, o segundo livro da trilogia da névoa. As estórias da trilogia da névoa podem ser lidas independentemente umas das outras, não são interligadas.

Possui um formato de escrita similar ao primeiro livro de Zafón - O príncipe da névoa, com personagens principais jovens, um idoso que tenta evitar a tragédia que cerca os personagens jovens e um vilão fantasmagórico sobrenatural - no primeiro livro é o próprio Príncipe da Névoa e neste é Jawahal, um ser sobrenatural extremamente cruel, que em meio à nevoa e ao fogo perseguirá dois irmãos gêmeos - Ben e Sheere - separados no nascimento justamente para despistar o vilão, que voltará a caça-los após completarem 16 anos. É considerado um livro juvenil, mas diverte jovens de todas as idades.

A ambientação do enredo é belíssima, a estória se passa em Calcutá, em meio às construções e palácios hindus e a escrita de Zafón torna tudo isso ainda mais cativante. Infelizmente a estória tem alguns pontos soltos no final, o que acabou não me convencendo. Mas ainda assim é um ótimo enredo, que vale a pena ser lido.

É um livro curto que nos prende desde o início. Gostei muito!