O Palácio da Meia-noite

O Palácio da Meia-noite Zafón

Resenhas - O Palácio da Meia-Noite

CooltureNews 17/07/2013

Coolture News
Com mais esse lançamento a Suma de Letras prova que vai cumprir a promessa de publicar os primeiros livros deste autor que se tornou fenômeno internacional e é um dos meus favoritos. O Palácio da Meia-Noite é o segundo volume da Trilogia da Névoa, e como estou me acostumando, e com isso posso englobar todos novos leitores, a ler séries que nada mais são do que sequências, afirmo que estava esperando justamente isso, ainda mais com o final de O Príncipe da Névoa, mas não. Essa é uma história nova e existem sim algumas semelhanças entre o primeiro livro, mas não consegui ainda definir qual delas é o instrumento de ligação para essa série de livros.

A história começa com uma fuga alucinante de um membro do exercito inglês para salvar duas crianças de seu perseguidor, mesmo sendo essa uma missão suicida, logo fica claro que ela é simplesmente guiada por amor e uma promessa. Essas crianças são Ben e Sheere, irmãos gêmeos separados logo após esse acontecimento para que possam se manter em segurança. Ben acaba sendo criado em um orfanato, e apesar do preconceito que ronda essas instituições, ele levou uma vida relativamente comum e fez amizades para a vida inteira, e quais amizades não são assim quando se é criança?

Sheere foi criada por sua avó sem nunca ter conhecido o que é ter um lar, apesar de ter todo o amor e carinho de sua avó, ambas viviam mudando de cidade e passando temporadas nas casas de amigos e parentes. Mas próximo de completarem 16 anos seu algoz resolve aparecer novamente e suas vidas voltam a correr perigo.

E assim os dois irmãos se encontram novamente e com ajuda de um grupo de amigos de Ben que fazem parte de uma sociedade secreta chamada Chowbar Society, partem em busca de respostas sobre o passado e como podem alterar o futuro.

Essa sem dúvida é um história envolvente e a principio a leitura flui muito rápido, mas infelizmente perto do fim os leitores já sabem o que realmente esta acontecendo muito antes do autor resolver contar e as cenas finais chegam a se arrastar em alguns pontos.

O autor continua com a sua forma espetacular de narrar e descrever os cenários, em alguns momentos chega quase a ser possível sentir o cheiro das ruas. Desta vez porém não estamos nas ruas de Barcelona e sim em Calcutá, logo não temos os cenários já conhecidos entre os leitores de Zafón.

site: www.coolturenews.com.br

Aninha 02/08/2013

Não é o melhor do Zafón
"O mundo é dos loucos ou dos hipócritas." (página 260)

Escrito em 1994, esse é o segundo volume da trilogia juvenil de Zafón e, talvez por fazer parte do início de sua carreira, contém algumas falhas, que não passam despercebidas ao leitor atento.
Como o próprio autor diz no prefácio: "Achei que seria mais honesto deixá-la tal qual foi escrita, com os recursos e a perícia que tinha época." Ponto para ele pela honestidade.

A trama gira em torno dos irmãos gêmeos e órfãos Ben e Sheere, moradores da pobre Calcutá dos anos 30. Ele viveu até os 16 anos em um orfanato - St Patrick´s - quando teve que sair de lá. Ela, morou com a avó Aryami Bosé. Agora que são jovens, suas vidas correm perigo e não será fácil se esconder do maligno e misterioso Jawahal.

Para ajudá-los, contam com os amigos da Chowbar Society, um grupo de 7 jovens órfãos que existe para proteger uns aos outros.

A história é fraca e cansativa, bem diferente das obras que o autor publicou posteriormente, como Marina e A Sombra do Vento, que foram sucesso pelo mundo afora.

Se for para conhecer o autor, prefira as outras obras dele.

site: http://cantinhodaleitura-paulinha.blogspot.com.br/2013/07/o-palacio-da-meia-noite.html

Carla 04/04/2022

Zafón sempre perfeito. Suas obras são capazes de causar todas as emoções: alegria, tensão, medo, tristeza... Sempre vale a pena a leitura.

Lalalala 08/12/2021

Decepcionante
Estava esperando algo com mais aventura, minha mãe, que tinha lido o livro quando era mais nova, disse que não lembrava direito como era mas achou que eu ia gostar... Não gostei!! Os personagens são legais, mas a parte da fantasia péssima... O livro tem muitas pontas soltas e é meio mal explicado.

Michele Lebre 31/01/2014

Uma história sobre a amizade
Zafón é um dos meus autores favoritos, sua escrita é envolvente, a trama é bem amarrada e os personagens são bem descritos e cativantes. Mesmo os livros do autor que são mais voltados para o público juvenil, como este, não decepcionam pois ele não usa uma linguagem muito simples, o que acaba fazendo com que seus leitores reflitam durante a leitura. “O palácio da meia-noite” mantêm a tradição das histórias de Zafón que são calcadas em mistérios e temperadas com um toque sobrenatural, mas algo sempre envolvente e que não descamba para o inverossímil. A história dos irmãos gêmeos separados no nascimento e sua aventura em busca do passado cativa e seu final deixa aquela dorzinha no coração, mas não decepciona.

Alex 04/07/2022

Quando os Goonies encontram uma entidade.
No livro, acompanhamos a história de Ben e seus amigos, que vivem em um orfanato em Calcutá, nos anos 1930. Ali eles formam a Chowbar Society, que os reúne como uma irmandade. Muitas aventuras ao longo da história, inclusive uma entidade desconhecida, mas o que realmente importa no final é a forte amizade que eles cultivaram.

Guilherme Dehon 25/01/2022

Insano, apaixonante, cruel...
Carlos Ruiz Záfon vai deixar o leitor a beira de um colapso com O Palácio da Meia-Noite...

Como as outras obras dele que li, possui um carisma e magnetismo singulares, não só prendem o leitor... O amarram.

Um Young-adult... Sombrio, Insano, apaixonante, cruel...

A obra é muito bem construída, as personagens são simples, porém carismáticas e a intesas.

O mistério, suspense, tensão, sacrifício, amizade, coragem, etc... Permeiam toda a história...

Não é muito difícil descobrir o "principal" segredo da trama, pois no decorrer da história, percebemos a "pegadinha" que o autor incluiu na trama... Bacana demais!

O desfecho foi digno (apesar de não concordar com alguns fatos), e também um pouco previsível mas, também surpreendente.

No geral, outra obra que valeu demais cada momento de leitura!

Tatiane 06/04/2016

Fraco
Acabei comprando todos os livros de Zafon as cegas, mas depois de A Sombra do Vento e Marina que amei, este livro nao me prendeu, a historia se desnvolve mal e dá muitas voltas e tem muitos personagens desnecessarios, o "grande mistério" do livro nao foi surpresa, uma vez que nas primeiras páginas eu já identifiquei, foi uma leitura difícil de terminar.
@literatoando 20/12/2016minha estante
Senti o mesmo, Tatiane! Talvez seja legal pra um iniciante, mas assim como você já tinha lido Marina e os outros dois dessa trilogia infanto juvenil dele é foi meio decepcionante!

Camila Taís 12/09/2021

Chowbar Society
Como todos os livros do autor, a narrativa é cercada de mistérios. O livro conta a história de Ben e Sheere, irmãos gêmeos e órgãos, cujos caminhos se intercalar quando complementam 16 anos de idade. Além, há outros personagens envolvidos na trama, compondo o grupo Chowbar Society. A partir daí, todos buscam desvendar o passado dos pais de Ben e Sheere. Resumindo: a obra fala sobre amizade, fantasmas e coragem.

MarxSoares 22/10/2016

Zafón me levou a umas das maiores aventuras de minha vida!
Assim que terminei der ler o genial "Marina", sabia que deveria procurar mais livros deste ótimo escritor chamado Carlos Ruiz Zafón, e em minha busca, a primeira obra que encontrei foi "O Palácio da Meia-Noite", que comecei a ler assim que o comprei.
O enredo é extremamente atraente, contando a história de dois irmãos gêmeos que foram separados, desde bem pequenos, pelo ódio de um homem tão perigoso quanto misterioso, mas o passado se negou a ficar enterrado por muito tempo. E é com essa base que o escritor criou um dos melhores livros que já li em toda minha vida!
Os personagens desse livro são incrivelmente reais! E por mais que sejam explorados em poucas páginas, podemos conhecer as personalidades, sonhos e paixões de cada um deles.
Os sentimentos que experimentei durante essa leitura são indescritíveis, senti a determinação de Ben, o amor de Sheree, a coragem de Isobel, o temor de Aryami, entre muitas outras coisas.
A história se passa em Calcutá, aprendi a amar essa cidade, conheci ela com os personagens, e vivi nas ruas dela com eles.
O final desse livro é simplesmente um dos melhores que já tive o prazer de ler, trazendo um fechamento perfeito para uma história brilhante (mas ao mesmo tempo sombria).
E só para constar, esse foi um dos poucos livros que me fez chorar em minha vida.

Recomendo, sem dúvida!

Alisson 16/07/2020

Continuo o projeto de ler as obras do Zafón e este segundo livro foi menos interessante que o primeiro, o príncipe da névoa. Confesso que a grande quantidade de personagens, cada um em um local no meio do livro deixou a leitura um pouco cansativa. O final filosófico foi interessante.

Camila 18/04/2024

Decepção
Achei o livro muito arrastado, a imersão e a ambientação são bem ruins. Não achei os personagens cativantes, eu nem sei porque esse livro faz parte da trilogia da névoa porque não tem nenhuma conexão.

Eu nunca pensei que fosse me decepcionar com um livro do Zafón.

A única coisa que salva é a Mensagem do Autor no início do livro e o quanto ele foi corajoso em publicar a história do jeito que escreveu a primeira vez, isso só né faz admirar ainda mais o autor.
Akemi 18/04/2024minha estante
Até que enfiiiiim. Hahahahah parabéns pela resistência. Agora vá ler Psicose. Hahahah XO XO

Mikael_13 27/07/2020

Gostei da leitura deste livro, em alguns pontos ele me recordou o Clube dos Otários, do livro It a Coisa, mas, algumas informações ou explicações para justificar alguns acontecimentos no livro não me agradaram.

Mbkamille 20/08/2021

Sensacional
Dois irmãos separados ao nascer, perseguidos e jurados de morte por conta do passado de seu pai.
Ben é deixado em um orfanato onde cresce e encontra em seu grupo de amigos uma família, mas aos completar 16 anos seu passado sombrio começa a vir à tona após reencontrar a irmã, que passou a vida fugindo. Juntamente com seu grupo de amigos eles decidem investigar e por um fim nessa história que os persegue, só não imaginariam as revelações e perdas que isso traria.

A escrita é muito envolvente, com uma áurea sombria e de mistério. Vemos o amor que a amizade guarda e como o fim da juventude leva as melhores pessoas, só restando as boas lembranças e a saudade.
O livro é em parte narrado por um dos integrantes do grupo e melhor amigo do Ben, e outra em terceira pessoa acompanhando cada integrante durante a história.
É minha terceira leitura deste autor e só tenho me surpreendido mais a cada livro. Apesar de fugir um pouco das minhas leituras habituais (não tem romance ksksk) eu amei demais.

Queila.Noemi 13/08/2020

Incrível
Esta história me deixou presa desde a primeira página. Os capítulos eram tão intensos que não importava o quanto eram longos, eles fluiam rapidamente (esse é o único problema, capítulos longos, o último era estimado em 1:22).
E no final foram tantas surpresas que achei que faltariam páginas para resolver tudo.