Cem Anos de Solidão

Cem Anos de Solidão Gabriel García Márquez

Resenhas - Cem Anos de Solidão

Carolina2809 18/02/2024

Surpreendente e maravilhoso de todas as formas possíveis!
Eu sempre adiava a leitura desse livro, mas voltei a ler alguns clássicos e achei que finalmente valia a pena começar, e estou maravilhada!

Uma leitura fantástica, engraçada, triste, empolgante e curiosa do início ao fim!

Já estou ansiosa pra ler outros livros do Gabo, embora eu acredite que nada será tão surpreendente quanta a saga dos Buendía!

Eu Indico, embora não seja aquela leitura fácil que você faz pra se distrair. Exige um tanto de atenção, mas vale toda a pena!

"Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o coronel Aureliano Buendía havia de recordar aquela tarde remota em que seu pai o levou para conhecer o gelo..."

Ingrid838 18/02/2024

Ler Gabo é passear pelo tempo.
Demorei um mês para terminar o livro, e ainda assim sinto que li rápido demais. vivi todas as histórias, os causos de família, as tristezas e as alegrias com os Buendía. vivi os cem anos de solidão nesse um mês em que li o livro. Ler Gabo é uma viagem, sinto que conheci Macondo.

Eu ri (muuuito), me emocionei, conheci cada um dos Buendía e compreendi o merecido Nobel de literatura. Foi uma leitura muito prazerosa, apesar de pra mim ter sido uma escrita difícil e sem muita fluidez, talvez pela minha falta de costume. Com toda certeza é um daqueles livros que crescem com a releitura, e é uma experiência que todos deveriam passar ao menos uma vez na vida.

Clarita 18/02/2024

Muita solidão
Seguimos vivendo na cidade dos espelhos (ou das miragens), fugindo do fluxo dos ares da paráfrase e mergulhando no olho da reescrita, como ordena um furacão do qual não é possível fugir. Não há fantasia na história da família Buendía, é puramente a demonstração da vontade de viver uma vida única, a vontade de ir contra a história já contada, de ir contra a morte. A solidão que essa vontade do impossível gera é infinita e encíclica, mas na sua falta o que resta é aceitar ser absorvido pelo furacão.

"[...] as estirpes condenadas a cem anos de solidão não tinham uma segunda oportunidade sobre a terra."

Snowxmann 17/02/2024

O tempo não passa, ele da voltas redondas
Terminei esse livro e ainda não sei como me sentir em relação a ele. É uma leitura densa, que requer atenção, não porque aborde assuntos muito complexos ou por uma linguagem rebuscada mas pelas milhares de histórias de acontecem ao mesmo tempo e os números personagens com nomes repetidos,nomes que assim como suas vidas, se repetem, o tempo não muda a história dessa família mas faz com que ela repita até sua destruição.
É um escrita bonita, dolorosa e cômica em muitos momentos mas o que mais me surpreendeu é como é possível enxergar nossas próprias vidas nessas linhas.
Esse livro não é escrito por um brasileiro, mas essa história poderia se passar com facilidade no Brasil.
A família que se emaranha e se reproduz entre si, a casa que se expande para receber a família cada vez mais crescida,as guerras e o sofrimento que o povo passa, o descanso por meio das autoridades,o sofrimento imposto pelas próprias autoridades, tudo isso se assemelha a muitos períodos brasileiros.
Filhos que repetem a vida dos pais e netos que repetem a vida dos avós sem conseguir escapar do ciclo, sem saber que está cometendo os mesmos erros.
Brenda.Nakagawa 25/02/2024minha estante
Tô ansiosa por esse homem na minha vida

Leonardo896 16/02/2024

Único
É uma obra única, sem dúvidas. Nos envolve com uma abundância de personagens e histórias que mescla realismo e fantasia de uma forma extraordinária, enquanto fala do tempo, da solidão e de encontros e desencontros. Em alguns momentos foi preciso recorrer a árvore da família pra esclarecer as ideias. Não é um livro super fácil de se ler, os capítulos não são pequenos, mas vale a pena cada minuto de leitura. Magnífico.
emmeline_ 16/02/2024minha estante
Quero tentar ler novamente esse, ano passado acabei abandonando...

Tina 15/02/2024

O livro da solidão
Levei um ano pra terminar esse livro? SIM, mas nao tem nada a ver com a qualidade dele e sim com a minha incapacidade de prestar atenção ou me interessar com histórias de guerra (coronel Aureliano e suas 32 batalhas me custaram a leitura desse livro).
É impossível não se apaixonar pelos personagens e não se frustrar quando eles acabam criando vícios que foram as ruínas de seus antepassados não tão distantes, assim como é impossível não se fascinar com essa mistura entre realidade e fantasia que parece ser tão natural que por vezes passa como imperceptível. Uma grande obra que sempre sonhei em ler e fico feliz por poder dizer que conheço a triste história dos Buendias

TerraDasLetras 15/02/2024

Um clássico denso, honesto e cheio de ironias, que me prendeu do início ao fim. A história é fantástica e de uma imaginação impressionante!
A narrativa traz a saga de gerações da família Buendia, entre ditaduras sangrentas, epidemias de insônia, guerras, família, alegrias e tantos outros acontecimentos. Entre tantos “Josés Arcádios” e “Aurelianos”, vamos, entre tantas camadas, acompanhando a construção da identidade do povo latino.
A história traz a reflexão sobre o peso que um legado familiar com suas tradições, pode trazer para as novas gerações. Sua linha temporal é perfeita, sem atropelos e nem pontas soltas, com personagens complexos e marcantes.
Uma obra de pura poesia, indispensável a qualquer leitor.
Lugar garantido na estante!

site: https://www.instagram.com/terra_das_letras/

Luciano442 15/02/2024

Favoritaço
Um livro para ler e reler por pelo menos duas vezes por ano, saboreando cada capítulo, cada frase e cada palavra. Não é apenas uma leitura obrigatória para os amantes da literatura, mas uma experiência transformadora que desafia nossa percepção da realidade e do tempo.

Bruna 14/02/2024

Confesso que foi um livro bem difícil de ser lido rs, demorei muito para terminar. São tantos personagens com tantos nomes parecidos que me perdi muitas vezes, e a leitura não fluía de um jeito legal. Me prendi mesmo lá pro final do livro, e o final foi maravilhoso!

Estrangeiro 14/02/2024

Gabriel García Márquez narra com poesia o tempo, a solidão eo fantástico no cotidiano da família Boéndia e de Macondo e seus moradores. Pode-se dizer que é um relato bíblico onde se inicia com a chegada a uma terra prometida e termina com um final apocalíptico.

Nielly 13/02/2024

O que é imaginário não pode ter pinceladas de realidade?
No começo, o livro não me prendeu muito. por contar as gerações de uma família basicamente de dois nomes, era maçante e até difícil acompanhar quem era quem. mas depois de pegar o ritmo, a leitura fica GENIAL. o homi sabe escrever.

david andriotto 13/02/2024

Talvez esteja para ser criada (ou descoberta por mim) obra tão envolvente
Desde meu primeiro contato com a literatura de Gabriel Garcia Marquez, optei por começar por seus contos. Somente assim teria bagagem suficiente para encarar a viagem de seus romances. Creio que foi uma decisão muito acertada. Talvez a experiência de ler Cem Anos de Solidão não fosse tão completa como foi. E dela falarei agora. Embora pudesse facilmente me aprofundar nos detalhes desta obra, particularmente em sua conexão com a história da América Latina, opto por me concentrar em breves observações pessoais e superficiais.

A primeira informação do livro, pelo menos desta linda edição de capa almofada da Editora Record, é a árvore genealógica dos Buendía, família a ser completamente conhecida pelas próximas centenas de páginas. Sete gerações de Aurelianos (22) e Arcádios (6), de personagens transitórios e estrangeiros, de nobres e também humildes origens. Esses mais variados rostos se inserem e produzem a narrativa mais frenética e extravagante que já tive contato. Cada evento é mais surpreendente que o anterior e isso somente é normalizado lá pela centésima página.

Minha lente focal se dá nas personalidades femininas. A força e as características individuais de Úrsula Iguarán, Santa Sofía de la Piedad, Fernanda del Carpio, Petra Cotes e de Pilar Ternera (as minhas favoritas) não são encontradas em seus pares masculinos, nem mesmo se olharmos todas as voltas e repetições que os anos e as solidões nos entregam. O que Garcia Marquez realiza aqui é considerado arte em seu grau mais elevado. A leitura desta obra é um exercício indispensável. Aqui tudo é “irrepetível desde sempre e para sempre, porque as estirpes condenadas a cem anos de solidão não tinham uma segunda chance sobre a terra".

Jessgasp 13/02/2024

Macondo e o universo da loucura ?
Gente que difícil acompanhar o fluxo dessa leitura, muitas coisas a conhecem de uma vez. Mesmo sendo difícil seguir uma linha de na história, gostei muito desse contato com o autor. Nunca li nada semelhante. Pretendo reler no futuro.