Rita 28/02/2021
Uma grande experência de leitura
Esse livro é incrível!
É óbvio, não a toa deu ao Gabriel García Márquez um Nobel de Literatura.
Eu me apeguei a essa família enormemente confusa, o que é impossível não fazer considerando que os acompanhei por cem anos.
A temática da solidão está na vida de cada personagem, mesmo os que parecem ter muita companhia. Foi impossível ler o livro e não pensar que não importa o que fazemos, ou com quem vivemos, ou se somos próximos de verdade de alguém, a real é que a gente vive sozinho e nada pode mudar isso.
No entanto, o livro não tem só essa mensagem reflexiva e meio triste, eu dei muita risada durante a leitura. Sério, foram momentos que a risada surgiu em mim sem eu perceber.
A parte mágica desse realismo também é muito interessante e esá ligada a muita coisa que ainda conhecemos, apesar de, como disse Úrsula na página 200 da minha edição, "O que acontece (...) é que o mundo vai se acabando pouco a pouco, e essas coisas não vêm mais".
Essa frase foi marcante quando li, porque a ideia dela não é que o mundo vai avançando e adquirindo conhecimentos que tornam as superstições coisas em desuso, mas que ele vai acabando e perdendo parte do que ele era. Essa segunda definição não é como muitos se sentem sobre o passado? Que o mundo que conheciam acabou?
Foi realmente importante ler esse livro, eu realmente não sou mais a pessoa que começou a leitura.
Um coisa devo confessar: vou ficar aliviada por não ler/ouvir os nomes Aureliano e José Arcadio por um tempo.
Apesar de ser incrível mesmo, muito incrível, demais até; a leitura é cansativa e acho que só consegui numa boa com a ajuda do audiolivro. Mesmo assim valeu a pena cada segundo.
Outra coisa incômoda é, bem, como dizer sem dar spoiler?
Tem de tudo aqui, e algumas dessas coisas me incomodaram demais em certos momentos, mas são retratos bem realistas da sociedade que o autor criou/reproduziu aqui.
Eu amei, amei mesmo o livro, além de considerar bem difícil eu esquecer dele rapidamente.
Os que já leram, devem saber do que estou falando e os que não leram, eu incentivo a ler, porque é uma grande experiência.
Então, abra o livro, o ebook ou o áudiolivro e seja bem-vindo a Macondo!