Cem anos de solidão

Cem anos de solidão Gabriel García Márquez

Resenhas - Cem Anos de Solidão

Forestt 22/02/2024

Tem muitos personagens cativantes, personagens polêmicos e situações duvidas. Eu amei as coisas surreais do livro, deixaram ele ainda mais divertido e doido.
A medida que o livro vai passando e todo mundo vai indo embora, o livro realmente vai se tornando cada vez mais solitário. Nas últimas páginas o livro fica mais nostálgico, fiquei com saudade de alguns personagens, (em especial o José Arcádio Buendia?). Achei a leitura bem fluida, tanto q ?não parece um clássico?

Bruna Lafetá 22/02/2024

Cem anos de solidão
Cem anos de solidão é um clássico da literatura de um autor, ganhador do prêmio Nobel, que dispensa apresentações. A história narra a vida de sete gerações da família Buendia e do vilarejo que ajudaram a fundar, Macondo. Com um toque de mágica que enlaça todo o livro, o autor nos envolve no enredo de crescimento, amadurecimento, desenvolvimento e, por fim, queda da família Buendia e do vilarejo. Um é espelho do outro.

As mudanças culturais que simbolizam as transformações da própria América Latina e vão acontecendo ao longo das gerações dos Buendia vão trilhando o caminho de cada um, ressaltando os traços marcados há gerações. Os revolucionários vão guerrear, os inventores inventarão e os protetores protegerão. Para mim, a pergunta que fica do livro é quanto de nós é sangue e quanto é cultura? Ou sangue e cultura são uma simbiose indissociável? Ou nós somos o produto da junção de onde viemos com o lugar em que crescemos?

A historia é envolvente e para quem cresceu em cidade pequena ou escutando causos do interior pode até ser ver refletido nos Buendia e em Macondo.

Walkyria 21/02/2024

Solidão apocalíptica
Que livro apoteótico!! Perdia até a noção do tempo lendo está obra.
Família Buendía é grande, solitária, divertida, triste, depravada e apocalíptica.
Com muitos Arcádios e Aurelianos e que tinha as Amarantas, Úrsulas, Remédios.....

Barbara 21/02/2024

400 páginas em cem anos
Eu mal consigo acreditar como esse livro não parece ter apenas essa quantidade de páginas. Achei que havia vivido toda uma vida enquanto o lia

José Eduardo Jordão 20/02/2024

Me surpreendeu
Cem anos de solidão é... Confuso, e um porre, no começo. Foi exatamente isso o que eu pensei quando comecei a leitura, mas me senti extremamente instigado a continuar.

O Gabo escreve muito bem!

A história me envolveu, e me deixou confuso, e me fez voltar diversas vezes em pontos que eu já tinha lido, mas isso só me fez gostar mais do livro.

Apesar do Gabriel Garcia Marques não gostar de chamar o livro como uma obra de fantasia (foi o que eu soube), eu achei incríveis os momentos mágicos da obra.

Os personagens são complexos, e ganham vida conforme vamos lendo, e no final, a memória coletiva do povo representa muito bem a memória coletiva das pessoas do mundo real, onde muitas vezes esquecemos do que aconteceu de fato e do que foi apenas fantasia.

Tem muitas referências bíblicas (o que só percebi depois de ler, quando fui pesquisar o entendimento de outras pessoas sobre a trama).

Ah, sim, se você assistiu o filme encanto, vai pegar muitas referências e similaridades entre a família Madrigal e a família Buendia.

Dica: se você for ler, pesquise no Google pela árvore genealógica da família Buendia e mantenha ela perto de você durante a leitura.

Por fim, só digo isso: leiam!

Sandrinha 20/02/2024

Cem anos de Solidão é um romance que me impressionou bastante, primeiro por ser o primeiro que leio e, depois, pela escrita clara e criatividade de Garcia.

A capa é belíssima!
Gabriel Garcia conta a história das aventuras e desventuras da Família Buendía durante cem anos.

A obra é rica em detalhes. Desde a construção dos personagens, a ambientação do vilarejo de Maconda(onde o patriarca José Arcanjo e sua esposa Úrsula e alguns amigos começaram uma nova vida) é espetacular.

Garcia descreve de maneira tão realista tudo que acontece em Macondo, que até parece real. Os descendentes dos Buendías repetem muito os nomes, perpetuando os José arcadios e Aurelianos que até confundi um pouco.

A obra é ótima! Traz temas como incestos, adultério, solidão, remorso, guerra, amor e tragédias que acompanham as sete gerações da família durante os cem anos até seu fim.
O final é inteligente!

Nilton Pessoa 18/02/2024

Resenha do perfil @livrosdopessoa. Me sigam lá:)
Quando conclui a leitura de Cem Anos de Solidão do Gabriel Garcia Márquez, eu pensei que não tivesse entendido o real propósito da família Buendia, afinal são várias gerações em um livro, com muitos acontecimentos, e com personagens que carregam os mesmos nomes da primeira geração.

José Arcárdio, Coronel Aureliano, Aureliano Segundo, Aureliano José, José Arcádio Segundo, Aureliano Segundo, Aureliano Babilônia. Além de outros personagens que estão ligados nessas gerações.

Não foi uma leitura fácil, mas compensou no prazer, na diversão e na linguagem poética e curiosa. A família Buendia, assim como o povo de Macondo, são pessoas muito pitorescas, que causam curiosidade e espanto, fazendo o leitor se apegar e se deparar sempre com um acontecimento novo.

As relações são engraçadas, as mortes peculiares e com isso é possível ir entendendo o destino dessa família que tem, além dos nomes, a solidão em comum.

Um clássico para se ter na estante de casa e pra reler sempre que sentir vontade (é certeza que precisarei fazer isso novamente), afinal uma leitura é pouco para entender todo o livro, cada personagem e os acontecimentos.

Carolina2809 18/02/2024

Surpreendente e maravilhoso de todas as formas possíveis!
Eu sempre adiava a leitura desse livro, mas voltei a ler alguns clássicos e achei que finalmente valia a pena começar, e estou maravilhada!

Uma leitura fantástica, engraçada, triste, empolgante e curiosa do início ao fim!

Já estou ansiosa pra ler outros livros do Gabo, embora eu acredite que nada será tão surpreendente quanta a saga dos Buendía!

Eu Indico, embora não seja aquela leitura fácil que você faz pra se distrair. Exige um tanto de atenção, mas vale toda a pena!

"Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o coronel Aureliano Buendía havia de recordar aquela tarde remota em que seu pai o levou para conhecer o gelo..."

Ingrid838 18/02/2024

Ler Gabo é passear pelo tempo.
Demorei um mês para terminar o livro, e ainda assim sinto que li rápido demais. vivi todas as histórias, os causos de família, as tristezas e as alegrias com os Buendía. vivi os cem anos de solidão nesse um mês em que li o livro. Ler Gabo é uma viagem, sinto que conheci Macondo.

Eu ri (muuuito), me emocionei, conheci cada um dos Buendía e compreendi o merecido Nobel de literatura. Foi uma leitura muito prazerosa, apesar de pra mim ter sido uma escrita difícil e sem muita fluidez, talvez pela minha falta de costume. Com toda certeza é um daqueles livros que crescem com a releitura, e é uma experiência que todos deveriam passar ao menos uma vez na vida.

Clarita 18/02/2024

Muita solidão
Seguimos vivendo na cidade dos espelhos (ou das miragens), fugindo do fluxo dos ares da paráfrase e mergulhando no olho da reescrita, como ordena um furacão do qual não é possível fugir. Não há fantasia na história da família Buendía, é puramente a demonstração da vontade de viver uma vida única, a vontade de ir contra a história já contada, de ir contra a morte. A solidão que essa vontade do impossível gera é infinita e encíclica, mas na sua falta o que resta é aceitar ser absorvido pelo furacão.

"[...] as estirpes condenadas a cem anos de solidão não tinham uma segunda oportunidade sobre a terra."

Snowxmann 17/02/2024

O tempo não passa, ele da voltas redondas
Terminei esse livro e ainda não sei como me sentir em relação a ele. É uma leitura densa, que requer atenção, não porque aborde assuntos muito complexos ou por uma linguagem rebuscada mas pelas milhares de histórias de acontecem ao mesmo tempo e os números personagens com nomes repetidos,nomes que assim como suas vidas, se repetem, o tempo não muda a história dessa família mas faz com que ela repita até sua destruição.
É um escrita bonita, dolorosa e cômica em muitos momentos mas o que mais me surpreendeu é como é possível enxergar nossas próprias vidas nessas linhas.
Esse livro não é escrito por um brasileiro, mas essa história poderia se passar com facilidade no Brasil.
A família que se emaranha e se reproduz entre si, a casa que se expande para receber a família cada vez mais crescida,as guerras e o sofrimento que o povo passa, o descanso por meio das autoridades,o sofrimento imposto pelas próprias autoridades, tudo isso se assemelha a muitos períodos brasileiros.
Filhos que repetem a vida dos pais e netos que repetem a vida dos avós sem conseguir escapar do ciclo, sem saber que está cometendo os mesmos erros.
Brenda.Nakagawa 25/02/2024minha estante
Tô ansiosa por esse homem na minha vida

Leonardo896 16/02/2024

Único
É uma obra única, sem dúvidas. Nos envolve com uma abundância de personagens e histórias que mescla realismo e fantasia de uma forma extraordinária, enquanto fala do tempo, da solidão e de encontros e desencontros. Em alguns momentos foi preciso recorrer a árvore da família pra esclarecer as ideias. Não é um livro super fácil de se ler, os capítulos não são pequenos, mas vale a pena cada minuto de leitura. Magnífico.
emmeline_ 16/02/2024minha estante
Quero tentar ler novamente esse, ano passado acabei abandonando...

Tina 15/02/2024

O livro da solidão
Levei um ano pra terminar esse livro? SIM, mas nao tem nada a ver com a qualidade dele e sim com a minha incapacidade de prestar atenção ou me interessar com histórias de guerra (coronel Aureliano e suas 32 batalhas me custaram a leitura desse livro).
É impossível não se apaixonar pelos personagens e não se frustrar quando eles acabam criando vícios que foram as ruínas de seus antepassados não tão distantes, assim como é impossível não se fascinar com essa mistura entre realidade e fantasia que parece ser tão natural que por vezes passa como imperceptível. Uma grande obra que sempre sonhei em ler e fico feliz por poder dizer que conheço a triste história dos Buendias

TerraDasLetras 15/02/2024

Um clássico denso, honesto e cheio de ironias, que me prendeu do início ao fim. A história é fantástica e de uma imaginação impressionante!
A narrativa traz a saga de gerações da família Buendia, entre ditaduras sangrentas, epidemias de insônia, guerras, família, alegrias e tantos outros acontecimentos. Entre tantos “Josés Arcádios” e “Aurelianos”, vamos, entre tantas camadas, acompanhando a construção da identidade do povo latino.
A história traz a reflexão sobre o peso que um legado familiar com suas tradições, pode trazer para as novas gerações. Sua linha temporal é perfeita, sem atropelos e nem pontas soltas, com personagens complexos e marcantes.
Uma obra de pura poesia, indispensável a qualquer leitor.
Lugar garantido na estante!

site: https://www.instagram.com/terra_das_letras/

Luciano442 15/02/2024

Favoritaço
Um livro para ler e reler por pelo menos duas vezes por ano, saboreando cada capítulo, cada frase e cada palavra. Não é apenas uma leitura obrigatória para os amantes da literatura, mas uma experiência transformadora que desafia nossa percepção da realidade e do tempo.